Como é trabalhar na Bematech?

Bematech, só a fama de empresa grande.

Analista DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2014

Jundiaí, SP

Prós: A empresa é boa pra você adquirir conhecimento e depois aplicar em outra empresa. Paga-se equiparado com o salário de São Paulo.

Contras: Gestores fracos com nenhum perfil de liderança. Frases do tipo: "Vamos cortar os dedos de quem deixar bug", "Se errar, vamos fazer caça as bruxas", são coisas comuns de se ouvir dentro da unidade Jundiaí. Caso você cumpra com sua carga horária e saia no seu horário existem comentários do tipo "Você já vai embora? Está desmotivado?". Ter que trabalhar de final de semana é quase obrigatório. É o tipo de empresa que valoriza funcionários com mais de uma advertências por motivos graves.

Conselhos para presidência: Presidência deve prestar mais atenção com a unidade Jundiaí, principalmente com os gestores da unidade que são fracos.

empresa de capital aberto porém é extremamente pequena e com organização de micro empresa

Analista de Negócios

Prós: Localização pois está perto de restaurantes, bons serviços e da estação de trem Granja Julieta.

Contras: Não tem banheiro suficiente para todos os funcionários, administração desorganizada, descontos abusivos no salário, gerentes e diretoria completamente despreparados.

Conselhos para presidência: É muita coisa mas começar renovando o quadro de funcionários de cima pra baixo.

Empresa pequena que cresceu apenas em valor de mercado.

Analista de Sistemas Pleno

Prós: O projeto no qual estou alocado permite uma certa liberdade técnica e possibilidade de trabalhar com algumas tecnologias interessantes. A compra pela Totvs pode vir a trazer organização e foco no longo prazo.

Contras: Boa parte dessa liberdade é utilizada para transferência de responsabilidade, não há nenhuma definição de requisitos e somos obrigados a trabalhar orientados a adivinhação, isso porque é uma empresa que lida com impostos, mas não temos nem um contador para nos orientar. É muito difícil ser ouvido e quando não descartam sugestões de cara, essas são recebidas de forma negativa. Não há planejamento, o desenvolvimento é baseado no "Fazejamento", portanto boa parte das evoluções são feitas ou muito lentamente, fora do escopo, ou no berro, aumentando o risco de se causar erros diretamente em produção. Os computadores dos desenvolvedores são antigos e estão começando a ficar lentos, os notebooks disponibilizados para gerentes/viagens a trabalho são ainda piores. Há inúmeros projetos redundantes nas várias unidades e falta foco e cooperação.

Conselhos para presidência: Organizar e promover foco em todas as atividades da empresa.

Esperava mais

Analista DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2017

Jundiaí, SP

Prós: Sinceramente não tem nenhum que me venha a cabeça neste exato momento. Deve ter algum...

Contras: Parece uma creche. As pessoas estão acomodadas e não querem ou não conseguem entender novos processos e novas formas de melhorar o trabalho, Se você traz algo novo, ainda é ridicularizado por tentar INOVAR algo que já existe e não necessariamente funciona, porque não funciona. Existe muita gente boa, mas são quase todos terceirizados e os bons funcionários são melhores em negócio do que em tecnologia em si. Falta organização, afinal, fazer Daily Não é fazer Scrum, não importa o que digam. Pelo tamanho e pelo nome eu sempre achei que era muito maior do que é. Decepcionado. Hora extra é coisa normal e enraizado na cultura da empresa.

Conselhos para presidência: Sinceramente não sei o que fazer, é uma política e uma briga de poder pra mostrar acontecer que não sei. Diversas vezes ouve-se do diretor que; A porta da rua está aberta. Ou seja, como se sentir feliz num lugar que é ameaçado por qualquer coisa?

Potencial disperdiçado até então.

Analista de Sistemas Pleno

Prós: Dependendo do projeto e da posição, a empresa dá uma certa liberdade para o funcionário cumprir suas funções e atingir os objetivos. Só o tempo dirá como a compra pela Totvs influenciará este ambiente.

Contras: O suporte aos cliente é, de forma geral, muito ruim, o que impacta os desenvolvedores. A área de QA também é negligenciada, tendo muitos funcionários sem a devida qualificação, até mesmo pessoas de outras áreas, como nutrição. A infraestrutura é deficiente, e os equipamentos muito antigos. Há uma falta de foco por parte dos funcionários de cargos mais altos, o que fez com que surgissem muitos sistemas redundantes, cada um com diversos problemas. Além disso, é uma empresa que tem mentalidade de chão de fábrica (originalmente era uma empresa fabricante de impressoras fiscais) e trata seus colaboradores como "peões", tendo esta palavra sido usada pelo próprio diretor em algumas ocasiões, ao citar certos rumores que estavam na "rádio-peão". Também há muitos funcionários de alto escalão que não se importam em ter um ambiente de diversidade, podendo até mesmo dizer que a empresa tem uma cultura machista.

