Como é trabalhar na Bradesco Seguros?

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Excelente ambiente de trabalho (dependendo do setor de atuação). Eu gostei muito da cultura da empresa, raramente aqueles que ocupavam cargos gerenciais ou de diretoria estavam no setor apenas por indicações políticas. Eram profissionais que tinham uma longa história na empresa e isso eu admiro bastante. Tambem gostei do fato de não ter presenciado disputas desleais entre os funcionários buscando promoções, coisa que eu eu vi de maneira recorrente em outras empresas em que fui colaborador. No geral as pessoas se ajudam bastante. Caso seja um funcionário iniciante ou um funcionário já com uma proposta de nivel gerencial, é uma empresa em que se aprende bastante.

Contras: O salário comparado com funções semelhantes no mercado deixa muitissimo a desejar. Existem poucas oportunidades de crescimento profissional, pois a estrutura organizacional é muito rígida. Dificilmente surgem novos setores que justifiquem a promoção do funcionário através do crescimento organico. Em muitos casos, vi funcionários de nivel gerencial acumulando funções após a reestruturação dos setores da empresa, o que deixava o equilibrio vida pessoal-profissional bastante, mas bastante comprometido. A diferença salarial entre os funcionários não se justificava por critérios objetivos (bem isso de fato acontece em quase todas as empresas, mas neste caso as situações eram bem recorrentes). Algumas vezes vi profissionais com mais de 20 anos de casa recebendo salários inferiores aos novatos. A estrutura hierarquica é muito verticalizada e por isso uma boa parte das vezes é muito dificil delegar tarefas, pois os funcionários não tem uma perspectiva de crescimento (a não ser que você saia da empresa e deixe a posição em aberto). Os gestores não possuiam muita liberdade para dar promoções salariais a seus funcionários uma vez que tais decisões vão para a análise do conselho de diretores (isto se justificaria em empresas menores, mas não em uma empresa do tamanho da Bradesco).

Conselhos para presidência: Bom, o fato de não existir um plano de carreira para os funcionários é um grande complicador para reter um bom funcionário. Esse é um problema crônico, pelo menos nos setores mais sensíveis da empresa. Um baixo salário é até justificável para um securitário em inicio de carreira, mas não é justificavel um funcionário com mais de 25 anos de casa receber menos que um iniciante. Mesmo para um gestor, é bastante complicado convencer um funcionário que recebeu uma proposta de uma concorrente a permanecer na empresa pois para ele as perspectivas de crescimento são muito baixas. Assim sendo, a unica ferramenta que um gestor possui para reter um funcionário essencial nas atividades diárias é o poder do convencimento. Dar maior liberdade aos gestores na elaboração do budget do setor, descentralizar a criação de ferramentas para otimizar o trabalho, oferecer salários um pouco melhores para os profissionais pleno-senior (caso essas funções existissem) corrigiria algumas distorções evidentes em termos salariais. Em contra-partida o ambiente de trabalho é muito, muito bom, mas infelizmente um excepcional ambiente de trabalho não retém talentos, ou indica que a empresa esteja muito preocupada com a meritocracia como forma de ascensao profissional dos mais jovens.

Bradesco Seguros

Descrição:Fundada em 1935, e atenta a diversas necessidades, atua nos ramos de Automóveis, Ramos Elementares, Seguro Saúde, Capitalização, Seguros de Vida e Previdência Complementar.
Ao longo de sua história a Bradesco Seguros vem trilhando uma trajetória marcada por um sólido crescimento. Com uma ampla estrutura de proteção em todo o território nacional, oferece a seus quase 47 milhões de clientes uma moderna estrutura de atendimento por meio de suas Centrais de Atendimento Telefônico, Internet, 210 dependências próprias e 34 mil corretores ativos, além de contar com a rede de mais de 4,7 mil agências do Banco Bradesco.