Como é trabalhar na Banco do Nordeste (BNB)?

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: O centro administrativo é bem agradável, com muita área aberta e jardins. O estágio era de apenas 4 horas diárias e meu chefe era muito flexível em relação a horário.

Contras: Pelo menos o setor no qual trabalhei tinha muito a cara de uma repartição pública: as pessoas não tinham tanta paixão pelo seu trabalho e não havia nenhuma cultura meritocrática. Na realidade, não senti uma cultura forte.

Conselhos para presidência: Fortalecer a cultura da empresa. Criar uma cultura meritocrática.

Uma empresa que precisa se revolucionar culturalmente para resistir e atender ao mercado

Gerente de Negócios

Fortaleza, CE

Prós: Funciona como banco de desenvolvimento da região nordeste
    fácil crescimento profissional
    Valorização da cultura Local
    Muitas Oportunidades internas
    Valorização do programa de educação e formação profissional
    Manutenção de bibliotecas e centros culturais

Contras: Extremamente politizada
    engessada tecnologicamente
    Baixa eficiência operacional
    Grande passivo trabalhista
    Enorme quantidade de aposentados ineficientes e caros
    Resistência a meritocracia
    cultura clientelista dos colaboradores
    Baixo orgulho dos colaboradores em pertencer a empresa
    Área de desenvolvimento humano com posições obsoletas
    Resistência a mudança na cultura organizacional
    Pouco Criativa em processos e produtos
    Ineficiência disciplinar dos colaboradores
    Não segue sua visão, missão e objetivos

SuperintendenteEx-funcionário, saiu em 2014

Fortaleza, CE

Prós: Missão Nobre de financiar o desenvolvimento da Região. Valorização da força de trabalho, investimento na formação técnica e de liderança. Oportunidades de crescimento profissional.

Contras: Por ser um Banco, uma empresa Pública, da administração Federal e uma empresa de capital aberto, com ações listradas em bolsa, sofre com fiscalizações em demasia: Governo Federal (Ministerios da Fazenda/Integraçao Naciona); Banco Central; CVM; Controles Internos (CGU/TCU); Ministério Público, além das Auditorias Externa e Interna, Comitê de Auditoria e Conselho Fiscal. A ação fiscalizatória em excesso faz com que os processos de análise e concessão de créditos seja muito “regulamentado”, muitas vezes para atender principalmente TCU/CGU, o que o torna bastante moroso, dificultando o relacionamento com clientes e os próprios órgãos fiscalizadores. Com isso o corpo de funcionários trabalham sempre sob pressão: atender bem o cliente, sem muitas burocracias ou atender os órgãos de controle com exigências muitas vezes exageradas.

Bom

Analista Bancário

Aracaju, SE

Prós: empresa oferece grande facilidade de crescimento profissional sem a pressão excessiva de outros bancos

Contras: sistemas e serviços meio defasados

Conselhos para presidência: Melhorar sistemas

Ótima empresa pra se trabalhar

Analista de Sistemas Sênior

Fortaleza, CE

Prós: Estrutura física, clima organizacional, reconhecimento, a missão da empresa é gratificante, pois tem importante papel social e econômico para a região

Contras: A empresa possui hierarquia rígida e tem dado passos muito tímidos em relação à inovação de seus processos. Falta maior investimento em novas tecnologias.

Boa empresa para trabalhar.

Gerente de Negócios

Barbalha, CE

Prós: Ambiente de trabalho bastante acolhedor. O clima é de cooperação. A empresa oferece oportunidades de crescimento.

Contras: Carência de pessoal, o que demando muito esforço diário.

Conselhos para presidência: Contratação de mais funcionários.

Ótimo local de trabalho

Analista Bancário

Fortaleza, CE

Prós: Empresa muito boa para seguir carreira, ambiente saudável e equilibrado. om baixa pressão e grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com novas tecnologias e soluções de grande escala, sendo permitido que sejam propostas soluções inovadoras. O escritório é bem localizado.

Contras: Baixo investimento em capacitação, de maneira que estimule o funcionário a se aprimorar. Também há Falta de uma visão estratégica para a empresa a longo prazo. Alguns departamentos funcionam isolados e não se comunicam bem. Estrutura física não é ideal.

Excelente empresa para se trabalhar

Caixa Executivo

Irecê, BA

Prós: Oportunidade de crescimento. Investimento em educação. Benefícios financeiros. Participação nos resultados. Plano de Saúde. Plano de Carreira.

Contras: Poucos empregados. Pouca inovação tecnológica. Parque tecnológico desatualizado. Demora para implementação de melhorias. Gestão trocada a cada mudança política

Conselhos para presidência: Escute as sugestões dos empregados.

Bom

Gerente Geral

Fortaleza, CE

Prós: Beneficios mto bons, plano de carreira delineado, missao e visao e valores mto modernos e impactantes, etica , possibilidade de mto aprendizado.

Contras: Instabilidade politica a cada mudanca na presidencia da republica, muitas transferencias geograficas, limitacao salarial aos valores do setor publico

Favorável ao aprendizado

Estagiário de Nível Superior

Fortaleza, CE

Prós: A empresa possui muitas oportunidades de estágio, em diversas áreas e com grau de escolaridade variadas. Possui profissionais muito capacitados, um ambiente de trabalho muito bem estruturado, e um cultura organizacional bem elaborada.

Contras: Deixa a desejar, no quesito de oportunidade de crescimento, onde o estagiário não pode ser efetivado, pois se trata de uma sociedade de economia mista. A bolsa auxílio que é um pouco abaixo das outras empresas do ramo. Programa de Trainee seria uma boa opção para expandir a área de aprendizado.

Conselhos para presidência: Pensar um pouco mais nos estagiários, pois estes podem ser os seus futuros funcionários.

Banco do Nordeste (BNB)

Descrição:O Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB) é uma instituição financeira estatal, constituída na forma de sociedade de economia mista, na qual 90% das suas ações está sob o controle do Governo Federal Brasileiro. 1 Sua sede é localizada na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. É um banco múltiplo com características de um banco de desenvolvimento e tem por finalidade promover o desenvolvimento sustentável da Região Nordeste do Brasil por meio do apoio financeiro aos agentes produtivos regionais.

Sua missão, segundo sua filosofia corporativa, é atuar na promoção do desenvolvimento regional sustentável, como banco público competitivo e rentável.