Como é trabalhar na B3 = Cetip + BM&FBovespa?

Burocracia, politicagem e muito suor, porém com boa remuneração e grande aprendizado.

Analista de Sistemas Sênior

Prós: Salário, benefícios, horas extras, PLR, aprendizado do mercado financeiro, networking.

Contras: Pessoas sem compromisso, você chega as 9h para sair as 18h que é o horário normal mas as pessoas chegam entre 10h e 11h e ficam bravas se você vai embora as 18h, atrasos e cancelamento em reuniões. Prepare-se para trabalhar em um lugar cheio de burocracia e fique atento pois é um querendo derrubar o outro, muita politicagem e vão querer sugar o seu sangue com várias noites de trabalho. Qualidade péssima dos códigos desenvolvidos.

Melhor lugar para se trabalhar!

Prós: Liderança nova com muita vontade e energia para melhorar, profissionais qualificados, ambiente bom, boa comunicação com funcionários, remuneração, benefícios, desafios e meritocracia.

Contras: As áreas podem se comunicar mais, os gerentes podem ser mais pro-ativos na gestão da companhia.

Conselhos para presidência: Continuar investindo na gestão de pessoas

Ótima

Prós: Boa estrutura, pessoas qualificadas compõem o quadro geral de colaboradores, pagamento em dia, oferece benefícios e parcerias com instituições visando o bem-estar do funcionário (academia, espaço anti-stress onde é possível descansar ou até mesmo dormir após o almoço, dentre outros).

Contras: Não sei dizer, acho que a pressão psicológica e ritmo acelerado acima do normal por lidar com dados que tem impacto em uma fatia da imagem da economia do país.

Com potencial para ser muito mais, mas desperdiça e torna miserável a vida das pessoas. Péssima gestão.

Superintendente

Prós: - Tradição;
    - Benefício de pouca concorrência no mercado;
    - Nome consolidado;
    - Diversidade de assuntos;
    - Riqueza de aprendizado para aqueles que buscam conhecimento.

Contras: - Empresa extremamente desorganizada em termos de processos;
    - Liderança perdida em termos estratégicos;
    - Projetos demoram tanto e custam tão mais do que o previsto que quando concluídos já estão defasados e normalmente feitos com muitos cortes do plano inicial;
    - Meritocracia não existe;
    - Politicagem em nível máximo que se pode encontrar em uma única empresa;
    - Chefes perseguem funcionários e beneficiam outros conforme seu próprio interesse;
    - Desperdício de dinheiro dos acionistas é fora do aceitável;
    - Pouca definição de metas que resultem em resultados significativos para a companhia e acionistas;
    - Gestão péssima em todos os sentidos. Funcionários são muito mal tratados;
    - Merece concorrência para encolher e ser obrigada a se reinventar. Abusa do seu poder de monopólio e perde muito dinheiro.

Conselhos para presidência: Deveriam respeitar mais o fato de ainda ser um monopólio e desperdiçar menos dinheiro em projetos da forma como fazem. A ineficiência na execução de atividades é inimaginável no mercado atual. Funcionários trabalham muito e produzem pouco, muito em fruto da incompetência da diretoria, que não sabe o que é gerir e estão mais preocupados em fazer politicagem e brigar uns contra os outros a maior parte do tempo. Não há camaradagem e o clima não é de confiança para a produtividade.

A Bolsa das ilusões.

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Benefício para Bío Ritmo, 90 reais mês; Quick Massage grátis (quando consegue marcar pq é muito concorrido); Carrinho de convencia (preços abusivos, mas se estiver com preguiça de sair é uma opção) Lanchonete em todos os prédios; biblioteca, trilha do conhecimento (Cursos sobre o mercado da Bolsa, pré requisito para fazer outros cursos no instituto educacional); Código de vestimenta casual, sem frescura de gravata em todos os níveis; Especialidade medicas nos prédios ( fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo); espaço para descanso com revistas e poltronas; reembolso de consultas de ate 200,00

Contras: A Bolsa possui muitos problemas, mas esta fazendo um esforço para reduzir os gaps.. Não existem lideres, apenas chefes de departamento; VR de 19,00; VA 230,00; Bônus de ate 3 salarios, se amigo do chefe, caso contrario nota C e 2 salários se empresa der lucro, se não der será 1; Longas horas de trabalho; salario deve ser bem negociado na entrada pq promoções são raras; Sem plano de carreira; Não existe verba para comemorações, com isso a integração e sinergia fica prejudicada.

Conselhos para presidência: Deve-se instituir uma verba destinada a comemorações, os gestores precisam passar por grandes treinamentos de liderança e de organização. Os benefícios precisam se equiparados aos do setor financeiro, só com uma integração maior e um ambiente saudável e acolhedor que vocês diminuirão a rotatividade.

Prós: Remuneração mais beneficios muito bons e ambiente de TI muito rico e completo.

