Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na BASF?

353 postagens (95 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

4.16
  • Remuneração e benefícios
    4.40
  • Oportunidade de carreira
    3.49
  • Cultura da empresa
    3.99
  • Qualidade de vida
    3.92

Recomendam a empresa a um amigo



  • Há aproximadamente 3 anos

    Muitas vantagens, muito trabalho

    Assistente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2013

    São Paulo, SP


    Prós: A empresa possui flexibilidade de horários e possibilidade de trabalhar como Home Office. Seu ponto forte certamente está nos benefícios que oferece: excelente plano de saúde e plano odontológico; plano de assistência para dificuldades especiais com saúde; fundo de investimento dos funcionários; convênios com academias e clubes (que poderiam melhorar).
    Na integração, o RH orientava bem os funcionários ingressantes, e em geral, o núcleo não-terceirizado do RH funcionava muito bem.
    No mais, a organização de workshops, festas, eventos e a boa infraestrutura do prédio (colorido com carpetes, cadeiras confortáveis - apesar de o banheiro ficar do lado de fora!), além do agradável espaço do café davam um tom muito mais leve a um ambiente de pressão.
    Entre os outros pontos positivos, posso constar o diálogo entre líder e funcionário; a possibilidade de trocar de área/função.

    Contras: Até meados de 2013, o RH da empresa era terceirizado e funcionava muito mal: os processos eram demorados, comunicação falha, muitos erros cometidos e era necessário muito esforço para conseguir resolver qualquer questão de RH.
    Diversos outros processos eram burocráticos. A BASF é dividida por muitas áreas - há as áreas de produtos (como plásticos, farmácia) e as áreas de serviços (jurídico, comex, parcela do RH). Nas áreas de serviços, o tempo de resposta era recorrentemente insatisfatório e facilmente perceptível que um número relevante de funcionários que não empreendiam esforços para resolver as questões que, sendo de sua alçada, lhes era solicitada.
    Não existia uma política de feedback dos funcionários que trabalhavam em juntos, para que todos em comum, pudessem avaliar como estava o funcionamento da equipe.
    O maior dos contras, mas comum a todas as grandes empresas, é que o funcionário sempre é cobrado a trabalhar muito além das horas estabelecidas contratualmente. É necessário trabalhar depois do expediente, o tempo na empresa é sempre estendido, além do tempo trabalhando em casa, mesmo aos finais de semana para conseguir dar conta dos prazos e metas estabelecidos. O pior é que o padrão se repete para os estagiários - os que trabalham muito além do período devido são recompensados em relação aos que trabalham no período correto. Vários estagiários, mesmo depois de se esforçar muito pela empresa não tem vaga, alguns são terceirizados, com esperança futura de que efetivação ocorrerá, o que frequentemente não acontece.

    Conselhos para presidência: Nas duas caixas anteriores já escrevi algumas sugestões esparsas pra equipe que pensa o bem-estar dos funcionários. Para os presidentes, poderia apenas dizer: usar elevador privativo não é elegante.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 3 anos

    Focar na organização da companhia

    Engenheiro de Manutenção

    Guaratinguetá, SP


    Prós: Empresa de porte internacional que permite viagens ao exterior para diversos níveis hierárquicos, muitos projetos de novas produções com constantes alterações, empresa que oferece muita oportunidade de aprendizado. Novos profissionais são muito valorizados na indústria(Fabricas). Salario para Engenheiros acima da media de mercado.
    Empresa possui programa oficial de identificar talentos.

    Contras: Falta de profissionais com experiência para realmente passar conhecimento.
    site de Guaratinguetá sem setor de RH atuante, o RH não conhece verdadeiramente os seus profissionais e em nada nos ajudam, passando toda responsabilidade para o Gerente direto.
    Baixo Salario para funções de Coordenação e Gerencia, falta de real avaliação dos riscos de periculosidade do site de Guarantigueta, sendo que algumas área pagam periculosidade para operadores porem para engenheiros não, estamos todos dentro do mesmo site, e o risco esta eminente a todos.
    Muita diferença de padrões entre áreas de negócios, incluindo descrições de funções.
    Falta informação a todos de como funcionado o programa de clausura que define os potencias e também programa de retenção dos profissionais da empresa.
    Muitas iniciativas de novos programas, falta foco.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 3 anos

    Cresci muito profissionalmente durante os 4 anos na BASF, porém ainda há muito espaço para melhorias.

    Funcionário

    São Paulo, SP


    Prós: A empresa é muito bem estruturada, forte no ramo e desenvolve seus profissionais. Os salários são bons até o nível de analista, os de coordenação acima ficam devendo para o mercado. A empresa se preocupa com o bem estar do funcionário.

    Contras: Os benefícios não igualam-se ao mercado (não há nem vale alimentação aos funcionários, por exemplo). As políticas de desenvolvimento não são iguais para todos, gerando frustração. Não há plano de carreira, e adotou a política de desenvolvimento 70-20-10 (70% influência pessoal, 20% crescimento por networking e apenas 10% como suporte da empresa), o que para mim é uma forma de isentar-se do desenvolvimento do funcionário diretamente.
    As oportunidades entre as áreas são muito distintas, parecendo que são várias empresas em mundos diferentes dentro da própria empresa.

