Como é trabalhar na BRQ IT Services?

Pode melhorar.

Programador Pleno

Prós: Benefícios ofertados são bem atraentes. Flexibilidade de horários. Alocação de profissional caso haja ociosidade. Ambiente descontraído e animado.

Contras: Instabilidade por trabalhar com alocações. Reconhecimento é bem difícil e demorado. Sistema de feedback não é bem definido. Salário as vezes acaba sendo abaixo do esperado mas pode compensar por causa dos benefícios.

Conselhos para presidência: Dar uma perspectiva para o profissional quanto a sua promoção e plano de carreira. Um profissional ficar quase três anos para receber uma promoção não acho muito correto.

Avaliação

Programador Pleno

Prós: Os benefícios são muito bons, são em "pontos" cada ponto é um real e você pode distribuir em plano de saúde, VA, VR, plano odontológico, seguro de vida conforme desejar

Contras: Em Curitiba gestão simplesmente não existe, e se você trabalhar alocado no cliente é ainda pior, só sabem que você existe porque faturam em cima

Empresa excelente, buscando constante crescimento no mercado em que atua.

Analista de Recrutamento e Seleção Pleno

Prós: Empresa favorece a evolução do funcionário, possibilitando as melhores praticas para que as atividades sejam desenvolvidas. Modelo de contratação muito atrativa.

Contras: Alguns benefícios são inflexíveis, muitos cargos de coordenação para equipes pequenas, mudanças constantes na estrutura organizacional, e pouco investimento na área de RH.

Uma ótima empresa porém tem pontos a melhorar

Analista de Testes Pleno

Prós: Horário flexível, remuneração melhor em relação ao mercado, benefícios, acesso aos gestores, oportunidades de realocação. Estou na empresa pela 3ª vez.

Contras: O DP trata não trata os colaboradores com simpatia, lá tem duas pessoas que são grossas e ríspidas, o funcionário se sente como se estivesse mendigando um favor da empresa ou como se ele estivesse lá para "ferrar" a empresa.

Conselhos para presidência: Precisa melhorar o atendimento do DP, 2 dos 4 que trabalham lá atendem os funcionários com desprezo total.

Já foi boa

Prós: Flexibilidade de horários. Trabalho direto com os gestores. Sistema de benefícios (que antes era mais compensador) ainda existe para que se possa escolher entre vale refeição, alimentação e plano de saúde.

Contras: Funcionários com salários incompatíveis. Seniores que trabalham, sabem é são responsáveis ganham menos que alguns que não sabem é ficam o dia todo na Internet e whatsapp. Disputa e favorecimento de projetos entre gestores.

Não possui plano de carreira, funcionários alocados e esquecidos no cliente.

Analista Programador Sênior

Prós: Horário flexível, em ótima localização no centro da cidade. Multinacional de grande porte, líder no ramo de tecnologia para o setor bancário.

Contras: Não possui plano de carreira, e não reconhece o esforço de seus funcionários. Geralmente o funcionário é contratado, alocado e esquecido no cliente.

Conselhos para presidência: Plano de carreira para os funcionários. Meu gerente por exemplo, acabou de sair, e ao invés de algum dos funcionários da equipe assumir o cargo, a empresa preferiu contratar alguém de fora. (Funcionários com certificação PMP e mais de 6 anos de empresa....pessoas capacitadas)

Já foi uma boa empresa.

Analista ProgramadorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Flexibilidade de horário, ambiente de trabalho legal, muitas pessoas legais de se trabalhar, bons benefícios para uma consultoria, pelo menos a equipe que atuei se ajudava bastante e buscavam conhecimento juntos.

Contras: Assim como a grande maioria das consultorias a brq não da muito valor para seus consultores, atualmente as pessoas são apenas números que são trocadas a todo momento como objetos. quando iniciei na brq eu sentia que valeria a pena derramar cada gota de suor que eu tivesse, hoje nao vale a pena se quer passar na frente. ainda mais com pmo's dizendo que o importante é entregar não importa a qualidade.

Conselhos para presidência: Prestem mais atenção nos talentos dentro da brq, vocês estão perdendo bons profissionais por conta de birra de gerente ultrapassado e por tratarem profissionais como qualquer objeto.

Pontos interessantes

Designer

Prós: Os benefícios são realmente um ponto muito positivo. Me chamou bastante atenção no início do processo e foi decisivo para que eu aceitasse a proposta deles.

Contras: Trabalhar com consultoria pode ser um pouco complicado. Por ser minha primeira experiência em consultoria, confesso que demorei a me adaptar com o fato de não trabalhar na sede da empresa.

Paga em dia, cobra em quintuplo e descarta facilmente.

Programador Pleno

Prós: A empresa paga em dia, sem atrasos. Há também um adiantamento de metade de 13º de salário, a disponibilização de máquina para trabalhar é instantânea.

Contras: Não há plano de carreira, reajuste salarial (exceto pelo dissídio). Posso dizer que não há gestão de pessoas e o funcionário fica atoa sem saber se performará em novos projetos. Também não existe treinamento e a base de conhecimento fica centrada em pessoas/clientes as quais não propagam metodologias que podem ser introdutórias à quem entra no time. Existe uma cultura de entrega de atividades que independe da qualidade e isso sempre ocasiona retrabalho. Enfim, são muito imaturos em gestão de pessoas.

Conselhos para presidência: Seria interessante se houvesse uma dinâmica que investisse no profissional, valorizando-o com treinamento e também com plano de carreira. Pois a alta-rotatividade faz vazar capital intelectual treinado para o mercado. Aliás, na área digital (que trabalhei) não há gestão que oriente os recursos, mas sim, ficamos muitas vezes atoa, perdendo tempo com falta de insumos que não nos permite atuar. Portanto, minha dica foca na valorização do profissional em treinamentos, mentoração, reconhecimento e proximidade entre recurso e gestores de forma a deixar mais fluido os processos internos de execução das atividades.

Vale a pena, se não ligar muito para tecnologias usadas.

Programador Pleno

Prós: O ponto mais positivo da BRQ, é a questão dos benefícios, é um sistema de pontos, onde você escolhe o que você quiser como benefício consumindo os pontos.

Contras: Dependendo do cliente, pode não ser muito agradável a questão das tecnologias usadas, se isso for um problema para você é claro, se não é uma empresa boa

BRQ IT Services

Descrição:Fundada em 1993, a BRQ é uma das maiores empresas de serviços de TI do país. Conta com 3000 profissionais distribuídos nas filiais de São Paulo, Alphaville, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Salvador, Brasília, Natal e Nova Iorque.
É reconhecida pelo IDC como a maior empresa brasileira em serviços de aplicações de TI e pelo Gartner como uma das principais empresas de serviços de tecnologia do Brasil.
Os serviços abrangem a construção de aplicações sob medida e de produtos e canais digitais, a implementação de soluções de tecnologia e a gestão de aplicações, de infraestrutura e de processos.