Contras: Prepare-se para entrar em um lugar altamente burocratico, onde a politicagem impera solta, lembra-me Brasilia. Para vc iniciar e concluir uma atividade de melhoria ou uma proposta para solução de algum problema recorrente, vc vai ter que ser muito persistente durante todo o fluxo dessa atividade, ter que pedir autorizaçao a um diretor/superintendente e até pra outra area para quase tudo inclusive acessos que vc deveria ter desde o primeiro o dia de trabalho, em alguma etapa dessa sua tentativa provavelmente vai parar em alguem ou alguma area que não está nem um pouco afim de te ajudar e vão ultilizar desculpas dizendo que o fluxo está incorreto, que faltou a autorizaçao de fulano , formulario, faltou isso ou aquilo....e vc vai ter que iniciar td de novo , ou vão aproveitar para se promover em cima e apontar defeitos para se aparecerem na frente de superiores , o famoso e muitas vzs anti-etico "marketing pessoal" . Tudo isso é normal lá, "cultura da empresa não leve pro pessoal" tsc...tsc..... Muitas mudanças no ambiente que ocorrem no fim de semana que são mal planejadas e mal executadas que impactam na produçao, falta de cooperatividade entre as equipes, gente querendo te derrubar rotineiramente, ambiente nada harmonico, muito nocivo, tensão e cara fechada são posturas costumeiras lá. Qualidade de vida é muito prejudicada, se sair no seu horario vc passa a ideia de que não é comprometido com a empresa sendo necessario dizer que tem compromissos, vc é coagido a vender pelo menos 10 dias de ferias pelos gestores, sempre com a desculpa de projetos em andamento, existem varios superiores que possuem know-how como analistas , porem na gestão de pessoas são deficientes, o que tb explica as metas semestrais sem sentido.

O preço que se paga por um salário acima da média

Ex-funcionário, saiu em 2012

Prós: Salário e benefícios acima da média do mercado
    Ter no curriculo o registro da terceira maior bolsa de valores do mundo

Contras: Ambiente de trabalho hostil
    Ausência de plano de carreira
    Não há base de conhecimento
    Conhecimento centralizado em poucos funcionários
    Falta de planejamento nos projetos
    Não há meritocracia.
    Pressão extrema e falta de reconhecimento do trabalho

Fuja e passe longe dessa empresa.

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Salário e PRL e localização e academia Paga-se salário acima do mercado e só. Academia ajuda a melhorar o clima. Fácil acesso pelo metrô. Só

Contras: Gestores parados no tempo. Remuneração baseada em meritocracia duvidosa. Ego e marketing pessoal muito levado a sério. Você e não vale pelo que é sim, pelo que aparece ser. Amizade com os gestores proporciona notas A e B no PRL e pode chegar a 3 salários semestrais anuais. Falta de puxa-saquismo te rende apenas a classificação C e, para garantir o salário puxa-saco, sua nota é derrubada para D, mesmo tendo feito um ótimo trabalho, pois o PRL é pago em cima de uma nota crítica (sempre terão um D e os As e Bs são sempre para as mesmas pessoas). Cursos de pós graduação pagos apenas para os puxa-sacos. Não há plano de carreira, se entra como júnior fica assim a vida inteira. Diretores e superintendentes vêm de fora da empresa. Empresa péssima para trabalhar, não há definição de urgência e, dependendo de quem desagradar, tudo pode mudar de última hora. Gestores despreparados e com medo de seus subordinados.

Conselhos para presidência: Façam uma auditoria operacional. Sua direção é péssima, melhore o relacionamento de gestores e comandados. Não adianta treinar um gestor que não tenha aptidão para gerir. Transforme-os em especialistas e tire a gestão deles.

Empresa sem rumo certo, infelizmente na mão de gestores sem capacitação.

Prós: Salário e benefícios pagos durante o ano são muito bons. Mas os elogios param aí.

Contras: Após a fusão de 2008, a empresa foi colocada nas mãos de diretores e gerentes aventureiros, desestabilizando tudo o que havia sido construído ao longo das décadas anteriores. Atualmente a empresa encontra-se perdida, sem rumo certo e em vias de declínio. Muitos dos excelentes profissionais que atuavam na empresa deixaram a organização por livre vontade, dada ao atual cenário de instabilidade. Gestores muito ruim, sem didática na gestão de pessoas.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Ambiente de trabalho propício para grande aprendizado e desenvolvimento profissional, gestores em sua grande maioria são excelentes técnicos e altamente capacitados. Empresa que sempre busca fornecer seus serviços e produtos com expertise.

Contras: Cada setor da empresa age individualmente sem considerar a empresa como um todo, gerando conflito de interesses entre determinadas áreas. Falta de oportunidade de crescimento para alguns colaboradores, baixo reconhecimento dos gestores em geral em relação aos estagiários, é mais fácil crescer dentro desta empresa se tem "amizade" com pessoas de gestão do que apenas desempenhar um bom papel na empresa sem conhecer estas pessoas previamente. RH péssimo (até 2014 - ano de saída da empresa), barravam todas as tentativas de processo interno para uma vaga de analista pelo fato de ser estagiário, não podia se falar diretamente com as pessoas desta área, pois diferente de todas as outras áreas da empresa esta área ficava em uma porta fechada sem que o colaborador tivesse acesso a ela. Gestão de pessoas péssima tanto pelos gestores, quanto pelo RH em geral.

B3 = Cetip + BM&FBovespa

Descrição:A B3 é uma empresa de infraestrutura de mercado financeiro de classe mundial, fruto da combinação de atividades entre a BM&FBovespa e a Cetip. Cria e administra – em ambiente de bolsa e de balcão – sistemas de registro, negociação, compensação e liquidação para todas as principais classes de ativos, desde ações e títulos de renda fixa privada até derivativos de moedas, taxas de juros e de commodities, além de operações estruturadas. Também oferece serviços de central depositária e de sistemas de controle de risco até o beneficiário final e atua como contraparte central para as operações realizadas em seus mercados. É a companhia líder na prestação de serviços de entrega eletrônica das informações necessárias para registro de contratos e anotações dos gravames pelos órgãos de trânsito. Atuando por meio de sua rede qualificada de intermediários, fornece mercados seguros e resilientes, aumentando a segurança, a solidez e a eficiência do mercado brasileiro.

Saiba mais sobre os nossos negócios:
Bolsa: http://bit.ly/2nP241f
Balcão: http://bit.ly/2oBG4nG