Como é trabalhar na BMW do Brasil?

Você trabalha da maneira que lhe encaixa melhor, desde que entregue resultados no prazo estipulado

Araquari, SC

Prós: A empresa busca sempre o melhor do estagiário, dando a ele a oportunidade de trabalhar com pessoas de diferentes níveis hierárquicos horizontalmente, ou seja, de igual para igual. Além de, em algumas áreas, trabalhar com projetos, supervisionados por especialistas para seu próprio desenvolvimento. Outra característica é a média baixa de idade na empresa, dando um clima de descontração e inovação, além da comunicação e sentimento de que boas idéias serão sempre bem vindas.

Contras: O programa de estágio poderia ser melhor estruturado de maneira que desde o início, durante o programa de seleção, os candidatos soubessem quais vagas e para quais projetos estão se candidatando. Atualmente o que acontece é uma neblina de informações um pouco confusas em que, durante o processo seletivo, você não sabe bem quais vagas estão disponíveis, como é o cargo oferecido ou mesmo qual o cargo que está se candidatando.

Conselhos para presidência: Acredito que quando você olha de perto os projetos que seus estagiários estão trabalhando e acredita no potencial que eles podem desenvolver, deixando claro isso a eles, você terá uma maior probabilidade de retenção e dedicação destes talentos que irão se esforçar mais e mais, pois sabem que se arriscarem e caírem, serão elogiados por tentar e não por falhar.

Possibilidades de melhorias.

Operador de Pintura

Joinville, SC

Prós: Tem muitos benefícios, facilidade de ida ao trabalho por conta de transporte fretado, alimentação no local de excelente qualidade e um plano de saúde muito bom.

Contras: Falta estimulo aos funcionários para que estes possam estudar. Poderia ter plano de carreira, poderia ter mais feedback parte da liderança. Falta um diálogo mais aberto entre colaboradores e supervisão no que diz respeito as expectativas dos mesmos em relação aos seus objetivos pessoais e profissionais. Os colaboradores esperam ser ouvidos e gostam de se sentir desafiados a coisas novas, o único meio de estimula-los não é apenas financeiramente apesar de que isso também deve ser observado.

Conselhos para presidência: As necessidades dos colaboradores devem ser ouvidas com mais atenção, o que buscamos não é apenas um retorno financeiro (apesar que isso também é importante), mas possibilidades de realizar objetivos, tanto pessoais quanto profissionais.

Uma empresa composta por amadores improvisando e gestores inexperientes

GerenteEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Subsidia 80% de um MBA após 2 anos de trabalho e solicitação do gestor direto, permite aos funcionários terem um veículo BMW para uso particular com um leasing subsidiado- apesar de caro, plano de saúde de ponta, subsídio para curso de idiomas.

Contras: Salários abaixo do mercado. Normalmente contrata pessoal com um pequeno upgrade no cargo mas sem a contrapartida financeira. Exemplo: tira um analista sênior do concorrente e o contrata como gerente, mas o salário é apenas 10% a mais que o de um analista sênior e 25% abaixo que o de um gerente.
    Alguns benefícios são migalhas: Sorteio de roupas usadas por modelos ou jornalistas em eventos, estando algumas vezes em péssimo estado (cheirando a suor ou sujas de lama / rasgadas) após um Rally por exemplo. Bazar para funcionários com roupas de coleções muito antigas sem giro, empoeiradas, manchadas e cheirando a mofo.
    O RH nunca intermedia conflitos entre o gestor e seus subalternos, agindo como se fosse sempre um incômodo para o RH encontrar um meio termo.
    O RH não permite, por exemplo, que um funcionário deixe de pagar a contribuição sindical. Obriga os funcionários a permitirem o desconto.
    A empresa tem uma política de cargos e salários bastante confusa, em alguns casos com analistas mais bem remunerados que gerentes.
    Muitos funcionários são contratados para cumprir determinadas funções, porém na prática existe uma sobrecarga com outras atividades pelo fato da empresa não ser organizada, impedindo que cumpram com as tarefas para que foram contratados.
    Não existem processos claros ou definidos, portanto as atividades são realizadas por "tentativa e erro". Pelo fato da necessidade de cumprir com outras tarefas, é comum haver pessoal sem formação ou habilidade adequada cumprindo tarefas para as quais não foram contratados, ou pior ainda, gestores sem formação ou experiência opinando sem embasamento sobre assuntos que os subalternos ou responsáveis em outras áreas dominam.

