Como é trabalhar na BDO Brasil?

Empresa boa para início de carreira

Assistente

Prós: Empresa que oferece um plano de carreira em curto prazo muito bom, auxiliam os funcionários com a graduação e possuem plataforma interna de inglês online EF.

Contras: A empresa possui uma péssima estrutura para o ambiente de trabalho, possui metodologia de vestimenta muito ultrapassada, ineficiência de planejamento dos gestores bem como dos encarregados em campo. A empresa deve crescer com a gestão de pessoas, treinando seus funcionários líderes a lidar com as equipes. Sistema de congelamento desmotivador, após congelamento de cargos a empresa quer pagar os funcionários para arrumar novos empregados.

Tem potencial para ser bem melhor

Auditor Semi SêniorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A empresa é um ótimo lugar para aprendizado e início de carreira. Possui um bom plano de carreira e salários para cargos superiores estão na média/acima de boas concorrentes.

Contras: O RH não tem interesse real em ajudar nas necessidades do empregado. Ao perguntar desde o RH até para o sócio sobre uma questão que consta na convenção coletiva, ninguém soube me informar. Na verdade me ignoraram totalmente. E se você não trabalhar perto de alguns poucos, as chances de ter sua promoção poderá ser frustrada.

Conselhos para presidência: Parar de adquirir empresas menores e pensar em focar no pessoal que é dentro de casa. PLR seria um bom meio para motivar os funcionários.

Bom

Auxiliar de Controladoria Trabalhista

Prós: Ambiente agradável, o computador desliga as 18:00, equipe boa de se trabalhar. A empresa sempre emenda os feriados. Beneficios compativeis ao mercado. A empresa possui muita interação para os funcionários, como jogos de futebol, festas, corridas entre outros

Contras: As avaliações mesmo quando são positivas nem sempre são dadas como promoção. O TI atende com muita má vontade, as maquinas nem sempre são formatadas. Dão o day off porém incluem muitas regras e nem sempre é dado o benefício.

Ótima

Qualidade

Salvador, BA

Prós: Convívio com funcionários, aprendizagem, oportunidade de mudança de setores.

Contras: Sem benefícios, difícil acesso, região com muitos assaltos

Ótima empresa.

Consultor Pleno

Prós: Ótimo ambiente profissional. A empresa oferece oportunidade de crescimento, aprendizagem e autonomia nos projetos. Tem uma cultura de meritocracia.

Contras: Tem muitos parentes e indicações na empresa, o que muitas vezes pode gerar uma “competição” desfavorável entre um colaborador que é parente de um Diretor/Sócio e um colaborador que não possui indicações.

Nada de mais

Consultor

Prós: Pode ser que você tenha um crescimento acelerado na empresa, dependendo de quem está acima de você. Grande aprendizado, principalmente na consultoria. Horário de trabalho respeitado.

Contras: Uso de terno obrigatório diariamente, podendo ficar sem o mesmo dentro da empresa, mas deve ser visto entrando e saindo do prédio e fora dele de terno. Empresa burocrática, onde pra pegar uma caneta você deve abrir um chamado (é serio), por exemplo. Não existe cultura. Falam algumas coisas sobre a cultura quando você entra, mas nada é aplicado no dia a dia. Salário baixo. Sem remuneração variável para quem atua em vendas.

Baixa qualidade nos trabalhos

Supervisor/Coordenador

Prós: Oportunidade de crescimento padrão das empresas de consultoria e auditoria. Oportunidade de construir relacionamento com diversos clientes de diversos segmentos.

Contras: Baixa qualidade e análises superficiais; O trabalho é administrado por consultores júnior com ausência de revisão por parte da diretoria; ausência de governança nas avaliações

Conselhos para presidência: Atentem-se para os casos de profissionais que são avaliados somente por um diretor

Caso entre, não faça horas extras, é cilada!

Sênior IIEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: O ambiente é mais leve do que de uma big4, não há competição entre os seus pares, assim como existem muitas pessoas jovens o que melhora o ambiente. Existe um plano de carreira semelhante as demais empresas, logo, o reajuste salarial e a promoção anual é praticamente certa, desde que você seja uma pessoa dentro do ‘padrão’ e que se relacione bem com as pessoas, é recomendável puxar o saco dos gerentes/supervisores e nunca levem problemas a eles, pois isso te custará uma promoção. O seu notebook desligará as 18 horas, lhe proporcionando uma qualidade de vida que vc não encontrará em nenhuma empresa de auditoria.

