Como é trabalhar na Bradesco?

Procurando contribuir...

Gerente Exclusive

Prós: Solidez de mercado; Razoável valorização do emprego do funcionário (em algumas empresas, trabalha-se com a "corda no pescoço"); Plataforma de treinamento on-line de fácil acesso; Boas instalações em sua maioria.

Contras: Gestão das rotinas operacionais por gestores e inspetores realizadas de forma arcaica e radical; processos de RH ocultos (por mais que estejam a partir desse ano disponíveis para a rede), sem quem indique, praticamente ninguém cresce; Filosofia ultrapassada em alguns aspectos; Apoio financeiro zero a cursos externos de qualificação profissional, pós-graduação e/ou idiomas, no que diz respeito aos funcionários da rede de agências e a muitos departamentos. Nos segmentos de mais alto nível, existe auxílio, mas, somente lá. Dá-se a entender que o objetivo do banco é que os funcionários da rede de agências tenham conhecimento e cultura apenas em nível básico. Ocultação total de informações quantos às possibilidades de carreira internacional.

Conselhos para presidência: Vem se modernizando e caminhando na trilha certa, mas, precisa-se acelerar um pouquinho mais esses passos. O sucesso continuará sendo rotina. Revisão da filosofia sobre o financiamento à educação do funcionário deve mudar. O banco perde gente boa por esse motivo. Quanto aos processos de recrutamento interno e à transparência deles, idem (principalmente no que diz respeito às possibilidades de carreira internacional pelo banco). Deve-se também melhorar a liberdade de acessos aos sistemas e rotinas operacionais na organização e, principalmente na rede de agências. Tem-se uma rígida inspetoria no banco, que poderia muito bem fiscalizar e controlar o trabalho dos funcionários sem as fortes restrições existentes hoje, que costumam alienar os gestores e dificultar o trabalho em algumas ocasiões. Continuem com a valorização do emprego do funcionário, fazendo sempre diferente da concorrência, fazendo melhor! Deveria-se também pensar em como mostrar mais ao mercado os excelentes serviços disponíveis. Os concorrentes se desdobram para apresentar qualquer mínima modernidade que vêm à tona como inovação, sendo que, na verdade, o Bradesco já trouxe há algum tempo, como pioneiro. Quanto à remuneração (significativamente abaixo da média do mercado), acredito que possa ser revista para incentivar mais o funcionário. Não necessariamente deve-se aumentar muito os ordenados mas, o comissionamento sobre as conquistas dos funcionários, diariamente realizadas, ou o pagamento de variáveis por reconhecimento, periodicamente, são excelentes ferramentas para estimular o funcionário a produzir mais e, simultaneamente, sendo mais feliz e incentivado. Apesar dos apontamentos acima feitos, afirmo que o Bradesco já é uma ótima empresa para sonhar e realizar. Acredito que as melhoras que proponho são similares as de muitos e, tenho fé, de que logo serão realidade, fazendo assim, de nossa empresa, um lugar ainda mais excelente para se trabalhar, crescer e consolidar. Meu pai trabalhou e cresceu nessa empresa e, sinto-me feliz e orgulhoso por também poder viver essa realidade. O próximo desafio é me consolidar e perpetuar na empresa, sempre crescendo e trabalhando muito.

Bradesco