Como é trabalhar na Bombril?

Excelente empresa para início de carreira

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Grande possibilidade de aprendizado para quem está iniciando a carreira, é praticamente uma escola. Funcionários costumam ter carinho pela marca e pelos produtos, sendo que há um grande número de funcionários com muito tempo de empresa. Marca tem nome no mercado. Possibilidade de fazer amizades. Bons benefícios e excelente infraestrutura na planta de São Bernardo do Campo. Flexibilidade para que áreas sejam razoavelmente independentes. Possibilidade de conhecer e conversar com muitos funcionários, independente de cargo. Diretoria e dono sempre presentes na empresa.

Contras: Faltam processos estruturados importantes para a empresa como plano de carreira ou uma política salarial que siga a risca as regras da empresa. Poucos treinamentos para área administrativa, e quando há algum, muitos funcionários não conseguem participar por conta do excesso de trabalho e impossibilidade de deixar a área por algumas horas. Empresa de modo geral é pouco estratégica e atua com pouco planejamento, falta integração entre as áreas e níveis. "Dois pesos, duas medidas" é algo comum: nem sempre uma regra é válida para todas as áreas e todos os gestores, exceções acontecem com freqüência. Há extrema necessidade em conter e reduzir gastos o tempo todo, o que acaba impactando na atuação dos funcionários e áreas, já que muitas ações pré programadas podem ser cortadas ou não aprovadas. Muitos líderes têm pouco conhecimento teórico/acadêmico e atuam de modo pouco profissional na tomada de decisões. Remuneração abaixo do mercado ao comparar com as concorrentes e empresas do mesmo porte. Muitas áreas tem menos funcionários que o necessário para dar conta das atividades, resultando em trabalho além do horário com freqüência: quem fica além do horário ou trabalha em feriados/finais de semana é bem visto pelos líderes, enquanto quem sai no horário pode ser criticado.

Conselhos para presidência: Estruturar a empresa de modo mais profissional, com mais regras e menos exceções. Aumentar integração estratégica entre as áreas. Aumentar a transparência de comunicação dos resultados, metas e objetivos da empresa com funcionários abaixo do nível de coordenação. Estabelecer limite no corte de custos, que pode prejudicar a atuação dos profissionais em suas atividades. Focar na qualidade de vida dos funcionários que trabalham muito além de seu horário e passam o dia "apagando incêndios". Avaliar e treinar melhor as lideranças, principalmente antes de se tornarem líderes.

Bombril

Descrição:Somos a Bombril, uma empresa brasileira com 69 anos de atividade na indústria de higiene e limpeza. Detentora de marcas consagradas como Limpol, Mon Bijou, Sapólio Radium, Kalipto, Pinho Bril, e Pratice, tornou o seu principal produto, a lã de aço, sinônimo de categoria e líder absoluta no mercado brasileiro. Nossas mais de 20 marcas contam com posições muito relevantes de mercado e carregam valores que simbolizam respeito pelo consumidor, excelente relação qualidade/preço e grande versatilidade. Isso é o que garante nossa ‘mil e uma utilidades’. Com mais de 2.500 funcionários, distribuídos em três fábricas localizadas em São Bernardo do Campo (SP), Abreu e Lima (PE) e em Sete Lagoas (MG), temos orgulho de estarmos presentes em praticamente 100% dos lares brasileiros.