Como é trabalhar na Bain & Company?

Consultor de estrategia

Consultor

Prós: - Crescimento muito rápido, forte ritmo de aprendizagem, projetos estratégicos, interações diretas com CEOs e VPs de clientes, plano de carreira claro e transparente, trabalho em diversas industrias, pouca ou nenhuma rotina de trabalho, empresa presta atenção na qualidade de vida e ajuda a encontrar equilíbrio

- Patrocínio completo de MBA nos EUA ou Europa para consultores com boa performances (atualmente conheço consultores patrocinados em Harvard, Stanford, Wharton, Kellogg, INSEAD e LBS) , carro corporativo, excelente pacote de benefícios e remuneração

- Mentores ativos e disponiveis ao longo da carreira para discutir promocoes, planos de longo prazo e crescimento

- Rede de alumni extremamente forte, incluindo CEOs de algumas das maiores empresas no Brasil, empreendedores, e executivos em non-profits

Contras: As vezes é necessário viajar ou trabalhar horas mais longas, mas a empresa tem conversas continuas com os consultores sobre como fazer a carreira mais sustentável

Conselhos para presidência: Continuem tendo mais conversas sobre sustentabilidade da carreira no long prazo, é o único ponto a realmente se melhorar

Boa oportunidade de carreira, mas com alto custo no estilo de vida

ConsultorEx-funcionário, saiu em

Prós: A empresa apresenta uma oportunidade interessante de crescimento de carreira, grande aprendizado com pouquíssima rotina, e grande exposição com pessoas sêniores, sejam clientes ou sócios da empresa.

Contras: O estilo de vida envolve muitas viagens (com frequência passando a semana inteira fora da sua cidade) e, mesmo quando na minha cidade, trabalha-se muito. Existe uma cultura de que todos tem que trabalhar pelo menos 12 horas por dia, e há uma espécie de "repressão social" caso você tenha algum compromisso pessoal e precise sair mais cedo.

Conselhos para presidência: Tentem buscar um caminho para melhorar o estilo de vida dos consultores.

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Empresa pequena conhece todo mundo, bons benefícios e PLR de dois salários. Ótima empresa para quem quer fazer carreira em consultoria estratégica.

Contras: As áreas de suporte não tem encarreiramento, tudo é muito voltado para a área de consultoria. Como trabalha com projetos oscila muito. Já houve corte de headcount.

Ótima escolha pra começar a carreira!

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Autonomia, desafio profissional, plano de carreira, ambiente informal, ambiente colaborativo, impacto de proporções globais.

Contras: Carga de trabalho, política interna, pouca infraestrutura de serviços de suporte.

Work hard, Play hard

Consultor

Prós: A melhor parte da Bain são as pessoas - pessoas jovens, em um ambiente colaborativo e, em geral, muito divertido. A carreira é muito rápido com muita exposição ao alto nivel das organizações. Salário muito acima da média do mercado, com diversos benefícios (como taxi e jantar depois de certo horário). Muitas oportunidades internationais, desde treinamentos (mais ou menos 1 vez por ano) a projetos internacionais.

Contras: Muitas horas trabalhadas (média de 12 horas por dia) e sem previsibilidade, já que trabalho é baseado em projetos que tem diferentes durações e nem sempre na mesma cidade.

Não

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Diversidade de atividades por conta de projetos diferentes (operacionais, financeiros, estratégicos, etc) em indústrias variadas.

Contras: Gerentes péssimos podem destruir sua carreira lá dentro.

Conselhos para presidência: Não ser um triturador de carne.

Once a bainie, always a bainie

Associate Consultant

Prós: As melhores pessoas com quem trabalhei na minha vida

Contras: Pode-se trabalhar muito em algumas semanas

Ótima empresa para iniciar a carreira

Consultor de Negócios

Prós: Bastante exposição, boa remuneração, crescimento rápido na carreira e reconhecimento do mercado

Contras: Qualidade de vida é muito ruim, muitos projetos desinteressantes

Já fui promoter. Hoje sou neutro. Mas ainda acho que pode valer a experiência.

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O nível dos profissionais é alto. Isso é indiscutível. Você podia ser um dos melhores do seu curso, talvez até da sua faculdade, mas aqui você é apenas mais um. E isso pode ser ótimo, se você não é do tipo acomodado. Outro ponto interessante é que, de fato, há uma preocupação muito grande com a entrega de resultados e geração de impacto.

Contras: Por outro lado, ao contrário do que muitos pensam, há sim muita politicagem. Embora o plano de carreira seja bem definido, no final das contas, a maior parte da sua avaliação em um ou outro projeto será baseada nas percepções de um superior que pode, ou não, considerar fatores que impactaram seu desempenho direta ou indiretamente. Por exemplo, ritmo e volume de trabalho, contexto do projeto, nível de complexidade da interação com o cliente e outros fatores podem ter papel relevante no desempenho do consultor, contudo, considerar ou não estes fatores fica "à mercê" do avaliador.

Bom para a carreira mas com alguns contrapontos

Associate ConsultantEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Pessoas inteligentes, carreira promissora, exposição a negócios de alto nível, bom aprendizado.

Contras: Trabalho pesado (70h/semana), muita bullshitagem, puxa saquismo.

Bain & Company

Descrição:No Brasil desde que abriu seu escritório em São Paulo, no ano de 1997, a Bain & Company é uma empresa que atende clientes e os orienta em diversos setores de negócios por toda a América do Sul. Trabalha com empresas de diversos segmentos, como tecnologia, mídia, mineração, telecomunicações, petróleo e gás, varejo, saúde, entre outros. Em 2011, abriu seu segundo escritório no país, no Rio de Janeiro.