Como é trabalhar na Brisa?

Precisa melhorar em quesitos primordiais ao profissional

Analista de Qualidade de SoftwareEx-funcionário, saiu em 2015

Salvador, BA

Prós: Bom lugar para iniciar carreira de testes, reconhecimento de bom trabalho por parte da coordenação, certa liberdade para solicitar ausência à coordenação, ambiente de trabalho relativamente bom de se trabalhar, colegas solícitos na hora das dúvidas. Oportunidade de receber financiamentos de cursos e certificações por parte da diretoria.

Contras: Algumas progressões de nível fazer por merecer, inclusive deixando transparecer que o profissional não detém qualidades para o cargo. Salário abaixo do mercado, vale refeição com pouca aceitação no mercado. Pressão muito grande da coordenação sobre quem não deveria. Falta de critérios bem definidos na hora da contratação, o que faz a mesma dar acesso a profissionais ridículos, com problemas de relacionamento interpessoal e com sérias dificuldades educacionais. Falta de uma progressão salarial interligada entre currículo e indivíduo.

Conselhos para presidência: Reveja os critérios de progressão de cargos de determinados colaboradores, critérios de contratação.

Uma empresa para se trabalhar somente em última instância.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Pagamento em dia. Férias em dia . Vale transporte. Plano de saúde. Os funcionários em sua maioria são produtivos e companheiros, porém as exceções comprometem e bastante todo ciclo produtivo.

Contras: Promove, mas não paga o salário do novo cargo. Não paga a diferença do salário na substituição de cargo em caso de férias. Por ser um "ONG" tem isenções de impostos e portanto obrigações como investimento nas carreiras e isso nunca acontece. Instalações fora do padrão ergonômico, funcionários ficam com sobrepeso na nuca devido a má postura causada justamente pelas instalações serem inadequadas.

Conselhos para presidência: Pare de usufruir das vantagens por ser uma ".org" e honre os compromissos como o patrimônio humano. Troque sua foto no Linkedin, um presidente deve parecer um presidente e não um playboy, tome como exemplo Fernando Collor, ele fez isso e deu no que deu.

A empresa pode melhorar

Analista de Testes

Salvador, BA

Prós: Empresa com contrato estável, o que proporciona uma segurança a mais pra o trabalhador.

Contras: Para não entrar em muitos detalhes .Pude observar que o seu crescimento dentro da empresa esta diretamente relacionado á puxar o saco das pessoas certas. Ao meu ver a empresa deveria ter planos sólidos de carreira, o que proporcionaria maior motivação aos seus funcionários.

Apenas trabalhe nesta empresa se for iniciante na área de testes ou se estiver desempregado.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Oportunidade de aprendizado na área de qualidade e teste de software; Incentivo a certificação na área de testes; (Existia) Ambiente descontraído.

Contras: Salário baixo para as competências exigidas; Não existe Plano de Carreira, tanto no papel como na prática; A empresa contrata ex-funcionários do Cliente para coordenar as equipes.(Para agradar o Cliente) Não confia na competência de seus funcionários; Gestão obsoleta(Eu mando, vocês obedecem); Os diretores estão "nem ai" para área do projeto e com os funcionários; Funcionários com GRANDE diferença no salário, exercendo a mesma função; O descaso com os colaboradores cria uma insatisfação geral na empresa.

Conselhos para presidência: O colaborador é o bem mais precioso da empresa, é ele quem trás o retorno financeiro e a satisfação do cliente! INVISTA EM SEUS FUNCIONÁRIOS! JÁ QUE A EMPRESA NÃO TEM FINS LUCRATIVOS!

Um ótimo ambiente para aprender e galgar melhores posições no mercado.

Analista de Controle de Qualidade

Salvador, BA

Prós: Recebo salário em dia, recebo por cada hora extra trabalhada, tenho um horário de trabalho bastante estável na maior parte do tempo, então, se há hora extra é porque realmente existe a necessidade.

Os processos são bem estabelecidos e funcionam, apesar de burocráticos.

O ambiente de trabalho é bom, as pessoas costumam se ajudar mutuamente para que todos trabalhem da melhor forma possível.

Contras: Precisa melhorar a remuneração pelo trabalho exercido, principalmente pelo fato da que a maior parte dos clientes são grandes empresas nacionais, e até mundiais. Então, fica parecendo, se não claro, que só estão na Bahia para explorar mão de obra mais barata do que em outros mercados.

Há também um grande problema hierárquico em relação as funções, onde não existe, e se existe não é claro, níveis hirarquicos estabelecidos. É notável que algumas pessoas são melhor remuneradas e bem vistas no ambiente de trabalho que outras mas não se sabe de fato o porquê, qual a métrica usada para tal remuneração ou até os feitos daquela pessoa para ser tão bem qualificadas pelos gestores.

