Como é trabalhar na Berlitz?

No Berkitz vc trabalha muito e eles lucram

InstrutorEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: A empresa paga o salário em dis e todos os direitos do trabalhador garantidos pela CLT Oferece plano de aposentadoria programada (8% do salario mensal) que a empresa paga e nao desconta do salário - um real benefício

Contras: Vc fica à disposição das 07:00 às 21:00h, ou seja, 14 horas da sua vida diariamente, para ser de tempo contínuo e não ter garantia alguma de aula O plano de saúde corporativo custa cerca de 40% do seu salário Pagam pouco pelo que cobram aos alunos Nao há repartição de lucros Nao tem vale refeição Nao tem auxílio alimentação Nao tem livro para os professores, exceto os regulares do nivel 1-8, embora haja varias aulas dos níveis 9 e 10 Politica interna muito competitiva com desigualdade de aulas entre professores novos e antigos Quem nao tem 50 anos é obrigado a fazer recesso no Natal e só ter vinte dias corridos de férias. Sempre responsabilizam o professor por eventuais erros administrativos, mas se esquecem de elogiar seu bom desempenho Responsabilizam os professores por perda de contrato, como quando o Berkitz perdeu 150 alunos da Petrobras por causa de uma crise na Petrobras! Ambiente interno de politicas acusatórias sempre que se perde um aluno

Conselhos para presidência: Oferecer plano de saúde real, com preço que o instrutor possa pagar Dividir os lucros da empresa com os instrutores, cujo trabalho é que garante a qualidade reconhecida pelos alunos Renovar o método (PPP) que é jurássico Oferecer um espaço confortável para os instrutores fazerem hora entre uma aula e outra, o que pode levar duas horas de espera. Nao tem nem sofá na sala dos professores Renovar as instalações das filiais e pintar as paredes e melhorar os banheiros

Referência (até o momento)

Instrutor de InglêsEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ótima escola, nível de profissionais bastante alto, intercâmbio de idéias e experiências bastante rico entre os profissionais e também com os alunos (um público bastante interessante e exigente), liberdade com o que é feito em sala (desde que com qualidade e responsabilidade)

Contras: Empresa está passando por um momento de reestruturação, aparentemente necessário, que porém pode começar a comprometer a qualidade dado o foco nos cortes feitos

Conselhos para presidência: Não se esquecer da qualidade e dos profissionais responsáveis por isso nesse momento de transição

Relativamente bom

Professor de InglêsEx-funcionário, saiu em 2017

Sorocaba, SP

Prós: Paga bem. Tem um ambiente saudável e um público interessante. Bem localizada, atinge as classes A e B. Tem estrutura boa e funcionários treinados.

Contras: Não oferece benefícios. A empresa exige muito do colaborador pelo que paga. Professores de Inglês devem ser muito bem valorizados, mas esse tipo de valor não é reconhecido lá.

Professor de InglêsEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Os alunos são ótimos e o fato de se dinamizar os encontros com mudanças de professores, geralmente, a cada semana é interessante mas nem sempre profícuo aos alunos ou aluno. A estrutura é muito confortável e luxuosa desde que não seja alérgico a carpetes. Todos os professores são fluentes nos idiomas que lecionam e trazem bagagem cultural internacional, o que não necessariamente significa que possuam conhecimentos linguístico pedagógicos aprofundados ou curso superior, quiçá Letras. Material é excelente, não necessariamente eficaz.

Contras: É uma empresa, não um ambiente educacional de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, são treinamentos supervisionados em discursos linguísticos repetitivos e algumas vezes estruturalista; o método funciona até certo ponto pois partem do pressuposto de que precisa funcionar para todos os alunos o que limita a criatividade e flexibilidade do instrutor de língua estrangeira que não possui contrato como professor, mesmo porquato muitos dos instrutores não possuem formação acadêmica em ciências da linguagem, pedagogia, letras, literaturas, linguística, ou linguística aplicada. Há o mito de contratação do instrutor de inglês pelo simples fato de ser fluente e ter morado fora. Claro que há instrutores com excelente formação e alguns podem possuir algum tipo de especialização na área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, mas como mencionado anteriormente, essas habilidades ficam bem reprimidas pela cobrança de se seguir a metodologia Berlitz à risca. O preço dos cursos é indiscutivelmente seletivo quanto à classe social dos clientes, não há interesse em preços mais acessíveis porque os clientes são da classe A ou B, o valor entretanto é bem diferente da remuneração dos instrutores ou demais funcionários. Muito ego, muita competitividade, pouco trabalho em equipe, e falta qualificação ou formação continuada dos profissionais por parte da empresa.

