Como é trabalhar na Caixa Econômica Federal?

Técnico BancárioEx-funcionário, saiu em 2017

Bauru, SP

Prós: A CEF por ser uma empresa do governo, une pontos positivos de dois mundos: a estabilidade/segurança de ser empregado público federal e todos os benefícios da iniciativa privada, como auxilio alimentação/refeição, participação nos lucros (PLR), excelente plano de saúde com uma mensalidade que não passa 2% da remuneração, além da previdência oficial, o funcionário pode contribuir com o fundo de previdência complementar e a empresa contribui com o mesmo valor, direito ao FGTS, outro fator é reajuste anual em setembro, além das progressões salariais automáticas por tempo de serviço e de merecimento. Percebi que é uma empresa que investe na capacitação do funcionários através de cursos internos pela Universidade Corporativa (cursos a distância e presenciais), pagamento de mensalidade para graduação, pós-graduação e línguas e reembolso de certificações. Todos são técnicos de nível médio, porém, este técnico pode subir de cargo, se tornar gerente, assistente, analista, etc sem a necessidade de fazer outro concurso para nível superior, apenas participando das seleções internas. Enfim, são muitos aspectos positivos, além do horário, ambiente, colegas de trabalho, sem falar no baita aprendizado e experiência.

Contras: Muita demanda pelo fato da empresa atender diversos programas sociais e ainda efetuar as atividades de banco comercial, gera enormes filas principalmente pela falta de funcionários, que se aposentam/saem e não são contratados novos.

Conselhos para presidência: O que mancha a imagem da empresa são os cargos da alta administração/diretorias serem indicados por políticos, que acabam como vemos na mídia usando o cargo para interesses próprios. Cortar esse tipo de indicação e permitir que apenas funcionários de carreira possam ocupar esses cargos. Gente de fora, apenas se possuir qualificação técnica para estas funções, e contratar mais gente, pois quem fica não está dando conta.

Caixa

Prós: Benefícios são ótimos.ambiente de trabalho muito .bom fácil ascensão de carreira .muitas oportunidades para quem deseja crescimento.previ boa

Contras: Salários pra iniciantes e muito baixo.muita pressão pra vendas.ambiente de trabalho muito estressante.relacionamento de trabalho não amigável

Conselhos para presidência: Reveja as metas

um bom ambiente, para quem gosta de trabalhar

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: ambiente harmonioso, geralmente os funcionários são unidos e se ajudam, fácil comunicação com seus superiores, rápida integração ao ambiente

Contras: trabalho acima de sua função, ambiente misto e complexo. Exige paciência e dedicação alem de tudo a vontade de trabalhar, para continuar la dentro.

Excelente

Gerente de Relacionamento

Brasília, DF

Prós: Reconhecimento, valorização e plano de cargos e salários dos funcionários. Clima organizacional e presença em todo o Brasil. Múltiplas possibilidades de ascensão profissional.

Contras: A pressão por resultados e metas é imensa sobre o emprego, além do normal do mercado. Porém não há represálias baseadas no não cumprimento das mesmas.

Precisa melhorar mais para ser uma empresa de excelência para seu público interno

Técnico Bancário Novo

Prós: Possibilidade de crescimento e um melhor salário; Temos suporte para a execução do serviço; garantia de estabilidade; universidade com vários cursos de aperfeiçoamento on line; parceria de pontos para troca de produtos em lojas conveniadas; clima organizacional bom.

Contras: pouco ou nenhum tempo para fazer os cursos da universidade on line, que deveria poder ser acessada fora da empresa pelos empregados. processo seletivo interno deveria ser por concursos e não da forma subjetiva como é. a empresa deveria voltar a contratar mais porque estamos trabalhando por 3 agora. muitos se aposentaram e a empresa não repôs esse pessoal.

Mediana

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: É uma empresa que é bem vista no mercado de trabalho, onde para se entrar tem que fazer uma prova ou seja só os melhores estão lá. Você trabolha con grandes profissionais.

Contras: Creio que o salário deveria ser um pouco maior. Nada mais justo pra um bom empregado ter seu trabalho reconhecido que um bom salário não é mesmo.

Muito bom

Prós: Salário e benefícios, férias, flexibilidade de horário em alguns cargos, universidade corporativa, autonomia de decisão, facilidade de comunicação.

Contras: Ainda há política relacionada a promoções, porém há a possibilidade de ser promovido sem conhecer ninguém. Há cobrança de resultados como em qualquer lugar.

Conselhos para presidência: Menos política

Minha avaliação na Caixa

Assistente

Caruaru, PE

Prós: Remuneração, clima organizacional, possibilidade de aumento salarial via progressão horizontal ou vertical na carreira, possibilidade de transferências.

Contras: Pressão por metas, alta necessidade de qualificação / reciclagem constante, quantidade imensa de normativos internos, sistemas difíceis de utilizar.

Ótimo ambiente nos setores administrativos.

EstágioEx-funcionário, saiu em 2009

Prós: Ambiente agradável e ritmo de trabalho pouco cansativo. A cobrança costuma ser normal e se você trabalha legal ninguém fica te pressionando demais. Dá para formar amizades.

Contras: Recursos materiais costumam ser datados e de baixo desempenho, principalmente os de informática e os prédios administrativos são um tanto antigos

Excelente oportunidade de prática da advocacia no jurídico da CAIXA

Estagiário JurídicoEx-funcionário, saiu em 2017

Goiânia, GO

Prós: Aprendizado, clima de cooperação, contato com varias áreas do direito, elaboração de inúmeros tipos de peças, auxílio dos advogados responsáveis

Contras: Apesar de entrar em contato com varias áreas do direito, a grande quantidade de processos dificulta elaboração de teses mais pensadas, porque os prazos são apertados

Caixa Econômica Federal

Descrição:A Caixa Econômica Federal foi criada em 1861 e, desde então, é o principal agente de políticas públicas do governo federal. É uma empresa 100% pública que atende não apenas clientes bancários, mas todos os trabalhadores formais do Brasil por meio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), do Programa de Integração Social (PIS), do Seguro-Desemprego, de programas sociais, além de usuários das unidades lotéricas. Maior banco público da América Latina, a CAIXA conta com uma ampla rede de atendimento que marca presença em todas as regiões brasileiras. São mais de 36,2 mil unidades, que chegam a 5 mil e 467 municípios, e mais de 6 mil unidades próprias, entre agências, postos e salas de autoatendimento, além de aproximadamente 29 mil correspondentes bancários, entre lotéricas e postos CAIXA AQUI.