Como é trabalhar na Bank of Tokyo-Mitsubishi?

Ambiente comparativamente tranquilo porém com salários abaixo de mercado

Prós: A cultura da empresa japonesa presa pela cordialidade entre as pessoas. Ambiente de trabalho com pressão moderada por resultados, quando comparada com outros bancos. A transição entre áreas é incentivada pela maioria dos gestores.

Contras: O salário é bem abaixo do observado no mercado para posições semelhantes. O turnover da presidência efetiva (japonesa) é extremamente alto o que faz o banco viver em um conflito de identidade. Falta de direcionamento e clareza por parte da gerencia especialmente no que tange a resultados e remuneração. Ademais o banco só é solido e remunera bem aos expatriados, que dominam os cargos de gerencia dificultando a ascensão em algumas áreas.

Conselhos para presidência: Evitar que a empresa se transforme em um cabide de expatriados e considerar adotar uma postura mais agressiva no que tange remuneração.

Não recomendo

Prós: Boa localização ( Av. Paulista), todos os benefícios estabelecidos pelo sindicato, pagamento em dia. oportunidade de lidar com outras culturas.

Contras: Muitos cargos de cargos de chefia e sem meritocracia. Falta investimento em tecnologia, excesso de sistemas legados (Cobol), retrabalho em muitas áreas com excesso de controles em excel. Estrutura mal organizada, não há colaboração entre os departamentos.

Conselhos para presidência: Investir em conhecimento e na formação dos colaboradores, incentivar novas ideias e se atualizar.

Assistente

Prós: Ambiente saudável e equilibrado, com baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho.Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala.

Contras: Muita hierarquia, horario longo, falta de perspectiva ao longo prazo. Difícil de conseguir habilidades especificas, ainda falta globalização e management mais centralizado.

Ambiente agradável e boa localização mas falta plano de carreira

Analista de Crédito

Prós: O banco global bem localizado tem um bom ambiente de trabalho, pessoas competentes e boa remuneração no geral (principalmente o bônus) Há forte presença da cultura japonesa, mas ao mesmo tempo o banco tem buscado tornar se cada vez mais global e adaptar e agregar diferentes culturas pelo mundo.

Contras: Burocracia e falta de plano de carreira. Há forte controle e excessiva quantidade de processos que atravacando o trabalho. Há abertura para funcionarios proporem soluções para melhorar eficiência, mas poucas ideias são colocadas em prática. Com relação a carreira, muitos cargos de alta gerência são ocupados por expatriados vindos do Japão e por isso é mais dificil um brasileiro ocupar cargos mais altos. Alem disso o fato de ser um banco pequeno, tem poucas oportunidades de promoção para áreas de gerência . Por isso, falta incentivo e motivação para o crescimento profissional dos funcionários.

Neutra

Analista Administrativo

Prós: Lidar com a cultura japonesa e aprender mais a cada dia. Muito dinâmico. Um lugar onde você ganhará muita experiência. Todos os funcionários tem acesso à diretoria, o que é muito bom.

Contras: Não tem plano de carreira. Apenas os cargos altos conseguem crescer na empresa e muitos acumulam muitos cargos e não dão chance para os outros.

Conselhos para presidência: Ouvir mais as pessoas que tem cargos mais baixos.

pode melhorar...

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: ambiente desafiador, oportunidade de aprendizado, contato com a cultura japonesa.

Contras: ambiente estressante, equipe mal preparada, gestores que não sabem lidar com novos funcionários

Valores e Controles de Compliance

Gerente de BackOffice

Prós: empresa com fortes controles de compliance, processos. Valores advindos da cultura japonesa, como reconhecer erros prontamente, se apresentar para clientes quando ocorrem erros e apresentar contramedidas.

Contras: Os processos são na maioria manuais, com excesso de papeis e assinaturas. A cultura do erro zero acaba por criar uma forte pressão psicológica no funcionário. É boa a interação com expatriados, mesmo sendo japoneses, o idioma oficial da instituição é o inglês.

Conselhos para presidência: Investir forte em controles e processos.

Boa empresa para aprendizado

Advogado Sênior

Prós: Banco em crescimento no Brasil, com possibilidade de envolvimento em diversos assuntos corporativos e de governança. Boa oportunidade de aprendizado.

Contras: Clima da empresa poderia ser melhor, bem como a política de desenvolvimento de carreira, uma vez que se demonstra muito subjetiva e de difícil satisfação. Poderia ser mais clara, baseada em critérios mais objetivos aos funcionários.

Conselhos para presidência: Maior valorização dos funcionários. É importante demonstrar que a empresa se importa com os funcionários.

Expansão consciente.

DiretorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Empresa globalizada, boas oportunidades internacionais de desenvolvimento profissional, extremamente conservadora com foco na satisfação do cliente. Respeito ao colaborador, desenvolvimento de carreiras, meritocracia e avaliação 360. Responsabilidade social.

Contras: Excesso de conservadorismo e rigor nos processos levam à lentidão na solução de problemas e tomadas de decisão.

Conselhos para presidência: Confiança nos profissionais locais.

otima empresa para se trabalhar

Prós: Empresa Boa para seguir carreira embora no Brasil tenha um porte pequeno

Contras: pequeno porte no Brasil, hierarquizada, aversao a riscos, cultura oriental

Bank of Tokyo-Mitsubishi

Descrição:O Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ é uma instituição financeira com sede no Japão e resulta de diversas fusões e incorporações de instituições financeiras reconhecidas no Japão e no mundo, ocorridas ao longo de mais de
130 anos.