Como é trabalhar na B3?

Qualidade de vida e benefícios razoaveis, alto desenvolvimento, mas com crescimento profissional congelado.

Analista Financeiro

Prós: Conhecimentos e habilidades que se adquire na B3 muito fortes e reconhecidos no mercado. Há uma cultura de sempre buscar o melhor. Pessoas e equipes de excelente formação. Trabalhos importantes para o mercado. Localização ótima em termos de transporte público e comércios. O clima de cooperação é maior do que o de competição entre funcionários. [O mesmo não ocorre entre cargos acima de gerentes.] A empresa não costuma 'sair demitindo' apesar de sempre haver algumas pontuais. Com a fusão com a Cetip, aumentou alguns benefícios.

Contras: Oportunidade de carreira é para estagiários virar analistas júnior. Após isso, a empresa é extremamente congelada. Você pode superar suas metas por vários anos, participar de vários projetos, melhorar sua qualificação e ouvirá "Não tem oportunidade.", "O RH não permite uma promoção." Apenas politicagem e áreas com 'gestores bem legais e justos' te permitem crescer. Há muitos funcionários enterrados no mesmo nível há anos, este é o principal motivo pelo qual muitos buscam outras oportunidades fora. A 'nota' da renda variável não depende de como você atingiu as suas metas, mas é feito quase que um sorteio [+politicagem] para escolher quem irá receber as melhores renumerações, os demais ficam na 'média'. Alguns benefícios e feitos pela empresa são 'super valorizados' de propaganda interna, porém, vira-se um 'faz se conta' que o funcionário vê desta forma. Quando há muita demanda, contrata-se terceiros e estagiários, causando muita ineficiência; pois há muitos conhecimentos e habilidades que apenas quem tem 'muito tempos de casa' que gera uma boa produtividade. Empresa extremamente verticalizada gerando algumas ineficiências como burocratização, distanciamento entre você e o 'chefe do seu chefe', pessoas buscando 'destaque' e 'pisando' para serem os mais vistos pelo 'chefe do chefe'.

Conselhos para presidência: Promoção e reconhecimento real para os funcionários experientes e produtivos, com muito tempo de casa, que contribuíram e tiveram papel importante nos projetos, iniciativas (por vezes, voluntárias) em melhorias das atividades e do ambiente. Creio que se um funcionário já está há 3, 4, 5 anos no mesmo cargo/nível (exemplo: An. Jr, ou Pln.), participou e contribuiu com mil coisas, então há algo de errado. A cultura verticalizada e a gestão dos líderes são algo com um imenso campo para melhoria. A empresa acaba perdendo talentos, inovação e produtividade por estes dois fatores. Seus funcionários têm grandes talentos a serem postos em prática e - apesar das inciativas da empresa para incentivar a autonomia e 'novas ideias' -, por vezes, falta uma contraparte que faça valer a pena o funcionário investir tempo e recursos em tais.

B3

Descrição:A B3 é única. Juntos, transformamos histórias, negócios e oportunidades.

Atuamos no centro dos mercados financeiro e de capitais brasileiro, sendo uma das maiores empresas de infraestrutura do mercado e estando entre as líderes globais do setor de bolsas. Nosso principal objetivo é oferecer produtos, soluções e serviços ao setor, garantindo a máxima segurança nas operações. Estamos nos reinventando com o mercado, transformando desafios em oportunidades, conectando pessoas e viabilizando projetos, lado a lado com o nosso time.

Somos o resultado de um encontro. A união de grandes nomes do mercado gerou uma história de inovação que acontece há mais de cem anos. Estamos construindo uma empresa que respira desafios e promove um ambiente de desenvolvimento e colaboração. A B3 trabalha para viabilizar, conectar e desenvolver pessoas e os mercados financeiro e de capitais do Brasil.

Atuando nos ambientes de bolsa e balcão, nosso principal objetivo é oferecer produtos, soluções e serviços ao setor, garantindo a máxima segurança nas operações. Para isso, contamos com um time de especialistas que nos ajuda a transformar negócios em oportunidades. #IssoÉB3. Venha fazer parte desse time!