Como é trabalhar na Bosch?

Boa experiência

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ótimo local de trabalho e convivência, salário e benefícios compatíveis com os oferecidos no mercado atual. Possibilidade de efetivação e bons benefícios.

Contras: Nenhum .

Empresa ruim para se trabalhar

Analista AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2018

Campinas, SP

Prós: A empresa tem nome forte no mercado de trabalho e passa a impressão de ser boa para se trabalhar e fazer carreira, mas é uma impressão falsa

Contras: Gestão é muito autoritária, manipulado e não fala com todos os membros da equipe, deixando algumas pessoas de escanteio. Somente as pessoas mais próximas da alta gestão é promovida

Conselhos para presidência: Capacitar os gestores para serem líderes e cobra-los por isso para que o clima no ambiente de trabalho fique mais leve mesmo com alta demanda de trabalho como normalmente acontece.

Empresa muito boa, trata bem seus funcionários, porém demora-se para crescer

Campinas, SP

Prós: Uma boa valorização dos funcionários, existe possibilidade de fazer home office, gestores para cada time, treinamentos e capacitação dos funcionários e sem trabalho fora de turno

Contras: Progressão de carreira demorada, leva se alguns anos para subir de cargo, alta burocracia para se conseguir alguns acessos e permissões, levando a ser demorado atividades simples

Empresa inovadora

Assistente de Recebimento Fiscal

Joinville, SC

Prós: Ótimo ambiente para se trabalha, tudo limpo e muito organizado os problemas possuem rápidas resoluções, oferecem boa estrutura para trabalhar como um bom sistema e um bom computador.

Contras: As pessoas são bastante fechadas, mas faz parte da cultura da empresa no começo assusta porém após um tempo é possível fazer ótimas amizade e ter um ambiente de trabalho agradável

Conselhos para presidência: Os eventos possuem orçamentos bastantes enxuto e o pessoal sempre sai reclamando, falta mudar um pouco a cultura do ambiente para as pessoas terem mais oportunidades de interagir e serem mais unidas.

Boa empresa para se trabalhar

Planejador de QualidadeEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Oferece qualidade de vida aos seus colaboradores, a jornada de trabalho em geral é respeitada. Bom salário e benefícios. Oferece uma grande variedade de cursos online aos colaboradores, oportunizando aprendizagem. Não faltam recursos para os colaboradores desenvolverem suas atividades. Acesso a tecnologias e equipamentos de nova geração.

Contras: Baixa autonomia e lenta, pois a chefia está envolvida em todos os assuntos e decisões. Não é aberta a mudança, contratam pessoas jovens para dar continuidade a sua cultura. Não aceitam opinião de colaboradores com experiências externas à Bosch, pois se consideram benchmarking. Avaliação 360° geraria benefícios a gestão.

Bom lugar para estagiar

EstágioEx-funcionário, saiu em 2019

Campinas, SP

Prós: Oportunidade de estágio internacional. Muito aprendizado. Estagiário também recebe PLR. Eventos são frequentes. Estagiário trabalha somente 6 horas por dia!

Contras: Empresa um pouco engessada. Nos últimos anos passou por corte de custos somado a demissões. Empresa com grande número de estagiários. Salários um pouco abaixo da média e grande volume de trabalho.

Conselhos para presidência: Deveria haver uma maior preocupação com o funcionário e seu bem estar.

Analista de Controladoria

Prós: Trata bem os funcionários, os benefícios são bons e salário bom. Ótima estrutura de trabalho, refeitório com varias opções para escolha do funcionário e preço bom.

Contras: Não incentivam a busca por profissionalização, não possui benefício de vale alimentação ou vale mercado. Demora no repasse de informações para o time.

Excelente empresa com profissionais competentes.

Ex-funcionário, saiu em 2019

Campinas, SP

Prós: A empresa tem um ótimo ambiente de trabalho e as pessoas são muito amigáveis. Ao contrário do que muitos pensam, por ser uma empresa Alemã, está sempre tentando se adaptar às mudanças globais e possui muita diversidade.

