Como é trabalhar na Banrisul?

Amplamente desmotivador

Operador de Negócios

Porto Alegre, RS

Prós: A estabilidade e baixo nível de cobrança é ótimo quem quer realizar um trabalho medíocre, ou seja, dentro da média. Os gerentes não costumam pressionar muito.

Contras: Devido a estabilidade tem muitos colegas que não se dedicam ao trabalho. Colegas chegam atrasados, faltam ou não cumprem a sua função e não ocorrem punições. Os sistemas de informática são sofríveis, especialmente os caixas eletrônicos. Mantém metade dos funcionários em unidades não comerciais no prédio chamado Direção Geral, onde são comissionados sem critérios técnicos, apenas políticos. Um caixa tem uma PLR maior do que gerentes de conta, que são os funcionários que movem o banco para a frente.

Conselhos para presidência: Privatizar com URGÊNCIA.

Melhoria contínua

Analista de Sistemas Sênior

Porto Alegre, RS

Prós: Bom salário e boa estabilidade porque além de ser CLT a contratação ocorre por meio de concurso logo precisam ter muitos argumentos para demitir.

Contras: Não existe critérios de avaliação, nem meritocracia ou avaliação 360º. Ninguém na empresa sabe como são as promoções. Os cargos de gestão não deveriam ser políticos inexperientes.

Conselhos para presidência: Implantar critérios claros de avaliação com meritocracia e avaliação 360º. Os cargos de gestão devem ser ocupados por pessoas qualificadas.

Empresa madura passando por reestruturação e buscando crescimento a nível nacional.

Porto, PI

Prós: Salário pontualmente em dia. Bom ambiente de trabalho, empresa com muita projeção no mercado

Contras: Sendo uma empresa que tem muitos anos de atuação no mercado acredito que deveria ter um plano de carreira definido.

Triste pelo que poderia ser a empresa...

Porto Alegre, RS

Prós: Amizades

Contras: Puxa sacos e politicagem sem nenhum pudor.

É uma empresa na qual, atualmente, há muita rotatividade de funcionários.

Porto Alegre, RS

Prós: Os benefícios são o ponto positivo.

Contras: A falta de um plano de carreira decente e as promoções não são por mérito.

Cultura ultrapassada, Banco ineficiente

Porto Alegre, RS

Prós: Estabilidade (a pessoa pode ter qualquer perfil que o banco nunca demitirá ela); auxílio alimentação.

Contras: Cultura ultrapassada; muita gente das antigas nos cargos de chefia e administração; gerentes sem qualificação alguma; burocracia exagerada; salário mais baixo entre os bancos públicos; processos seletivos internos sem transparência, o que dá margem para suspeitas de politicagem e indicações.

Conselhos para presidência: Tornar os processos mais eficientes; estimular a qualificação dos funcionários; criar de alguma maneira uma descentralização dentro das agências; gerentes das agências DEVEM possuir qualificação.

Muito frustrante

Gerente de NegóciosEx-funcionário, saiu em

Caxias do Sul, RS

Prós: Relação entre colegas, oportunidades de crescimento para cargos menores, oportunidades de qualificação

Contras: Sistema de avaliação de pessoas, falta de qualificação dos gestores de agência, falta de canais de comunicação e principalmente falta de plano de cargos e salários.

Típica instituição pública

Gerente de Negócios

Porto Alegre, RS

Prós: A empresa poderia dar certo, tem milhões de clientes, é amplamente conhecida no Estado, demonstra solidez e confiança, tem algumas pessoas muito bem qualificadas no quadro funcional.

Contras: Mais de metade dos funcionários estão em cargos que não precisavam existir na sede do banco. A eficiência é baixa, os sistemas são antigos, mal feitos e ruins, os setores que definem as metas sequer conseguem fazer relatórios úteis às nossas necessidades. Vemos gerentes de agências agirem fora das regras batendo todas as metas e sendo parabenizados, enquanto quem trabalha dentro das regras vem sendo repreendido. Nos processos internos é comum pessoas que recém entraram e tem algum conhecido ou político passar direito enquanto os outros são misteriosamente desqualificados, poucos são promovidos realmente por mérito, o que desincentiva quem quer seguir carreira.

Conselhos para presidência: Que seja privatizada, o banco precisa de uma reforma estrutural. Quem trabalha de verdade não tem medo ou preocupação com a privatização.

Já foi melhor, não quero que meus filhos sejam bancários

Santa Maria, RS

Prós: Certa estabilidade, plano de saúde com bom custo-benefício, vale-alimentação satisfatório. Atualmente a empresa possui boas chances de crescimento, em pouco tempo pode se chegar a um cargo melhor remunerado.

Contras: O banco simplesmente parou no tempo em relação aos funcionários. Pouca qualificação é oferecida (somente EaD, que não temos tempo para fazer) e as vagas são preenchidas por estagiários, que não podem executar todas as funções de um concursado, isso sobrecarrega demais, tornando o trabalho estressante. Plano de carreira inexistente e exigências cada vez maiores.

Empresa mais ou menos

Prós: Tem uma boa localização e bolsa auxilio compatível com o mercado. Tem férias a cada 6 meses para os estagiários e apenas 20 dias de trabalho por mês

Contras: Não oferecem vale transporte nem vale refeição, o ambiente é pesado, muitas cobranças e pouca gente para ajudar a realizar as tarefas. Acúmulo grande de funções e estresse

Banrisul

Descrição:Como banco múltiplo, o Grupo Banrisul oferece ampla variedade de produtos e serviços financeiros, incluindo cartões de crédito, seguros, previdência privada, grupos de consórcios e administração de recursos de terceiros. Suas operações de crédito abrangem os segmentos de pessoas físicas e jurídicas, bem como financiamento imobiliário e rural. Mais do que investir em inovação e qualidade de relacionamento com seus diversos públicos, contribuir para a construção de um mundo melhor. Esse é o desafio que o Banrisul se coloca a cada dia, e para o qual direciona sua evolução, enquanto Instituição, galgada paulatinamente nesses 83 anos de atuação. Valorizar as pessoas não é somente uma questão de eficiência, mas, sobretudo, de responsabilidade social.