Como é trabalhar na Canon?

Falta de supervisão capacitada

Técnico de Câmeras

Prós: Oportunidade de ter informações diárias para poder aprender dia a dia sobre novos produtos e tecnologias

Contras: Muitos japoneses, que se importam mais com o horário se entrada e saído do funcionário do que com seu profissionalismo

Conselhos para presidência: Melhorar o tipo de profissionais que atuam na área de suporte

Canon

Executivo de Vendas

Prós: Empresa renomada no segmento de impressão. Produtos (impressoras) de qualidade excelente. Flexibilidade incrivel. Acesso a presidência, diretoria e gerência muito facil. Valor de 2.2% em cima das vendas, trabalhando direito da para ganhar dinheiro.

Contras: Multinacional, mas parece mesmo uma empresa estatal. Pessoas incompententes em cargos de lideranças. Funcionarios extremamente desmotivados. Area comercial sem respaldo algum do back office. Area comercial sem prazos definidos para os clientes. Maior preço comparado com os concorrentes. Salario fixo dos vendedores muito baixo, e para piorar a empresa não fornece reembolso de despesas como combustivel, estacionamentos etc... Empresa que aconselho apenas para pessoas que tenham uma folga financeira para se manter nos primeiros meses de trabalho, pois o retorno é de médio a longo prazo.

Conselhos para presidência: O presidente deveria fazer uma avaliação sobre os gerentes, pois a Canon poderia ser lider de mercado se tivessemos pessoas mais capacitadas a frente das areas.

Boa para aprendizado, péssima para seguir carreira

Operador de Máquinas

Prós: Horário de trabalho flexível, estabilidade, pontualidade, proporciona possibilidade para aprendizado como primeiro emprego, permite conhecer pessoas de várias áreas.

Contras: Não tem feedback do gestores, não t plano de carreira, não há reconhecimento da ações realizadas com êxito, mesma função com valores de salários diferentes, quando questionado o gestores, não tem um motivo para que isso aconteça, não a comunicação entre gestores e subordinado, não tem reconhecimento e valorização para com os funcionários

Conselhos para presidência: Valorizar os funcionários, criar uma política de carreira, tanto para os funcionários internos, quanto para os funcionários externos.

Não é ruim, mas tem potencial pra ser MUITO melhor

Analista de Comunicação

Prós: Estável, dificilmente alguém é mandado embora. A localização da empresa é boa por ficar ao lado do metrô além de ser uma marca conhecida mundialmente.

Contras: A cada ano temos menos motivação de ficar na Canon. Hoje não temos mais festa de final de ano, não ganhamos mais cesta de Natal, nosso VR é o mesmo, 14 reais por dia, há muitos anos e a vinda de chefes japoneses sugere que eles não vêm ao Brasil pra melhorar a empresa por aqui e sim adquirir experiência pra irem pra oitros países.

Conselhos para presidência: Valorize seus funcionários!

Analista III (ITCG)

Prós: Relativa estabilidade, empresa de grande porte, nunca atrasou um salário. Qualidade de vida, ambiente amigável e sem grandes competitividades. Possui um branding awareness enorme o que abre muitas portas para a empresa.

Contras: Gestão muito fraca, inclusive entre gestores brasileiros pois há um choque cultural do expatriados com os brasileiros extremamente alto, o que implica numa subordinação cega dos segundos aos primeiros. Maioria dos japoneses vem para o Brasil sem qualquer preparo ou experiência na área que assumem e criam um ambiente prolífero para argumentações bizarras e sem sentido. Constrangimento com fornecedores e clientes é comum e fará parte do seu dia-a-dia, dada a frequência com os gestores estrangeiros mudam de ideia sem assumir tal mudança. Muito dinheiro é jogado fora, talentos saem da empresa e muitos expatriados em certos departamentos. VR de 14 reais desde pelo menos 2011 (relato de 2017), sendo que se gasta uma média de 25 reais na região. RH, com pouca iniciativa, possui postura distante dos funcionários e discurso fraco e infantil, lembrando os antigos "Departamentos Pessoais".

Conselhos para presidência: Avaliar melhor o desempenho dos expatriados (que tem um ciclo de 4 anos) e agir de acordo com tal avaliação. Considerar possibilidade de dar mais autonomia à gestores brasileiros.

Não recomendo

Analista de Soluções Júnior

Prós: Os colaboradores da equipe técnica são muito proativos e qualificados, o ambiente é agradável, é uma empresa muito bem localizada e uma empresa com um nome de peso.

Contras: Gerencia não respeita os funcionários e os objetivos e metodologias não são claros, não há plano de carreira e beneficios foram reduzidos (plano de saude) e o valor aumentou.

Ótima empresa para se trabalhar

Analista de Sistemas JúniorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Muito conhecimento adquirido e muito contato com pessoas de outros países, ótimo para treinar o inglês, ótima localização da empresa e pessoas bem sociável.

Contras: A oportunidade de crescimento demora bastante para ser feita, o reconhecimento só vem após 2 anos de empresa, por mais coisas que vc faça, vc apenas está cumprindo com sua função

Canon do Brasil

Auxiliar Contábil

Prós: Salário ótimo, com estabilidade e pessoas dispostas a te auxiliar com dúvidas e problemas diários. Fora o VR os benefícios são ótimos, bom convênio médico e odontológico.

Contras: Eles poderiam dar um VR mais compatível com o mercado e criar um plano de carreira para seus colaboradores terem mais ânimo com seus respectivos trabalhos.

Conselhos para presidência: Possuir um VR mais compatível com a região e criar um plano de carreira.

Crescendo mais a cada a dia

Especialista de Produtos

Prós: Ótimo ambiente de trabalho. Bom clima entre as pessoas. Empresa não demite facilmente, transmitindo boa segurança aos funcionários. Liberdade para expormos ideias que melhorem os processos.

Contras: Melhor organização na estrutura e funções hierárquicas. Precisa de mais investimentos em T.I para automatizar mais processos. Melhorar definição dos objetivos e metas.E vale refeição não condiz com os preços dá região.

pouco reconhecimento

Auxiliar Financeiro

Prós: Qualidade de vida, ambiente tranquilo e bons relacionamentos entre os funcionários. Bastante pessoas interessadas em aprender e ensinar, respeito

Contras: falta de crescimento, não reconhecimento, beneficios desatualizados, VR 14,00, sistema antigo, trabalho muito manual e falta de treinamento em todas as equipes

Conselhos para presidência: reconhecer seus funcionarios

Canon