Contras: Os processos dentro da empresa são bastante burocráticos. Apesar de ser inovadora, isso às vezes acaba dificultando a implementação de novas ideias.

Vale a pena se você estiver disposto a aguentar por anos acumulo de funções e baixa remuneração

Assistente de Recebimento FiscalEx-funcionário, saiu em 2018

Joinville, SC

Prós: O ambiente de trabalho é agradável, confortável, conta com bons equipamentos e os melhores sistemas do mercado. Alta flexibilidade nos horários e nos costumes. Benefícios são satisfatórios, em especial o valor do VR que é mais que suficiente para se alimentar bem diariamente. Treinamentos, palestras e Workshops acontecem com frequência boa para o desenvolvimento do funcionário. Boa cultura de respeito, confiança e autonomia ao colaborador. Boas oportunidades de carreira em um longo, bem longo, prazo.

Contras: Todos entram na Bosch com altas expectativas por se tratar de um grupo tradicional de industrias multinacionais bilionárias. Essas expectativas são, exageradamente, aproveitadas pela empresa para sobrecarregar o colaborador de trabalho, pagar salários abaixo do mercado e manter o colaborador em uma lenta, aproveitadora, desonesta e injusta progressão de carreira. É pratica comum na empresa assistentes fazerem trabalho de analista e receberem pouco mais do que um estagiário, o acumulo de funções é, muitas vezes, desumano e chega a beirar a criminalidade. Semanalmente e até diariamente, funcionários precisam ficar depois do horário de expediente para concluírem a carga de trabalho que é hiperdimensionada para a equipe que, injustamente, trabalha muito além do que deveria e ainda assim é criticada por, supostamente, não colaborar o suficiente com a empresa. A empresa prefere economizar algumas dezenas de reais ao invés de manter excelentes funcionários, com anos de empresa, dedicação e experiência. Ser um excelente funcionário também não é o suficiente para ter crescimento dentro da empresa, você precisar ser puxa saco dos gestores, ou então ser amigo deles, falo isso como alguém que fazia parte da panelinha dos "queridinhos" do gestor. Por ser amigo do gestor eu era protegido de criticas e cobranças, enquanto funcionários melhores e mais dedicados que eu, mas que não faziam parte da panelinha, eram, injustamente, cobrados e criticados. Mas se apesar de tudo isso você ainda estiver disposto a trabalhar na empresa, no longo prazo vale a pena. Depois de uns 4, 5 anos você consegue um cargo de analista e aí as coisas começam a melhorar, remuneração melhor, benefícios melhores, carga de trabalho compatível com a função. Uma excelente oportunidade de carreira, podendo ir até para fora do país trabalhar.

Conselhos para presidência: Não limitar tanto o orçamento ao ponto de colocar os setores sob pressão desumana, incompatível e intangível . Valorizar melhor financeiramente os bons funcionários e ser mais severo com os funcionários displicentes que servem de mal exemplo ao resto

Excelente

Chefe

Campinas, SP

Prós: Estabilidade, benefícios, bons salários, possibilidade de expatriação, vasta gama de treinamentos, eventos de integração e motivacionais, grande possibilidade de movimentação cross-functional. Excelente pacote de benefícios. É uma empresa de grandes Valores!

Contras: Burocracia, processos engessados, machismo, forte hierarquia institucionalizada, .

Conselhos para presidência: Apoiar a causa das mulheres, pois por ser uma empresa de engenharia, se torna algumas vezes machista.

Bosch

Descrição:A história de sucesso da Bosch no Brasil iniciou-se em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.900 colaboradores e registrou, em 2015, um faturamento líquido de R$ 4.7 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, bem como ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.300 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 375.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2015). A empresa gerou vendas de 70 bilhões de Euros em 2015. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em cerca de 150 países. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 55.800 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 118 localidades em todo o mundo. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é entregar inovações para uma vida conectada. A Bosch melhora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores e concebidos para fascinar. Assim a empresa cria "Tecnologia para a Vida".