Como é trabalhar na Bridgestone?

Uma empresa éticamente excepcional onde suas prioridades são seus funcionários e clientes

Prós: Reconhecimento profissional e alta possibilidade de crescimento dentro do processo produtivo onde todos os integrantes de uma forma comprometida pode crescer e elevar seu nível hierárquico.

Contras: Eu como funcionário não tenho do que reclamar uma vez que tudo o que possuo vem desta empresa, seus benefícios, e suas oportunidades a mim dadas.

Ficará parada no tempo sem conseguir acompanhar realidade do mercado.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: A empresa começou a se preocupara mais no bem estar e satisfação dos funcionários, algo mal existia antes de 3 anos atras, tentando unificar o tratamento em todas as unidades.

Contras: Há muita burocracia e regras internas que demoram e dificultam o processo para bom funcionamento/fluxo do trabalho. Há muito favoritismo dos chefes que influencia negativamente na carreira profissional dos subordinados e não transparência do diretriz da empresa para funcionários.

Conselhos para presidência: Deverá seguir mais filosofia japonesa vez de americana. E enquanto mantiver velha guarda com mentalidade de funcionário publico por achar que não há substitutos, os bons funcionários irão embora e sobrarão somente clone dos gerentes burocráticos.

No geral, uma experiencia muito boa.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Santo André, SP

Prós: Empresa de porte imenso, excelentes possibilidades de melhoria em outros idiomas (Ingles Espanhol), alem de salarios compativeis com o mercado.

Contras: Algumas funcoes que acessavam a fabrica nao dispunham de epi's adequados, e a possibilidade de desenvolvimento era muito baixa, pois varios lugares eram ocupados por funcionarios muito antigos.

Conselhos para presidência: Melhorar as condicoes de trabalho, e tambem estabelecer um plano de carreira mais efetivo.

Liderança pouco preparada para lidar com gerações mais jovens

Gerente de Recursos Humanos (RH)Ex-funcionário, saiu em 2016

Santo André, SP

Prós: clima de trabalho, benefícios, equilíbrio e qualidade de vida, remuneração e ferramentas de RH, localização, comunicação aberta, trabalho em equipe

Contras: Poucas oportunidades de desenvolvimento para profissionais de alto potencial, a gestão de desempenho não é focada em resultados, mas sim em relacionamento . Os profissionais que crescem na empresa possuem muito tempo de empresa, o que reforça a valorização do tempo de empresa em detrimento do desempenho e meritocracia. Turno ver alto no RH, gestão pouco estratégica, não preparada para gerenciar profissionais mais jovens, há muitos conflitos entre gerações.

Excelente

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Benefícios, clima organizacional, líderes, colegas de trabalho, salários, ferramentas de trabalho!

Contras: Indefinição de critérios para atuação de diferentes canais de vendas gerando conflitos e divergências entre áreas de forma desnecessária e nociva.

Conselhos para presidência: Valorizar mais os talentos internos e evitar o canibalismo entre os canais de vendas da empresa.

Poderia ser melhor ...

Santo André, SP

Prós: Empresa próxima a região do ABC o que gera uma oportunidade para quem prefere trabalhar na região. Possui um pacote de benefícios razoável como seguro, convenio, desconto em universidades, plr, convenio.

Contras: A Bridgestone é uma empresa com grande potencial, porém tropeça na burocracia, processos simples demoram décadas para serem concluídos o que impacta seriamente no andamento das tarefas do dia a dia. Se o processo for um tanto complexo, boa sorte, pois será necessário doses diárias de muita paciência, totalmente surreal. Além disso, a contradição reina em alguns conceitos, o típico faça o que eu digo, mas não o que eu faço, exemplificando, voce participa de um treinamento no RH sobre alguns conceitos valorizados pela empresa, como cordialidade e respeito, no dia seguinte a pessoa que ministrou o treinamento, passa pelos outros funcionários, olha na cara deles e baixa a cabeça para não falar um simples bom dia, totalmente inacreditável uma atitude dessa. A empresa almeja ficar entre as melhores empresas para se trabalhar, mas sinceramente, está muito distante, tem um longo caminho a percorrer se quiser conquistar tal feito.

