Como é trabalhar na Banco PAN?

Boa gestão de pessoas deve ser fundamental para crescimento da empresa e colaboradores

Analista Sênior

Prós: Ambiente em algumas áreas descontraído, boa localização com relação a Matriz, busca se atualizar conforme o mercado em alguns pontos, como dress code, busca crescimento e consolidação no mercado em que atua.

Contras: A falta de gestão é o ponto principal, que requer imediata atenção, os gestores não estão preparados para gerirem pessoas, são bons executores (com conhecimento técnico), porém pecam quando o foco é relacionamento com os funcionários. Muitos ou a grande maioria dos gestores já realizaram alguns cursos sobre liderança, porém não há reflexo desses treinamentos no dia a dia com a equipe. Não possui um plano de carreira definido(se deixar, você “morre” na mesma cadeira), e o RH também não ajuda nisso, motivo pelo qual, muitas pessoas acabam buscando novas oportunidades no mercado. Em algumas áreas a meritocracia vale apenas quando o funcionário é amigo do “gestor” (fato que causa grande insatisfação, porque é visível a todos os funcionários da área). O que torna também essa meritocracia questionável e a falta de empenho do RH em analisar esse tipo de atitude. Outro ponto é a inabilidade do RH em promover a valorização do funcionário, proporcionando cursos, incentivos como uma nova graduação ou uma pós, descontos com universidades de primeira linha, que poderiam ser utilizados na própria empresa, agregando valor. Um outro ponto bastante negativo é a questão do “top down” de algumas diretorias para implantação de novas soluções, todos são capazes de realizar as tarefas, porém alguns diretores devido ao seu acordo com algumas áreas, preferem correr riscos com a implantação do que esperar mais um pouco e ter uma implementação mais segura, que não afete tanto a produção. A burocracia entre algumas áreas, em alguns momentos da a ideia que trabalhamos em empresas diferentes, as pessoas precisam lembrar que estamos aqui pelo o mesmo objetivo.

Conselhos para presidência: Para o novo Presidente, um conselho é trabalhar forte com o RH e com os gestores de todas as áreas. Para que mudem o mindset de execução e possam ser capazes de realmente gerenciar equipes e não só negócios.

Banco PAN