As exceções são bem maiores que as regras

Gerente de TI

Prós: Liberdade de horário, proximidade com a diretoria, participação nas decisões.

Contras: Depois de certo ponto a liberdade torna-se um problema.
    Carga de trabalho muito maior do que a equipe pode atender.
    Falta de planejamento, metas, objetivos, valores...

Só trabalhe lá se estiver desempregado

Analista de Testes Pleno

Prós: Salário pago em dia. Analistas com bom relacionamento entre si, o que torna o local menos ruim para trabalhar. Oportunidades para estagiários.

Contras: Não existe plano de cargos e salários. Funcionários com mesmo tempo de empresa e mesmo cargo, exercendo as mesmas rotinas, com salários estupidamente diferentes. Promovem pessoas ou por que puxam saco ou tapetes de outros. Exigem que para aumento de salário ou promoções necessitam de formação superior mas tem coordenador que só possui nível médio. Gestão arcaica, medieval. Após mudanças gerenciais o ambiente organizacional tornou-se insuportável e altamente desmotivado, a diretoria vê tudo isso e nada faz. O clima tão ruim que já está impactando nos clientes e não sei se por orgulho da diretoria nada muda. Tratamento diferenciado para alguns funcionários, tanto para o bem quanto para o mal. Não pagam aos funcionários o que cobram do cliente. Não existe feedback verdadeiro.

Conselhos para presidência: Mudem os gestores dos projetos. Desde a reestruturação feita, a empresa caiu de produção. Produziu insatisfação geral, que já está impactando no cliente.

Infernal

Analista de Sistemas Sênior

Salvador, BA

Prós: Tem um salário para desenvolvedores acima da média do mercado. O RH parece ser um setor organizado e funciona bem. Aparentemente as equipes de testes também tem uma boa organização.

Contras: Há muitas disputas de ego entre os gestores e os funcionários acabam ficando no meio do fogo cruzado. Projetos e clientes são prejudicados pelas "brigas" entre os gestores.

Conselhos para presidência: Trocar a gestão completa para uma mudança de cultura.

Muito a melhorar.

Analista de Qualidade JúniorEx-funcionário, saiu em 2016

Salvador, BA

Prós: Ambiente agradável. Boa localização. Existe um bom relacionamento com colegas. Nunca atrasaram pagamento de salário. Boa comunicação com a coordenação. Boa empresa para início de carreira, porém não deve-se fincar raízes.

Contras: Não há plano de carreira. Alta tendência de favorecimento por "puxação de saco". Salário abaixo da média. Trabalho repetitivo. Gera poucas oportunidades no mercado com a experiência que se adquire na empresa. Dificilmente alguém é promovido por competência.

Conselhos para presidência: Reconhecer o funcionário dedicado e com boas capacidades. Dar novas oportunidades aos funcionários que se destacam. Ser transparente quanto ao plano de carreira inexistente e no que eles podem vir a somar na empresa. Além de ouvir os feedbacks, abraçar algumas ideias. Ao menos reconhecê-las. Diminuir a burocracia interna. Transformar-se num ambiente ainda mais agradável para se trabalhar. Deixar de castrar e limitar a vida do empregado com medo de sofrer mais processos trabalhistas, pois isso acaba tornando o trabalho ainda mais chato e desmotivante.

Empresa mal administrada ou mal intencionada

Prós: Analistas muito unidos, ambiente agradável de trabalho, salário em dia. Preciso continuar escrevendo para dar 140 caracteres, mas não tem mais nada de bom pra falar

Contras: Não olha para os funcionários, não premia o desempenho diferenciado dos que merecem, não tem clara a política de promoção, não fornece feedback, premia a malandragem de alguns analistas sendo omissa e sobrecarregando os que realmente trabalham duro.

Conselhos para presidência: Pare de tratar seus funcionários como coitados acomodados que não merecem nada além do que o salário miserável que vocês pagam. Repasse o valor total do salário de cada analista que vocês recebem da LG para os mesmos, e não os 50% que vocês adotam. Valorize seu material humano e ele valorizará sua empresa. Parece que sua política de desvalorização dos seus funcionários não é falta de verba e sim estratégia para pagar sempre o menor valor possível, independente da rotação que isso ocasione.

Brisa

Descrição:A Brisa dedica-se, atualmente, ao desenvolvimento de projetos de P&D, ao teste de softwares (celulares, tablets, computadores, rastreadores, impressoras, etc.), à consultoria técnica e estratégica, ao desenvolvimento de softwares e soluções customizadas para nossos clientes, inclusive soluções de governo eletrônico, ao suporte às empresas para a gestão da introdução de tecnologias novas e/ou críticas para seus negócios, bem como a implantação de soluções que melhoram o desempenho e o resultado das empresas e órgãos de governo. Tudo isso alinhado ao seu objetivo Estatutário de realizar o desenvolvimento institucional de organizações públicas e privadas.