Como é trabalhar na Bain & Company?

Melhor empresa que conheci até hoje para começar a trabalhar

Associate ConsultantEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, pessoas produtivas e positivas, crescimento acelerado, oportunidades de trabalho no exterior, remuneração acima da média

Contras: A empresa poderia permitir horários mais flexíveis para aquelas pessoas que preferem receber um pouco menos e desfrutar de um trabalho mais comum (8h~10h por dia). A cultura "Work Hard Play Hard" funciona para alguns, mas torna-se desgastante com o passar dos anos, especialmente para casais jovens que pouco se veem por conta do trabalho intenso.

Conselhos para presidência: Continuar investindo no bem-estar dos funcionários e oferecer horários mais flexíveis, considerando que a geração atual preza bastante pelo bem-estar, além do desenvolvimento da carreira profissional.

Minha avaliação no geral é positiva

Prós: Equipe colaborativa, dinamismo, possibilidade de crescimento, internacionalização, exposição à equipes altamente capacitadas, projetos de alto impacto

Contras: Carga horária excessiva .

Ótimo ambiente para se trabalhar

Prós: O salário e os benefícios são muito bons, além do escritório, que tem boa estrutura e comidinhas à vontade (frutas, iogurtes, sucos, etc). As pessoas também são um ponto positivo, pois são receptivas e simpáticas.

Contras: O desenvolvimento de carreira na área administrativa é limitado, e as oportunidades são menores do que as oferecidas aos consultores. Vejo que a cultura do administrativo e da consultoria também são diferentes.

Local para crescer rápido

Associate Consultant

Prós: As pessoas que trabalham na Bain são, em geral, muito boas de trabalhar. O clima é bem divertido e descontraído. Além disso, as oportunidades de aprendizado são ilimitadas

Contras: É um trabalho que é bastante demandante, é comum trabalhar mais de 12 horas por dia, além disso, embora preguem que há a possilidade de flexibilidade do trabalho, isto nem sempre é observado na prática.

Melhor consultoria no Brasil

Prós: Ótima empresa. Todos dia um novo desafio para enfrentar. Grande oportunidade de crescimento com carreira acelerada. Muitos benefícios e oportunidades internacionais.

Contras: Muitas horas de trabalho. Para o crescimento rápido, os funcionários são expostos a uma carga horária bem extensa o que pode atrapalhar a vida além do trabalho

Um lugar incrível para trabalhar

Consultor Sênior

Prós: O plano de carreiras é muito bom, com a possibilidade de sempre progredir na carreira com boas avaliações. O sistema de feedback que é muito importante para garantir o desenvolvimento pessoal.

Contras: As horas trabalhadas em consultoria podem ser bem difíceis, mas é uma parte intrínseca de um trabalho que gera muito valor em pouco tempo. Pode ser difícil conciliar a vida pessoal e o trabalho, mas o aprendizado e desenvolvimento intelectual compensam isso, na minha opinião.

Já fui promoter. Hoje sou neutro. Mas ainda acho que pode valer a experiência.

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: O nível dos profissionais é alto. Isso é indiscutível. Você podia ser um dos melhores do seu curso, talvez até da sua faculdade, mas aqui você é apenas mais um. E isso pode ser ótimo, se você não é do tipo acomodado. Outro ponto interessante é que, de fato, há uma preocupação muito grande com a entrega de resultados e geração de impacto.

Contras: Por outro lado, ao contrário do que muitos pensam, há sim muita politicagem. Embora o plano de carreira seja bem definido, no final das contas, a maior parte da sua avaliação em um ou outro projeto será baseada nas percepções de um superior que pode, ou não, considerar fatores que impactaram seu desempenho direta ou indiretamente. Por exemplo, ritmo e volume de trabalho, contexto do projeto, nível de complexidade da interação com o cliente e outros fatores podem ter papel relevante no desempenho do consultor, contudo, considerar ou não estes fatores fica "à mercê" do avaliador.

Se for a melhor empresa para trabalhar, nem quero imaginar como seria a pior

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Os treinamentos são legais porque da para interagir com outros escritórios. O pacote de salários e benefícios também está alinhado com a industria

Contras: Muita venda de projetos e atividades sem sentido para o cliente e com poucas provabilidades de darem êxito. Nos diversos projetos que participei, a criação de valor foi nula para os clientes. Slides e mais slides, mas os resultados não aparecem

Conselhos para presidência: Começar a criar valor para as empresas e mudar a cultura para algo mais agradável.

Oportunidade de desenvolvimento profissional, mas com trade-offs

Case Team LeaderEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Oportunidade para aprender e ser reconhecido pelo desenvolvimento profissional Conhecer muitas pessoas e desenvolver o networking profissional

Contras: - Dificuldade para equilibrar vida pessoal e muitas horas de trabalho em todos os finais de semana e durante as férias. - Necessidade de se trabalhar em temas e indústrias desalinhadas com meu interesse pessoal

Existem opções bem mais interessantes

Consultor

Prós: Salários e benefícios são ok em comparação com outras alternativas semelhantes. As instalações são Boss mas a tecnologia falha constantemente

Contras: Projetos pouco interessantes, pessoas pouco simpáticas e com falta de vida pessoal. Muitas vezes acaba fazer de baba de partners e managers que necessitam de ocupar o seu tempo antes de ir para casa.

Conselhos para presidência: Melhorar a cultura da empresa e tornar o ambiente mais agradavel

Bain & Company

Descrição:No Brasil desde que abriu seu escritório em São Paulo, no ano de 1997, a Bain & Company é uma empresa que atende clientes e os orienta em diversos setores de negócios por toda a América do Sul. Trabalha com empresas de diversos segmentos, como tecnologia, mídia, mineração, telecomunicações, petróleo e gás, varejo, saúde, entre outros. Em 2011, abriu seu segundo escritório no país, no Rio de Janeiro.