• Empresas
  • Salários
  • Entrevistas
  • Vagas
Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na Banco Central do Brasil?

66 postagens (12 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

4.25
  • Remuneração e benefícios
    3.08
  • Oportunidade de carreira
    3.25
  • Cultura da empresa
    3.83
  • Qualidade de vida
    3.75

Recomendam a empresa a um amigo


  • Há 16 dias

    Bom para o primeiro estágio e para quem não está precisando de muito dinheiro.

    Estagiário

    Brasília, DF


    Prós: O ambiente de trabalho é ótimo para quem está no primeiro estágio. A cultura orgazinacional é muito boa apesar de não inserir os estagiários nela. A flexibilidade de horários é o ponto mais positivo.

    Contras: Os benefícios são totalmente opostos a realidade do mercado. A bolsa auxílio é extremamente baixa e o vale-transporte não condiz com a realidade do estagiário.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 1 mês

    Vale a pena.

    Analista

    São Paulo, SP


    Prós: Diversidade de áreas de trabalho; oportunidades de capacitação; bom ambiente de trabalho; boa estrutura; possibilidade de trabalhar em diferentes cidades (o banco possui unidades em dez capitais).

    Contras: Estrutura bastante hierarquizada, o que pode ser positivo em alguns pontos, mas limita a iniciativa pessoal e é fator burocratizante. Quadro de pessoal mais reduzido a cada ano, mas isso é tendência e não penso que seja necessariamente uma coisa ruim.

    Conselhos para presidência: Valorizar os servidores.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 2 meses

    Ambiente favorece a aquisição e aplicação de conhecimento, mas como todo lugar não é perfeito

    Analista de Supervisão de Risco

    São Paulo, SP


    Prós: Possibilidade de atualização constante. Possibilidade de mobilidade horizontal. Oferta constante de treinamentos. Ambiente com pouca pressão. Acesso a muita informação. Remuneração bastante adequada à formação exigida.

    Contras: Em que pesem muitas exceções. Ascensão profissional é muitas vezes decorrente de fatores políticos e não meritocráticos. As Funções Comissionadas estão distribuídas de maneira não uniforme entre os departamentos, e principamente concentradas em Brasília. Portanto, se o próposito é montar uma carreira, vc deve se transferir (ou já ingressar) para uma vaga em Brasília.

    Conselhos para presidência: Eu redistribuiria as funções comissionadas melhor entre os departamentos. Há muitas em Brasília, e poucas em São Paulo, onde é executada boa parte da supervisão do sistema financeiro. Determinados departamentos têm funções comissionadas sobrando (Departamento de Operações Bancarias), enquanto outros (Departamento de TI, Departamento de Supervisão de Bancos, etc) praticamente tem poucas para promover individuos que se destacam tecnicamente em áreas criticamente demandadas. Infelizmente ano após ano, pouco é feito sobre isso.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 2 meses

    Bolsa de estágio defasada.

    Estagiário

    Rio de Janeiro, RJ


    Prós: O Bancen é umas das instituições mais importantes do país, tem excelentes salários para os concursados e ótimos benefícios, estabilidade e ótima aposentadoria. Tudo bem organizado e excelente ambiente de trabalho.

    Contras: Não abre concurso há muitos anos, corpo de funcionários que ultrapassam os 60 anos; a bolsa de estágio defasada também, apenas 520,00 por 6h/diárias, além da impossibilidade de efetivação dos estagiários.

    Conselhos para presidência: Deveriam reavaliar a bolsa de estágio e no mínimo dobrar o valor, pois é muita responsabilidade e a cidade do Rio de Janeiro é cara.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 3 meses

    Boas oportunidades, mas estilo de organização ainda é burocrática.

    Analista

    São Paulo, SP


    Prós: Muitas áreas diferentes para atuar, boa remuneração, existem oportunidades de carreiras e atuação em outros estados. Há programas de educação continuada.

    Contras: Organização burocrática, cultura organizacional bastante sisuda, em razão de tratar com sistema financeiro. Ambiente pouco convidativo para millennials.

    Conselhos para presidência: Melhorar e capilarizar ações de cultura e clima organizacional.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há 4 meses

    Motivação para novas oportunidades.

    Estagiário Administrativo

    Belém, PA


    Prós: A receptividade e a disposição dos servidores em ensinar e receber o funcionário na posição hierárquica mesmo abaixo da posição deles é fantástica, coisa que não se vê em muitos outros órgãos públicos, principalmente os estaduais, no qual eu já fiz parte.

    Contras: Creio que o único ponto a ser melhorado seja o valor da bolsa oferecida, por se tratar de uma autarquia gigante e pelo processo de trabalho desempenhado, o estagiário deveria receber uma bolsa um pouco maior.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 1 ano

    Equilíbrio entre trabalho e família.

    Desenvolvedor de Software

    Brasília, DF


    Prós: Cultura organizacional motivadora, pessoas empenhadas e compromissadas. Preocupação com o corpo funcional. Programa de treinamento, pós-graduação, mestrado e doutorado. Responsabilidade ambiental, disponibilizando estrutura para quem quer vir ao trabalho de bicicleta. Carga horária adequada e horário flexível fazem do BCB uma excelente opção para quem tem ou pensa em ter família, com satisfação no ambiente de trabalho.

    Contras: Instituição conservadora, as mudanças internas dependem muito do trabalho de poucos. Falta um pouco de uma cultura voltada para inovação, com uma área especializada nesse assunto.

    Conselhos para presidência: Manter o equilíbrio entre qualificação profissional, qualidade de vida e inovação.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 1 ano

    Local muito agradável de se trabalhar

    Secretário Executivo BilíngueEx-funcionário, saiu em 2014

    Brasília, DF


    Prós: O clima organizacional é agradável e carga horária baixa. Infraestrutura fantástica. Vivenciar o Copom, por exemplo, é uma experiência inesquecível!

    Contras: Pouco entrosamento com os diretores e nenhum treinamento institucional. Você aprende na prática mesmo. Dependendo da diretoria tem competitividade e o acolhimento não é dos melhores. Ruim de estacionar.

    Conselhos para presidência: Criar um treinamento institucional.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há aproximadamente 1 ano

    Excelente ambiente com grandes oportunidades de aprendizado

    Estagiário JurídicoEx-funcionário, saiu em 2013

    Curitiba, PR


    Prós: Trabalhei na Procuradoria do BACEN. Excelente cultura e ambiente, ambiente saudável e equilibrado no qual há grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Excelente oportunidade de aprendizado.

    Contras: Salários reconhecidamente baixos pela própria Procuradoria, se comparados com os ofertados por outros órgãos públicos da região. Carga de trabalho um tanto instável, geralmente inferior àquela esperada no ramo.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 1 ano

    Boa relação custo x benefício

    Gerente

    São Paulo, SP


    Prós: O ambiente é agradável e a carreira conta com estabilidade no emprego. Além disso, o acesso é por concurso público, o que impede indicações políticas.

    Contras: As oportunidade de ascensão são limitadas quando se trabalha em uma regional. Além disso, é comum alguns colegas de trabalho se acomodarem na carreira e exercerem uma influência negativa sobre os demais.

    Recomenda a empresa: Sim


Informações da empresa

Banco Central do Brasil

Descrição:O Banco Central do Brasil foi criado em 1964. É o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional, tendo por objetivos: zelar pela adequada liquidez da economia; manter as reservas internacionais em nível adequado; estimular a formação de poupança; zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro. Sua sede fica em Brasília, capital do País, e tem representações nas capitais dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará e Pará.

Site