Contras: O seu notebook pode até desligar as 18 horas porém o trabalho que será atribuído a você é surreal, os sêniores possuem carteiras com mais de 15 projetos e que possuem datas conflitantes, não lhe proporcionam equipe adequada para que o trabalho seja executado, e os gerentes/supervisores não participam ativamente do projeto, você precisa praticamente suplicar para que eles entrem na ferramenta e que façam a sua revisão, o que raramente acontece, e caso você reclame sobre este fato a sua promoção estará afetada pois você será tirado como ineficiente e que não saberá gerir os seus próprios projetos. As frases “Caso vc queira que eu vá no seu cliente, você precisa me pagar um cafê’’, “A minha ausência no projeto faz com que você cresça profissionalmente” são ditas regularmente pelos tais gerentes/supervisores. Caso você faça parte de algum projeto que seja autorizado fazer hora extra, só lamento, você somente poderá fazer apontar 1:12 de hora extra por dia, pois é o que é permitido por lei, porém o seu diretor não ficará feliz caso vc somente faça essa hora extra, frases como ‘Você não está motivado’, “Você não está envolvido o suficiente “e outras frases que te fazem permanecer até a madrugada para poder entregar o trabalho, PORÉM, como vc não está trabalhando formalmente, você não poderá pedir reembolso do seu jantar ou do seu taxi/uber de retorno, logo, você paga pra trabalhar. E a BDO não realiza o pagamento de horas extras, elas se utilizam do banco de horas, mesmo você não assinando concordando com isso, porém você somente pode retirar o banco de horas quando o seu diretor/gerente permitir e ai antes de vc retirar esse banco de horas, você será disponibilizado para o staff, que sempre está precisando de gente, LOGO, VOCÊ NUNCA RETIRARÁ ESSE banco, somente quando a empresa permitir, e pela minha experiência, isso somente funciona nas emendas de feriados que não coincidem com o fechamento de algum trabalho. A BDO não possui um canal de denúncias anônimas, caso algum evento inadequado ocorra com você, você terá que expor a sua cara para reclamar e retaliações podem ocorrer, pois não há treinamentos de ética e ou de comportamento adequado na Companhia. Os treinamentos para as filiais são uma piada, são realizadas via treinatom e as filiais não conseguem acompanhar pois a qualidade é terrível e os profissionais que realizam na filial de SP não se importam com quem está do outro lado. Quem vira sênior não possui treinamento específico para a mudança de cargo, o mesmo acontece com os cargos gerenciais, eles simplesmente não possuem perfil de liderança e nitidamente não estão preparados para o cargo.

Conselhos para presidência: Seu fator de receita é humano, trate os como humanos e não como softwares capazes de auditar. As suas filiais também geram renda, que tal tratar elas como filiais e não como funcionários tercerizados?

Ótima para ganhar experiência e progredir na carreira.

Supervisor/Coordenador ContábilEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Plano de carreira com atualização de capacitação por meio de treinamentos periódicos e possibilidade de ajuda de custo em cursos de inglês, graduação e pós-graduação.

Contras: Alta rotatividade com relação a contratações e demissões. Salários geralmente um pouco abaixo do mercado. Muitas vezes o trabalho é puxado com prazos curtos.

BDO é realização, venha com nosotros!

Auditor Top Sênior

Prós: - Você não é só um número; - Salários para cargo de encarregado são acima dos praticados no mercado; e - por ser uma empresa em crescimento há espaço para trilhar um plano de carreira consistente.

Contras: - Estrutura de suporte muito precária; - Ausência de treinamento, principalmente de assuntos relevantes para execução da sua função; - Falta de segregação por falta de equipe, desta forma o encarregado exerce sua função, de assistente, trainee e dependendo ate de supervisor e gerente; - Acumulo de projetos em uma pessoa sem considerar se há tempo hábil e condições razoáveis para; e - Falta de competências de gestão de pessoas por parte da maioria dos gestores.

Conselhos para presidência: - Foco na estruturação das equipes, de forma a ter segregação de função; - Estimulo e treinamento para desenvolver a habilidade de gestão de pessoas nos gestores; e - investimento em treinamentos.

BDO Brasil

Descrição:Presidida por Raul Corrêa da Silva, a BDO RCS foi fundada em 2001 e desde então mantém participação expressiva no mercado de auditorias. Presente em mais de 130 países e com filiais em 13 estados brasileiros, a empresa presta serviços de auditoria, auditoria de desempenho, lucratividade, viabilização de negócios, tributos, societário, controladoria, gestão de obras, consultoria trabalhista, sustentabilidade, gestão esportiva, auditoria de tiragem, distribuição e circulação e gestão de risco.