Como é trabalhar na Bosch?

Ótima empresa, mau gestores

Ex-funcionário, saiu em 2014

Campinas, SP

Prós: É uma empresa muito boa para se trabalhar , Tendo varias chance de crescimentos profissionais.Basta você estar preparado.É uma otina organização de empresa. Trabalhei nesta empresa na unidade de Campinas sp durante 10 anos e 4 meses em relação ao nome Bosch não tenho nada a reclamar e sim só elogios .

Contras: O que atrapalha a organização Bosch no Brasil são as" famosas panelinhas" ou melhor os padrinhos de cabide de empregos. Os que trabalham e tem potencial, não tem valor e não tem oportunidades de crescimento. E favorecem pessoas que não tem potencial para atuar em algumas funções. Outro fator injusto ,por muitos supervisores, é a valorização daqueles que participam de suas vidas pessoais,portanto se você tem afinidades ( festinhas... Churrasco... futebol ... apadrinhamentos..),terá o seu emprego garantido.Isso eu afirmo ,pois em uma das minhas avaliações na empresa , fui orientado a fazer parte deste grupo contra minha vontade. por isso que a qualidade dos produtos Bosch vem perdendo a qualidade e mercado ,devido a falta de qualificação profissional.

Pode ser boa ou ruim, depende do time

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2012

Campinas, SP

Prós: A remuneração e benefícios são acima do mercado, principalmente para estágio. Muitos estagiários e funcionários conseguem a oportunidade de trabalhar no exterior, fazer cursos e treinamentos, ir a eventos e etc, o que acrescenta muito na formação profissional. Há bons funcionários e gestores, que impulsionam a inovação na empresa. Os horários são parcialmente flexíveis para funcionários, mas nada flexíveis para estagiários, que são proibidos por lei de fazer mais de 6 horas/dia, a empresa cumpre muito bem essa exigência e não abusa dos estagiários.

Contras: Apesar de alguns conseguirem boas oportunidades inclusive no exterior, raramente há vagas para efetivação de estagiários, tem que ter a coincidência de alguém estar sendo transferido / desligado. Ainda que haja um esforço de alguns para inovação, a cultura ainda é muito engessada e burocrática. E também existem gestores ao contrário, completamente conservadores e inflexíveis.
    A falta de flexibilidade de horários para estagiários, apesar de evitar abusos, também complica àqueles que ainda tem aulas ou compromissos inadiáveis. O mais estranho é que tem times que apresentam todos os prós citados acima e tem time que não apresenta nenhum, há uma falta de regularidade no que é ou não aplicado pelos gestores.

Conselhos para presidência: Desburocratizar um pouco para inovar. Divulgar melhor aos gestores as políticas de liderança e incentivo ao funcionário, de forma que na maioria dos times se encontre diretrizes parecidas.

Gato por lebre

Campinas, SP

Prós: A empresa como instituição tem um cultura maravilhosa e as ações realizadas pelo Instituto Robert Bosch são ou deveriam ser motivos de orgulho para os funcionários.
    A remuneração é boa e existe uma abertura muito grande para se trabalhar em outros países.

Contras: Apesar de a cultura da empresa ser sólida e as políticas estarem se flexibilizando no papel, na prática o RH permite que cada gestor faça o que bem entenda, gerando um tremendo descolamento entre o que a empresa oferece e o que o chefe permite. As regras são muitas e muito claras, mas na prática não existe nada nem ninguém que proteja o funcionário de um chefe ruim.
    O profissionalismo também não é incentivado em alguns setores e, muitas vezes, as pessoas fazem algo se gostam ou não de quem está pedindo, não por que é necessário. A velha "camaradagem" é essencial mesmo para conseguir a mais básica colaboração.
    Outro ponto importante é a cultura de burocracia e a importância quase militar dada à hierarquia. Não existe autonomia real e tudo sempre depende de alguém um ou dois níveis acima.

Conselhos para presidência: A cultura, os valores e o espírito Bosch são espetaculares! Criem políticas de RH que visem a formação de LÍDERES, não de CHEFES pois esse tempo já passou. Criem mecanismos para avaliar a real satisfação dos funcionários com a gestão pois o funcionário sufocado não consegue exercer a plenitude da sua capacidade. Vocês, em princípio, já valorizam seus colaboradores, mas é preciso garantir que isso seja aplicado na prática.

