Como é trabalhar na Banco Central do Brasil?

Empresa muito boa

Estagiário DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2019

Brasília, DF

Prós: Oportunidade de conhecimento , crescimento , lugar tranquilo para se trabalhar e desenvolver habilidades , os pagamentos são feitos em dia , a empresa se preocupa com o funcionário e seu crescimento profissional.

Contras: Valor da bolsa muito a baixo do mercado , o valor do vale transporte é muito pouco e a empresa não paga Vale alimentação , falta um fluxo de trabalho.

Bom para o primeiro estágio e para quem não está precisando de muito dinheiro.

Brasília, DF

Prós: O ambiente de trabalho é ótimo para quem está no primeiro estágio. A cultura orgazinacional é muito boa apesar de não inserir os estagiários nela. A flexibilidade de horários é o ponto mais positivo.

Contras: Os benefícios são totalmente opostos a realidade do mercado. A bolsa auxílio é extremamente baixa e o vale-transporte não condiz com a realidade do estagiário.

Vale a pena.

Prós: Diversidade de áreas de trabalho; oportunidades de capacitação; bom ambiente de trabalho; boa estrutura; possibilidade de trabalhar em diferentes cidades (o banco possui unidades em dez capitais).

Contras: Estrutura bastante hierarquizada, o que pode ser positivo em alguns pontos, mas limita a iniciativa pessoal e é fator burocratizante. Quadro de pessoal mais reduzido a cada ano, mas isso é tendência e não penso que seja necessariamente uma coisa ruim.

Conselhos para presidência: Valorizar os servidores.

Ambiente legal para trabalhar, o que não compensa é o salário.

Prós: Ambiente agradável, atenção dos colaboradores, ótimo lugar para aprendizagem, valorização pelos estudos, prática bastante eficiente para o crescimento em grandes escritórios.

Contras: Salário muito abaixo do normal para uma grande autarquia como o BACEN, estagiários deveriam ser mais reconhecidos e valorizados, desmotivação pelo salário.

Ambiente favorece a aquisição e aplicação de conhecimento, mas como todo lugar não é perfeito

Analista de Supervisão de Risco

Prós: Possibilidade de atualização constante. Possibilidade de mobilidade horizontal. Oferta constante de treinamentos. Ambiente com pouca pressão. Acesso a muita informação. Remuneração bastante adequada à formação exigida.

Contras: Em que pesem muitas exceções. Ascensão profissional é muitas vezes decorrente de fatores políticos e não meritocráticos. As Funções Comissionadas estão distribuídas de maneira não uniforme entre os departamentos, e principamente concentradas em Brasília. Portanto, se o próposito é montar uma carreira, vc deve se transferir (ou já ingressar) para uma vaga em Brasília.

Conselhos para presidência: Eu redistribuiria as funções comissionadas melhor entre os departamentos. Há muitas em Brasília, e poucas em São Paulo, onde é executada boa parte da supervisão do sistema financeiro. Determinados departamentos têm funções comissionadas sobrando (Departamento de Operações Bancarias), enquanto outros (Departamento de TI, Departamento de Supervisão de Bancos, etc) praticamente tem poucas para promover individuos que se destacam tecnicamente em áreas criticamente demandadas. Infelizmente ano após ano, pouco é feito sobre isso.

Bolsa de estágio defasada.

Prós: O Bancen é umas das instituições mais importantes do país, tem excelentes salários para os concursados e ótimos benefícios, estabilidade e ótima aposentadoria. Tudo bem organizado e excelente ambiente de trabalho.

Contras: Não abre concurso há muitos anos, corpo de funcionários que ultrapassam os 60 anos; a bolsa de estágio defasada também, apenas 520,00 por 6h/diárias, além da impossibilidade de efetivação dos estagiários.

Conselhos para presidência: Deveriam reavaliar a bolsa de estágio e no mínimo dobrar o valor, pois é muita responsabilidade e a cidade do Rio de Janeiro é cara.

Boas oportunidades, mas estilo de organização ainda é burocrática.

Prós: Muitas áreas diferentes para atuar, boa remuneração, existem oportunidades de carreiras e atuação em outros estados. Há programas de educação continuada.

Contras: Organização burocrática, cultura organizacional bastante sisuda, em razão de tratar com sistema financeiro. Ambiente pouco convidativo para millennials.

Conselhos para presidência: Melhorar e capilarizar ações de cultura e clima organizacional.

ótimo serviço

Secretário Técnico

Brasília, DF

Prós: Horário de serviço, trabalhados apenas de 6 a 7 horas seguidas em turnos diferentes, levando em consideração que o trabalho é somente de segunda a sexta.

Contras: Inflexibilidade de horários, como por exemplo quando precisamos trabalhar em outro turno, não há muita flexibilidade em trocar os turnos, pois para que isso ocorra tem que haver uma substituta

Motivação para novas oportunidades.

Estagiário Administrativo

Belém, PA

Prós: A receptividade e a disposição dos servidores em ensinar e receber o funcionário na posição hierárquica mesmo abaixo da posição deles é fantástica, coisa que não se vê em muitos outros órgãos públicos, principalmente os estaduais, no qual eu já fiz parte.

Contras: Creio que o único ponto a ser melhorado seja o valor da bolsa oferecida, por se tratar de uma autarquia gigante e pelo processo de trabalho desempenhado, o estagiário deveria receber uma bolsa um pouco maior.

Fiz uma avaliação simples e direta.

Auxiliar AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ter experiencia profissional e trabalhar numa grande empresa. Gostava da grande maioria dos colegas do meu setor. As tarefas eram variadas e não era muito difícil de executar.

Contras: Como eu era terceirizado, não podia ser contratado pela empresa. Como eu auxiliava os contratados da empresa, não podia decidir algumas forma de executar algumas tarefas, tudo passava pelo meus superiores, acarretando muita burocracia.

Conselhos para presidência: Cada setor era um mundo diferente, variando o comportamento de cada pessoa.

Banco Central do Brasil

Descrição:O Banco Central do Brasil foi criado em 1964. É o principal executor das orientações do Conselho Monetário Nacional e responsável por garantir o poder de compra da moeda nacional, tendo por objetivos: zelar pela adequada liquidez da economia; manter as reservas internacionais em nível adequado; estimular a formação de poupança; zelar pela estabilidade e promover o permanente aperfeiçoamento do sistema financeiro. Sua sede fica em Brasília, capital do País, e tem representações nas capitais dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará e Pará.