Como é trabalhar na Bematech?

Satisfatória ao ponto de ter o prazer em lutar pela empresa melhorar e os clientes crescerem.

Jundiaí, SP

Prós: A pouco tempo a empresa passou por uma revolução cultural, refazendo sua missão, visão e valores. A posição estratégica da Bematech atualmente condiz como quem procura excelência em seu ramo.
    Eu gosto disso, penso da mesma forma e por isso julgo um dos prós da empresa.

Contras: Percebi que na Bematech os funcionários julgam não ter espaço para expor suas idéias, além disso há também falhas quanto a informações de cada equipe.

Conselhos para presidência: Durante algum tempo que graduei na Unesp Rio Claro, trabalhei como estagiário em consultoria de estratégias administrativas, desde então estudei bastante sobre o assunto.
    Apenas comparando os prós e contras e os valores da empresa posso citar de imediato 2 pontos onde podemos melhorarar:
    - Abrir um espaço para que o funcionário exponha suas idéias afim de melhorar a empresa. Estas idéias poderão ser aproveitadas por outras equipes e unidades;
    - Recriar ou melhorar a forma como as informações são expostas de um setor a outro, por exemplo criando bases de conhecimento a certa de um certo assunto, disponíveis a todos que queiram saber.

Estes 2 pontos além de estar condizentes com os prós e contras apresentados ele também segue o MEG(Modelo de Excelência e Gestão) fortemente disseminado pela Fundação Nacional da Qualidade (recomendo fortemente filiarem-se http://www.fnq.org.br/ ).

Espero ajudar em algo com isso, mesmo porque tenho muitas idéias e gostaria de expô-las.

Precisa melhorar muito. Falta motivar e valorizar os funcionários. Não se preocupa em reter talentos.

Analista Desenvolvedor

Prós: É uma empresa líder (hardware) na área de automação comercial (Brasil) no varejo e com grande visibilidade no mercado. Cumpre muito bem as suas obrigações para com os funcionários. Vem passando por um profundo processo de mudança que visa dobrar o tamanho da empresa. É filiada ao SindPD que tem boas reivindicações para a categoria. Tem PLR/PPR. Tem um ótimo acordo com o sindicato de banco de horas e pagamento de horas extras (o melhor dos dois mundos). O ambiente é tranquilo (Filial São Paulo). Algumas equipes tem uma qualidade técnica muito boa, o que é excelente para se trabalhar.

Contras: -O plano de carreira é praticamente nulo.
    -Não tem lideres eficientes e muitas pessoas ineficientes e desqualificadas gerenciando.
    -Alto grau de ingerência.
    -Benefícios não são competitivos.
    -Avaliação de desempenho extremamente subjetiva e sem finalidade.
    -A remuneração não é atraente.
    -Não existe meritocracia.
    -Não existe uma politica de remuneração.
    -Não existe uma politica de aumento de beneficio.
    -A infra-estrutura e equipamentos deixam a desejar.

Conselhos para presidência: Faça uma avaliação 90º para os seus gestores e lideres. Deixe as pessoas que realmente são lideradas dizer o que acham dos seus lideres. Tenha um sistema de cargos e salários eficiente e meritocracia, e com essas ferramentas tenha um processo de motivação eficiente. Retenha talentos e não pessoa que precisam do emprego isso dará o resultado. Quer uma Bematech em dobro ? Seja um "best place to work" e no plano de Bematech em dobro, não deixe os seus "Bematechs'' por ultimo.
    A empresa melhorou muito no ultimo ano, mas fique de olho nas pessoas.

Se você é medíocre e quer um lugar para se encostar, o lugar é aqui!

Ex-funcionário, saiu em 2011

Prós: Ambiente de trabalho confortável e bem estruturado.
    Alguns benefícios como auxílio saúde e combustível

Contras: Falta de direção, a cada trimestre a empresa muda de tática comercial, falta um norte claro.
    Empresa extremamente dependente da impresseras fiscais, como vários estados estão acabando com a obrigatoriedade, não vejo futuro na empresa, pois sem as impressoras não se sustenta. Provavelmente vai ter que enxugar o quadro sensivelmente.

Bom para quem vem do mercado, ruim para quem é de casa.