Conselhos para presidência: Sr Presidente, você, apesar de brasileiro, viveu tanto tempo fora do país que não sabe como as coisas funcionam no Brasil, ou as dificuldades quando os assuntos dependem do governo. Os diretores são todos estrangeiros, eles assim como você não conhecem as leis, cultura ou comportamento do brasileiro, talvez por esse motivo haja tanta rotatividade na empresa e tanto descontentamento, ficando na empresa muitas "maçãs podres" que têm benefícios próprios por trabalhar aí e sufocam os funcionários realmente bons. Se você aceitasse se comunicar com todos os níveis, talvez a empresa estivesse melhor. E vai piorar se você continuar a não se preocupar com as pessoas.

Engana muito bem

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Flexibilidade de horário, benefícios com os carros

Contras: Preparo da gerência, avaliação dos funcionários, clima organizacional.

Empresa desorganizada

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Araquari, SC

Prós: Boa remuneração, Plano de sáude e uniforme bonito

Contras: má gestão, e péssima comunicação dos gestores com os subordinados,
    além de desperdício de talentos.

Conselhos para presidência: A empresa precisa contratar brasileiros que entendam de RH e das leis locais.

muita coisa a melhorar

Pintor Automotivo

Araquari, SC

Prós: Excelente local para se trabalhar bons benefícios como plano de saúde e odontológico, vale-mercado , previdência privada , ônibus fretado etc..

Contras: Plano de carreira horrível, pessoas não qualificadas em vagas que necessitam de alguma formação muita ajuda a puxa sacos, salário muito abaixo das demais automotivas do Brasil, falta muito para ser uma das melhores empresas para se trabalhar .

Conselhos para presidência: Melhore o conceito e ajuda aqueles que estão no dia dia no chão de fábrica.

Essa é a mesma empresa que produz carros top, premium, luxo?

Analista Júnior

Araquari, SC

Prós: Utilização do inglês no dia a dia, realmente esse conhecimento é posto a prova. Fim do mimimi da geração "Y", pois aqui a hierarquia é levada a sério, mostram seriamente quem manda e quem obedece.

Contras: Horário de trabalho e localização ruins. Falta organização nos processos. Falta plano de carreira. Salário não compensa o investimento de tempo e saúde, precisa melhorar, pois senão vai acabar produzindo outras coisas além de carros. Falta investimento na área de pessoas.

Incompativel com o que se espera de uma empresa dessas.

Prós: Flexibilidade de horario e a impressão que causa no curriculum.

Contras: Extremamente burocratico, gerentes despreparados, alta rotatividade e o termo meritocracia é algo inexistente nesta empresa.

A pior experiência profissional da minha carreira.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Horário flexível e bom plano de saúde. E só.

Contras: Gestão medíocre - alta gestão composta em sua maioria por estrangeiros que não conhecem absolutamente nada das particularidades do mercado brasileiro, e tomam decisões completamente equivocas se valendo da autoridade. Departamento de Recursos Humanos somente desempenha funções de Departamento Pessoal - contratações, demissões e benefícios. Nível de responsabilidade absurdamente alto para função e salário - há alguns anos promoveram os analistas sênior a "coordenadores" com um aumento simbólico, e no ano de 2013 os "coordenadores" se tornaram "gerentes" sem nenhum tipo de aumento ou benefício extra. Falta de treinamentos específicos para a função e direcionamento da gestão, tarefas são simplesmente passadas e são cobrados resultados. Clima de trabalho péssimo.

Conselhos para presidência: Trocar toda a alta gestão, presidência inclusive.

Prós: Oportunidade de desenvolvimento, confiança no funcionário, versatilidade de horário, oportunidades interna, bom clima de trabalho, empresa renomada

Contras: Salário abaixo da me, acredito que os valores atuais do mercado automotivo é superior ao pago pela Bmw, a mesma conta com diversos benefícios mas que nem todos tem acesso.

BMW do Brasil

Descrição:O Grupo BMW é um dos maiores líderes na fabricação de carros e motos do mundo com mais de 96 mil colaboradores em mais de 140 países. Nos últimos anos a BMW cresceu de forma significativa no Brasil. A empresa expandiu suas atividades e especialmente se fortaleceu no mercado brasileiro no segmento de carros de luxo importados. Em 1995 a BMW do Brasil estabeleceu-se como uma companhia nacional de vendas e em 1999 foi lançada a BMW Serviços Financeiros. O Grupo BMW trouxe em 2009 a marca MINI para o Brasil com enorme sucesso. No ano seguinte, o Grupo BMW realizou mais uma façanha, começou a produzir motos fora de Berlin em Manaus com grande êxito. Nosso Escritório Nacional de Vendas e nosso Escritório de Serviços Financeiros estão localizados em São Paulo. Em 2014 o Grupo BMW dará mais um passo histórico em direção ao compromisso de longo prazo da BMW com o mercado brasileiro e irá inaugurar uma nova fábrica em Araquari, próximo a Joinville, no Estado de Santa Catarina.