Como é trabalhar na The Boston Consulting Group (BCG)?

Recomendo a empresa, mas você precisa estar disposto a comer alguns sapos e trabalhar muito.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambientes e valores muito bons, todos são muito dedicados e querem te incluir no grupo assim que você entra. Além disso, o salário inicial também é muito alto se comparado com outras empresas do ramo.

Contras: Muitas pessoas da empresa possuem certo "nariz em pé", fato que pode ser percebido desde as palestras iniciais de convocação para processo seletivo. Trabalha muito tempo e não recebe tanto quanto mercado financeiro.

Altamente recomendável. Oi

Prós: Pessoal super pé no chão, amigável e divertido. A cultura é colaborariva e pouco hierárquica. Aprendizagem contínua através de desafios recorrentes. Ótima compensação.

Contras: São muitas horas de trabalho e bastante pressão. Precisa ter sangue frio e calma. Na eventualidade, precisará trabalhar no final de semana ou virar uma noite ou outra.

Uma empresa excelente para começar e alavancar a carreira!

Consultor

Prós: 1 - Ambiente de muito aprendizado (on the job e via treinamentos, patrocínio MBA, etc.) 2 - Oportunidade de trabalhar com pessoas incríveis 3 - Bom pacote de remuneração e benefícios

Contras: 1 - Muitas horas de trabalho (algumas vezes comprometendo finais de semana) 2 - Ambiente de incerteza (pouca visibilidade se daqui há 3-4 meses você estará em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, algum lugar pelo Nordeste, interior do interior, na África, no Oriente Médio) --> para alguns pode ser um ponto positivo! 3 - Muitos líderes não comprometidos na melhoria contínua do ambiente de trabalho

Conselhos para presidência: Quem entra na empresa sabe aonde está se metendo, porém isso não quer dizer que não deve haver esforços contínuos de maior visibilidade, planejamento e melhoria do work life balance.

Excelente lugar para trabalhar

Gerente

Prós: Ambiente de trabalho: colaborativo, meritrocrático e com profissionais super qualificados. Projetos bastante diversos, constante interação com consultores do do mundo inteiro e grandes oportunidades de carreira internacional

Contras: Picos de trabalho podem ser muito intensos em alguns momentos. Qualidade dos resultados deve ser sempre altissima, fazendo com que equipe sempre esteja trabalhando focada em gerar valor e resultados de qualidade para os clientes

Melhor empresa de consultoria para trabalhar no Brasil!

Project Leader

Prós: Ambiente de trabalho altamente colaborativo. Profissionais extremamente talentosos e motivados. Liderança exemplar. Grande flexibilidade no caminho de carreira: grandes oportunidades de mobilidade geográfica, oportunidades de trabalhar em tempo parcial. Ambiente empreendedor: middle management tem grande papel de criar, fomentar e desenvolver novas linhas de negócio.

Contras: A empresa poderia ser mais ágil respondendo a mudanças no mercado de salários - hoje em dia dinâmica costuma ser responder a aumentos das concorrentes ao invés de proativamente corrigir poder de compra dos consultores.

Ambiente fomentador de excelente profissionais

Prós: O trabalho é muito dinâmico e a hierarquia extremamente irrelevante no dia a dia, cenário no qual pode-se contatar sem medo um sócio do outro lado do mundo para receber um insight que ele possui.

Contras: Como toda consultoria, a carga de trabalho é relativamente maior do que em outras funções, no entanto com o passar do tempo, o colaborador acaba adotando posturas para mitigar essas longas horas, porém, não as evitando.

Cultura e ambiente incríveis para crescer e se desenvolver em um trabalho dinâmico e desafiador

Gerente de Projetos

Prós: A cultura e o ambiente são grandes diferenciais do BCG, especialmente em comparação com outras consultorias. Estímulo e suporte ao desenvolvimento, preocupação com qualidade de vida, programas formais de flexibilidade na carga de trabalho são alguns dos elementos que justificam isso. É também possível trabalhar em uma série de indústrias e empresas, o trabalho é desafiador e estimulante, o crescimento na carreira é muito rápido e o pacote de remuneração é excelente.

Contras: Apenas elementos típicos do trabalho em consultorias: alguns projetos podem ter carga de trabalho elevada, interações mais estressantes com clientes ou assuntos menos interessantes, mas com certeza não é a regra.

O BCG é um lugar fantástico, com pessoas incríveis e aprendizado intenso!

Consultor

Prós: - Pessoas brilhantes e cooperativas tornam o ambiente de projeto incrível! - Projetos são sempre desafiadores e envolvem assuntos estratégicos e chaves para o cliente. - Tratamento interno é sempre respeitoso - Remuneração e benefícios são bons - Apoio e suporte financeiro ao MBA é excelente

Contras: Carga de trabalho é alta devido a natureza dos projetos - geralmente desafios chave para a empresa, que não conseguem resolver internamente. Mas o BCG tem mecanismos para mapear e conseguir endereçar esse desafio de work-life balance - em alguns projetos com resultados positivos.

Ótima empresa para se trabalhar!

Senior Associate

Prós: Ambiente da empresa muito colaborativo (todos se ajudam bastante), trabalho bastante dinâmico e benefícios extraordinários.

Contras: Horas de trabalho acima da média de empresas que não estão no ramo de consultoria. Em compensação, o ritmo de crescimento e aprendizado é muito mais acelerado.

Melhor empresa para crescimento profissional

Prós: Excelente ambiente de trabalho, com clima agradável e enorme colaboração entre profissionais. Meus colegas possuem todos ótima qualificação, formados por universidades de primeira linha, muitos com MBA e experiência internacional relevante. Os projetos positivamente desafiadores e o impacto gerado nos clientes é evidente - elogios de altos executivos à equipe pelo resultado final são frequentes. O crescimento profissional é bastante acelerado, sendo que um recém-formado pode chegar a cargos de gerência em pouco mais de 4 anos.

Contras: Remuneração ainda pode melhorar, especialmente quando comparada com indústrias de perfil semelhante (ex.: Investment Banking, Private Equity)

The Boston Consulting Group (BCG)

Descrição:A Boston Consulting Group, também conhecida como BCG, é uma empresa de consultoria empresarial fundada em 1963, considerada uma das principais consultorias do mundo em estratégias de negócios. Após anos atendendo o mercado brasileiro remotamente, abriu um escritório em São Paulo em 1997. Em 2010, ampliou seu mercado, abrindo um escritório no Rio de Janeiro.