Como é trabalhar na Bematech?

Empresa dos sonhos.. Ou quase

Prós: Uma empresa ótima de se trabalhar, bons benefícios e ótima qualidade de trabalho. Em geral as pessoas são carismáticas e sempre procuram te ajudar quando se tem alguma dificuldade na execução de certa atividade. Além de tudo é uma das poucas empresas da região onde se pode sentar enquanto executa sua função e interage com os outros funcionários.

Contras: As pessoas que compõem a área da administração não são tão carismáticas quanto o restante dos funcionários. A maioria passa sem dar satisfação, como se não tivesse alguém ali esperando um comprimento.

Conselhos para presidência: Pessoas da administração ou de grandes cargos, não deixem o ego subir demais. Tratem as pessoas como gostariam de serem tratados. Sejam mais simpáticos, cumprimentem mais as pessoas, sorriam mais.

Esperava mais

Analista DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2017

Jundiaí, SP

Prós: Sinceramente não tem nenhum que me venha a cabeça neste exato momento. Deve ter algum...

Contras: Parece uma creche. As pessoas estão acomodadas e não querem ou não conseguem entender novos processos e novas formas de melhorar o trabalho, Se você traz algo novo, ainda é ridicularizado por tentar INOVAR algo que já existe e não necessariamente funciona, porque não funciona. Existe muita gente boa, mas são quase todos terceirizados e os bons funcionários são melhores em negócio do que em tecnologia em si. Falta organização, afinal, fazer Daily Não é fazer Scrum, não importa o que digam. Pelo tamanho e pelo nome eu sempre achei que era muito maior do que é. Decepcionado. Hora extra é coisa normal e enraizado na cultura da empresa.

Conselhos para presidência: Sinceramente não sei o que fazer, é uma política e uma briga de poder pra mostrar acontecer que não sei. Diversas vezes ouve-se do diretor que; A porta da rua está aberta. Ou seja, como se sentir feliz num lugar que é ameaçado por qualquer coisa?

Não recomendo

Especialista de Marketing e ProdutoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Excelente Clima organizacional, excelente RH, tratamento igualitário a todos os funcionários (homens x mulheres). Existe oportunidade de crescimento, mas somente para favorecidos, remuneração adequada as demais empresas do mesmo segmento.

Contras: Processos instaveis, poucos treinamentos, não investem no profissional, muitas viajens a trabalho, beneficios não compativeis com o nivel de exigência do cargo, gerencia despreaparada.

Excelente ambiente para crescimento profissional

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2008

Prós: Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. O escritório é bem localizado. Possui diversos benifícios.

Contras: Salários abaixo da média do mercado e no meu caso sem oportunidades para crescimento. Alguns departamentos funcionam isolados e não se comunicam bem.

Analista Programador Pleno

Prós: Ambiente de trabalho descontraído e flexível, cultura ágil, a empresa também possui parceria com universidades e escolas de treinamento (descontos em cursos)...

Contras: Poucas oportunidades de crescimento, normalmente as vagas não são internas e sim externas, carência de um sistema de avaliação de desempenho.

Estágio.

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, empresa que abre muitas oportunidades de seguir um plano de carreira, para quem corre atras claro. Empresa que busca inovação.

Contras: No meu caso o ponto negativo é a localização da fabrica, pois ele fica em São José dos pinhais, e quando preciso ir pra la demora um pouco, e na maioria das vezes tem muito transito.

Boa, mas nem tanto.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Visibilidades. Empresa foi adquirida pelo grupo TOTVS e se tornou a maior provedora de soluções para o MPN no segmento de varejo. Paga em dia e tem bons benefícios.

Contras: RH fraco. Praticamente nulo. Parece que o RH da Bematech cuida apenas de folha de pagamento e contratação e demissão de pessoal. Não protegem os funcionários dos restores

Conselhos para presidência: O gestor não pode tudo. As decisões tem de ser melhor avaliadas e embasadas, sem deixar brechas para problemas criados de forma intensional.

Potencial disperdiçado até então.

Analista de Sistemas Pleno

Prós: Dependendo do projeto e da posição, a empresa dá uma certa liberdade para o funcionário cumprir suas funções e atingir os objetivos. Só o tempo dirá como a compra pela Totvs influenciará este ambiente.

Contras: O suporte aos cliente é, de forma geral, muito ruim, o que impacta os desenvolvedores. A área de QA também é negligenciada, tendo muitos funcionários sem a devida qualificação, até mesmo pessoas de outras áreas, como nutrição. A infraestrutura é deficiente, e os equipamentos muito antigos. Há uma falta de foco por parte dos funcionários de cargos mais altos, o que fez com que surgissem muitos sistemas redundantes, cada um com diversos problemas. Além disso, é uma empresa que tem mentalidade de chão de fábrica (originalmente era uma empresa fabricante de impressoras fiscais) e trata seus colaboradores como "peões", tendo esta palavra sido usada pelo próprio diretor em algumas ocasiões, ao citar certos rumores que estavam na "rádio-peão". Também há muitos funcionários de alto escalão que não se importam em ter um ambiente de diversidade, podendo até mesmo dizer que a empresa tem uma cultura machista.

Conselhos para presidência: A cultura da empresa passa longe dos valores que fazem parte do marketing. É necessário um plano de longo prazo que alcance até os níveis mais baixos para que os problemas sejam resolvidos.

Instalação legal, falta de gerencia acertiva

Analista de Sitemas PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: A empresa está agora situada na TOTVS que tem uma instalação bem legal. E as pessoas que trabalham lá são muito legais e cooperativas. O acesso é fácil

Contras: A gerencia prega uma filosofia que não emprega. Dizem que querem que os funcionários estudem, mas não promovem nenhum tipo de treinamento nem capacitação para os colaboradores.

Conselhos para presidência: A gerencia tem que ajudar os funcionarios a se desenvolverem não somente cobrar resultados.

Seria melhor se fosse incorporada totalmente à adquirente

Consultor de Implantação Pleno

Prós: Ambiente agradável, equipe comprometida com resultados, clima organizacional, funcionários acolhedores, espírito de grupo, referência no mercado de hardware

Contras: Política de cargos e salários mal definida, adquirida há pouco tempo pela maior empresa de software da América latina se perdeu em meio a burocracias, estratégias divergentes, falta de definição de onde estamos e onde queremos (iremos) chegar

Bematech

Descrição:A Bematech, provedora de soluções completas de tecnologia para o mercado de varejo, food servisse e hospitality é uma multinacional brasileira líder no mercado de automação comercial no Brasil. Iniciou sua história em 1987 com um projeto acadêmico de dois alunos do curso de Pós-Graduação do CEFET, atual UTFPR. Com várias unidades no Brasil, a empresa atua também no mercado internacional, com escritórios na Argentina, Chile, Portugal, Estados Unidos e Taiwan.
A Bematech, figura entre as Melhores Empresas para Trabalhar do Paraná, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Great Place to Work®. A empresa conquistou a 16ª posição no ranking, que traz ao todo 25 companhias.
Além de estar entre as Melhores Empresas para Trabalhar do Paraná, a Bematech destaca outros dois resultados conquistados junto ao Great Place to Work em 2014. A UNUM – hoje Bematech Gestão – desenvolvedora de software de gestão para o varejo, adquirida pela Bematech em junho desse ano, foi considerada a 17ª Melhor Empresa para Trabalhar em TI & Telecom e também figurou na 7ª posição no ranking das 50 Melhores Empresas para Trabalhar do Ceará. Nossa Missão: Tornar o comércio mais eficiente.