Como é trabalhar na Bain & Company?

Consultor de estrategia

Consultor

Prós: - Crescimento muito rápido, forte ritmo de aprendizagem, projetos estratégicos, interações diretas com CEOs e VPs de clientes, plano de carreira claro e transparente, trabalho em diversas industrias, pouca ou nenhuma rotina de trabalho, empresa presta atenção na qualidade de vida e ajuda a encontrar equilíbrio

- Patrocínio completo de MBA nos EUA ou Europa para consultores com boa performances (atualmente conheço consultores patrocinados em Harvard, Stanford, Wharton, Kellogg, INSEAD e LBS) , carro corporativo, excelente pacote de benefícios e remuneração

- Mentores ativos e disponiveis ao longo da carreira para discutir promocoes, planos de longo prazo e crescimento

- Rede de alumni extremamente forte, incluindo CEOs de algumas das maiores empresas no Brasil, empreendedores, e executivos em non-profits

Contras: As vezes é necessário viajar ou trabalhar horas mais longas, mas a empresa tem conversas continuas com os consultores sobre como fazer a carreira mais sustentável

Conselhos para presidência: Continuem tendo mais conversas sobre sustentabilidade da carreira no long prazo, é o único ponto a realmente se melhorar

Boa oportunidade de carreira, mas com alto custo no estilo de vida

ConsultorEx-funcionário, saiu em

Prós: A empresa apresenta uma oportunidade interessante de crescimento de carreira, grande aprendizado com pouquíssima rotina, e grande exposição com pessoas sêniores, sejam clientes ou sócios da empresa.

Contras: O estilo de vida envolve muitas viagens (com frequência passando a semana inteira fora da sua cidade) e, mesmo quando na minha cidade, trabalha-se muito. Existe uma cultura de que todos tem que trabalhar pelo menos 12 horas por dia, e há uma espécie de "repressão social" caso você tenha algum compromisso pessoal e precise sair mais cedo.

Conselhos para presidência: Tentem buscar um caminho para melhorar o estilo de vida dos consultores.

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Empresa pequena conhece todo mundo, bons benefícios e PLR de dois salários. Ótima empresa para quem quer fazer carreira em consultoria estratégica.

Contras: As áreas de suporte não tem encarreiramento, tudo é muito voltado para a área de consultoria. Como trabalha com projetos oscila muito. Já houve corte de headcount.

Ótima escolha pra começar a carreira!

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Autonomia, desafio profissional, plano de carreira, ambiente informal, ambiente colaborativo, impacto de proporções globais.

Contras: Carga de trabalho, política interna, pouca infraestrutura de serviços de suporte.

Work hard, Play hard

Consultor

Prós: A melhor parte da Bain são as pessoas - pessoas jovens, em um ambiente colaborativo e, em geral, muito divertido. A carreira é muito rápido com muita exposição ao alto nivel das organizações. Salário muito acima da média do mercado, com diversos benefícios (como taxi e jantar depois de certo horário). Muitas oportunidades internationais, desde treinamentos (mais ou menos 1 vez por ano) a projetos internacionais.

Contras: Muitas horas trabalhadas (média de 12 horas por dia) e sem previsibilidade, já que trabalho é baseado em projetos que tem diferentes durações e nem sempre na mesma cidade.

Once a bainie, always a bainie

Associate Consultant

Prós: As melhores pessoas com quem trabalhei na minha vida

Contras: Pode-se trabalhar muito em algumas semanas

Ótima empresa para iniciar a carreira

Consultor de Negócios

Prós: Bastante exposição, boa remuneração, crescimento rápido na carreira e reconhecimento do mercado

Contras: Qualidade de vida é muito ruim, muitos projetos desinteressantes

Great place to work, but watch out your lifework balance

Associate Consultant

Prós: Bain & Co. is a great place to have an accelerated learning curve and to make career, since you have 25 levels (you usually change every 6 months)

Contras: Lifework balance is difficult to be achieved, since you can work up to 100h per week and in average you work about 65h. Sometimes you have to work on weekends as well

Estagiário Financeiro

Prós: horários flexíveis. Você pode entrar o horário que quiser, desde que cumpra sua carga horária e seja combinado previamente com o gerente. Dependendo do dia, pode trabalhar de casa

Contras: Somente consultor tem plano de carreira. No meu caso que sou estagiária do finance, após o termino do contrato muda para CLT e como assistente financeiro

Great opportunity! But be prepared for long hours.

Associate ConsultantEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Bain is a great place to work. Everything they tout about themselves is true. You'll work with very smart people, have an amazing learning experience and an accelerated career. You'll be part of interesting projects and be exposed to real challenges from early on.

Contras: Sometimes the work/life balance can be really demanding. Specially when you are assigned to a project that is not all that. Your experience also highly depends on the manager you work with. All of them are really intelligent, and most of them are great and inspiring, however there are a few that can make your life really harder.

Conselhos para presidência: Be careful with managers that are able to deliver good or even outstanding results but at the cost of the work/life balance of its team. I know sometimes you need to go the extra mile to deliver the best work possible, but there were a few times we'd worked a ton more only to see a tiny improvement in the final work.

Bain & Company

Descrição:No Brasil desde que abriu seu escritório em São Paulo, no ano de 1997, a Bain & Company é uma empresa que atende clientes e os orienta em diversos setores de negócios por toda a América do Sul. Trabalha com empresas de diversos segmentos, como tecnologia, mídia, mineração, telecomunicações, petróleo e gás, varejo, saúde, entre outros. Em 2011, abriu seu segundo escritório no país, no Rio de Janeiro.