Como é trabalhar na CAPES?

A bolsa é pouca e insuficiente para manter um estudante de pós-graduação no Brasil

BolsistaEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A bolsa de doutorado nem outras bolsas do programa não esta sujeita a imposto então receberemos o salário líquido no valor total da bolsa. Paga sempre no até no quinto dia útil, nunca tive atrasos, mas há casos de atrasos de pagamento.

Contras: Estamos anos sem ajustes nos valores da bolsa que é insuficiente, visto que quando assumimos receber a bolsa firmamos um contrato de exclusividade então não podemos fazer outros trabalhos.

Muito trabalho e pouca recompensa

Mestrando

Campinas, SP

Prós: Liberdade de escolher o seu tema de pesquisa e desenvolvê-lo. Além de não ter um "controle", como cartão de ponto, diário. Você deve apenas cumprir os prazos

Contras: Baixo salário pela quantidade de horas trabalhadas, sem direito a férias ou algum outro tipo de benefício. Não temos registro em carteira ou qualquer outra coisa

tá na hora de corrigir o salário pela inflação

Bolsista de Doutorado CAPES

Prós: É excelente para quem quer focar nos estudos e não nasceu em berço de ouro. A bolsa ajuda muito, mas não faz milagres. Quem quiser seguir na carreira docente precisa dela para sobreviver.

Contras: A bolsa está defasada. Há anos que ela não é corrigida pela inflação. Desde esta última correção, já tivemos mais de 20% de perda real do valor da bolsa. Estudante tem que pagar boletos e ainda custear idas e inscrições em congressos, que estão cada vez mais caros.

Muito boa.

Estágio

Prós: Experiência boa. Contato próximo com a escola. Experiência profissional na área de serviço. Gratidão pelo carinho de todos. Projeto que está em anexo.

Contras: Baixo valor da bolsa ofertada. Dificuldade de e interação com os membros da escola. Pouco apoio dos professores extras. Carga horária alta com reunioes extra.

Visão geral de um estudante

Estudante de Doutorado

São Carlos, SP

Prós: Oportunidade de fazer pesquisa e desenvolvimento de tecnologias no país, fomentando projetos e incentivando alunos através das bolsas de estudos.

Contras: Sem reajuste do valor da bolsa paga para alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado há mais de 5 anos. Isso desmotiva muitos pesquisadores a atuarem no país.

Bolsista Pós Graduação - Doutorado

Bolsista de Doutorado

Brasília, DF

Prós: Uma das maiores vantagens que nós bolsistas temos são os Horários flexíveis, já que e possível planejar a sua rotina e definir os seus horários, algo um pouco difícil no mercado de trabalho.

Contras: Em contrapartida, as bolsas estão completamente defasadas, os valores não são reajustados a muito tempo, além de não contar com nenhuma segurança e direito para o bolsista (férias, 13°, insalubridade, seguro desemprego, FGTS). A qualquer momento o seu PPG pode retirar a sua bolsa, justificável por desempenho. Em outras palavras e mais fácil perder a bolsa do que ganhar.

Boa agencia financiadora do governo.

Bolsista

Salvador, BA

Prós: Pagamento no quinto dia útil de cada mês,normalmente sem atrasos e cobranças. Devendo ser prestado apenas relatório ao final do período da bolsa.

Contras: Sendo uma empresa financiadora para, não vejo aspectos negativos. A não ser pelo fato de que as bolsas estudantis não sofrem reajuste proporcional a inflação, e não temos benefícios trabalhistas.

Flexibilidade, mas pouco dinheiro

Bolsista de DoutoradoEx-funcionário, saiu em 2018

Campinas, SP

Prós: Como bolsista da CAPES, você vai ter muita flexibilidade nos horários de trabalho. O importante é estar disponível para conversar com seu orientador e fazer as disciplinas quando necessário.

Contras: A bolsa é pequena comparado com o desafio e os requisitos necessários para recebê-la. Após anos na graduação e mestrado, você iria desejar receber mais. Afinal, com a formação que você tem até o momento, você poderia receber mais.

Bolsista Pós capes

Bolsista de Pós-Graduação

Viçosa, MG

Prós: Proporciona oportunidade de formação acadêmica, horário flexível e oportunidade de formação sanduíche de acordo com as parceiras disponíveis pelo programa.

Contras: Bolsas não conta comm 13° salário e não prevê férias. Já não há reajuste da bolsa há anos e o valor está altamebte desfasado. Dependendo de onde estiver estudando, o valor não é suficiente para se manter.

Conselhos para presidência: Atualização periódica dos valores da bolsa

Ótimo lugar para trabalhar

Assistente em Ciência e Tecnologia

Brasília, DF

Prós: Qualidade de vida e ambiente de trabalho são ótimos com atividades físicas que podem ser realizadas tanto por servidores quanto por terceirizados

Contras: Defasagem na carreira de nível médio, infelizmente a nossa carreira de C&T de nível médio possui remuneração abaixo de várias carreiras de nível médio do governo federal.

CAPES

Descrição:A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados do país.