Como é trabalhar na Bosch?

Bosch: modernidade e tradição em harmonia

Gestão

Campinas, SP

Prós: A Bosch é uma empresa global, com várias possibilidades de carreira e em diversas divisões de negócio. É legalista, focada em processos e valoriza as pessoas que trabalham e criam uma carreira na empresa. Apoia a carreira, bem como encoraja mudanças. Entrei como analista, fui especialista e hoje estou na carreira de gestão. Passa por uma transformação importante e extremamente relevante neste momento, mudando estratégias de negócio (como Internet of Things, por exemplo) além da Transformação Digital, trazendo a modernidade para uma empresa longeva e sólida.

Contras: Um dos grandes desafios é desburocratizar alguns processos e se tornar uma empresa mais ágil. A velocidade de crescimento na carreira também é um ponto a ser trabalhado. Ambos os aspectos estão no radar da empresa neste momento.

Conselhos para presidência: Continuem modernizando a empresa, seus modelos de negócio e mantendo os valores Bosch como alicerce.

Muito ruim de trabalhar

Auxiliar Operacional

Campinas, SP

Prós: Remuneração boa alimentação qualidade de vida segurança trabalho em equipe oportunidades boas cestas de natal boas horas extras a vontade bem remuneradas

Contras: Muita pressao por produção pessoal supervisores sem educação se alguem erra quem eles veem na frente ja vao falando muita reunioes para falar sempre a mesma coisa

Conselhos para presidência: Olhar e tratar com mais reispeito aquele que veste a camisa da empresa

Excelente empresa, de tecnologia de ponta e oportunidades de crescimento pessoal e profissional

Planejador de Projetos

Sorocaba, SP

Prós: Empresa de Alta tecnologia; pesquisa e desenvolvimento avançado de produto; oportunidade de crescimento profissional e desenvolvimento pessoal. Aqui tenho a oportunidade de realizar o que mais amo que é ter contato com a cadeia produtiva desde o fornecedor de matéria prima até o cliente final. Temos a oportunidade de trabalhar em projetos globais, com possibilidades de contato internacional. Nossa opinião é ouvida e implementada para processos locais.

Contras: Uma empresa de grande porte demanda procedimentos para as atividades. Nestes termos em alguns casos perde-se certa flexibilidade em termos de Brasil. Nem sempre os procedimentos globais são claros. O contato com Cap poderia ser melhor otimizado, com a inserção de frequentes eventos de interação entre plantas.

Conselhos para presidência: Em Sorocaba temos o Quality Day. Seria interessante disseminar a cultura deste tipo de evento em todas as áreas, em especial a de Engenharia de Desenvolvimento para promover maior integração as diferentes colunas de negócio

Avaliação RM

Prós: A diversidade de pessoas, é um aspecto bastante positivo e que agrega bastante no que diz respeito a troca de experiencia e uma excelente forma de agregar conhecimento.

Contras: Por ser uma empresa de dimensões gigantes, tende a existir algumas peculiaridades o que de alguma maneira gera aspectos burocráticos em determinados processos.

Ótima empresa para crescimento pessoal e profissional.

Engenheiro Eletricista

Barueri, SP

Prós: A empresa fornece uma boa liberdade de tomada de decisões para o colaborador e isso torna o nosso trabalho mais responsável e desafiador, somos sempre incentivados a praticar a inovação e a fazer treinamentos e workshops para crescimento pessoal e profissional. Oferece boa remuneração em comparação à outras empresas do segmento.

Contras: Falta melhor comprometimento na organização pessoal, onde as vezes a hierarquia não é respeitada e os procedimentos são falhos pois existem muitos cargos de chefia. Falta de comunicação entre alguns setores e disputas internas.

Avaliação Bosch

Analista de Planejamento Pleno

Campinas, SP

Prós: Oportunidades de treinamentos visando o desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador/ liberdade na tomada de decisões / flexibilidade de horário

Contras: Ainda é uma empresa com muitas regras e burocracias / a meritocracia nem sempre é cumprida / processos morosos tanto na operação quanto no quesito desenvolvimento de carreira

òtima empresa

Menor AprendizEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Oportunidade de crescimento, reconhecimento do colaborador, ambiente de trabalho bom, cultura que valoriza as diferenças, valorização da gerência aos funcionários que merecem, comunicação clara e direta da diretoria a respeito do momento e próximos passos da companhia.

Contras: Não vejo muitos. Não paga Vale Alimentação, o que acho que faz falta comparando com outras empresas no mercado. Poderia ter mais oportunidades para os aprendizes serem contratados em algumas áreas ADM e não somente na produção

Boa para começar, difícil de continuar.

Campinas, SP

Prós: Bom ambiente com excelentes profissionais capacitados e uma gama de benefícios muito grandes, até mesmo para estagiários. Alimentação no local é razoável.

Contras: Não investe em seus estagiários, deixa-os meses encostados sem tarefas ou desenvolvimento dependendo da área. A efetivação é quase impossível se não estiver formado e não existe um plano claro de desenvolvimento.

Conselhos para presidência: Contratem mais os estagiários, vocês criam jóias na casa mas valorizam apenas o que vêm de fora.

Foi uma excelente experiência

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Campinas, SP

Prós: Além do conhecimento obtido durante o estagio, obtive valores éticos partilhados pela empresa. É uma empresa com uma longa vivência e têm aspectos culturais que seguem até os dias de hoje.

Contras: Alguns processos são engessados devido à hierarquia envolvidas de outros setores da empresa. Um ambiente mais comunicativo onde as áreas se conversem seria interessante para alavancar os seus propósitos como empresa com foco no crescimento.

Avaliação

Prós: A oferta de oportunidades, a diversidade de pessoas o que proporciona um ambiente excelente para novas descobertas e agregação de valores profissionais.

Contras: Por ser uma empresa, grande e tendenciosa que apresente em alguns momentos processos burocráticos e que podem em algumas vezes dificultar no dia a dia.

Bosch

Descrição:A história de sucesso da Bosch no Brasil iniciou-se em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o Grupo Bosch emprega no país cerca de 8.900 colaboradores e registrou, em 2015, um faturamento líquido de R$ 4.7 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, bem como ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.300 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas.

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 375.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2015). A empresa gerou vendas de 70 bilhões de Euros em 2015. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em cerca de 150 países. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 55.800 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 118 localidades em todo o mundo. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é entregar inovações para uma vida conectada. A Bosch melhora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores e concebidos para fascinar. Assim a empresa cria "Tecnologia para a Vida".