Como é trabalhar na BB Tecnologia e Serviços (Cobra Tecnologia)?

Pra trabalho é bom, pra ganhar dinheiro e sustentar sua família dignamente é uma pessíma empresa.

Brasília, DF

Prós: O local de trabalho é bem agradável por ser em 80% dos casos dentro do prórpio Banco do Brasil, as pessoas sao amigas e ajudam sempre que for necessário, existe um plano de saúde da amil que nao é muito bom, mas a contribuicao de somente 50% por parte do funcionário já ajuda, o ticket de alimentacao é bom, juntando tudo voce tem um total de quase R$ 800,00 pra gastar com refeicao, seja em restaurante ou mercado e voce ainda pode dividir em 50% pra cada cartao ALELO alimentacao e ALELO refeicao. A BBTS paga até 40% de remédios que seja devidamentes comprovados com receita médica e nota fiscal de compra, isso é bacana. A BBTS libera o trabalhador por 4 dias de abono pessoal por ano, além de 4 horas mensais somadas. A BBTS colabora com a creche de seu filho de até 6 anos com R$ 245,00. A BBTS paga a cada 6 meses por despesas odontológicas e óticas sua e de seus dependentes.

Contras: A política de distribuicao de funcoes deve ser revista, hoje voce ganha uma funcao se seu gerente quiser, muitos sao capazes mas tem sido injusticados por pessoas que puxando saco conseguem subir mais rapidamente. O salário base é pessímo existe uma esperanca de melhoria para o fim de 2014, mas nada que deva mudar muito o cenário, o plano de saúde mesmo optando por uma opcao mais cara tem uma rede de atendimento ridícula, os principais hospitais nao atende, e o reembolso pra qualquer consulta é de R$ 30,00. O auxílio creche é para criancas de até 6 anos e nao existe uma continuacao do auxilio apos essa idade, nao existe nenhuma vantagem em fazer parte de um conglomerado do banco do brasil, nem mesmo uma conta com um pouco de vantagem, absolutamente nenhuma diferenca de um trabalhador comum. Apesar de entrar através de concurso público, voce de longe se sente um epregado público, na verdade voce se sente um terceiro do Banco do Brasil, e essa sensacao é horrivel, muitas vezes os terceirizados ganham bem mais que concursados da BBTS. Sim existem e muitos terceirizados da Cobra Tecnologia, as empresas sao: BS, Destak, RSI, estes sao necessários pois através do salário base a BBTS nao consegue profissionais bem capacitados, entao ela coloca alguns cabecas terceirizados em projetos do Banco e a equipe é composta na maioria por integrantes concursados.

Conselhos para presidência: Os salarios principalmente para brasilia sao incompativeis com o mercado, o aumento salarial de pelo menos 30% é crucial. É necessário uma maneira justa e ordenada nas distribuicoes das funcoes, ou pelo menos um critéio para elas, assim o funcionário saberá que fazendo isso e aquilo ele terá certeza que ganhará a funcao x e y.

Empresa tem muito a melhorar

Analista Especialista

Brasília, DF

Prós: Boa empresa para quem está começando a carreira. Depois de um tempo, o funcionário fica estagnado e provavelmente sai.

Contras: Valoriza terceirizados mais que funcionários concursados, falta de transparência por parte de alguns gestores.

Excelente

Analista AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2014

Brasília, DF

Prós: O ambiente de trabalho é muito bom, o nível intelectual dos gerentes é alto, a empresa investe em aperfeiçoamento, tem oportunidade de crescimento. Foi a melhor empresa que trabalhei até hoje, só saí porque passei em um concurso que paga melhor, mas o ambiente de trabalho da BB Tecnologia é superior.

Contras: A empresa tentou implantar novo plano de cargos e salários (que seria bom aos funcioários), mas alguns funcionários foram contra por interesse próprio e o plano foi engavetado. Alguns funcionários criticam a empresa, mas é porque não conhecem as outras.

Conselhos para presidência: Obrigado por tudo o que foi feito pelos funcionários da BB Tecnologia.

Tem potencial de voltar a ser uma gigante, mas ainda precisa dar longos passos para tal.

Técnico de Operações

Prós: Empresa em expansão, com banco de talentos oferecendo carreira dentro da empresa sem a necessidade de um novo concurso. Pra quem está nesta área do mercado de trabalho, a estabilidade é um diferencial. Preocupação na capacitação de funcionários. Apresenta flexibilidade em determinados setores para estudar no horário de trabalho.

Contras: Salário abaixo do valor da categoria, mas o valor total do refeição/alimentação é bom. Benefícios não são equivalentes aos dos funcionários antigos. Acerta acordos com o sindicato, mas or vezes não os demoram bastante para cumpri-los. Talvez por conta da burocracia do serviço público. Empresa que há pouco vem dando lucro financeiro, e pouco que vem capitalizando tem distribuído mal aos seus funcionários. Principalmente pelo fato de ter funcionários emprestados do Banco recebendo altos salários, e por consequência concentrando a folha de pagamento. Determinados serviços necessitam de forte integração com seu maior stakeholder, o próprio Banco. Mas a relação entre funcionários da BBTS e setores estratégicos ainda são marcados por falhas primitivas como. desleixo e preconceito. O ideal seria se a BBTS incorporasse esses setores.