Conselhos para presidência: Repensar o preço do curso, a formação dos profissionais e a hora aula paga aos professores.

Boa oportunidade de aprendizado

InstrutorEx-funcionário, saiu em 2015

Barueri, SP

Prós: Ótima oportunidade para aprender cada vez mais e treinar a desenvoltura. O material é muito bom e as aulas tem, em geral, temas interessantes. É possível negociar certa flexibilidade.

Contras: O planejamento de carreira é muito engessado e não estimula os instrutores que são mais qualificados. Deveria haver uma progressão de carreira mais incisiva. Além disso, a diretoria exige horários complicados e que basicamente fazem você passar das 6:00 às 21:00 fora de casa, sem ganhos compatíveis com essa dedicação.

Ajudando o mundo a se comunicar

Instrutor de Inglês

Prós: Ambiente agradável, clima de parceria entre funcionários, oportunidade de aprendizagem com os clientes, metodologia excelente

Contras: Liderança fraca, falta de investimento nos funcionários, poucos benefícios, comunicação interna aquém do necessário, empresa global com comportamento de escola de bairro

Estou bem satisfeito

Instrutor de Inglês

Santo André, SP

Prós: Boa estrutura e acomodações. Ambiente legal e profissional, volume de turmas bom também, metodologia adaptável às situações de sala de aula.

Contras: A distribuicao de aulas peca em alguns aspectos. Não é incomum se ver tendo aulas nos primeiros horários da manhã e depois somente após as 18h.

Conselhos para presidência: Pensar um pouco mais em benefícios para os funcionários, dado o serviço que a escola presta e o nível dos clientes, etc

Instável

Professor de Inglês

Santo André, SP

Prós: flexibilidade hora/aula compatível com o mercado método eficiente Bom ambiente para trabalhar

Contras: instabilidade número de aulas varia de um dia para o outro mudanças constantes nos procedimentos

Conselhos para presidência: ouvir um pouco mais seus funcionários quadro de professores enxuto para otimizar distribuição de aulas plano de carreira

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente tranquilo e amigável. Os teachers não tem muitas responsabilidades e não levam trabalho pra casa. Turmas pequenas de até 7 alunos. Rotação das turmas de sábado. Teacher trabalham apenas 2 sábados por mês. Possibilidade ensinar outros idiomas.

Contras: Por onde começar? Extrema desorganização e gerência falha. Tudo fica por menos, se colar colou. A Berlitz funciona com sistema de rotação de professores. O que na teoria é interessante, mas na prática (quando mal executada) acaba impedindo o progresso dos alunos. Ninguém é realmente responsável pelo desenpenho acadêmico dos alunos. Os professores recebem o cronograma de aulas as 19h (muitas vezes as 21h) pra começar as 7h do dia seguinte Esse esquema prejudica muito a qualidade de vida dos professores. É impossível fazer planos na semana e marcar compromissos. Por ex: Na Segunda -feira "Fulano, você pode na quarta?" "Não sei, vou saber na terça as 21h". Imagina isso todos os dias? Foco acadêmico extremamente fraco. Professores desatualizados ou inexperientes. A rede não oferece oportunidades de capacitação ou de crescimento na empresa.

Conselhos para presidência: Pensar na qualidade de vida dos professores e quanto isso impacta a qualidade das aulas. Investir na capacitação dos professores e conzudir reuniões sobre o progresso dos alunos.

Muito nome para pouca qualidade

ProfessorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Treinamento remunerado e liberdade para preparar aulas. As observaçoes de aulas pelos gestores são sempre avisadas previamente. Tranquilidade durante as aulas. Carteirinha do SESC.

Contras: Professores recebem informações sobre as aulas que darão no dia seguinte muito tarde. Muitas vezes cheguei a receber o ponto a ser dado às 21:00 sendo que a aula seria às 7:00 no outro dia. Salário de R$23 hora aula e poucos benefícios. Metodologia muito antiga e Teacher Centered. Bons professores foram demitidos em massa para contratação pela metade do salário e os professores novos ficam "largados" tentando se virar com pouca clareza de informações. Sem possibilidade de crescimento na empresa.

Conselhos para presidência: Investir em metodologia mais moderna, novos materiais e desenvolvimento dos funcionários. Melhorar o timetable dos professores.

Berlitz

Descrição:EDUCAÇÃO