Como é trabalhar na BMW do Brasil?

Hoje apenas uma oportunidade temporária, talvez no futuro seja uma realidade definitiva.

Analista Júnior

Araquari, SC

Prós: Excelente oportunidade de desenvolvimento muitos desafios empresa em fase de estruturação ainda muito enxuta devido em boa parte ao volume de produção baixo. Devido ao quadro enxuto há muita autonomia e exposição dependendo da função.

Contras: Dificuldade de comunicação, falta de métodos para gestão, algumas funções com atividades sobrecarregadas e várias outras com ociosidade, gestão de liderança não avalia esse critério na fábrica em nenhum nível com exceção do chão de fábrica aparentemente.

Estrutura da empresa não condiz com a boa imagem da marca

Operador de Produção

Araquari, SC

Prós: Uniforme, plano de saúde, refeitório no local, transporte para funcionários, ginástica laboral, desconto em cursos para pouquíssimos funcionários (apenas administrativos e areas afins)

Contras: Gestão fraca, sem experiência, maioria está ali porque teve "sorte" em serem os primeiros contratados quando a empresa chegou, não sabem fazer gestão, despreparados para os cargos que trabalham, assim desmotivando muitos. Processos engessados, planejamento faz as "melhorias" sem consultar as pessoas que trabalham nos postos. Muitos operadores afastados ou restritos por problemas ergonômicos, em 3 anos, nunca vi técnico em segurança do trabalho ou de ergonomia avaliando postos de trabalhos. Corram os atestados médicos de pessoas que realmente precisam de repouso. Infelizmente não condiz com a reputação da marca

Conselhos para presidência: Avaliem melhor seus gestores e seus líderes. Avaliem melhor os planos de carreira. Avaliem para quem estão dando oportunidades e se esses realmente merecem

Uma ótima empresa para experiência e currículo, mas não para longo prazo

Analista Administrativo

Araquari, SC

Prós: É uma empresa com benefícios muito bons e ambiente bastante confortável. É ótima para início de carreira, além de ser importante no currículo. É multicultural. Você fala inglês todos os dias, o tempo todo e tem a oportunidade de ter contato com pessoas de diversas plantas, não apenas da Alemanha, e essa é a parte que adoro no meu trabalho: o contato com pessoas de diferentes culturas. Tem um plano de carreira definido para a área indireta (administrativa), que parece funcionar.

Contras: Os processos são demasiadamente burocráticos. Nós trabalhamos para suprir os processos. Nada funciona com facilidade. Devido essa "burocratização" todas as pessoas parecem ocupadas demais, importantes demais, sem espírito de equipe demais. É incrível como leva dias para receber resposta de e-mail de um colega que senta na mesa ao lado, enquanto você recebe rapidamente o retorno de um colega da Alemanha ou Estados Unidos. Parece que no Brasil o perfil dos funcionários foi escolhido de maneira diferente das outras plantas. Não podemos generalizar, mas a maioria dos funcionários é extremamente fechada para dividir informações e cada departamento parece trabalhar de maneira independente, sem camaradagem, parecendo que estão competindo uns com os outros (inclusive diretoria). Conforme já citado, é um lugar ótimo para ganhar experiência, porém não me vejo trabalhando nesse ambiente a longo prazo.

Não gosto, mas preciso.

Assistente Administrativo

Prós: Ambiente é bom, as pessoas são legais, o trabalho é normal, não tem muito o que agradecer nem muito o que reclamar. É o que é. No geral dá pra aguentar.

Contras: Muita terceirização e você se sente deixado de lado por isso, a empresa valoriza mais os funcionários bmw e não terceiros. Não tem muita oportunidade de crescimento.

Araquari, SC

Prós: Plano de saude Visibilidade Possibilidade de viagens Crescimento para quem inicia nas vagas Jr Plano odontológico Plano de carreira estruturado

Contras: Longe do centro da cidade com demora para chegar a empresa devido a distância e trânsito intenso Baixos salários devido aos descontos de benefícios

Nem de longe reflete a reputação da marca.

