Como é trabalhar na Banco Central do Brasil?

Equilíbrio entre trabalho e família.

Desenvolvedor de Software

Brasília, DF

Prós: Cultura organizacional motivadora, pessoas empenhadas e compromissadas. Preocupação com o corpo funcional. Programa de treinamento, pós-graduação, mestrado e doutorado. Responsabilidade ambiental, disponibilizando estrutura para quem quer vir ao trabalho de bicicleta. Carga horária adequada e horário flexível fazem do BCB uma excelente opção para quem tem ou pensa em ter família, com satisfação no ambiente de trabalho.

Contras: Instituição conservadora, as mudanças internas dependem muito do trabalho de poucos. Falta um pouco de uma cultura voltada para inovação, com uma área especializada nesse assunto.

Conselhos para presidência: Manter o equilíbrio entre qualificação profissional, qualidade de vida e inovação.

Local muito agradável de se trabalhar

Secretário Executivo BilíngueEx-funcionário, saiu em 2014

Brasília, DF

Prós: O clima organizacional é agradável e carga horária baixa. Infraestrutura fantástica. Vivenciar o Copom, por exemplo, é uma experiência inesquecível!

Contras: Pouco entrosamento com os diretores e nenhum treinamento institucional. Você aprende na prática mesmo. Dependendo da diretoria tem competitividade e o acolhimento não é dos melhores. Ruim de estacionar.

Conselhos para presidência: Criar um treinamento institucional.

Excelente ambiente com grandes oportunidades de aprendizado

Estagiário JurídicoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Trabalhei na Procuradoria do BACEN. Excelente cultura e ambiente, ambiente saudável e equilibrado no qual há grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Excelente oportunidade de aprendizado.

Contras: Salários reconhecidamente baixos pela própria Procuradoria, se comparados com os ofertados por outros órgãos públicos da região. Carga de trabalho um tanto instável, geralmente inferior àquela esperada no ramo.

Boa relação custo x benefício

Gerente

Prós: O ambiente é agradável e a carreira conta com estabilidade no emprego. Além disso, o acesso é por concurso público, o que impede indicações políticas.

Contras: As oportunidade de ascensão são limitadas quando se trabalha em uma regional. Além disso, é comum alguns colegas de trabalho se acomodarem na carreira e exercerem uma influência negativa sobre os demais.

ótimo lugar

Prós: O Banco Central do Brasil é uma ótima empresa para quem está à procura de estágio, pois o ambiente de trabalho é muito acolhedor e também porque a carga de aprendizado é grande

Contras: O ponto negativo do Banco Central do Brasil é o fato de não poder ser efetivado, você é contratado apenas por concurso público, que não é fácil.

Como economista, não há melhor lugar no setor público. Satisfação profissional garantida.

Brasília, DF

Prós: Ilha de excelência no setor publico, o Banco Central do Brasil oferece muitas oportunidades para jovens com bom potencial sem os pontos negativos de uma cultura corrupta que predomina no setor privado.

Contras: A diretoria colegiada deveria exigir uma maior produtividade daqueles que possuem funções comissionadas, bem como melhorar a cultura no sentido de uma maior meritocracia, abrindo ainda mais espaço para novos servidores ocuparem posições de destaque dentro da instituição, ao invés do critério de tempo no cargo, como é para alguns casos.

Boa pra primeiro emprego

Menor AprendizEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Tudo nela é bom! Você aprende a crescer la dentro, mesmo nao podendo ficar grande la.

Contras: Renumeraçâo baixa e te tratam como o mais baixo

Serviço público em um órgão de excelência

Prós: Serviço público tem como característica básica a segurança e a estabilidade. Além disso, o Banco Central é um órgão de excelência, e possui servidores bem qualificados. Não existe tanta pressão quando no setor privado.

Contras: A carreira é mais demorada que no setor privado. Apesar de se ganhar bem inicialmente, o aumento é gradativo e com pouca variação, além de não haver correção. Para que haja uma correção, é necessário negociar todos os anos com o governo. O trabalho, dependendo da área, pode ser rotineiro e sem desafios.

Conselhos para presidência: Trabalhar para buscar a autonomia do Banco Central.

Vida estável.

Coordenador

Prós: Diversidade de atuação, ótimo ambiente de trabalho, estabilidade, desafios, salário acima do mercado, incentivo ao desenvolvimento técnico, apoio em cursos de pós-graduação.

Contras: Como qualquer empresa pública, é um desafio gerenciar pessoas considerando que não há instrumentos de premiação e nem de punição. Dificuldade de desenvolver o comprometimento da equipe.

Sou trabalhadora, dedicada ao servico

Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Companheirismo e uniao entre os funcionários e a empresa. Local bom de tralhar. O lado positivo da empresa banco central nunca esqueço estava sem dinheiro e chefe da segurança do banco central me emprestou o dinheiro achei isso o máximo o banco central foi uma família. .. Pra você cresce na vida é isso ser humilde ajudar o próximo!

Contras: Salario baixo e e sem um beneficio para os funcionarios . De um lado tinha pouco de fofoca pessoas querendo passar por cima de mim até pq eu não deixa nada pra depois sempre estava a disposição da minha chefe. . penso assim quero crescer na vida mais um degrau de cada vez devagar e sempre .

Conselhos para presidência: Ser atencioso ao servico

Banco Central do Brasil

Descrição:O Banco Central do Brasil foi criado em 1964. É o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional, tendo por objetivos: zelar pela adequada liquidez da economia; manter as reservas internacionais em nível adequado; estimular a formação de poupança; zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro. Sua sede fica em Brasília, capital do País, e tem representações nas capitais dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará e Pará.