Analista de Sistemas Júnior

Prós: - Ambiente de trabalho
    - Benefícios

Contras: - Após um período na empresa o reconhecimento acaba e os profissionais que chegam do mercado recebem mais e tem maiores oportunidades.
    - Alto grau de ingerência.
    - Desalinhamento entre os setores de desenvolvimento e serviço.
    - Profissionais de pouca experiência assumiram cargos de gestão devido a indicação de parentes.
    - Facilitação para indivíduos do circulo de amizades.

Bematech, só a fama de empresa grande.

Analista DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2014

Jundiaí, SP

Prós: A empresa é boa pra você adquirir conhecimento e depois aplicar em outra empresa. Paga-se equiparado com o salário de São Paulo.

Contras: Gestores fracos com nenhum perfil de liderança. Frases do tipo: "Vamos cortar os dedos de quem deixar bug", "Se errar, vamos fazer caça as bruxas", são coisas comuns de se ouvir dentro da unidade Jundiaí. Caso você cumpra com sua carga horária e saia no seu horário existem comentários do tipo "Você já vai embora? Está desmotivado?". Ter que trabalhar de final de semana é quase obrigatório. É o tipo de empresa que valoriza funcionários com mais de uma advertências por motivos graves.

Conselhos para presidência: Presidência deve prestar mais atenção com a unidade Jundiaí, principalmente com os gestores da unidade que são fracos.

poderia ser melhor

Analista Programador

Prós: Localidade, ambiente de trabalho

Contras: Pessoas em geral, falta qualidade para se trabalhar e pequenas coisas como um café etc.

Conselhos para presidência: Precisar pagar o café é o cumulo

Um otimo lugar para trabalhar e se desafiar

Especialista de Produtos

Prós: Poasibilidade de trabalhar com diversas tecnologias e áreas de conhecimento, horário flexível e ambiente de trabalho.

Contras: Burocracia em processos que deveriam ser mais ágeis. Falta de comprometimento de algumas áreas estrategicas

Pontos a melhorar

Analista de Suporte

Prós: Muitas oportunidades/Change de crescimento eminente/Bom ambiente de trabalho/Sem pressão

Contras: A empresa não procura reter talentos que ela mesma formou/O plano de carreira não é bem definido

Uma empresa realmente humana e brasileira.

Ex-funcionário, saiu em 2013

Jundiaí, SP

Prós: Empresa humana, justa, visa crescer e que seus funcionários cresçam também.

Contras: Precisa organizar alguns processos, agilizar integração com novas fusões.

Pense Bematech

Gerente

Cabo de Santo Agostinho, PE

Prós: Clima organizacional sempre positivo todos estão sempre dispostos a ajudar.

Contras: Empresa devido ao seu tamanho existe um nivel alto de cobranças que é normal em todas grandes empresas contudo a burocracia atrapalha em muitos momentos.

Conselhos para presidência: Delegar mais autonomia as areas para que que o poder de decição venha gerar mais agilidade. Deve existir o monitoramento pois autonomia não deve ser nunca confundido com falta de responsabilidade todos podem se destaca a empresa precisa ser ampla.

Bematech

Descrição:A Bematech, provedora de soluções completas de tecnologia para o mercado de varejo, food servisse e hospitality é uma multinacional brasileira líder no mercado de automação comercial no Brasil. Iniciou sua história em 1987 com um projeto acadêmico de dois alunos do curso de Pós-Graduação do CEFET, atual UTFPR. Com várias unidades no Brasil, a empresa atua também no mercado internacional, com escritórios na Argentina, Chile, Portugal, Estados Unidos e Taiwan.
A Bematech, figura entre as Melhores Empresas para Trabalhar do Paraná, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Great Place to Work®. A empresa conquistou a 16ª posição no ranking, que traz ao todo 25 companhias.
Além de estar entre as Melhores Empresas para Trabalhar do Paraná, a Bematech destaca outros dois resultados conquistados junto ao Great Place to Work em 2014. A UNUM – hoje Bematech Gestão – desenvolvedora de software de gestão para o varejo, adquirida pela Bematech em junho desse ano, foi considerada a 17ª Melhor Empresa para Trabalhar em TI & Telecom e também figurou na 7ª posição no ranking das 50 Melhores Empresas para Trabalhar do Ceará. Nossa Missão: Tornar o comércio mais eficiente.