Como é trabalhar na Bosch?

Engenheiro de ComprasEx-funcionário, saiu em 2011

Campinas, SP

Prós: A empresa garante uma boa estabilidade frente ao mercado. Claro que com a concorrência isso vem mudando, mas ainda assim, é uma boa empresa para quem busca segurança no setor privado. Possui um bom portfolio de treinamentos e bons benefícios. Possui bom salário, mas não é dinâmico para reconhecer quem merece, tendo regras e mais regras para reajustes. Muitos conseguem intercâmbio e viagens internacionais, o que é excelente para quem gosta. Há apoio financeiro ao aprendizado de línguas. A empresa tem boa cultura de compliance, mas o que se vê internamente, e em muitos, casos é que quando ocorre auditoria INTERNA (que seria boa oportunidade de correção de falhas), todos morrem de medo e treinam discurso para não serem pegos em seus deslizes. A empresa possui um clube para os funcionários.

Contras: A empresa tem uma colossal distância entre os gerentes e os demais funcionários. Essa distância traz inacessibilidade e, por parte de muitos gerentes e diretores, um sentimento de arrogância e intocabilidade. Os gestores deveriam ser mais acessíveis, a exemplo do que se vê nos novos mercados dinâmicos de tecnologia. Além disso, a empresa possui burocracia digna de um setor público que, se extirpada, poderia reduzir os quadros funcionais pela metade, trazendo muito maior produtividade e permitindo a seleção e reconhecimento dos melhores talentos, uma vez que bons talentos gastam inúmeras horas com atividades puramente burocráticas (controlando dados em planilhas, preenchendo ppts, montando pastas e correndo atrás de assinaturas físicas no papel). Há resistência na utilização de novas tecnologias de TI, sendo grande exemplo o SAP, que, com todo seu potencial, não passa de uma ferramenta burocrática, tendo que, os setores, fazerem controles paralelos em excel e power point. Por impressionante que pareça, é uma empresa de engenharia que não permite boa ascensão aos engenheiros que nesta área trabalham. Promoções nessas áreas levam mais que o triplo do tempo se comparadas a áreas burocráticas, como finanças.

Conselhos para presidência: Melhorar e tornar mais informal o contato entre gestores e funcionários. Melhorar o uso de ferramentas de TI e desburocratizar. A empresa deveria fazer um bom benchmark com outras empresas, principalmente de áreas de tecnologia. Valorizar mais os engenheiros que trabalham com engenharia, não era meu caso, mas sei que estes merecem e necessitam.

Bosch

Descrição:A história de sucesso da Bosch no Brasil iniciou-se em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.900 colaboradores e registrou, em 2015, um faturamento líquido de R$ 4.7 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, bem como ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.300 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 375.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2015). A empresa gerou vendas de 70 bilhões de Euros em 2015. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em cerca de 150 países. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 55.800 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 118 localidades em todo o mundo. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é entregar inovações para uma vida conectada. A Bosch melhora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores e concebidos para fascinar. Assim a empresa cria "Tecnologia para a Vida".