Como é trabalhar na Bayer?

empresa de

Prós: Incentiva job rotation.
    Possui excelente plano de benefícios.
    Proposta atualizada de valores (LIFE: liderança, integridade, flexibilidade e eficiência) é simples de ser compreendida e foi rapidamente internalizada pelos colaboradores e endossa ambiente ético e respeitoso.

Contras: Mudanças são muito lentas. Definições top down claras tornam-se relativas e demoram a ser implementadas pelo excesso de exceções criadas pelos níveis hierárquicos intermediários para proteção de interesses e cargos próprios (lembra muito o ambiente político brasileiro, embora a empresa seja Alemã).
    Áreas de serviço não são tão valorizadas como as áreas comerciais, o que aumenta o foco das áreas de serviço em marketing, para tentar promover essa valorização, e reduz o foco em entregas e otimização de custos e processos.

Conselhos para presidência: Ao sr. presidente global parabenizo pelos paradigmas quebrados e mudanças implementadas em sua gestão. Sugiro atenção aos métodos de implementação das medidas de simplificação e eficiência propostas pela alta cúpula: elas são excelentes mas estão sendo implementadas por colaboradores viciados em complexidade e preocupados com suas posições, o que os desvia de suas metas.

Gerente

Prós: Ótimo clima organizacional, flexibilidade de horário, home office, alguns benefícios (porque outros não são bons) e estabilidade. A empresa é muito bem estruturada e lhe dará toda condição para que voce realize o seu trabalho.

Contras: Como em todas as grandes organizações, a amizade ajuda a determinar quem será promovido, mas na Bayer há um imenso e notório exagero! Depois de um certo nível a impressão é que somente isso é levado em conta! Há várias tentativas de se deixar o processo transparente, mas no final, persistem a amizade e o relacionamento como fatores determinantes para a escolha. Uma pena. Hã também burocracia em excesso, o que desmotiva muitos colaboradores além do lugar onde esta situada, que é realmente assustador.

Conselhos para presidência: Sr. Presidente: Preste atenção no processo de escolha dos lideres e observe de perto como é o processo de seleção interna.

Uma grande empresa tem lados bons e ruins. Os bons, ainda ganham.

Gerente de Produtos

Prós: Mudanças em algumas unidades aumentando a agressividade aumentam as chances de desenvolvimento e aprendizado.

Contras: Burocracia extrema, cada unidade / área é um pequeno reino e a integração chega a ser forçada em alguns casos, não é algo natural.

Conselhos para presidência: Simplificar processos, diminuir regras, flexibilidade maior e maior agressividade.

A melhor empresa pra se trabalhar, dependendo de quem é seu gestor

Prós: - Plano de benefícios completo e bem competitivo com o mercado;
    - Possibilidade de mudança de área de negócio dentro do grupo;
    - Programa de qualidade de vida;
    - Valores LIFE (liderança, integridade, flexibilidade e eficiência).

Contras: - Gestores extremamente mal preparados, não são avaliados pela forma COMO entregam, apenas se entregam ou não, deixando os valores da companhia de lado;
    - Políticas mal escritas, onde toda e qualquer solicitação acaba virando exceção;
    - A empresa tem o programa de qualidade de vida, porém a maioria dos gestores acabam criticando os seus funcionários que utilizam: salão de beleza, loja de conveniência, quiosque da empresa TAM, o que faz com que a maioria se sinta desconfortável em utilizar os benefícios;
    - O comitê que avalia o potencial dos colaboradores acaba não sendo claro para toda organização e funciona como um desmotivador após receber o feedback.
    - Falta feedbacks claros, honestos e no momento correto. Tudo ainda é muito levado para o lado pessoal e há perseguição.

Tenho orgulho de trabalhar na Bayer.

Recife, PE

Prós: Implementa valores de conduta ética, estimula o desenvolvimento pessoal e disponibiliza vários cursos internos.