Prós: Comunicação em Inglês frequênte no contato com a Matriz, Convênio médico muito bom - mas apenas para posições a partir de senior e os gerentes, escritório novo, localização nobre, estrutura de TI original do grupo muito boa. Ótima empresa na Alemanha, mas não aqui.

Contras: Empresa grandiosa na Alemanha, mas no Brasil com pessoas pequeninas em seu pensamento, experiência, sobretudo na liderança. A empresa no Brasil não reflete em nada matriz, pois a cultura local é de empresa familiar decadente, sem foco algum no colaborador. Salário bem abaixo do mercado, sem plano de carreira ou qualquer perspectiva de crescimento.

Conselhos para presidência: Basta aplicar aqui, de fato, a cultura da Matriz.

A vida é muito curta para trabalhar aqui...

Araquari, SC

Prós: Plano de saúde, ambiente internacional, férias e 13º, não atrasa pagamentos, uniforme, oportunidade de emprego no ambiente atual, plano de leasing, porém, apenas para uma parte, isto é o que falam, até agora não vi.

Contras: lugar esquecido em meio as outras unidades. precisa urgente de treinamento para liderança, muito desgaste no trabalho, muitos conflitos. a vida é uma só pra desperdiçar aqui, só dá pra pagar as contas.

Excelente

Prós: Envolvimento em projetos multidisciplinares, intercâmbio cultural, uso frequente do inglês e preocupação com o meio ambiente e com o colaborador.

Contras: Existem pontos a melhorar na comunicação entre os departamentos e o nível de burocratização dos processos é relativamente alto.

Decepção com a industria de veículos Premium

Pintor Automotivo

Joinville, SC

Prós: Seu projeto social com as pessoas da região que fazem parte da localização da empresa e seus benefícios com que ajudam a cada funcionário apenas.

Contras: Tudo precisa melhorar, desde remuneração até um plano de carreira melhor estrutura de crescimento aos colaboradores cursos e engajamentos para seus funcionários .

Conselhos para presidência: Melhorar toda estrutura da empresa no Brasil, Plano de Carreira Salário, Oportunidades etc.

Faz jus aos índices que possui...muito desestruturada

AssistenteEx-funcionário, saiu em 2016

Araquari, SC

Prós: Utilização do inglês, oportunidade de contato com estrangeiros, uniforme, refeitório, plano de saúde, oportunidade pra quem está procurando um primeiro emprego com valorização do curriculum.

Contras: Desestruturada demais, empresa sem raiz, muita gente sem preparo em cargos importantes ou que precisa dar exemplo. Empresa muito distante, consome metade do seu dia (12 horas) para o trabalho pois o deslocamento e a carga horária são grandes. Salário baixo, sem oportunidades/

BMW do Brasil

Descrição:O Grupo BMW é um dos maiores líderes na fabricação de carros e motos do mundo com mais de 96 mil colaboradores em mais de 140 países. Nos últimos anos a BMW cresceu de forma significativa no Brasil. A empresa expandiu suas atividades e especialmente se fortaleceu no mercado brasileiro no segmento de carros de luxo importados. Em 1995 a BMW do Brasil estabeleceu-se como uma companhia nacional de vendas e em 1999 foi lançada a BMW Serviços Financeiros. O Grupo BMW trouxe em 2009 a marca MINI para o Brasil com enorme sucesso. No ano seguinte, o Grupo BMW realizou mais uma façanha, começou a produzir motos fora de Berlin em Manaus com grande êxito. Nosso Escritório Nacional de Vendas e nosso Escritório de Serviços Financeiros estão localizados em São Paulo. Em 2014 o Grupo BMW dará mais um passo histórico em direção ao compromisso de longo prazo da BMW com o mercado brasileiro e irá inaugurar uma nova fábrica em Araquari, próximo a Joinville, no Estado de Santa Catarina.