Como é trabalhar na Banco PAN?

Não recomendo.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa paga todos benéficos em dia, localização é boa, próximo a metro, bons restaurantes a volta, bons equipamentos para trabalhar, clima de trabalho razoável.

Contras: Empresa adquirida por outra instituição, o que gerou preconceito por parte dos adquirentes versus adquiridos, falta oportunidade de crescimento. Muito complicada, metódica e fechada a inovações. A diretoria é muito distante de seus funcionários.

Conselhos para presidência: Que os diretores escutassem mais seus funcionários.

Boa Empresa, mas poderia ser melhor

Assistente de Cobrança IEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Empresa boa para se trabalhar devido a benefícios de bancário, excelente localização, conta com ambulatório médico e desconto para funcionários em produtos próprios

Contras: Excesso de Burocracia, Alta demanda de trabalho, falta de investimento em infraestrutura tecnológica, gestores perdidos em razão das metas e idéias dos colaboradores não são aproveitadas

Conselhos para presidência: Deveriam investir mais em recursos técnológicos, poucas empresas hoje em dia, utilizam desktops, conceder incentivos educacionais para coloboradores, eliminar a alta burocracia exigida pela segurança da informação, investir em sistema de ERP unificado, o Banco possui muitos sistemas de gerenciamento de informação, mas não são interligados.

Péssimo clima e falta de transparência e credibilidade no processo de avaliação.

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Não tem pontos positivos. Pior empresa que eu já trabalhei em toda a minha carreira. Péssima gestão do negócio. Gestores totalmente despreparados.

Contras: O clima é péssimo, não existe transparência no processo de avaliação de desempenho e a direção do Banco não sabe o que está fazendo. Péssimos gestores e gestão de Rh. Não recomendo para ninguém.

Conselhos para presidência: Mudar a gestão do RH e de boa parte das áreas do Banco.

total

Consultor ComercialEx-funcionário, saiu em 2016

Boa Vista, RR

Prós: educação com os funcionarios, cordialidade e nao vejo nada de melhor do que isso,.

Contras: remuneração, mensuração de produtividade, sistema obsoleto, gasto de energi pra atiidades que nao davam retorno, cobraças fora de horario, precaridade no trabalho.

Sem Palavras...

Prós: Infelizmente somente os Benefícios, quais nos fazem pensar bastante para não pedirmos as contas. Sou grata pelo conhecimento que adquiri na empresa, no passado o ambiente era mais familiar.

Contras: Infelizmente não há plano de carreira para pessoas que trabalham, somente para aqueles que puxam saco. Isso desanima qualquer funcionário,não basta ser e fazer o melhor, tem que ser amigo do chefe.

Conselhos para presidência: Que um dia venhamos ter mais líderes, pois verdadeiros líderes fazem o que é certo, não aquilo que os são conveniente.

Rotatividade

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente de trabalho, e treinamentos.

Contras: Muita rotatividade, Ameaça de demissão constante.

Analista de Crédito PlenoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Localização na Paulista, próximo ao metro Trianon

Contras: Péssima qualidade de vida, gestão de pessoas atrasada uns 30 anos; falta de investimento em tecnologia e falta de investimento em pessoas (não há cursos de aperfeiçoamento, tampouco para os processos internos)

Conselhos para presidência: Se eu estivesse a frente da organização contrataria diretores e gestores mais experientes no mercado financeiro, com visão voltada para inovação e gestão de pessoas

Boa gestão de pessoas deve ser fundamental para crescimento da empresa e colaboradores

Analista Sênior

Prós: Ambiente em algumas áreas descontraído, boa localização com relação a Matriz, busca se atualizar conforme o mercado em alguns pontos, como dress code, busca crescimento e consolidação no mercado em que atua.

