Como é trabalhar na CAPES?

Bolsista Capes

Bolsista de Doutorado

Juiz de Fora, MG

Prós: Pagamento em dia, informação adequada aos bolsistas. Sem mais informações adicionais, complementando para completar os caracteres adicionais.

Contras: Sem vínculo empregatício, sem progressão de carreira, sem direitos trabalhista, não há possibilidade de receber por periculosidade e insalubridade.

Conselhos para presidência: Todas possíveis.

Bolsa é equivalente a um salário de estágio

São José dos Campos, SP

Prós: A bolsa de mestrado é muito importante para que eu possa conduzir a pesquisa com um pouco de tranquilidade. O recebimento sempre cai na data certa e não há nenhum tipo de imposto.

Contras: A produtividade depende principalmente da cobrança do professor orientador. Poderia haver mais verba para períodos sanduíche ou participação em eventos no geral. Os bolsistas poderiam ser mais valorizados

Aprimoramento acadêmico

Bolsista de Iniciação CientíficaEx-funcionário, saiu em 2014

Uberlândia, MG

Prós: Oportunidade de desenvolvimento de projetos de pesquisa, nos quais o aluno adquire muito conhecimento na sua área de formação. A iniciação científica abre portas para que o aluno possa apresentar as atividades desenvolvidas em congressos e eventos científicos diversos.

Contras: O programa de iniciação científica não é bem fiscalizado, permitindo que pessoas que não realizam trabalho algum possam receber a bolsa, sem que haja cobrança alguma.

Insatisfeito

Pesquisador

Santo André, SP

Prós: Trabalhar o horário que quiser e liberdade na escolha sobre o que escrever ou sobre onde publicar suas conquistas científicas. O incentivo existe, mas não é suficiente.

Contras: Não existe incentivo a publicar suas conclusões de trabalho científico e a remuneração é extremamente baixa para um setor que deveria ser tão importante em um país como o Brasil.

Capes

Bolsista de Mestrado

Prós: A capes possui uma quantidade razoavelmente alta de bolsas (quando comparado com outras agências de fomento à pesquisa). A parte burocrática é feita totalmente com a secretária do programa.

Contras: A capes não possui reserva técnica para a compra de equipamentos essenciais à pesquisa e nem verba para participação em eventos e congressos.

Ganhe dinheiro para você ganhar mais dinheiro

Florianópolis, SC

Prós: Ganhar dinheiro para se aperfeiçoar é algo muito enriquecedor. Você pode estudar as materias e tópicos desejados e de quebra ao fnal você consegue uma titulação

Contras: O problema de toda e qualquer bolça é que elas tem um prazo bem rigido de acabar. Nem sempre isso se alinha com o tempo real de desenvolvimento.

Pesquisa brasileira dependente dos estudantes de doutorado sem nenhuma valorização l.

Estudante de Doutorado

Brasília, DF

Prós: Dedicação para desenvolver pesquisas e publicar resultados em formato de tese. Estabilidade de remuneração pelo período estanelicido em contrato

Contras: Necessidade do cumprimento de dedicação exclusiva, sem direitos em carteira assinada ou benefícios para o trabalhador. Baixa remuneração e nenhum reajuste anual de acordo com inflação

Decepcionante.

Bolsista de Mestrado

Prós: Liberdade para fazer seus horários. Acesso à tudo na universidade. Oportunidade de trabalhar com grandes nomes da área. Aprendizado crescente.

Contras: Valor da bolsa é muito baixo, pressão para cumprir prazos, os concursos para professor estão acabando, o número de bolsas de doutorado está diminuindo. Saúde mental sofre.

Sonho de todo estudante de pós-graduação.

Bolsista de Mestrado

Prós: Possibilita pagar integralmente a mensalidade da minha pós-graduação, o dando tranquilidade para realização do curso. Sem essa bolsa, que consegui já nos últimos seis meses do curso, eu teria que abandonar a pós-graduação por falta de dinheiro.

Contras: A CAPES é um excelente apoio para quem quer fazer pós-graduação. No meu caso, recebi a bolsa no valor apenas da mensalidade, o que para mim era mais do que o suficiente, já que possuo outra atividade profissional que não é alta, mas suficiente para manutenção da minha família. Sou agradecido por essa ajuda, mas minha crítica é que ela veio tarde, já no final do curso. Isso ocorre porque o CAPES fornece um número baixo de bolsas para cursos de pós em Ciências da Religião (minha área). Esse curso é via de regra oferecido em Universidades pagas e, portanto, caras. E os estudantes via de regra não possuem condições financeiras para pagar, pois estes vêm da área de humanas ou religiosas, ou seja, ganham pouco!

Pesquisador

Florianópolis, SC

Prós: Pesquisar e fazer ciência. Desenvolver um estudo sobre seu tema e ser remunerado para, no mínimo, manter uma vida básica. Valor poderia ser reajustado.

Contras: Valor baixo de bolsa que precisa ser reavaliado, conforme cenário econômico (vide inflação). Valor deveria variar conforme alguma taxa financeira.

CAPES

Descrição:A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país.