Como é trabalhar na Bradesco?

O mito do encarreiramento

EscriturárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Reconhecimento do funcionário
    Salários pagos em dia

Contras: O mito do encarreiramento
    Funcionários aposentados trabalhando, impedindo novos de trabalharem no setor
    A promoção interna. Só há promoção para a rede de agências.
    Passei por alguns processos internos, onde sempre fiquei em banco de dados. Esses tais bancos de dados são confusos e voláteis. Sempre tive boas avaliações finais nas minhas etapas de encarreiramento interno, mas nunca ganhei a oportunidade de conseguir vagas internas.

Conselhos para presidência: Meus conselhos seriam mais transparência nas avaliações para o recrutamento interno. Muitas vezes os candidatos a vaga já entram na dinâmica com um certo conforto por ser amigos dos avaliadores. Aconteceu comigo uma vez, e gostaria de relatar.

Estava participando da dinâmica interna da monitoria. Passei com certa ressalva na primeira etapa da dinâmica. Depois havia a segunda parte do processo que era desenvolver uma redação com o tema "A importância dos feedbacks". Na mesma época fazia pós graduação de Pedagogia Empresarial e estávamos vendo muito este tema em sala de aula. Acredito ter desenvolvido um bom texto. Estava bem estruturado e acredito ter sido clara no tema proposto.

Depois desta segunda etapa cumprida, as avaliadoras psicólogas haviam dito que a redação não era eliminatória, ou seja, todos os selecionados para a etapa da redação seriam selecionados para a entrevista com os gestores.

Na entrevista, acredito que tenha demonstrado certo nervosismo justamente por ansiar a vaga de monitoria. Mas, consegui me expressar bem aos gestores e mais uma vez tinha sido clara nos meus propósitos.

Depois de quase um mês, chega meu feedback. Para minha surpresa, o feedback não foi dado pelos entrevistadores e sim por uma funcionária que não nos havia dado a dinâmica e mal sabia do processo.

A resposta que me deram é que minha redação estava confusa e mal construída. A partir disso senti um desconforto tremendo, visto que a minha redação estava bem redigida, que não poderia ter sido eliminada por ela, (segundo as psicólogas) e que meu feedback fora passado por uma funcionária totalmente alheia ao processo.

Disseram que fiquei em banco de dados da monitoria. Nunca consegui entender muito bem a lógica deste banco de dados. Às vezes dizem-nos que o banco de dados é para aquela vaga específica, ou seja, caso haja necessidade de algum funcionário para esse cargo não abre-se um novo recrutamento e sim, procuram no banco de dados o funcionário que aguarda ser chamado. Às vezes nos dizem que estamos em banco de dados do banco. Ou seja, concorrendo com todos os outros funcionários que aguardam uma vaga em qualquer setor.

Isso nunca aconteceu comigo. E vi outro processo da monitoria sendo aberto. Depois disso, me desanimei com a dinâmica tanto da capacitação quanto da Gestão de pessoas.

Acredito que tenha sido uma boa funcionária. Sempre participava dos eventos de qualidade e posso dizer que o Bradesco me proporcionou muita experiência no que se refere ao atendimento ao cliente. Passei por algumas carteiras dentro do Fone Fácil. Trabalhei no SAC e no Atendimento às agências e gostava muito do ambiente de trabalho.

Como não me sobrava escolha e minhas esperanças já estavam arrefecidas, fui para a rede de agências. Não me adaptei e infelizmente não faço mais parte da organização.

Só escrevi isto porque senti que vocês precisariam saber. Em todos os feedbacks diziam que era educada, que tinha um excelente vocabulário, que sabia ouvir. Mas nunca me quiseram em departamento nenhum.

Acredito que a área da capacitação supervaloriza quem mais precisa da carreira, mesmo que o candidato não esteja preparado. Só digo a vocês que eu também precisava do cargo, e fui bastante ignorada no final por vários funcionários da área humana.

Sou licenciada em inglês/português e pós graduada em pedagogia empresarial. Quem avaliou minha redação afirmando não estar bem redigida não era sequer professor, muito menos habilitado em redação. Portanto sugiro que tirem este etapa de redação, a não ser que um profissional habilitado a corrija.

Só digo tudo isso porque gostaria de ajudar a empresa a ser mais clara nos recrutamentos internos. Para que os demais não tenham desconfiança como eu tive. Só para concluir, uma das pessoas que ganhou a vaga era um supervisor amigo do gestor da monitoria.

Sempre gostei de trabalhar no Bradesco e foi um pesar muito grande quando sai. Quando fui trabalhar na agência as coisas só pioraram. Os funcionários cegos por baterem metas comerciais, ludibriam o cliente e fazem disso uma filosofia.

Vi que não me encaixava mais. Portanto, só tenho a agradecer o tempo em que estivesse na Organização e nas experiências que ganhei. Mas espero, de coração, que o Bradesco melhore sua transparência (de fato) quanto ao encarreiramento.

Bradesco