Contras: Ainda temos reinos entre as Unidades de Negócio e a integração não acontece naturalmente.
    As Unidades de Negócio são administradas pelos diretores da maneira mais conveniente, e não como uma única empresa.
    Em algumas áreas, observamos troca de funcionário, apenas para recolocar os "mais chegados".

Conselhos para presidência: Mais atenção com a justificativa das demissões, com a transparência e com a ética no lidar com os funcionários.
    Atenção com o assédio moral.

Péssimo ambiente profissional.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Os benefícios da empresa são atrativos: Previdência privada. Participação nos lucros. Home office uma vez por semana. Short friday. Automóvel. Até mesmo o salário é bem atrativo.

Contras: Além da péssima localização em São Paulo e do refeitório, as pessoas nos últimos anos acabaram com o ambiente de colaboração. O relacionamento é péssimo. Uma porção de pessoas vestidas com máscaras e que apunhalam pelas costas. Simplesmente a empresa não aplica o que prega no quesito pessoas.

Conselhos para presidência: Cuidado com os líderes. Eles contaminam a motivação do coletivo e perseguem quem não compartilha do mesmo ideal que o deles (o deles, não o da empresa). No papel tudo o que a empresa e o RH prega é muito bonito, mas na ponta (dentro do escritório) a prática está bem distante do que está no papel.

Avaliação Bayer

Analista Júnior

Prós: Horário flexível, Ambiente agradável, pessoas felizes trabalhando e site (estrutura) bonito e amigável (bikes, cafeterias e alameda de serviço bem completa).

Contras: Processos burocráticos, não há plano de carreira estruturado e as vagas internas que a empresa dispõe sempre tem uma ''carta marcada'' e o RH + gestão não são transparentes o suficiente. Além disso, o RH e TI não se conversam, o que há muito retrabalho quando se precisa desses dois departamentos.

Conselhos para presidência: Sejam mais transparentes e menos burocráticos. Saibam valorizar um colaborador como ele realmente deve ser e não somente para ganhar prêmios comprados de revistas como ''20 melhores empresas para trabalhar''

A melhor oportunidade profissional que eu tive.

Coordenador

Prós: Oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento.

Contras: Como toda empresa gigante é difícil o alinhamento dos procedimentos entre as áreas de negócios.

Conselhos para presidência: Continuar a investir no desenvolvimento de pessoas.

Muitos aprendizados, mas o reconhecimento poderia ser maior.

Gerente

Prós: É uma empresa com responsabilidade social, com valores fortes e que está promovendo muitas mudanças para se tornar mais competitiva nos mercados em que atua.

Contras: Ainda não tem uma cultura homogênea, cada unidade de negócios tem culturas diferentes, dependendo do estilo da gestão. Dentre as farmacêuticas, ainda tem uma política de remuneração menos agressiva, e os benefícios poderiam ser melhores, em todos os níveis.

Conselhos para presidência: A empresa precisa ser menos burocrática, e ter mais agilidade nos processos, para ganhar competitividade.

Boa qualidade de vida

Estagiário Superior

Prós: Os benefícios são bons e a empresa faz de tudo para agradar os funcionários. As pessoas em geral são muito educadas e não tratam os estagiários com desigualdade.

Contras: O plano de estágio não é bem definido, pois fica a critério de cada gestor essa definição. Não há certeza ou perspectiva de efetivação, o que com o passar do tempo desmotiva um pouco. E parece que há uma cultura de sempre querer estagiários e não desenvolver para manter aquele que for bom.

Bayer

Descrição:A Bayer é uma empresa de inventores com longa tradição em pesquisa. Aplicamos a ciência para enfrentar os grandes desafios globais e fornecemos inovações que satisfazem as necessidades ainda não atendidas do mercado e dos clientes. Trabalhando com sustentabilidade e conscientes do nosso papel de cidadão corporativo, que age de maneira ética e socialmente responsável, nós promovemos a ciência por uma vida melhor e geramos benefícios para as comunidades nas quais vivemos.