Como é trabalhar na BASF?

péssimo

Engenheiro Químico

Guaratinguetá, SP

Prós: dinheiro que é pouco para quem tem uma boa formação na área

Contras: salário horríveis

Auxiliar TécnicoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A segurança nas atividades são levadas muito a sério. É as oportunidades que são oferecidas no que tange investimentos dentre outros.

Contras: Alguns procedimentos precisam passar por mudanças. A demora em corrigir alguns problemas.

Conselhos para presidência: É preciso avaliar melhor os profissionais, observando suas habilidades, e não colocando profissional apenas por terem vínculo familiar, sem mesmo ter a qualificação necessária para o cargo.

politicagem

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: clima interno amistoso com muita gente querendo ajudar. liberdade entre as equipes

Contras: cresce quem é politicamente correto. vi líderes muito bons saírem porque falam a verdade. infelizmente ficam e crescem os amiguinhos do chefão que já está lá há séculos e coloca todos os amiguinhos abaixo dele

Conselhos para presidência: ser a empresa de meritocracia e menos política. chance de crescer para aqueles que não são puxa saco

Nada a declarar

Coordenador de RiscosEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Oportunidade Internacionais e uma grande variedade de áreas internas que possibilitam um crescimento lateral.

Contras: Falta capacidade aos gestores. Em sua grande maioria são pessoas ultrapassadas e pouco atualizadas com técnicas modernas de gestão. RH complacente com gestores péssimos, avaliação de pessoas extremamente nebulosa.

Conselhos para presidência: Nenhum. A empresa merece o time de gestores que tem.

Boa e ruim ao mesmo tempo

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Organizada
    Clima cooperativo
    Bons beneficios

Contras: Falta de sinceridade e clareza em alguns processos importantes.

Péssimo clima organizacional.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa com excelentes benefícios e instalações. Fácil acesso, por ser ao lado de uma estação de trem (para quem opta, assim como eu, pelo transporte público).

Contras: O clima da companhia é um dos piores em que tive o desprazer de trabalhar. Ao menos no setor onde atuei, não existia o mínimo de empatia ou compreensão, e as pessoas eram tratadas como descartáveis. O plano de carreira não é justo, e apenas a ''panelinha'' prevalece, cresce e se desenvolve. Os outros talentos simplesmente não são vistos, ou não recebem uma chance.

Conselhos para presidência: O plano de carreira deve ser reavaliado, assim como a capacidade de alguns gestores de ''gerir'. E as mesmas regras que toda a companhia seguem devem valer, também, para a área de Recursos Humanos.

Muitos desafios e excelente ambiente profissional

Analista de Planejamento de Materiais Pleno

Prós: Muita possibilidade de aprendizado, bom salário, trabalho em equipe, autonomia de trabalho para os funcionários, horários flexíveis, possui PPR, escritório ao lado da estação de trem.

Contras: Dificuldade de crescimento, falta de plano de carreira, líderes despreparados, alta rotatividade, falta de processos definidos (as pessoas entram e saem com os processos na cabeça), altíssima pressão, carga de trabalho muito alta (funcionários às vezes realizam mais de uma função).

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Alta exposição e trabalho bem diverso. É uma empresa gigante e global, o que oferece oportunidades de aprendizado interessantes. Bons gestores e clima organizacional.

Contras: Extremamente burocráticos e desorganizados com o tempo - "porque fazer hoje se posso fazer amanhã?" é uma frase implícita, mas recorrente. Apesar de ter gestores engajados e que lideram bem, as equipes em geral deixam a desejar. É uma empresa "quadrada", que apesar de ouvir questionamentos dificilmente faz algo diferente. Alta contratação de estagiários, mas sem chance de efetivação.

Criar plano de carreira para os colaboradores

Analista de Estoque Pleno

Jacareí, SP

Prós: Salário compatível com o Mercado, refeição no local, convênio medico e odontológico, participação nos lucros e resultados..

Contras: Falta de desenvolvimento de pessoas, falta de plano

Conselhos para presidência: Melhorar capacidade dos gestores no desenvolvimento de talentos e promover verdadeiras oportunidades internas para os colaboradores, pois o BIB que é divulgado pela empresa, não possui avaliação clara e transparente do processo seletivo.

Empresa grande, com problemas de empresas de pequeno porte

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Salário acima da média para o setor, tem uma estrutura muito boa para o trabalhador e a tentativa de criar um ambiente mais nivelado com profissionais de diferentes hierarquias no mesmo local ajudam o status dos funcionários mais abaixo.

Contras: Mesmo com essa tentativa, a hierarquia é extremamente forte, a prática não segue o que se prega, sendo um ambiente extremamente competitivo e que muitas vezes o faz realizar serviços pelos quais não foi contratado para fazer

Conselhos para presidência: Tentar policiar de algum jeito para que se sigam os valores que pregam na visão da empresa.

BASF