Como é trabalhar na BMA – Barbosa, Müssnich, Aragão?

Ótima escola para advogados

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Excelente escritório. Muita oportunidade de aprendizado para estagiários. Após trabalhar no BM&A o profissional está preparado para trabalhar em qualquer escritório.

Contras: Em geral, o estágio é muito positivo, mas parece que isso varia de acordo com a equipe e os chefes da sua equipe. Nunca tive problemas, mas ouvi reclamações de outros.

Escritório dos sonhos

Prós: Escritório super reconhecido, ótimo plano de carreira, chefes muito atenciosos, ambiente excelente, grande possibilidade de efetivação, sistema de informática muito bom

Contras: Não vejo pontos negativos, mas sei que há equipes que são extremamente exigentes e não explicam o que deve ser feito. Mas como disse, minha equipe é excelente e isso não acontece.

Não é para qualquer um

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A rotina de trabalho simplesmente te transforma em um profissional de qualidade acima da média do mercado, se você souber aproveitar e for dedicado.

Contras: Se tornar um profissional de qualidade acima da média do mercado tem seu preço: você vê mais sua equipe do que a sua família; não há tempo para quase mais nada... Em resumo, sua vida é o trabalho e o trabalho é sua vida.

Conselhos para presidência: Falta apenas considerar elaborar um plano de carreira melhor, incluindo os estagiários. O plano atual é obsoleto e o escritório tem perdido muitos talentos.

É um excelente ambiente para crescimento profissional.

Jovem Aprendiz

Prós: Grande porte, auxilia no desenvolvimento profissional do funcionário, atuação transparente. É um excelente ambiente para crescimento profissional.

Contras: Existe algumas falhas no gerenciamento de projetos, tornado-os bastante burocráticos. Portanto, é necessário, alteração de alguns pontos visando facilitação das atividades.

Meu lugar

Sócio

Prós: O escritório é jovem, tem profissionais de altíssima qualidade e parceiros, é pouco estratificado e tem muitas oportunidades para os bons profissionais. Uma grande escola.

Contras: Um dos pontos negativos normalmente mencionados é o grande volume de trabalho. Cabe contrapor a isso, no entanto, a flexibilidade/liberdade dada aos profissionais para que organizem as suas vidas da melhor maneira possível dentro dessa realidade.

Ótimo lugar para se trabalhar

Prós: Escritório escola, grande lugar para aprender, dá orgulho das pessoas com quem a gente trabalha. Maior concentração de gente inteligente por metro quadrado. Trabalhos interessantes, lugar sensacional, pessoas amigas, etc.

Contras: O escritório tem um padrão de excelência alto e exige dedicação e empenho das pessoas. Por outro lado, reconhece os esforços e é muito meritocrático.

Conselhos para presidência: Abrir mais oportunidades de trabalho em mais áreas. Os clientes virão por pessoas boas.

Ótima experiência para a carreira

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Excelente local para estagiar. O trabalho é pesado e por vezes você só vai sair do escritório de madrugada, mas todos (dos funcionários administrativos aos sócios) são simpáticos e dedicados. A sensação de ter contribuído para um projeto importante é gratificante.

Contras: O vale transporte não cobre todas as despesas com transporte, e o ticket restaurante está defasado. É difícil gastar menos de 24 reais (valor oferecido) no almoço, quanto mais fazer duas refeições com o mesmo.

Conselhos para presidência: Reajuste do valor do ticket restaurante, de modo a se adequar à realidade do Centro do Rio, e análise caso a caso do vale transporte. Os que gastam mais com transporte público não deveriam pagar com seu próprio salário/bolsa o custo de deslocamento até o escritório.

Prós: Profissionalismo, ambiente, benefícios, reconhecimento profissional , trabalhar para grandes nomes da advocacia.

Contras: Falta um plano de carreira para o corpo administrativo do escritório.

Conselhos para presidência: Trabalhar e investir em treinamentos a equipe gestora de coordenadores.

Melhor lugar em que você vai odiar trabalhar.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Ambiente competitivo. Profissionais atualizados e modernos. Envolvidos nas grandes transações do mercado jurídico nacional.

Contras: Jornadas de trabalho longas, as vezes imprevisíveis.

Um ótimo lugar para se trabalhar

Prós: A estrutura do escritório, os colegas e o ambiente são sensacionais. Além disso, é uma oportunidade excelente de aprendizado. Se seu foco é consultivo voltado para operações societárias grandes ou casos de contencioso estratégico, é o lugar certo! Cotidiano desafiador e enriquecedor!

Contras: Caso efetivação seja seu foco, pode não ser o melhor lugar, pois dependendo da equipe tem crescimento lento e, consequentemente, pode ser que não haja espaço/demanda para você ser efetivado. Além disso, dependendo da área, o crescimento na carreira é lento e os salários não são dos melhores, considerando escritórios concorrentes similares.

Conselhos para presidência: Valorizar mais os profissionais e os estagiários como um todo, melhorando os salários e o plano de carreira dos advogados.

BMA – Barbosa, Müssnich, Aragão

Descrição:Entre a década de 90 e os anos 2000, o país vivenciou mudanças estruturais. Empresas nacionais e multinacionais ingressaram em mercados até então exclusivos do Estado — como os de energia e telecomunicações — e atraíram investidores locais e estrangeiros em busca de bons negócios. Assim cresceu o BMA, motivado pela missão de encontrar soluções inovadoras, legalmente viáveis e sustentáveis em um ambiente vigoroso de desenvolvimento, de criação de marcos regulatórios e modelos empresariais nos mais variados setores. Um escritório de advocacia com vocação para o pioneirismo, para os grandes projetos e para os problemas mais complexos, que requerem as soluções mais sofisticadas. O advogado dos advogados.

Ativo participante das privatizações na década de 90 e já detentor de sólida reputação e de diversos reconhecimentos nacionais e internacionais, o BMA tornou-se um dos líderes na prestação de serviços jurídicos para o mercado de capitais em meados dos anos 2000, quando floresceram as ofertas de ações.

Presente em parte substancial das operações de fusões e aquisições realizadas nas últimas duas décadas, o escritório participou da criação de grupos empresariais com atuação global e líderes em seus segmentos, nas áreas de varejo, alimentos e bebidas, logística e transportes, telecomunicações, petroquímica, siderurgia e metalurgia, bancária e financeira, imobiliária e construção civil, tecnologia e educação.

No campo da Infraestrutura, o escritório acumulou sofisticado know-how nos mais variados tipos de projetos, notadamente, nas áreas portuária, rodoviária, ferroviária, petróleo e gás, energia e telecomunicações. Participou ainda de todo o processo da Copa do Mundo da FIFA de 2014, tendo negociado com a FIFA os contratos que deram ao Brasil o direito de sediar o evento e assessorado intensamente o comitê organizador local.

Com profissionais experientes, destacadamente qualificados e conhecedores dos setores público e privado, o BMA busca o conhecimento profundo das questões de seus clientes. Trabalha sempre orientado a soluções criativas e eficazes a partir de uma visão multidisciplinar, obtida por meio da integração de suas equipes.