Como é trabalhar na BASF?

Muitas vantagens, muito trabalho

Assistente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: A empresa possui flexibilidade de horários e possibilidade de trabalhar como Home Office. Seu ponto forte certamente está nos benefícios que oferece: excelente plano de saúde e plano odontológico; plano de assistência para dificuldades especiais com saúde; fundo de investimento dos funcionários; convênios com academias e clubes (que poderiam melhorar).
    Na integração, o RH orientava bem os funcionários ingressantes, e em geral, o núcleo não-terceirizado do RH funcionava muito bem.
    No mais, a organização de workshops, festas, eventos e a boa infraestrutura do prédio (colorido com carpetes, cadeiras confortáveis - apesar de o banheiro ficar do lado de fora!), além do agradável espaço do café davam um tom muito mais leve a um ambiente de pressão.
    Entre os outros pontos positivos, posso constar o diálogo entre líder e funcionário; a possibilidade de trocar de área/função.

Contras: Até meados de 2013, o RH da empresa era terceirizado e funcionava muito mal: os processos eram demorados, comunicação falha, muitos erros cometidos e era necessário muito esforço para conseguir resolver qualquer questão de RH.
    Diversos outros processos eram burocráticos. A BASF é dividida por muitas áreas - há as áreas de produtos (como plásticos, farmácia) e as áreas de serviços (jurídico, comex, parcela do RH). Nas áreas de serviços, o tempo de resposta era recorrentemente insatisfatório e facilmente perceptível que um número relevante de funcionários que não empreendiam esforços para resolver as questões que, sendo de sua alçada, lhes era solicitada.
    Não existia uma política de feedback dos funcionários que trabalhavam em juntos, para que todos em comum, pudessem avaliar como estava o funcionamento da equipe.
    O maior dos contras, mas comum a todas as grandes empresas, é que o funcionário sempre é cobrado a trabalhar muito além das horas estabelecidas contratualmente. É necessário trabalhar depois do expediente, o tempo na empresa é sempre estendido, além do tempo trabalhando em casa, mesmo aos finais de semana para conseguir dar conta dos prazos e metas estabelecidos. O pior é que o padrão se repete para os estagiários - os que trabalham muito além do período devido são recompensados em relação aos que trabalham no período correto. Vários estagiários, mesmo depois de se esforçar muito pela empresa não tem vaga, alguns são terceirizados, com esperança futura de que efetivação ocorrerá, o que frequentemente não acontece.

Conselhos para presidência: Nas duas caixas anteriores já escrevi algumas sugestões esparsas pra equipe que pensa o bem-estar dos funcionários. Para os presidentes, poderia apenas dizer: usar elevador privativo não é elegante.

BASF