Como é trabalhar na Banco Mercantil do Brasil?

Escriturário

Natal, RN

Prós: Salário e benefícios como PLR. Bom público para trabalhar, a cobrança apesar de ser do setor bancária não se compara aos grandes bancos do país.

Contras: Gestão burocratizada, não existe plano de carreira, pode se ficar no mesmo cargo por mais de cinco anos sem oportunidade nenhuma de crescimento.

Conselhos para presidência: Rever as práticas de liderança adotadas pelos gestores e a retenção de funcionários.

Boa remuneração para um ambiente seguro e sem grandes desafios.

Supervisor Operacional

Prós: Salário superior se comparado a empresas de outros ramos de atividade que exigem mesmo nível escolaridade e experiência. Pacote completo de benefícios. Uma vez contratado é difícil ser desligado da empresa.

Contras: Empresa familiar que mantêm cultura conservadora, o que faz com que os gestores não sejam abertos a ideias, inovações e novas práticas. Não há transparência das metas e objetivos. Não há plano de carreira claro e as poucas promoções levam mais em consideração o tempo de trabalho do que competências relacionadas a liderança. O desenvolvimento dos colaboradores não é foco da instituição.

Conselhos para presidência: Ninguém vive para sempre. Invistam nas pessoas que são o futuro da instituição.

Empresa não aceita funcionários homossexuais

Gerente ComercialEx-funcionário, saiu em 2013

Betim, MG

Prós: Uma empresa que dá oportunidade para jovens no inicio da carreira. Facilidade em acesso a diretoria e a mesa de negócios o que é muito bom para quem trabalha na area comercial.

Contras: Fui mandando embora no auge da minha carreira. Era o melhor gerente da minha regional no entanto um gerente da minha agencia descobriu que sou homossexual e começou a me perseguir. Chegou ao ponto de revelar detalhes da minha para meus clientes. Por fim passou o endereço da matriz para clientes pedirem minha demissão.

Conselhos para presidência: Prezado Diretor, Fui desligado no auge da minha carreira, era o melhor gerente da regional ate meus colegas de trabalho ficaram chocados com minha demissão, tudo porque nasci gay e o gerente comercial não concordava com isso.

Engessado, ultrapassado

EscriturárioEx-funcionário, saiu em 2017

Itaquaquecetuba, SP

Prós: A empresa oferece bons benefícios como VR, VA, Plano de Saúde. É possível crescer rapidamente para o cargo de GBI mas depois disso não há para onde crescer.

Contras: A administração comercial é completamente desconjuntada, mudam de estratégia diariamente e não comunicam o funcionário, não definem os objetivos adequadamente. Não se tem liberdade para dar novas ideias, o ambiente de trabalho é engessado e antiquado para o ambiente atual. Particularmente, na agência onde trabalhei os gerentes não tinham atitude, para tudo o que iam fazer era necessário ligar para o Superintendente, até mesmo para definir o horário de almoço dos escriturários! As metas são absurdas, praticamente obrigam os funcionários a negligenciar a totalidade dos desejos do cliente.

Conselhos para presidência: Dar mais liberdade para os funcionários participaram do processo de decisão dentro das agências, afinal de contas são eles quem vivem o dia a dia e sabem o que pode melhorar em cada agência. Treinar melhor os GBI's e promover pessoas realmente capacitadas para o cargo com vontade de crescer e aprender

Empresa estagnada

Escriturário

Prós: Café grátis. Para um jovem profissional não é recomendada, equipe antiga e subir nos cargos pela meritocracia é impossível. Parte dos funcionários não tem formaçao e ficam na apreensão de ser demitidos com isso o trabalho nas áreas é estressante

Contras: Pouca ou nenhuma oportunidade de crescimento. Profissionais despreparados e Uma parte sem formaçâo. Crescimento só por indicação ou sendo filho de diretor.

Conselhos para presidência: Reformulação das tecnicas de gestão não estamos mais nos anos 50.

Excelentes benefícios, mas a estrutura é muito rígida e não há espaço para inovação

EscriturárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A empresa possui benefícios excelentes. Ótimo ticket alimentação, vale cultura, previdência privada, etc. Os salários, na minha opinião, são superiores à média do mercado, quando consideramos empresas fora do setor financeiro.

Contras: Por ser um banco, é uma empresa de estrutura muito tradicional, desde à vestimenta normalmente utilizada (roupas sociais) até a forma de se pensar e implementar projetos. As estruturas são muito rígidas e verticais. Além disso, os cargos iniciais (estagiário, escriturário e assistente) são utilizados para realização de tarefas muito operacionais, o que causa desmotivação ao longo do tempo. Não há espaço para criatividade e inovação na empresa.

Conselhos para presidência: Flexibilizar a rigidez da estrutura vertical da empresa, dar mais espaço à inovação e não tratar pessoas da altos cargos como se fossem diferentes ou especiais.

a verdade nua e crua!

Operador de Caixa

Prós: Metas pequenas e para a equipe

Contras: Sem plano de carreira e baixissimas chances de crescimento.

Conselhos para presidência: Desenvolver um plano de carreiras e trabalhar pela meritocracia.

Supervisor AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Empresa oferece uma boa renumeração, possui bons benefícios, estes inerentes ao segmento. O ambiente de trabalho é desafiador e para quem gosta de metas e trabalho sobre pressão, este é um ótimo lugar.

Contras: A reputação no mercado da empresa está em baixa diante das várias mudanças no sistema de atendimento e abordagens aos clientes. No quesito equipe, as agências estão cada vez mais enxutas nos profissionais operacionais e administrativos e no gerentes comerciais. O banco está optando em encher o quadro de escriturários e dar autonomia aos mesmos com o objetivo de reduzir custos.

Conselhos para presidência: Rever a estratégia comercial e as estruturas da agência que estão ficando "ao Deus dará".

Ambiente agradável de se trabalhar, sem contar, o excesso de tradicionalismo.

EscriturárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Possibilidade de aprendizado, as pessoas são solicitas, dispostas a ajudar, o Banco tem uma cultura bem familiar, sendo este fator um diferencial no tratamento de seus funcionários.

Contras: Como em qualquer outro Banco, os funcionários se acomodam em seus cargos fazendo com que haja certa dificuldade em crescimento profissional, mudança de cargo em geral

Para começar, uma ótima opção

Supervisor

Prós: O salário é diferenciado do mercado e possui bastante benefícios. Possui Vale Refeição e Vale Alimentação com valores altos e sempre pagos em dia.

Contras: A empresa é familiar e parece que não acompanhou as mudanças que ocorreram no mercado. Tudo ainda é de uma burocracia tão grande que dificulta e muito a vida do cliente e de até mesmo dos funcionários trabalharem da forma como devem.

Banco Mercantil do Brasil

Descrição:O Mercantil do Brasil compõe o Grupo Mercantil do Brasil, com empresas no segmento financeiro – investimentos, crédito, financiamentos, títulos e valores imobiliários, câmbio, arrendamento mercantil, administração e corretagem de seguros – e no segmento não financeiro – administração e corretagem de seguros e previdência privada, serviços e negócios imobiliários e securitização de créditos financeiros.
Além da sua atuação no setor de finanças, o Banco investe em projetos alinhados a princípios, conduta ética e valores institucionais e incentiva iniciativas de responsabilidade socioambiental nas comunidades onde está presente. Assim reforça seu compromisso, não só com clientes e acionistas, mas também com o meio ambiente e com a sociedade.