• Empresas
  • Salários
  • Entrevistas
  • Vagas
Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na Bematech?

125 postagens (14 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

3.43
  • Remuneração e benefícios
    3.23
  • Oportunidade de carreira
    2.69
  • Cultura da empresa
    3.08
  • Qualidade de vida
    3.38

Recomendam a empresa a um amigo


  • Há aproximadamente 2 meses

    Ex-funcionário, saiu em 2018


    Prós: Empresa muito humana, ótimo ambiente de trabalho, o qual você tem autonomia para tomada de decisões. Ótimos benefícios e uma estrutura nova.

    Contras: Em questão de pontos negativos, não tenho do que me queixar. Nessa empresa tive oportunidades de conhecer uma nova área a qual agregou muito conhecimento.

    Conselhos para presidência: Fazer tudo com dedicação

  • Há 4 meses

    Parece microempresa

    Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2018

    Jundiaí, SP


    Prós: Relação com parte (pessoas) da empresa, apresentando um clima familiar e descontraído. Pessoas competentes e com vontade de fazer mudanças, mesmo que estas pessoas não tenham muita voz em algumas situações. Tratamento igualitário para com os terceirizados, o que é admirável e difícil de encontrar noutras empresas. Sem dúvidas, a marca Bematech fez história e é uma contribuição importante para o desenvolvimento do mercado nacional. Apesar dos problemas, há algumas pessoas e time(s) que lutam para fazer a diferença dentro da empresa.

    Contras: Parece microempresa: falta de processos de desenvolvimento mais robustos, estagnação tecnológica (e falta de vontade de mudar, culpa que vai desde alguns técnicos até para alguns gerentes), gestão fraca, são alguns dos problemas. Se há pessoas boas na empresa, infelizmente, é compensado pela "parte ruim": atitudes "estranhas" pairam no ar, muitas vezes, chegando ao limite do que pode se chamar de boicote, isso devido pela falta de estruturação de cargos de forma clara, uma hierarquia inadequada e, falta de comunicação e colaboração entre os departamentos da empresa, em uma filial com poucos funcionários. Ainda sobre pessoas, atitudes de ironia, arrogância e comodismo são notáveis, destruindo parte do clima bom da empresa através de intrigas e fofocas ("por mais que isso tenha em todo lugar", no geral, são problemas bem notáveis por lá), resumindo: imaturidade no comportamento. Já sobre a hierarquia, possuem um preciosismo com cargos não técnicos, principalmente com Scrum Master e PO, sendo que a relação errônea de "chefe" é explicita. Se você é da área técnica, problemas devidos não chegam na sua mão, você não tem voz e não participa de grandes decisões, não gostam de questionamentos e o caos é generalizado pela falta de maturidade dos processos (o ágil não entrega o resultado devido, apesar de executarem bem as cerimônias - horas extras são normais e parte da empresa). Scrum Master vira subordinado de PO, e PO, no geral, possui pouca motivação de evoluir os produtos. Os gestores e coordenadores de desenvolvimento são fracos (conhecem pouco de gestão de pessoas e projetos de software), praticam favoritismo e beneficiam pessoas "parceiras" - abafando pessoas comprometidas e introvertidas - além de comportamentos inadequados, como tomada de decisão pelo emocional, arrogância em ouvir a área técnica e medo de participação dos demais. Os cargos citados não sabem direcionar os papeis de cada um da equipe, causando desconforto. Falta feedback. A empresa não entrega o "desenvolvimento de carreira e oportunidades" prometidos. Ambiente muito político. Possui um histórico de péssimo relacionamento com os clientes, principalmente os maiores, faltando administração do relacionamento. Resistência às práticas Totvs, causando problemas de convergência de processos e identidade.

    Conselhos para presidência: "Resistência às práticas Totvs, causando problemas de convergência de processos e identidade." - isso diz tudo. O que estraga a unidade, que teria um enorme potencial, são algumas pessoas em posições erradas e comodismo de longa data.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há 4 meses

    Bons profissionais, sem incentivo

    Analista de de ProcessosEx-funcionário, saiu em 2017

    Curitiba, PR


    Prós: Sinergia entre as equipes, em geral as equipes são muito colaboradoras em projetos intergerenciais. Porém nem sempre os gestores tem esse perfil de inovação.

    Contras: O rh era referência de uma forma surpreendente, porém com a aquisição pela Totvs o rh se tornou ausente, informações básicas do próprio departamento pessoal ficaram burocráticas.

    Conselhos para presidência: Para manter uma motivação continuada é preciso investir no capital humano, no clima e no ambiente corporativo. O que realmente agrega valor nas funções exercidas. Enquanto Totvs deveria ser revisto o processo de aquisição de outras organizações.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 4 meses

    Precisa se reinventar no que diz respeito a gestão de projetos.

    Analista de Sistemas

    São José dos Pinhais, PR


    Prós: Ambiente de trabalho agradável, as equipes de trabalho em sua maioria são motivadas e descontraídas dentro do ambiente de trabalho de forma que alguns momentos de trabalho são muito agradáveis mesmo em situações sob pressão.

    Contras: Ausência de plano de carreira, Falta de meritocracia e principalmente comportamentos condescendentes com atitudes e comportamentos graves de alguns funcionários... Falta de organização total em relação a gestão de projetos e de evolução, processos internos muito complexos que levam as pessoas a sempre tentar usar "Jeitinho Brasileiro" para atividades que deveriam ser corriqueiras.

