Como é trabalhar na Banco Mercantil do Brasil?

Empresa não aceita funcionários homossexuais

Gerente ComercialEx-funcionário, saiu em 2013

Betim, MG

Prós: Uma empresa que dá oportunidade para jovens no inicio da carreira. Facilidade em acesso a diretoria e a mesa de negócios o que é muito bom para quem trabalha na area comercial.

Contras: Fui mandando embora no auge da minha carreira. Era o melhor gerente da minha regional no entanto um gerente da minha agencia descobriu que sou homossexual e começou a me perseguir. Chegou ao ponto de revelar detalhes da minha para meus clientes. Por fim passou o endereço da matriz para clientes pedirem minha demissão.

Conselhos para presidência: Prezado Diretor, Fui desligado no auge da minha carreira, era o melhor gerente da regional ate meus colegas de trabalho ficaram chocados com minha demissão, tudo porque nasci gay e o gerente comercial não concordava com isso.

Engessado, ultrapassado

EscriturárioEx-funcionário, saiu em 2017

Itaquaquecetuba, SP

Prós: A empresa oferece bons benefícios como VR, VA, Plano de Saúde. É possível crescer rapidamente para o cargo de GBI mas depois disso não há para onde crescer.

Contras: A administração comercial é completamente desconjuntada, mudam de estratégia diariamente e não comunicam o funcionário, não definem os objetivos adequadamente. Não se tem liberdade para dar novas ideias, o ambiente de trabalho é engessado e antiquado para o ambiente atual. Particularmente, na agência onde trabalhei os gerentes não tinham atitude, para tudo o que iam fazer era necessário ligar para o Superintendente, até mesmo para definir o horário de almoço dos escriturários! As metas são absurdas, praticamente obrigam os funcionários a negligenciar a totalidade dos desejos do cliente.

Conselhos para presidência: Dar mais liberdade para os funcionários participaram do processo de decisão dentro das agências, afinal de contas são eles quem vivem o dia a dia e sabem o que pode melhorar em cada agência. Treinar melhor os GBI's e promover pessoas realmente capacitadas para o cargo com vontade de crescer e aprender

Empresa estagnada

Escriturário

Prós: Café grátis. Para um jovem profissional não é recomendada, equipe antiga e subir nos cargos pela meritocracia é impossível. Parte dos funcionários não tem formaçao e ficam na apreensão de ser demitidos com isso o trabalho nas áreas é estressante

Contras: Pouca ou nenhuma oportunidade de crescimento. Profissionais despreparados e Uma parte sem formaçâo. Crescimento só por indicação ou sendo filho de diretor.

Conselhos para presidência: Reformulação das tecnicas de gestão não estamos mais nos anos 50.

Excelentes benefícios, mas a estrutura é muito rígida e não há espaço para inovação

EscriturárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A empresa possui benefícios excelentes. Ótimo ticket alimentação, vale cultura, previdência privada, etc. Os salários, na minha opinião, são superiores à média do mercado, quando consideramos empresas fora do setor financeiro.

Contras: Por ser um banco, é uma empresa de estrutura muito tradicional, desde à vestimenta normalmente utilizada (roupas sociais) até a forma de se pensar e implementar projetos. As estruturas são muito rígidas e verticais. Além disso, os cargos iniciais (estagiário, escriturário e assistente) são utilizados para realização de tarefas muito operacionais, o que causa desmotivação ao longo do tempo. Não há espaço para criatividade e inovação na empresa.

Conselhos para presidência: Flexibilizar a rigidez da estrutura vertical da empresa, dar mais espaço à inovação e não tratar pessoas da altos cargos como se fossem diferentes ou especiais.

a verdade nua e crua!

Operador de Caixa

Prós: Metas pequenas e para a equipe

Contras: Sem plano de carreira e baixissimas chances de crescimento.

Conselhos para presidência: Desenvolver um plano de carreiras e trabalhar pela meritocracia.

Boa para trabalhar pouco tempo

Técnico de Risco de CréditoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A categoria bancária tem muitos benefícios financeiros, trabalhava apenas 6 horas por dia e como foi meu primeiro emprego aprendi muito nesta empresa.

Contras: A empresa investe pouco em tecnologia, não tinha plano de cargos e salários, não era claro os critérios para promoção, chefia e técnico desenvolvia tarefas muito similares.

Empresa muito conservadora numa época em que inovações tecnológicas são cada vez mais necessárias

Estagiário de TIEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Remuneração acima da média do mercado; ótimos benefícios; horário levemente flexível; incentivo ao trabalho em equipe; ambiente equilibrado e saudável; cumprimento rígido das leis trabalhistas

Contras: Empresa familiar extremamente formal e conservadora; pouco incentivo à criatividade e inovação; processos de tecnologia muito engessados, o que faz com que o desenvolvimento dos projetos se torne maçante e custoso; mentalidade arcaica onde o profissional é reconhecido por tempo de serviço e não pelo trabalho realizado; Diretores de Tecnologia muito distantes dos profissionais e com baixa visão inovadora; programa de estágio mal planejado sem avaliações de desempenho e baixa chance de efetivação; a ausência de um plano de carreira e projetos inovadores leva à acomodação.

Conselhos para presidência: Deixar o conservadorismo de lado e incentivar mais a criatividade e inovação para que o banco volte a prosperar. A sede está localizada em Belo Horizonte, um dos pólos de inovação no Brasil e o Mercantil está perdendo muito espaço para a concorrência do setor bancário que está buscando formas de inovar todos os dias.

Gerente ComercialEx-funcionário, saiu em 2016

Mogi das Cruzes, SP

Prós: Benefícios e salários compativel com o mercado. A empresa fornece reuniões diárias e semanais. Em alguns casos fornecem Job Rotation e participações de acordo com cada produção.

Contras: Empresa não fornece plano de crescimento objetivo e justo. Não valoriza o funcionário e não fornecem cursos para tal. Metas agressivas e injustas com cada segmento.

Conselhos para presidência: Valorizar seus funcionários e remunera-los de acordo com sua competências.

Bom

Consultora de Vendas

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Salário compatível com o mercado, beneficios compatíveis com o mercado. Ambiente agradavel e amigavel. O público principal é a terceira idade, então precisa de paciência.

Contras: Falta reconhecimento e treinamento da parte dos gestores. O plano de carreira não é colocado em pratica. A participação de lucros dica a desejar.

bom para o início de carreira, mas sem projeções

Escriturário

Prós: benefícios. excelente valor de vale refeição, que é igual para todos, plano de saúde co-participativo excelente e barato. A jornada de trabalho para a maioria dos cargos é de apenas 6 horas diárias.

Contras: por ser um banco pequeno e familiar, progredir na carreira é muito difícil sem que se tenha contatos na chefia. é comum ver funcionários entrarem na empresa com menos qualificação que seus colegas, já efetivados em cargos superiores, sempre por meio de indicações.

Banco Mercantil do Brasil

Descrição:O Mercantil do Brasil compõe o Grupo Mercantil do Brasil, com empresas no segmento financeiro – investimentos, crédito, financiamentos, títulos e valores imobiliários, câmbio, arrendamento mercantil, administração e corretagem de seguros – e no segmento não financeiro – administração e corretagem de seguros e previdência privada, serviços e negócios imobiliários e securitização de créditos financeiros.
Além da sua atuação no setor de finanças, o Banco investe em projetos alinhados a princípios, conduta ética e valores institucionais e incentiva iniciativas de responsabilidade socioambiental nas comunidades onde está presente. Assim reforça seu compromisso, não só com clientes e acionistas, mas também com o meio ambiente e com a sociedade.