Como é trabalhar na CAPES?

Regular

Pesquisador de Mestrado

Prós: Conhecimento adquirido. .

Contras: Valor da bolsa MUITO abaixo do custo de vida. .

Conselhos para presidência: Aumentar o valor da bolsa para que o bolsista possa investir na sua formação acadêmica sem ter preocupação financeira.

Precisa valorizar o pesquisador

MestrandoEx-funcionário, saiu em 2016

Campinas, SP

Prós: Incentivo a pesquisa e ao aprimoramento científico. Auxílios pagos em dia. Bolsa de mestrado pode ser convertida em bolsa de pós graduação de doutorado.

Contras: Valor de salário muito abaixo do mercado. Não incentiva o pesquisador a permanecer na área acadêmica. Não permite exercer outros trabalhos. O regime é de dedicação exclusiva, mesmo oferecendo um salário baixo.

Boa oportunidade para crescimento profissional, mas pouco atrativo

Bolsista

Londrina, PR

Prós: Flexibilidade de horários e liberdade no desenvolvimento das atividades como bolsista e pesquisador. Além disso, o processo da pós-graduação proporciona um desenvolvimento intelectual acima da média.

Contras: Ponto óbvio: o valor das bolsas está defasado. Além disso, os recursos são cada vez mais escassos para o desenvolvimento de pesquisas. Como bolsista, existe uma grande pressão quanto à cobrança de publicações, onde prevalece o lema "publique ou pereça". Particularmente, isso gera uma série atritos no relacionamento orientador-orientando. Não é raro orientadores exigindo quantidade antes da qualidade nos trabalhos, objetivando a manutenção de seu status quo no meio acadêmico.

Satisfatória

Bolsista de Mestrado

Prós: A bolsa é depositada regularmente, são raros os atrasos, comuns em outras modalidades. Além disso, permite o desenvolvimento da dissertação de mestrado do discente e o auxílio nos estudos.

Contras: Não conta para aposentadoria. O valor está há anos sem ser reajustado. Não existe uma espécie de contra-cheque, logo não há a possibilidade de nenhum tipo de financiamento ou comprovação de renda com essa bolsa.

Bolsista

Viçosa, MG

Prós: Pagamentos em ocorrem sempre no intervalo certo de tempo, financiamento de estudantes em muitas universidades do Brasil, de incentivar a educação e desenvolvimento do país.

Contras: Não ocorre variações no valor da bolsa, logo, apesar da inflacão aumentar, o salário não acompanha tal crescimento. Poderia contemplar mais pessoas.

Flexibilidade mas pouco reconhecimento

Mestrando

Campinas, SP

Prós: Ser bolsista da CAPES é muito bom se você procura flexibilidade de horários e projetos. Tudo depende da sua relação com seu orientador e do projeto em que você está envolvido.

Contras: Os principais pontos negativos são a falta de benefícios, o fato das bolsas estarem congeladas há bastante tempo e as burocracias para utilizar os recursos da CAPES para sua pesquisa.

precisa muito melhorar

MestrandoEx-funcionário, saiu em 2017

Niterói, RJ

Prós: Bom reconhecimento das instituições onde os programas são aplicados, alta qualidade dos profissionais envolvidos nos projetos e trabalhos com boa relevância.

Contras: Péssima remuneração, sem nenhum tipo de beneficio para trabalhos realizados com alta qualidade, falta de valorização dos profissionais de ponta.

Bolsista CAPES

Bolsista de Iniciação Científica

Prós: Oportunidade para crescimento pessoal e acadêmico intenso. Muito trabalho, mas que vale a pena. Acrescenta muito para o currículo. Pagamento em dia e reconhecimento internacional.

Contras: A empresa infelizmente sofre com o descaso do governo Federal. Poucas oportunidades de bolsa vem surgindo e cada vez mais a participação na comunidade internacional também.

Carreira como pesquisador

Pesquisador de Mestrado

Rio Claro, SP

Prós: Liberdade para realizar o projeto de pesquisa, escolher o tema, adequar o cronograma de desenvolvimento, desenvolvimento intelectual e técnico e possibilidade de seguir carreira.

Contras: Não possuímos nenhum benefício e a execução do projeto é condicionada por verbas de terceiros que podem não ser liberada. Não há reserva técnica. O tempo de trabalho muitas vezes não é contabilizado como experiência.

Bolsista Capes

Bolsista de Doutorado

Juiz de Fora, MG

Prós: Pagamento em dia, informação adequada aos bolsistas. Sem mais informações adicionais, complementando para completar os caracteres adicionais.

Contras: Sem vínculo empregatício, sem progressão de carreira, sem direitos trabalhista, não há possibilidade de receber por periculosidade e insalubridade.

Conselhos para presidência: Todas possíveis.

CAPES

Descrição:A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país.