    Conselhos para presidência: Rever urgentemente o comportamento de alguns gestores que mascaram resultados e escondem o comportamento real de seu time bem como dos projetos envolvidos.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há 5 meses

    Boa empresa para se trabalhar e aprender sobre tecnologias.

    Gerente de Contas

    São Paulo, SP


    Prós: Ambiente de trabalho muito bom, flexibilidade de horários. Muita força no mercado e marca reconhecida. Ética nas relações com clientes e fornecedores.

    Contras: Ausência de plano de carreira. Falta de reconhecimento por resultados e meritocracia não é levada em conta em alguns casos. Remuneração mediana se comparada ao mercado.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 6 meses

    Bematech

    Ex-funcionário, saiu em 2017

    Curitiba, PR


    Prós: Organização, clima entre os colaboradores na época, ambiente descontraído, os colaboradores e o engajamento deles em querer transformar a empresa em um lugar melhor

    Contras: agressividade das lideranças, falta de comprometimento dos líderes com o time, comunicação bastante dificultada pela compra da empresa pela Totvs

    Recomenda a empresa: Não

  • Há 6 meses

    Válido pela experiência adquirida

    Ex-funcionário, saiu em 2016

    Jundiaí, SP


    Prós: Há uma boa cooperação entre funcionários. À época, a gestora se mostrava realmente interessada em "defender" o setor, uma vez que farpas eram trocadas constantemente entre todos os setores. Valeu pela experiência.

    Contras: A gestão teve um histórico sofrível. Houve mudança de gestores várias vezes em um curto período de tempo, prejudicando acordos já realizados entre equipe x gestor. Após a compra da empresa pela TOTVS, foi nítida a mudança de tratamento das pessoas, que passaram a contar como apenas números. Várias pessoas de diversos setores foram desligadas da empresa, pessoas estas que detinham respeito e agregavam muito valor. A pressão para a entrega do trabalho era constante, mas muitas vezes o prazo era perdido por ter que depender de outros setores.

    Conselhos para presidência: Ouçam seus funcionários, deem valor a eles!

    Recomenda a empresa: Não

  • Há 6 meses

    Excelente CIA.

    Assistente Fiscal Júnior

    São José dos Pinhais, PR


    Prós: Ambiente muito agradável, qualidade de vida muito superior e relações hierárquicas muito respeitosas. Esse ponto são cruciais para um bom desenvolvimento da CIA.

    Contras: Em comparação com o mercado da mesma região, baseando-se por salários é bem inferior ao praticado pela região, o que faz ser um ponto negativo relevante, bem como plano de carreira não é tão desenvolvido.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 7 meses

    Precisamos acertar as coisas

    Coordenação

    Jundiaí, SP


    Prós: A empresa foi comprada pela TOTVS, e agora que a convergência está ocorrendo de fato. Existem pessoas boas e bem intencionadas. Acredito que está no caminho certo porém o histórico da empresa não é dos melhores.

    Contras: Algumas pessoas não pragmáticas e pouco profissionais; há muita bagunça organizacional ainda em diversos setores. Aos poucos as coisas tem se arrumado, dado a alguns gestores e pessoas que procuram fazer a diferença.

    Conselhos para presidência: Investir em pessoas, pois elas é quem solucionam os problemas; embora já esteja vendo algo relacionado à isso.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 10 meses

    No começo é mil maravilhas

    Ex-funcionário, saiu em 2017

    Curitiba, PR


    Prós: Flexibilidade de horário, banco de horas, ambiente amigável e fácil comunicação com os líderes. Empresa Comprada pela Totvs a maior empresa de software do Brasil.

    Contras: Existe plano de carreira apenas para os que são ‘queridinhos’ do RH e dos líderes. Salário abaixo da média do mercado e benefícios ruins. Comunicação ruim da empresa com o funcionário. Falta transparência e planejamento. Mudam todo ano a forma de avaliação de desempenho e o percentual do PLR.

    Recomenda a empresa: Não


Informações da empresa

Bematech

Descrição:A Bematech, provedora de soluções completas de tecnologia para o mercado de varejo, food servisse e hospitality é uma multinacional brasileira líder no mercado de automação comercial no Brasil. Iniciou sua história em 1987 com um projeto acadêmico de dois alunos do curso de Pós-Graduação do CEFET, atual UTFPR. Com várias unidades no Brasil, a empresa atua também no mercado internacional, com escritórios na Argentina, Chile, Portugal, Estados Unidos e Taiwan.
A Bematech, figura entre as Melhores Empresas para Trabalhar do Paraná, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Great Place to Work®. A empresa conquistou a 16ª posição no ranking, que traz ao todo 25 companhias.
Além de estar entre as Melhores Empresas para Trabalhar do Paraná, a Bematech destaca outros dois resultados conquistados junto ao Great Place to Work em 2014. A UNUM – hoje Bematech Gestão – desenvolvedora de software de gestão para o varejo, adquirida pela Bematech em junho desse ano, foi considerada a 17ª Melhor Empresa para Trabalhar em TI & Telecom e também figurou na 7ª posição no ranking das 50 Melhores Empresas para Trabalhar do Ceará. Nossa Missão: Tornar o comércio mais eficiente.

Site