Contras: A falta de gestão é o ponto principal, que requer imediata atenção, os gestores não estão preparados para gerirem pessoas, são bons executores (com conhecimento técnico), porém pecam quando o foco é relacionamento com os funcionários. Muitos ou a grande maioria dos gestores já realizaram alguns cursos sobre liderança, porém não há reflexo desses treinamentos no dia a dia com a equipe. Não possui um plano de carreira definido(se deixar, você “morre” na mesma cadeira), e o RH também não ajuda nisso, motivo pelo qual, muitas pessoas acabam buscando novas oportunidades no mercado. Em algumas áreas a meritocracia vale apenas quando o funcionário é amigo do “gestor” (fato que causa grande insatisfação, porque é visível a todos os funcionários da área). O que torna também essa meritocracia questionável e a falta de empenho do RH em analisar esse tipo de atitude. Outro ponto é a inabilidade do RH em promover a valorização do funcionário, proporcionando cursos, incentivos como uma nova graduação ou uma pós, descontos com universidades de primeira linha, que poderiam ser utilizados na própria empresa, agregando valor. Um outro ponto bastante negativo é a questão do “top down” de algumas diretorias para implantação de novas soluções, todos são capazes de realizar as tarefas, porém alguns diretores devido ao seu acordo com algumas áreas, preferem correr riscos com a implantação do que esperar mais um pouco e ter uma implementação mais segura, que não afete tanto a produção. A burocracia entre algumas áreas, em alguns momentos da a ideia que trabalhamos em empresas diferentes, as pessoas precisam lembrar que estamos aqui pelo o mesmo objetivo.

Conselhos para presidência: Para o novo Presidente, um conselho é trabalhar forte com o RH e com os gestores de todas as áreas. Para que mudem o mindset de execução e possam ser capazes de realmente gerenciar equipes e não só negócios.

A comunicação é primordial para que essa empresa se desenvolva.

Consultor Comercial

Prós: Eventos e campanhas, cumpre com o piso do mercado para salários e benefícios. Além da folga assiduidade prevista na convenção, o banco oferece folga aniversário ao colaborador assim como a PPR.

Contras: Não existe plano de carreira, processo seletivo interno e externo não é transparente. Somente não divulgadas no portal vagas ao qual não conseguem preencher em nenhum canal. Em pleno 2019 empresa trabalha com meta individual. As metas não são coerentes com a conjuntura comercial ofertada. As campanhas não promovem competitividade, e sim um revanchismo e um clima seja entres unidade ou consultores. A estrutura organizacional é engessada e arcaica, pois a comunicação entre as áreas não flui, é incipiente e burocrática. Os canais de informação são desorganizados, estão difusos no sentido em que não podem ser encontrados. A cultura da empresa é de hierarquia piramidal, tentam disfarçar essa cultura com encontros onde grande a massa só pode falar o que os diretores querem ouvir. É bem triste por que os cenários de diálogo deviam servir para construir uma gestão mais eficiente. A rede é um braço desconectado, é receptivo sem qualquer poder de influência em outras áreas.

Conselhos para presidência: Melhore a comunicação da empresa, coloque as áreas em pé de igualdade, não existe uma área melhor que a outra. Todas são importantes,e devem ser consideradas assim se quiser que o Banco cresça. Elimine essa cultura de ninguém poder ser questionado. Se existe uma questão ela tem que ser respondida. Simplifique o relacionamento da empresa. Menos é mais.

Teria tudo para ser uma empresa em grande evolução, mas peca na gestão

Analista Sênior

Prós: Remuneração e benefícios são muito atraentes, localização da matriz de fácil acesso, está sempre em processo de mudanças e na tentativa de ser moderna, está em processo de implantação de Home Office.

Contras: Pessoas de perfil técnico atuando em gestão, pouco desenvolvimento de carreira, o clima entre as pessoas varia muito de área para área, não sendo uma cultura uniforme, apesar de não ser grande, há pouca interação entre as áreas, RH muito fraco na intermediação entre gestores e colaboradores e que não tem presença no todo, é operacional e nada estratégico.

Conselhos para presidência: Fazer a reciclagem de todos os gestores, alinhando o perfil ao cargo, alinhar a cultura da empresa a todas as áreas, não é possivel ter culturas diferentes dentro da mesma empresa, transformar o RH em elemento estratégico com forte atuação em intermediações e resoluções de conflitos, desenvolvimento de carreira e ombudsman.

Banco PAN