    Conselhos para presidência: Melhorar os benefícios e implantar um plano de carreira individual, proporcionando as mesmas oportunidades para todos.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 3 anos

    Empresa estatal, política, planalto central!

    Funcionário

    São Paulo, SP


    Prós: A empresa se preocupa com a formação de jovens profissionais, salarios competitivos ate analistas. Boa escola inicial , empresa forte no ramo, mas apenas para inicio de carreira.

    Contras: oportunidades de carreira apenas com networking e muita política interna; a BASF da america do sul é pior neste aspecto. Empresa que manipula informação, voltada internamente, não há equilibrio de vida profissional/pessoal, apenas nas áreas das fabricas, onde o sindicato é mais forte e mais vulneránel a imprensa.

    Conselhos para presidência: Valorizar o trabalho humano, não apenas o que está na moda, ou que fica bem para a imprensa, a política interna frusta qualquer trabalhador de boa fé. Títulos de imprensa falsos não tem efeito duradouro. Mais honestidade e seriedade nos negocios, etica está em moda! menos politica interna e mais trabalho para os clientes, isso gera valor!!!

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 3 anos

    Ex-funcionário, saiu em 2010

    Guaratinguetá, SP


    Prós: Várias oportunidade de adquirir conhecimento, cursos, treinamentos e palestras.

    Contras: Empresa não valoriza material humano, apenas resultados, preza pela segurança dos colaboradores e pelo meio ambiente até onde a lei os obriga, gerentes e diretores usurpadores não permitem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos gestores, pratica forte assedio moral.

    Conselhos para presidência: Procurar valorizar mais o material humano e praticar seus valores, não apenas apresentá-los no papel para quem quiser ou puder acreditar neles!

    Recomenda a empresa: Não

  • Há mais de 3 anos

    Apesar de não querer ficar, trabalhar na BASF me deu uma boa visão de como funciona uma empresa.

    Estagiário

    Guaratinguetá, SP


    Prós: Ótimo lugar para se iniciar a carreira, infinidade de materiais didáticos para serem consultados afim de aprimorar habilidades técnicas e comportamentais, treinamentos On the job.

    Contras:  Empresa muito política, sensação que eu tenho é que capacidade técnica não serve para nada. Além disso, as chances de subir de cargo dentro da empresa é mínima o que deixa o colaborador muito frustado depois de algum tempo

    Conselhos para presidência: Treinar estagiário para ser efetivo em outra empresa não é muito inteligente.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 4 anos

     Gratificante !

    Funcionário

    Guaratinguetá, SP


    Prós:  Empresa sólida, com bons programas de desenvolvimento, preocupação com o meio ambiente e bom relacionamento com a comunidade.

    Contras: Oportunidades são restritas, pela fragmentação em áreas de negócios e serviços, há sempre limitações por conta de contencão de custos. Politicas de remuneração não são claras, a meritocracia não é uma cultura enraigada.

    Conselhos para presidência: Avaliar melhor o potencial intelectual, o desempenho e desenvolvimento dos colaboradores. Alguns gestores vão diretamente contra as politicas propagandeadas pela companhia.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há quase 4 anos

    Empresa que olha o aspecto da família, preocupada com o meio ambiente, comunidade e sustentabilidade.

    Analista de Marketing

    São Paulo, SP


    Prós: A Basf é uma empresa grande com muitas oportunidades de migrar internamente (eu já trabalhei em 4 negócios diferentes). É uma boa empresa para fazer carreira, tem estabilidade, possibilidade de ir para o exterior, política de transferência interna.

    Contras:  Empresa muito grande portanto mais burocrática. A área onde trabalho é global então dependemos mais da matriz, precisamos da aprovação deles, não tem desenvolvimento próprio local. Há também muita integração devido a aquisições de outras empresas.

    Conselhos para presidência: Olhar a empresa regionalmente.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 2 anos

    Ótimo lugar para se trabalhar

    Engenheiro

    São Paulo, SP


    Prós: Oportunidades, aprendizado, ambiente, carga horaria respeitada, acesso a ferramentas.

    Contras: Dificil adaptação a equipe, conservadora

    Conselhos para presidência: As metas são claras, porém não o q faremos para atingilas. Mudar visão dos funcionários em relação ao mercado como todo.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há quase 3 anos

    Descomplicado porém sem transparência.

    Trader de Cereais

    São Paulo, SP


    Prós: Seriedade e solidez. Cultura pragmática, preza pela forma descomplicada de trabalhar orientada para resultados.

    Contras: Falta de clareza e ferramentas sérias relacionadas a promoções e avaliação de desempenho individual. Liderança incapaz de fornecer feedback assertivo. Forte politicagem.

    Recomenda a empresa: Sim


Informações da empresa

BASF

Descrição:A BASF é a empresa química líder mundial. Sua meta é crescer de forma rentável, e melhorar ainda mais o valor de nossa empresa. Ajudam clientes a atingir o sucesso por meio de soluções inteligentes e produtos de alta qualidade. O portfólio da BASF abrange desde produtos químicos, plásticos, produtos performance, para agricultura e química fina, até óleo crú e gás natural. Por meio de novas formas de tecnologia, podem ativar novas oportunidades de mercado. Afirmam conduzir nossos negócios de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável.

Site

RH: quer atrair bons talentos?