Como é trabalhar na Bain & Company?

Se for a melhor empresa para trabalhar, nem quero imaginar como seria a pior

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Os treinamentos são legais porque da para interagir com outros escritórios. O pacote de salários e benefícios também está alinhado com a industria

Contras: Muita venda de projetos e atividades sem sentido para o cliente e com poucas provabilidades de darem êxito. Nos diversos projetos que participei, a criação de valor foi nula para os clientes. Slides e mais slides, mas os resultados não aparecem

Conselhos para presidência: Começar a criar valor para as empresas e mudar a cultura para algo mais agradável.

Existem opções bem mais interessantes

Consultor

Prós: Salários e benefícios são ok em comparação com outras alternativas semelhantes. As instalações são Boss mas a tecnologia falha constantemente

Contras: Projetos pouco interessantes, pessoas pouco simpáticas e com falta de vida pessoal. Muitas vezes acaba fazer de baba de partners e managers que necessitam de ocupar o seu tempo antes de ir para casa.

Conselhos para presidência: Melhorar a cultura da empresa e tornar o ambiente mais agradavel

Já fui promoter. Hoje sou neutro. Mas ainda acho que pode valer a experiência.

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O nível dos profissionais é alto. Isso é indiscutível. Você podia ser um dos melhores do seu curso, talvez até da sua faculdade, mas aqui você é apenas mais um. E isso pode ser ótimo, se você não é do tipo acomodado. Outro ponto interessante é que, de fato, há uma preocupação muito grande com a entrega de resultados e geração de impacto.

Contras: Por outro lado, ao contrário do que muitos pensam, há sim muita politicagem. Embora o plano de carreira seja bem definido, no final das contas, a maior parte da sua avaliação em um ou outro projeto será baseada nas percepções de um superior que pode, ou não, considerar fatores que impactaram seu desempenho direta ou indiretamente. Por exemplo, ritmo e volume de trabalho, contexto do projeto, nível de complexidade da interação com o cliente e outros fatores podem ter papel relevante no desempenho do consultor, contudo, considerar ou não estes fatores fica "à mercê" do avaliador.

Não

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Diversidade de atividades por conta de projetos diferentes (operacionais, financeiros, estratégicos, etc) em indústrias variadas.

Contras: Gerentes péssimos podem destruir sua carreira lá dentro.

Conselhos para presidência: Não ser um triturador de carne.

Estagiário Financeiro

Prós: horários flexíveis. Você pode entrar o horário que quiser, desde que cumpra sua carga horária e seja combinado previamente com o gerente. Dependendo do dia, pode trabalhar de casa

Contras: Somente consultor tem plano de carreira. No meu caso que sou estagiária do finance, após o termino do contrato muda para CLT e como assistente financeiro

Ex-funcionário, saiu em 2013

Prós: Empresa pequena conhece todo mundo, bons benefícios e PLR de dois salários. Ótima empresa para quem quer fazer carreira em consultoria estratégica.

Contras: As áreas de suporte não tem encarreiramento, tudo é muito voltado para a área de consultoria. Como trabalha com projetos oscila muito. Já houve corte de headcount.

Work hard and, if you have time available, play hard.

Prós: Aprendizado e recompensas são muito bons

Contras: Carga de trabalho muito elevada.

Conselhos para presidência: Melhoria de lifestyle

Positivo se for para aprendizado em tempo curto

Consultor Sênior

Prós: alto aprendizado, pessoas inteligentes

Contras: altas horas de trabalho, muita pressão

Bom aprendizado, lifestyle ruim

Consultor SêniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Grande aprendizado e perspectiva de crescimento

Contras: ambiente ruim. Longas horas de trabalho e trabalho no fim de semana

Boa oportunidade de carreira, mas com alto custo no estilo de vida

ConsultorEx-funcionário, saiu em

Prós: A empresa apresenta uma oportunidade interessante de crescimento de carreira, grande aprendizado com pouquíssima rotina, e grande exposição com pessoas sêniores, sejam clientes ou sócios da empresa.

Contras: O estilo de vida envolve muitas viagens (com frequência passando a semana inteira fora da sua cidade) e, mesmo quando na minha cidade, trabalha-se muito. Existe uma cultura de que todos tem que trabalhar pelo menos 12 horas por dia, e há uma espécie de "repressão social" caso você tenha algum compromisso pessoal e precise sair mais cedo.

Conselhos para presidência: Tentem buscar um caminho para melhorar o estilo de vida dos consultores.

Bain & Company

Descrição:No Brasil desde que abriu seu escritório em São Paulo, no ano de 1997, a Bain & Company é uma empresa que atende clientes e os orienta em diversos setores de negócios por toda a América do Sul. Trabalha com empresas de diversos segmentos, como tecnologia, mídia, mineração, telecomunicações, petróleo e gás, varejo, saúde, entre outros. Em 2011, abriu seu segundo escritório no país, no Rio de Janeiro.