Conselhos para presidência: A cultura da empresa passa longe dos valores que fazem parte do marketing. É necessário um plano de longo prazo que alcance até os níveis mais baixos para que os problemas sejam resolvidos.

Aprenda o que for possível pra aplicar em outra empresa.

Desenvolvedor.NETEx-funcionário, saiu em 2015

Jundiaí, SP

Prós: Trabalha quase sempre com o que há de melhor em boas práticas e tecnologias. Te proporciona uma boa experiência para aprendizado e conhecimento.

Contras: Gerente com mentalidade retrógrada com pouca ou nenhuma vivência de mercado. Rotina de trabalho exaustiva sobre pressão de entrega, muitas vezes você é intimidado a fazer horas extras. Não existe plano de carreira!

Conselhos para presidência: Enquanto não mudarem a mentalidade dos funcionários da alta cúpula, continuará sendo uma empresa grande com mentalidade pequena.

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa de grande porte, com boa estrutura física. Apresenta participação nos lucros e bons benefícios . Faz parte do grupo Totvs, que é o maior conglomerado de tecnologia da América Latina.

Contras: Empresa desorganizada, em geral os salários são abaixo da média de mercado. A empresa não segue os valores definidos e apresentados no site. Falta de respeito entre os colaboradores é comum de ser visto. As equipes trabalham para apagar incêndio, sem se preocuparem com a qualidade dos produtos.

Conselhos para presidência: Foco no cliente. Durante todo o tempo que trabalhei na empresa, as decisões eram tomadas para iludir os clientes e criar uma falsa impressão de que os problemas foram resolvidos. Resultado, a maioria dos clientes tornam-se insatisfeitos. Foco nos profissionais, os colaboradores só farão um bom trabalho se estiverem felizes e motivados

Não dão valor aos funcionários tem muito a melhorar

Prós: As equipes da fábrica de software se ajudam para resolver os problemas que muitas vezes não tem recursos como ferramenta ou mão de obra especializada, são verdadeiros mágicos.

Contras: Por mais que os funcionários se esforcem nunca são reconhecidos, tem várias " panelinhas" daqueles que não tem conhecimento de nada mas esses são mais favorecidos que os outros que merecem.

Conselhos para presidência: Espero que a cultura da empresa melhore com a chegada da totvs.

Empresa boa pra quem começa na àrea de T,I

Analista de TestesEx-funcionário, saiu em 2014

Jundiaí, SP

Prós: Empresa muito focada em crescimento, inovadora com boa oportunidade de crescimento.

Contras: Paga mal, reconhece seus funcionários como "Recursos" e nada mais que isso, suga a energia vital das pessoas e faz com que todos que trabalhem lá não tenham vida social. Forçam os funcionários a trabalharem com prazos muito curtos sem respeitar feriados.

Prós: Equipe de trabalho em conjunto

Contras: Mudança da administração ainda não mostrou a que venho

Conselhos para presidência: Retorno mais ágil efetivo aos funcionários.

Bematech

Descrição:A Bematech, provedora de soluções completas de tecnologia para o mercado de varejo, food servisse e hospitality é uma multinacional brasileira líder no mercado de automação comercial no Brasil. Iniciou sua história em 1987 com um projeto acadêmico de dois alunos do curso de Pós-Graduação do CEFET, atual UTFPR. Com várias unidades no Brasil, a empresa atua também no mercado internacional, com escritórios na Argentina, Chile, Portugal, Estados Unidos e Taiwan.
A Bematech, figura entre as Melhores Empresas para Trabalhar do Paraná, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Great Place to Work®. A empresa conquistou a 16ª posição no ranking, que traz ao todo 25 companhias.
Além de estar entre as Melhores Empresas para Trabalhar do Paraná, a Bematech destaca outros dois resultados conquistados junto ao Great Place to Work em 2014. A UNUM – hoje Bematech Gestão – desenvolvedora de software de gestão para o varejo, adquirida pela Bematech em junho desse ano, foi considerada a 17ª Melhor Empresa para Trabalhar em TI & Telecom e também figurou na 7ª posição no ranking das 50 Melhores Empresas para Trabalhar do Ceará. Nossa Missão: Tornar o comércio mais eficiente.