Como é trabalhar na Bain & Company?

A melhor empresa para se trabalhar.

Associate Consultant

Prós: Trabalho desafiador, sem rotina repetitiva. Cada dia tem alguma novidade, algo diferente que precisamos aprender rápido e executar em alto nível. A cultura é muito bacana, pois incentiva a ajuda mútua entre as pessoas e não cria barreiras hierárquicas. Além de tudo isso, o pacote de remuneração e benefícios é inigualável!

Contras: Por não haver rotina fixa, às vezes acontecem picos de trabalho e vamos pra casa um pouco mais tarde. Entendendo que normalmente o nosso horário exige mais flexibilidade que a maioria das empresas, é possível levar uma vida sustentável mesmo com os eventuais picos.

A Bain é um ótimo lugar para se trabalhar.

Prós: Carreira acelerada e de muito aprendizado (tanto formal, em treinamentos, quanto informal). Excelente empresa para começar uma carreira e se desenvolver. As pessoas que trabalham aqui também são um grande diferencial, o que deixa o ambiente da empresa muito agradável.

Contras: Horas de trabalho passam um pouco das convencionais 8 horas de trabalho diários e dias com 12 horas não são incomuns, mas a empresa se preocupa bastante com o lifestyle dos empregados e tenta controlar isso na medida do possível.

Ótimo lugar para se iniciar a carreira

Associate Consultant

Prós: Crescimento acelerado, projetos interessantes, pessoas sempre dispostas a ajudar, treinamentos internacionais a cada 2 anos, eventos mensais com a empresa, etc.

Contras: Carga horária excessiva (média de 60 horas, podendo chegar a mais de 100 horas por semana), pouca flexibilidade em relação ao horário, o lifestyle varia muito de acordo com o seu time/projeto.

Conselhos para presidência: Tentem aumentar a qualidade de vida dos seus consultores, muitos pensam em sair ao atingir o cargo de SAC/C devido à carga horária excessiva e falta de qualidade de vida.

Melhor empresa que conheci até hoje para começar a trabalhar

Associate ConsultantEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, pessoas produtivas e positivas, crescimento acelerado, oportunidades de trabalho no exterior, remuneração acima da média

Contras: A empresa poderia permitir horários mais flexíveis para aquelas pessoas que preferem receber um pouco menos e desfrutar de um trabalho mais comum (8h~10h por dia). A cultura "Work Hard Play Hard" funciona para alguns, mas torna-se desgastante com o passar dos anos, especialmente para casais jovens que pouco se veem por conta do trabalho intenso.

Conselhos para presidência: Continuar investindo no bem-estar dos funcionários e oferecer horários mais flexíveis, considerando que a geração atual preza bastante pelo bem-estar, além do desenvolvimento da carreira profissional.

Minha avaliação no geral é positiva

Prós: Equipe colaborativa, dinamismo, possibilidade de crescimento, internacionalização, exposição à equipes altamente capacitadas, projetos de alto impacto

Contras: Carga horária excessiva .

Ótimo ambiente para se trabalhar

Prós: O salário e os benefícios são muito bons, além do escritório, que tem boa estrutura e comidinhas à vontade (frutas, iogurtes, sucos, etc). As pessoas também são um ponto positivo, pois são receptivas e simpáticas.

Contras: O desenvolvimento de carreira na área administrativa é limitado, e as oportunidades são menores do que as oferecidas aos consultores. Vejo que a cultura do administrativo e da consultoria também são diferentes.

Local para crescer rápido

Associate Consultant

Prós: As pessoas que trabalham na Bain são, em geral, muito boas de trabalhar. O clima é bem divertido e descontraído. Além disso, as oportunidades de aprendizado são ilimitadas

Contras: É um trabalho que é bastante demandante, é comum trabalhar mais de 12 horas por dia, além disso, embora preguem que há a possilidade de flexibilidade do trabalho, isto nem sempre é observado na prática.

Melhor consultoria no Brasil

Prós: Ótima empresa. Todos dia um novo desafio para enfrentar. Grande oportunidade de crescimento com carreira acelerada. Muitos benefícios e oportunidades internacionais.

Contras: Muitas horas de trabalho. Para o crescimento rápido, os funcionários são expostos a uma carga horária bem extensa o que pode atrapalhar a vida além do trabalho

Um lugar incrível para trabalhar

Consultor Sênior

Prós: O plano de carreiras é muito bom, com a possibilidade de sempre progredir na carreira com boas avaliações. O sistema de feedback que é muito importante para garantir o desenvolvimento pessoal.

Contras: As horas trabalhadas em consultoria podem ser bem difíceis, mas é uma parte intrínseca de um trabalho que gera muito valor em pouco tempo. Pode ser difícil conciliar a vida pessoal e o trabalho, mas o aprendizado e desenvolvimento intelectual compensam isso, na minha opinião.

Já fui promoter. Hoje sou neutro. Mas ainda acho que pode valer a experiência.

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O nível dos profissionais é alto. Isso é indiscutível. Você podia ser um dos melhores do seu curso, talvez até da sua faculdade, mas aqui você é apenas mais um. E isso pode ser ótimo, se você não é do tipo acomodado. Outro ponto interessante é que, de fato, há uma preocupação muito grande com a entrega de resultados e geração de impacto.

Contras: Por outro lado, ao contrário do que muitos pensam, há sim muita politicagem. Embora o plano de carreira seja bem definido, no final das contas, a maior parte da sua avaliação em um ou outro projeto será baseada nas percepções de um superior que pode, ou não, considerar fatores que impactaram seu desempenho direta ou indiretamente. Por exemplo, ritmo e volume de trabalho, contexto do projeto, nível de complexidade da interação com o cliente e outros fatores podem ter papel relevante no desempenho do consultor, contudo, considerar ou não estes fatores fica "à mercê" do avaliador.

Bain & Company

Descrição:No Brasil desde que abriu seu escritório em São Paulo, no ano de 1997, a Bain & Company é uma empresa que atende clientes e os orienta em diversos setores de negócios por toda a América do Sul. Trabalha com empresas de diversos segmentos, como tecnologia, mídia, mineração, telecomunicações, petróleo e gás, varejo, saúde, entre outros. Em 2011, abriu seu segundo escritório no país, no Rio de Janeiro.