Como é trabalhar na Banco Central do Brasil?

Fiz uma avaliação simples e direta.

Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ter experiencia profissional e trabalhar numa grande empresa. Gostava da grande maioria dos colegas do meu setor. As tarefas eram variadas e não era muito difícil de executar.

Contras: Como eu era terceirizado, não podia ser contratado pela empresa. Como eu auxiliava os contratados da empresa, não podia decidir algumas forma de executar algumas tarefas, tudo passava pelo meus superiores, acarretando muita burocracia.

Conselhos para presidência: Cada setor era um mundo diferente, variando o comportamento de cada pessoa.

Equilíbrio

Gerente

Brasília, DF

Prós: Estabilidade no emprego, ambiente de trabalho equilibrado, possibilidade de participar de programa de pós-graduação, programa de treinamento amplo.

Contras: Desafios institucionais para gerenciar um corpo de funcionários sem contar com os instrumentos modernos de incentivos e de gestão de consequências.

Boa experiência inicial

Brasília, DF

Prós: Por ser um órgão de grande renome, possui uma infraestrutura que permite um bom rendimento dos seus funcionários. Ademais, pode-se dizer que os funcionários superiores (na maioria da vezes) sempre estão dispostos a ajudar e a contribuir com o seu crescimento.

Contras: Como o órgão governamental faz parte do Poder Executivo, a bolsa-auxílio referente aos estagiários se define pelo mesmo padrão e que não faz jus à quantidade de trabalho a ser feita e as horas a serem cumpridas, o que pode ser bastante desencorajador.

Conselhos para presidência: Que se atentem para uma remuneração mais convidativa inclusive para os cargos mais inferiores.

Excelente ambiente de trabalho

Brasília, DF

Prós: Possibilidade de ascensão profissional; Programas de capacitação e idiomas; Treinamentos oferecidos; Inserção internacional; Oportunidade de aprender novas habilidades

Contras: Política de Mobilidade; Cultura um pouco antiquada pela característica tradicional da instituição; Aspectos de cultura e governança precisam evoluir para refletir a economia da era da informação e conhecimento.

Conselhos para presidência: Ouvir mais seus servidores.

Equilíbrio entre trabalho e família.

Desenvolvedor de Software

Brasília, DF

Prós: Cultura organizacional motivadora, pessoas empenhadas e compromissadas. Preocupação com o corpo funcional. Programa de treinamento, pós-graduação, mestrado e doutorado. Responsabilidade ambiental, disponibilizando estrutura para quem quer vir ao trabalho de bicicleta. Carga horária adequada e horário flexível fazem do BCB uma excelente opção para quem tem ou pensa em ter família, com satisfação no ambiente de trabalho.

Contras: Instituição conservadora, as mudanças internas dependem muito do trabalho de poucos. Falta um pouco de uma cultura voltada para inovação, com uma área especializada nesse assunto.

Conselhos para presidência: Manter o equilíbrio entre qualificação profissional, qualidade de vida e inovação.

Local muito agradável de se trabalhar

Secretário Executivo BilíngueEx-funcionário, saiu em 2014

Brasília, DF

Prós: O clima organizacional é agradável e carga horária baixa. Infraestrutura fantástica. Vivenciar o Copom, por exemplo, é uma experiência inesquecível!

Contras: Pouco entrosamento com os diretores e nenhum treinamento institucional. Você aprende na prática mesmo. Dependendo da diretoria tem competitividade e o acolhimento não é dos melhores. Ruim de estacionar.

Conselhos para presidência: Criar um treinamento institucional.

Excelente ambiente com grandes oportunidades de aprendizado

Estagiário JurídicoEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Trabalhei na Procuradoria do BACEN. Excelente cultura e ambiente, ambiente saudável e equilibrado no qual há grande liberdade para desenvolver seu trabalho. Excelente oportunidade de aprendizado.

Contras: Salários reconhecidamente baixos pela própria Procuradoria, se comparados com os ofertados por outros órgãos públicos da região. Carga de trabalho um tanto instável, geralmente inferior àquela esperada no ramo.

Boa empresa para trabalhar

Prós: Incentivo à pos graduação Carga de trabalho Benefícios Qualificação dos funcionários Treinamento e oportunidades de aprendizagem Maior blindagem à politicagem do setor publico

Contras: Gestão de pessoas Falta de estrutura e treinamento para promover o trabalho em equipe Burocracia Falta de integração entre as equipes Promoção privilegia o técnico sobre a gestão

Conselhos para presidência: Diminuir a burocracia, modernizar a gestão de pessoas, promover o trabalho em equipe

Boa relação custo x benefício

Gerente

Prós: O ambiente é agradável e a carreira conta com estabilidade no emprego. Além disso, o acesso é por concurso público, o que impede indicações políticas.

Contras: As oportunidade de ascensão são limitadas quando se trabalha em uma regional. Além disso, é comum alguns colegas de trabalho se acomodarem na carreira e exercerem uma influência negativa sobre os demais.

ótimo lugar

Prós: O Banco Central do Brasil é uma ótima empresa para quem está à procura de estágio, pois o ambiente de trabalho é muito acolhedor e também porque a carga de aprendizado é grande

Contras: O ponto negativo do Banco Central do Brasil é o fato de não poder ser efetivado, você é contratado apenas por concurso público, que não é fácil.

Banco Central do Brasil

Descrição:O Banco Central do Brasil foi criado em 1964. É o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional, tendo por objetivos: zelar pela adequada liquidez da economia; manter as reservas internacionais em nível adequado; estimular a formação de poupança; zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro. Sua sede fica em Brasília, capital do País, e tem representações nas capitais dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará e Pará.