Satisfação

Jovem Aprendiz

Prós: A estrutura e o ambiente de trabalho

Contras: As vezes no café da manhã não tem pão integral

A Bosch caminha para a decadencia moral gradualmente.

Técnico

Prós: Beneficios basicos

Contras: Sistema de gestao falho, centralizadora demais, nao inova em RH, autoritaria, perde espaço de crescimento devido o excesso de burocratizaçao.

Conselhos para presidência: Ser mais flexivel e aberta a inovaçao e renovaçao das lideranças

Empresa idônea porém antiquada.

Campinas, SP

Prós: Idoneidade da organização. Estabilidade.

Contras: Pacote de benefícios. Burocracia. Gestão antiquada. Recursos tecnológicos. Processos engessados. Falta de reconhecimento profissional. Falta de transparência com processos de promoção.

Conselhos para presidência: Melhorar processo de avaliacao de desempenho e bonus. Promocao por meritrocracia. Desburocratizar. Gestao open minded que respeitem e pratiquem de verdade a diversidade. Diminuir o autoritarismo.

Empresa ótima com funcionários não tão ótimos

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Campinas, SP

Prós: Localização (próximo a Rodovia Anhanguera), vale refeição ótimo, possibilidade de carreira internacional, principalmente na Alemanha, empresa pioneira e referência nos seus setores de atuação.

Contras: Funcionários não colaboram uns com os outros, como se vivessem em casulos onde só o próprio serviço é o que importa. Alto grau de individualismo para uma empresa que quer conectar o mundo com a IoT.

Ótimo lugar para se trabalhar, com muitas oportunidades de crescimento.

Analista de Marketing Júnior

Campinas, SP

Prós: A cultura da empresa dá muita liberdade ao funcionário, o valorizando sempre. As pessoas são muito abertas e é um ambiente ótimo para se trabalhar. É facil conciliar a vida profissional e pessoal, podendo-se obter ótima qualidade de vida. A empresa proporciona diversas oportunidades para o funcionário se desenvolver e é uma ótima escola para um profissional em inicio de carreira.

Contras: Por ser uma empresa gigante, alguns processos ainda são morosos e não se adequaram à agilidade que as vezes o mercado necessita. O desenvolvimento de carreira é relativamente lento e carece paciência.

Conselhos para presidência: Acredito ser necessária uma mudança global de cultura, o que já pode ser visto em algumas divisões, é preciso se adequar a agilidade do mundo atual, descomplicando processos morosos e desnecessários, porém sem perder qualidade e respeitando os padrões de legalidade.

Processos rígidos e leis trabalhistas levadas a sério

Analista de Marketing Sênior

Campinas, SP

Prós: Nao querem ter qualquer tipo de problema trabalhista, levam muito a sério as leis trabalhistas, sempre cumprirá adequadamente com suas horas e receberá por cada minuto adicional trabalhado. Possuem plano de carreira. Empresa com foco para trabalho planejado e estruturado.

Contras: Muito rígida com as pessoas e processos, fica "engessada" e perde negócios em alguns momentos. Não possui estrutura adequada pra funcionários, ar condicionado ruim, cadeiras velhas, etc.

Carreira a longo prazo

Engenheiro de Compras Júnior

Campinas, SP

Prós: Cultura empresarial bem formada, estrutura da companhia é consolidada e com estrutura global. possibilidade de crescimento vertical em médio, longo prazo.

Contras: Impossibilidade de Home Office, crescimento vertical é burocrático. Muitos procedimentos internos reduzindo a autonomia do empregado. Baixo PLR

Bosch

Descrição:A história de sucesso da Bosch no Brasil iniciou-se em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.900 colaboradores e registrou, em 2015, um faturamento líquido de R$ 4.7 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, bem como ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.300 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 375.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2015). A empresa gerou vendas de 70 bilhões de Euros em 2015. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em cerca de 150 países. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 55.800 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 118 localidades em todo o mundo. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é entregar inovações para uma vida conectada. A Bosch melhora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores e concebidos para fascinar. Assim a empresa cria "Tecnologia para a Vida".