Como é trabalhar na Caixa Econômica Federal?

Gerente

Recife, PE

Prós: Relativa estabilidade, bom salário, acima da média para as mesmas funções em empresas do mesmo ramo, muitos benefícios, boa imagem da empresa

Contras: Ineficiência operacional, aumentando a carga de trabalho e o stress; assimetria na distribuição de tarefas, pois, por ser empresa pública, cuja admissão se dá exclusivamente por concuso público, não considerando, por exemplo, o perfil do empregado para a profissão de bancário, ocorre que empregados bons absorvem mais tarefas que empregados ruins para uma mesma função no mesmo ambiente de trabalho (agência ou escritório), sobrecarregando os empregados bons e prejudicando o clima organizacional, que agrava quando empregados bons com remuneração menor absorve mais responsabilidades que empregados ruins com remuneração maior, em função da política salarial nem sempre ser coerente por questões legais e burocráticas; gestão de pessoas arcaica, com métodos questionáveis para promover e punir empregados (embora tenha melhorado consideravelmente nos últimos anos); influência política em decisões corporativas.

Conselhos para presidência: Esta é uma grande empresa, com um grande papel. Não permita que forças estranhas destrua este patrimônio centenário. Seja correto e independente, ainda que isso custe seu cargo. Ouça o máximo que puder seus empregados, pois eles conhecem nossos clientes e sabem exatamente do que precisam, para que sejamos cada vez mais fortes.

Caixa Econômica Federal

Descrição:A Caixa Econômica Federal foi criada em 1861 e, desde então, é o principal agente de políticas públicas do governo federal. É uma empresa 100% pública que atende não apenas clientes bancários, mas todos os trabalhadores formais do Brasil por meio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do Programa de Integração Social (PIS), do Seguro-Desemprego, de programas sociais, além de usuários das unidades lotéricas. Maior banco público da América Latina, a CAIXA conta com uma ampla rede de atendimento que marca presença em todas as regiões brasileiras. São mais de 36,2 mil unidades, que chegam a 5 mil e 467 municípios, e mais de 6 mil unidades próprias, entre agências, postos e salas de autoatendimento, além de aproximadamente 29 mil correspondentes bancários, entre lotéricas e postos CAIXA AQUI.