Conselhos para presidência: Seja transparente com os funcionários, valorize mais o capital humano, pois sem ele com certeza a empresa não existiria. Acabe com a burocracia ou ela acaba com o negócio

Muito satisfeito com a Bridgestone

Auxiliar de Produção

Santo André, SP

Prós: Oportunidade de crescimento do empregado, uma boa estrutura empresarial, conservação de valores morais e de ética do trabalhador visando também a segurança e o meio ambiente da ciclovisiança.

Contras: Não me deparei com nenhum ponto negativo no momento.

Uma boa empresa para se trabalhar.

Estagiário de Comunicação InternaEx-funcionário, saiu em 2011

Camaçari, BA

Prós: A organização; As claras definições de processos e procedimentos; A forte cultura organizacional. O fato de ser uma filial com valores já bem construídos na matriz.

Contras: Falta de maturidade de alguns gestores, que muitas vezes misturavam seus interesses pessoais com os profissionais, desmotivando assim os funcionários.

Conselhos para presidência: Observar o nível de maturidade dos gestores.

Muitas oportunidades, poucas pessoas preparadas para elas.

Coordenador

Santo André, SP

Prós: Convivência com colegas pacífica. Pacote de benefícios razoável. Contato com diversos países.

Contras: RH completamente desconectado da realidade das áreas. Mentalidade da gestão ainda muito antiga.

Conselhos para presidência: Fóruns reais para ouvir funcionários sem interferência da média gestão/diretoria.

Líder de mercado, mas necessita investir mais em inovação, tecnologia e bem-estar dos funcionários.

Santo André, SP

Prós: Os pontos positivos a serem mencionados é que é uma empresa líder de vendas de pneus para caminhões e pneus agrícolas. Proporciona bons benefícios aos seus funcionários como Assistência Médica, Auxílio Farmácia, Seguro de Vida e Refeitório próprio. Apresenta boa localização.

Contras: A empresa não preza muito pela limpeza e segurança do ambiente de trabalho. A área fabril, em especial, a dos Banburys, é muito suja e não apresenta climatização. A fábrica, em si, não apresenta climatização e é muito antiga com equipamentos antigos, o que requer um alto investimento em tecnologia e inovação. A cultura da empresa é muito antiga e rígida, falta investimento em inovação e em uma cultura mais amigável e acolhedora. Os estagiários recebem pouco treinamento (em média de 2 a 4 treinamentos por ano) e não possuem um plano de estágio e de carreira estruturado. Os estagiários recebem por hora, isto é, não recebem em feriados e/ou emendas.

Conselhos para presidência: Investimento em tecnologia, inovação, mudança de cultura, limpeza, segurança e bem-estar dos funcionários, incluindo terceiros, jovens aprendizes e estagiários. Incluir um plano de estágio mais elaborado, estruturado, com mais treinamentos e plano de carreira. Mudança de método de pagamento para estagiários, de horista para mensalista.

Bridgestone

Descrição:Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior empresa de pneus e borracha do mundo. Além de pneus para utilização em uma ampla variedade de aplicações, a Bridgestone também atua nos segmentos de molas pneumáticas; produtos químicos para aplicações em construção civil, como materiais de impermeabilização; borracha industrial; e artigos desportivos, entre outros. Seus produtos são vendidos em mais de 150 países em todo o mundo. No Brasil, a fabricação de pneus das marcas Bridgestone e Firestone está distribuída nas unidades de Santo André (SP) e de Camaçari (BA). A companhia possui também duas fábricas de bandas de rodagem e partes de borracha para reforma de pneus, instaladas em Campinas (SP) e Mafra (SC).