Como é trabalhar na Bain & Company?

Muito trabalho e pouco resultado

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Em geral vejo poucas vantagens. Talvez os treinamentos internacionais seja a maior e o salário/benefícios podem ser interessantes. No resto na média ou ligeiramente abaixo

Contras: Projectos sem grandes resultados para o cliente, existe desalinhamento entre o cliente e o time da consultora. Muito trabalho teórico e sem resultados visíveis. Muita politicagem. Se cair bem ao gerente e levado no colo, senão um inferno.

Conselhos para presidência: Realmente oferecer um serviço de maior qualidade ao cliente. Fazer slides bonito não é suficiente

Se for a melhor empresa para trabalhar, nem quero imaginar como seria a pior

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Os treinamentos são legais porque da para interagir com outros escritórios. O pacote de salários e benefícios também está alinhado com a industria

Contras: Muita venda de projetos e atividades sem sentido para o cliente e com poucas provabilidades de darem êxito. Nos diversos projetos que participei, a criação de valor foi nula para os clientes. Slides e mais slides, mas os resultados não aparecem

Conselhos para presidência: Começar a criar valor para as empresas e mudar a cultura para algo mais agradável.

Existem opções bem mais interessantes

Consultor

Prós: Salários e benefícios são ok em comparação com outras alternativas semelhantes. As instalações são Boss mas a tecnologia falha constantemente

Contras: Projetos pouco interessantes, pessoas pouco simpáticas e com falta de vida pessoal. Muitas vezes acaba fazer de baba de partners e managers que necessitam de ocupar o seu tempo antes de ir para casa.

Conselhos para presidência: Melhorar a cultura da empresa e tornar o ambiente mais agradavel

Nenhum equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Senior Associate Consultant

Prós: Oportunidade de trabalhar com pessoas incríveis em projetos geralmente interessantes. A curva de aprendizado é acelerada. Os salários crescem rapidamente. O currículo é muito bem visto no mercado e a recolocação em outras empresas é fácil.

Contras: Nenhum equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. A sua vida se torna o trabalho. Sócios e gerentes não sabem ou não estão genuinamente interessados em gerenciar o escopo dos projetos. Perto do fee cobrado dos clientes, o custo de "queimar" um recurso humano é muito baixo.

Já fui promoter. Hoje sou neutro. Mas ainda acho que pode valer a experiência.

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O nível dos profissionais é alto. Isso é indiscutível. Você podia ser um dos melhores do seu curso, talvez até da sua faculdade, mas aqui você é apenas mais um. E isso pode ser ótimo, se você não é do tipo acomodado. Outro ponto interessante é que, de fato, há uma preocupação muito grande com a entrega de resultados e geração de impacto.

Contras: Por outro lado, ao contrário do que muitos pensam, há sim muita politicagem. Embora o plano de carreira seja bem definido, no final das contas, a maior parte da sua avaliação em um ou outro projeto será baseada nas percepções de um superior que pode, ou não, considerar fatores que impactaram seu desempenho direta ou indiretamente. Por exemplo, ritmo e volume de trabalho, contexto do projeto, nível de complexidade da interação com o cliente e outros fatores podem ter papel relevante no desempenho do consultor, contudo, considerar ou não estes fatores fica "à mercê" do avaliador.

Não

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Diversidade de atividades por conta de projetos diferentes (operacionais, financeiros, estratégicos, etc) em indústrias variadas.

Contras: Gerentes péssimos podem destruir sua carreira lá dentro.

Conselhos para presidência: Não ser um triturador de carne.

Boa escola, mas não é uma carreira para todos

ConsultantEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Remuneração muito atrativa, aprendizado acelerado, carreira planejada, cultura forte de feedback, experiências internacionais frequentes, exposição ao top management de grandes corporações, excelente stepping stone para acelerar a carreira caso consultoria não seja seu plano de longo prazo

Contras: Liderança muito focada em resultados e não na experiência do time, com isso a rotatividade de associates e consultores tem sido cada vez maior. A empresa investe muito em recrutamento mas não o suficiente nas lideranças, consultores são promovidos a managers baseados no desempenho nos projetos, e não na capacidade de liderar times, o que gera muita insatisfação. Poucos consultores que vem de outras empresas após o MBA avançam na carreira, a maioria dos promovidos já eram funcionários da Bain

Conselhos para presidência: Olhem para o bem estar dos ACs e Consultores, hoje em dia o diferencial salarial não é tão alto quando comparado a empresas de tecnologia e esses recursos estão optando cada vez mais por seguirem outras trilhas de carreira onde tenham mais flexibilidade. Esse turnover nos níveis mais baixos vai impactar cada vez mais a liderança futura de empresa.

Otima reputacao mas precisa de ajustar por horas trabalhadas

Consultor

Prós: Gente boa Bons benefícios extra Aprende muito e muito rapido tambem porque trabalha com gente que sabe muito do negocio Beneficios extra muito bons

Contras: Tempo de trabalho é bastante e tem muita intensidade quando voce esta fazendo um projeto. As vezes eles olvidam o importante da pessoa e só procuram gente eficiente

Bom para primeiro estagio

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Empresa grande e com muitos funcionarios, diferentes oportunidades de projetos. Beneficios sao bons: uber, vr, gympass, bom salario de estagio

Contras: Trabalha-se muito, nem sempre é possivel manter o work life balance q dizem que possuem. Dependendo da equipe os feedbacks sao baseados em quem é mais amigo

Consultoria

GerenteEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: . Aprendizado em diferentes indústrias e contesto com executivos de peso do mercado e vivência em assuntos estratégicos de grandes empresas

Contras: Carga horária e viagens, que tornam as vidas dos profissionais bastante impresíveis. Obviamente, isso gera desgaste sem precedentes na vida pessoal, o que gera muitos transtornos no dia-a-dia.

Bain & Company

Descrição:No Brasil desde que abriu seu escritório em São Paulo, no ano de 1997, a Bain & Company é uma empresa que atende clientes e os orienta em diversos setores de negócios por toda a América do Sul. Trabalha com empresas de diversos segmentos, como tecnologia, mídia, mineração, telecomunicações, petróleo e gás, varejo, saúde, entre outros. Em 2011, abriu seu segundo escritório no país, no Rio de Janeiro.