Conselhos para presidência: Continuem incorporando cada vez setores estratégicos, para dinamizar ainda mais o serviço e valorizem mais seus funcionários para evitar turnovers e manifestações de greve.

Se por acaso você passar no concurso, pense bastante se vale a pena assumir.

Especialista de Sistemas

Brasília, DF

Prós: Ambiente de trabalho, estações de trabalho e máquinas satisfatórios. Estacionamento interno.

Contras: Modelo de fábrica de software defasado, objetivando apenas faturam entorno. Estimulando competição entre equipes por meio de meta mensal, havendo sempre represálias e pressão por parte dos gerentes/coordenadores. Salários abaixo da realidade do mercado para profissionais de grande porte (Cobol, natural, jcl)

Conselhos para presidência: Maior valorização dos profissionais através da implantação de plano de carreira e de previdência. Alteração de modelo de fábrica de software utilizado com maior comunicação entre cliente e fábrica, fornecendo maior qualidade nos produtos e não apenas no faturam entorno.

Tem tudo pra dar certo, mas só fica no papel.

Prós: Ponto positivo é não estar desempregado.

Contras: Péssima localização, salário horrível (qualquer concurso de nível médio é quase o dobro do que os analistas recebem na Cobra), política de ascensão profissional muito duvidosa, instalações ruins, restaurante muito ruim, e por aí vai.

Empresa exploradora igual o banco que a subsidia

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: O único ponto positivo é a vontade dos funcionários que ganham pouco e dão muito lucro a essa empresa e muitos não são reconhecidos. A união por partes dos funcionários para que tudo funcione.

Contras: Poderia escrever um testamento sobre a empresa. Mas fica na síntese, uma empresa que desrespeita todos funcionários, com atitudes arbitrárias, soberba, não reconhecem os funcionários e quando precisam os exploram. Não exerce algumas boas práticas da empresa e expõe os funcionários a situações constrangedoras.

Conselhos para presidência: Não adianta dar conselho a presidência, a maioria são funcionários que nem concurso prestaram, então são indicados a esse cargos e praticam má fé contratando empresas já conhecidas.

Bbts

Técnico de OperaçõesEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Bom ambiente, benefícios interessantes, esta acontecendo uma reestruturação.

Contras: ainda não tem plano de cargos e salários

Fatos

Técnico Especialista

Goiânia, GO

Prós: Em geral os benefícios são bons, paga em dia, é uma organização com ética no geral, está em pleno desenvolvimento e crescimento constante.

Contras: Muito enrolada nos projetos que beneficiam os funcionários, geralmente demora muito a aprovar um benefício, ou reestruturar condições, e ao menos no centro em que trabalho não consideram o clima organizacional como algo importante para desempenho do centro, as decisões são arbitrárias, e geralmente tem cunho de controle sob o funcionário de quando vai ao banheiro, quando usa o telefone e etc, gerando um péssimo clima de tensão e desconforto, e tem somente resultados negativos como o aumento do absenteismo e até mesmo procura de novas oportunidades em outros locais ou até outras empresas e concursos, o foco no trabalho é praticamente inexistente em alguns casos, o desconforto gera desconfiança e repugnação. Também a falta de transparência nos métodos de seleção nos cargos.

Conselhos para presidência: Pense mais no funcionário em mante-lo. O custo de treinamento e tempo de aprendizagem para torna-lo pleno ou sênior é alto, e por sinal nem há essa metodologia de classificação de profissionais, hoje em dia na administração há esforços afim de criar áreas de conhecimento sobre influência do clima organizacional, cultura organizacional e como um funcionário ou grupos de funcionários afetam direta ou indiretamente a produtividade, qualidade, eficiência e eficácia dos serviços prestados e consequentemente os resultados percebidos pelos clientes, fornecedores e gestão.

Muito a melhorar...

Prós: Bom ambiente de trabalho, ótima empresa pra iniciar.

Contras: Péssimo plano de carreira. Baixo salário inicial

Conselhos para presidência: Melhorem o plano de carreira e deem valor nos bons funcionários.

BB Tecnologia e Serviços (Cobra Tecnologia)

Descrição:A Cobra Tecnologia é uma empresa fundada em 1974 com o objetivo de desenvolver, produzir e comercializar tecnologia nacional no segmento de informática. Foi adquirida, nos anos 90, pela BB Tecnologia e Serviços, pertencente ao grupo Conglomerado do Banco do Brasil e, por isso, e especializou-se em tecnologia bancária. Atualmente, a empresa atua nas áreas de tecnologia da informação e em suporte de processos de negócio. Sua matriz está localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e possui 32 centros de assistência técnica espalhados pelo Brasil.