Como é trabalhar na Burson-Marsteller?

Agência de PR que precisa fazer seu próprio PR

Analista Júnior

Prós: O clima interno é muito bom. Horários flexíveis. A empresa procura reter os talentos e dar oportunidades de crescimento Existem mulheres e homossexuais em cargos de liderança, isso é sinal de apoio à diversidade. Existem vários esforços da comunicação interna para promover o engajamento interno e promoção de clima amigável. Há vários benefícios como desconto em restaurantes, comércios e academia. Além de cursos de idiomas (inglês e espanhol) in company.

Contras: A empresa poderia treinar melhor os gestores diretos dos colaboradores, existe uma rotatividade grande em certos departamentos por falhas de gestão. É preciso ter definido formalmente os critérios de crescimento profissional e como funciona o plano de carreira . Não vemos os executivos dando entrevista ou sendo reconhecidos como fonte no mercado. A empresa faz pouco marketing / PR de si mesma. A estrutura do escritório está decadente. O processo de negociação de aumento de salário e promoção é muito burocrático e lento, há pouca abertura para isso.

Conselhos para presidência: 1 - Circule mais pela agência. O fato de você ser presidente deveria te motivar a entender e conhecer a operação. 2 - Se torne uma referencia em relações públicas para o mercado o Brasileiro. É importante que as pessoas tenham a liderança da empresa como uma inspiração.

Sempre há o que melhora, mas estou muito satisfeita e feliz

Estagiária Corporate

Prós: Estou muito satisfeita com o ambiente, a equipe é incrível, eu me sinto absurdamente a vontade no ambiente de trabalho e estou satisfeita com o meu escopo de trabalho, aprendendo muito.

Contras: Acredito que por ser uma multinacional, o salário poderia ser um pouco melhor, e eu, mesmo como estagiária, gostaria de ter benefícios como plano de saúde e odontológico e vale alimentação.

Empresa boa para se trabalhar, mas com alguns problemas de lideranças

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ótimo clima para se trabalhar, bem amistoso e descontraído. A empresa busca sempre estar a frente nas questões de consultoria em comunicação e RP e é reconhecida internacionalmente com uma das maiores agências de RP do mundo. Lugar que estimula o aprendizado. A matriz americana sempre deixa clara a importância do mercado brasileiro.

Contras: Empresa com bons benefícios, acima do mercado, mas descontam tudo no holerite. Esse aspecto é negativo, pois os colaboradores de nível entre junior e pleno acabam tendo seus vencimentos bem abaixo da média. O salário também poderia ser melhor. Dentro da liderança, a maioria se destaca como pessoas inteligentes e com bom background para ser líder, entretanto outras já não são assim e são péssimas como gerenciadores de equipe.

Conselhos para presidência: Precisa pedir um melhor acompanhamento de líderes gerenciais, pedir aos diretores que estejam mais presentes nas contas e que cobrem uma boa liderança e gestão dos gerentes. Já vi muita gente sair ou reclamar da BM por conta de liderança prepotente e fraca.

Experiência rica, que abre portas!

Client Executive

Prós: Experiência muito aprofundada e técnica. Ambiente agradável e profissionais competentes a frente do trabalho. Oportunidade grande de trabalho intelectual.

Contras: Apesar da rica experiência, a expectativa de crescimento é bastante baixa, com poucas chances de melhorias salariais e de reconhecimento profissional, internamente.

Conselhos para presidência: Melhorar o plano de carreira dos funcionários.

Não tem comparação, agência maravilhosa

Prós: Uma empresa muito boa para se trabalhar, clima agradável, pessoas engajadas e alegres. A comunicação interna é feita de acordo com o que as pessoas indicam e querem.

Contras: Assim como toda empresa multinacional o plano de carreira pode ser lento, porém é pensado e há um plano de carreira e prática de feedback constante.

Um local bacana para quem já está estruturado no mundo de agências. Pode assustar quem nunca trabalhou.

Estagiário de Atendimento

Prós: É uma agência muito bacana e que dá abertura para que o atendimento busque sempre inovar nas entregas ao cliente. O ambiente é muito bem estruturado, promove o bem-estar durante o trabalho.

Contras: Muito cacique pra pouco índio. São muitos gestores e que nem sempre participam da mão na massa durante o dia a dia, e não existe plano de carreira. A comunicação interna também é bem coxinha, tende a não inovar no cuidado com o funcionário. Temos que resolver por nossa conta na maioria das vezes. O RH é bem ineficiente.

Conselhos para presidência: Ter um olhar mais horizontal e próximo dos funcionários, não só com os gestores, seria um bom começo.

Falta de liderança e oportunidade de desenvolvimento

Coordenador

Prós: Acredito que os poucos pontos positivos são a localização, o espaço da copa interna e a qualidade da limpeza, o escritório está sempre limpo

Contras: Infelizmente a empresa tem uma liderança sem experiência, sem treinamento, que não é capaz de fazer uma gestão de pessoas com integridade. Além disso não existe nenhum tipo de plano de carreira claro nem aumento salarial.

Ótimas pessoas num lugar que está se perdendo

RedatorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Conheci pessoas incríveis e fiz amizades como nunca tinha feito em nenhum outro emprego. A BM consegue contratar muita gente talentosa e inspiradora para a agência.

Contras: A BM já foi maravilhosa, mas a moral da empresa está cada vez mais baixa, com cobranças absurdas, lideranças despreparadas e funcionários desestimulados. A empresa prioriza o cliente acima de tudo e os atendimentos constantemente passam por situações no mínimo desagradáveis, sem poder contar com apoio da agência. Não à toa, quem chega agora não dura nem seis meses.

Agência de Comunicação

Analista de Comunicação

Prós: A agência possui nome e reputação forte no mercado da comunicação. Além disso, tem credibilidade com clientes globais e é conhecida por gerir situações de crise com sucesso.

Contras: Embora tenha esses pontos positivos, na prática, a maioria dos profissionais não têm perspectivas de crescimento e não são desenvolvidos pelos seus respectivos gestores para realizar novos desafios. Na teoria, o discurso é bonito. Mas, no dia-dia nada acontece.

Conselhos para presidência: Funcionário satisfeito vai muito além do salário. É preciso valorizar os profissionais e colocar o plano de carreira em ação, de fato.

Ex funcionário

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente descontraído e bacana de se trabalhar, não tem problema em trabalhar com fone. Festas muito legais e bem pensadas. Um bom lugar para ter o primeiro emprego, onde pode se aprender muito

Contras: Salário de estagiário baixo, RH muito complicado e fazia descaso com os funcionários. Back office em geral tinha pessoas muito difíceis de se trabalhar

Burson-Marsteller