Como é trabalhar na BRQ IT Services?

Uma boa empresa pra iniciar a carreira em TI.

Desenvolvedor Front-end Pleno

Prós: Horário flexível, localização, pacote de benefícios, contato com as outras equipes, pontualidade no pagamento, reembolso de certificações Microsoft.

Contras: A empresa precisa melhorar a gestão das equipes. Existem gestores que não tem conhecimento do que seus próprios colaboradores fazem. Os gestores não dão mais feedback para que o funcionário possa aprimorar seu desempenho.

Empresa idônea e honesta

TIEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Benefícios, Flexibilidade, ambiente descontraído, localização, salários nunca atrasam, pagamento após minha saída foi creditado corretamente.

Contras: Gestão despreparados para gerar conflitos, não aguenta pressão e explodem com a equipe. Demissões em massa criou um climão e tensão nas equipes.

Conselhos para presidência: BRQ é uma excelente empresa, mas está se perdendo. Muita mudanças estão desgastando a empresa, funcionários e o próprio Benjamim. Sinto que as vezes está perdido. Houveram muitas demissões, bons profissionais saíram, mas foi feita uma limpeza, gente do mal que não fazia nada, e chupava as idéias dos outros como a Mariana Zurita. Falta o Orion, péssimo gestor, mal educado e grosseiro. No geral, Benjamim excelente pessoa e trata todos com respeito, profissionalismo e reconhece o empenho de todos.

Precisa melhorar.

Analista de Sistemas Pleno

Prós: Horário flexível. Pacote de Benefícios interessante e clientes de grande porte (você realmente está resolvendo um problema real)

Contras: Gestão. A empresa não consegue criar um sistema meritrocata com bom plano de carreira. Para receber aumento ou promoção você tem que ameaçar sair em um momento crítico do projeto. Paga-se muito para gestores incompetentes e pouco para excelentes engenheiros de software, que logo vão pra outra empresa, devido falta de feedback, etc. Além disso, o sistema de recolocação interna dos profissionais é patético. Se o seu projeto acabar, entra de aviso na hora e se não conseguir outra equipe, é rua. Burrice. Pois 1 mes depois a empresa precisa do cara e ele já está em outra consultoria, ou até mesmo, na concorrente :) É extremamente necessário que a BRQ se atente a esses fatores para ter um crescimento saudável. Erros básicos de gestão como não ter um controle de escopo, geram prejuízo para a empresa.

Conselhos para presidência: Entenda que os bons engenheiros de software são os que geram lucro para a empresa e não gerentes ineficientes. Retenha os bons programadores e corte os fazedores de IFs, impostores que geram retrabalho e prejuízo. Tenha um sistema de avaliação interna da Unidade de negócios, dos projetos e das pessoas. Crie um plano de carreira desafiador.

Uma boa empresa para se trabalhar

Product Owner

Prós: Ambiente Colaborativo, Aprendizagem, flexibilidade um ótimo lugar para começar a carreira, muita contribuição e muito profissional experiente que agregam muito conhecimento.

Contras: Sem plano de carreira, reconhecimento, investimento nos profissionais, avaliações periódicas para que se saiba qual skill precisa ser melhorado para subir degraus dentro da empresa.

Conselhos para presidência: Pensar em plano de carreiras e reconhecimento para funcionários e times que sempre entregam projetos e dão retorno a empresa.

Ótima empresa

Analista de Sistemas Júnior

Barueri, SP

Prós: A empresa dá oportunidade para quem não tem experiência na área, com treinamentos e estágio, ótimo ambiente de trabalho, boa localização, grandes clientes, reconhecida no mercado de trabalho.

Contras: Falta de plano de carreira, para ajudar o colaborador ter uma visão maior de que pode crescer profissionalmente lá dentro e assim ter vontade de querer ficar por muito tempo lá.

Conselhos para presidência: Estar alinhada com os objetivos de seus profissionais

Lugar ótimo para aprender

Técnico de InformáticaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Integração entre áreas, perfeito para aprender, estagiei lá durante 6 meses e logo fui contratado, contato direto com a área gerencial estando sempre alinhado com a estratégia da empresa.

Contras: Após ser contratado como técnico fui enviado para o Cliente sem saber como funcionária a estratégia deles, alocado lá tive que me virar sozinho e aprender a forma de funcionamento deles.

Boa empresa, ótimos benefícios e salários.

Analista de Sistemas SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Costuma ter bons salários e benefícios e para quem trabalha interno um ambiente de trabalho jovem. Pode-se por exemplo até trabalhar de bermuda no escritório.

Contras: Para quem trabalha alocado em cliente é reconhecido somente como um número de matrícula, um recurso que gera receita. Praticamente não faz contato com ninguém na fábrica.

Conselhos para presidência: Mais atenção aos alocados em clientes para que os mesmos possam se sentir parte da empresa.

Empresa instável e péssimo ambiente de trabalho

Programador PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A sede da empresa é de fácil acesso, pois fica bem no centro da cidade, possui benefícios flexíveis e a contratação é sempre CLT full, negociando seu salário real sem a adição dos benefícios.

Contras: Os funcionários do Backoffice da empresa são tratados como apenas um número em uma planilha. Tem acumulo do funções e não são nem reconhecidos, nem remunerados por isso. Os prazos são sempre absurdos e a empresa vende que tem a Cultura Ágil, mas na verdade, não sabem nem o que é um Scrum Master. O fluxo organizacional muda de semana em semana e, sendo assim, o funcionário nunca sabe para quem ele responde.

Conselhos para presidência: Olhe seus funcionários como pessoas e não como números e preze pelo bem estar deles para que a produtividade seja muito melhor. Defina um fluxo organizacional e siga com ele para saber se é o correto ou se precisa de ajustes ao invés de mudar toda hora esse fluxo.

Excelente ambiente de trabalho.

Analista Desenvolvedor Júnior

Prós: Horários flexíveis, bons benefícios, ambiente de trabalho descontraído e saudável, com liberdade para o desenvolvimento de suas tarefas são os pontos positivos que observo em minha opinião.

Contras: Dificuldade em lidar com o cliente e impor limites em alguns aspectos, proporcionando com que seja pedido dos desenvolvedores certas tarefas que não o pertencem, em função de tentar agradar o cliente..

De todos os benefícios, sempre terão malefícios.

Analista de Sistemas Júnior

Prós: Empresa pontual, nunca deixou de pagar os funcionários. Pessoas atenciosas, ajudam uns aos outros, local de fácil acesso, empresa de médio/grande porte.

Contras: Falta de reconhecimento, para dar um aumento ou promoção. E isto acaba causando desânimo nos funcionários que fazem por merecer, mas acabam ficando para trás, não no quesito aprendizado, mas sim na parte financeira.

BRQ IT Services

Descrição:Fundada em 1993, a BRQ é uma das maiores empresas de serviços de TI do país. Conta com 3000 profissionais distribuídos nas filiais de São Paulo, Alphaville, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Salvador, Brasília, Natal e Nova Iorque.
É reconhecida pelo IDC como a maior empresa brasileira em serviços de aplicações de TI e pelo Gartner como uma das principais empresas de serviços de tecnologia do Brasil.
Os serviços abrangem a construção de aplicações sob medida e de produtos e canais digitais, a implementação de soluções de tecnologia e a gestão de aplicações, de infraestrutura e de processos.