Como é trabalhar na Avenue Code?

Empresa imatura

Engenheiro PlenoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Flexibilidade no horário de trabalho, auto gerenciamento. Refringentes, sucos e frutas à disposição dos funcionários. Sala de jogos e ambiente disponhais.

Contras: Empresa nova com muitos processos deficientes ou inesistentes. Precisa amadurecer muito para ser efetivamente um bom lugar para de trabalhar.

Holly Vander Wall, Diretora de Marketing da Avenue Code respondeu:

Ficamos felizes que você se divertiu com as bebidas, comidas e jogos! Nós adoramos poder providenciar essas ocasiões para os nossos Avenue Coders! Sobre o nosso processo - muito obrigado por compartilhar esse feedback. Como uma empresa em crescimento constante, estamos sempre re-avaliando nossos processos atuais e buscando evoluir para alinhá-los as necessidades do nosso mercado. Se você estiver disposto, gostaríamos de escutar mais sobre as suas ideias de como podemos melhorar para criar uma empresa melhor para todos!

Cuidado ao sair de onde você trabalha

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Pontos negativos irreais. Video-game? Flexibilidade? Eles estão sempre de olho em você. Se você não participa dos inúteis projetos internos você é mal visto. Fazem festinhas de vez em quando, mas nada é real... Ali você de fato só cresce se for amigo, puxa-saco ou... bom, pontos positivos irreais.

Contras: Proteção de funcionários ruins mesmo que estejam há meses no dito "bench". Há um claro favorecimento de certos funcionários puxa-sacos em detrimento daqueles que realmente produzem. Ao contratar, o RH ate comemora e vibra por ter contratado por um baixo salário. Aqueles que nao puxam o saco ou pagam de amiguinhos dos gerenres e diretores sao cortados após o término de projetos e ficam pouco tempo no dito 'bench' uma espécie de stand by de funcionários. O conselho a quem pensa em ir para esta empresa: Pense mil vezes antes de sair onde está... Voce podera entrar e nem ter cliente para você, ou entrar num cliente chato e complicado de trabalhar e após sair você perderá o emprego... Negocie bem o salário e nao caia no papinho de RH, pois a empresa tem bala na agulha...

Conselhos para presidência: Como a presidencia é americana de nada adiantaria aconselhar por aqui...Mas, caiam na real, 80% da empresa quer sair e não suporta assistir a boa vida e privilegios de certos grupinhos na empresa.

Holly Vander Wall, Diretora de Marketing da Avenue Code respondeu:

Muito obrigado por compartilhar sua experiência com a gente. Nos orgulhamos de criar um ambiente de trabalho descontraído e uma experiência extraordinária para os nossos colaboradores (até porque isso é parte da nossa missão!), por isso, ficamos desapontados em saber que essa não foi sua experiência conosco. Como parte do nosso compromisso com o crescimento profissional e desenvolvimento pessoal dos nossos colaboradores, nós os encorajamos a participar de projetos internos. Nós valorizamos o trabalho em equipe, e acreditamos em compensações e benefícios competitivos para o nosso time. Mais uma vez, estamos sempre tentando melhorar como empresa, então agradecemos por você compartilhar sua experiência e vamos trabalhar para melhorar o nosso ambiente.

Focada em contratar, esquece dos funcionários já existentes

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Flexibilidade de horário, escritório bem localizado, frutas e refrigerantes para funcionários, conhecimento compartilhado, confraternizaçoes mensais

Contras: Poucos benefícios, ambiente de trabalho com pouca preocupação com ergonomia e bem estar do funcionário, segregação de times com muito benefícios para alguns(como confraternizaçoes em lugares caros) e nada pra outros, pouco reconhecimento ao funcionário, falta PL, baixo valor no ticket de alimentação, Falta de preparo de pessoas em cargos de gerência, decisões importantes tomadas por pessoas sem preparo, pouco investimento no bem estar do funcionario

Conselhos para presidência: Trate melhor seus funcionários. Festas e outras peripécias não são o suficiente.

Holly Vander Wall, Diretora de Marketing da Avenue Code respondeu:

Muito obrigado por compartilhar sua experiência! Como você sabe nos orgulhamos por colocar as pessoas em primeiro lugar e considerar a experiência dos nossos Avenue Coders em tudo que fazemos, então o seu feedback é extremamente valioso para nos ajudar no desenvolvimento de um ambiente melhor a cada dia. Agrademos o seus comentários em relação a ergonomia, bem-estar, time de gerenciamento e reconhecimento dos funcionários. Se você estiver disposto, gostariamos de convidar você para uma sessão de brainstorm com nossos time de RH e nossos gerentes para nos ajudar a encontrar oportunidades para criar uma mudança positiva na Avenue Code.

Não recomendo. Muito oba oba

Programador

Prós: Aulas de Inglês, horário flexível, espaço para eventos bem bacana , possibilidade de assumir projetos e visitas no exterior, clientes americanos o que facilita o aprendizado.Tem um ambiente divertido

Contras: Empresa não se preocupa com o clima no que tange respeito a funcionário, lideranças abusam do poder, desrespeitam alguns funcionários, nada é de graça....tudo que se dá, por trás tem uma mentalidade de entrega e cobrança, Preocupam muito com eventos e pouco com funcionários.

Conselhos para presidência: Equipe muito boa para cuidar da imagem da empresa no mercado, mas pouco efetiva para cuidar do clima interna.

Ótima empresa para jovens e pessoas socializáveis

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Horário flexível, boa localização, oferecem MacBooks, gestão horizontal e autonomia, festas open bar a cada 15 dias, refrigerantes e frutas, sala de jogos e nível dos desenvolvedores de excelente para cima.

Contras: Quando optei por me juntar ao time da Avenue Code, o fiz porque seria um lugar "descolado" para trabalhar e que favoreceria meu aprendizado tecnológico e a evolução do meu inglês. Infelizmente isso não aconteceu, fiquei isolado trabalhando sozinho para um cliente gringo que só falava inglês comigo 15 minutos por dia e, o único contato que tinha com os outro "Avenue Coders" era "em português" durante os "Fun days", que são festas open bar quinzenais, quase sem comida e que utilizam o álcool como integração. As aulas de inglês parcialmente patrocinadas pela empresa em horário de trabalho foram uma decepção, pois só começávamos novas lições quando todos os alunos estavam presentes na aula, o que era muito raro de acontecer, sempre algum deles tinha um problema em produção, uma reunião de última hora ou estava trabalhando de casa. A ausência de todos os alunos na turma fez com que permanecêssemos na lição sobre resoluções de ano novo até o carnaval, em aulas que aconteciam 2 vezes por semana... Os investimentos em festas são grandiosos, porém mal oferecem o básico de infra estrutura em São Paulo, ouvi falar que em BH é tudo top, mas em São Paulo a realidade é outra. Não compram periféricos ou investem em ergonomia adequadas, por exemplo: não oferecem teclados e mouses Apple para se trabalhar com MacBooks, fornecem cadeiras quebradas e de péssima qualidade, estações de trabalho tipo "zip" sem gavetas ou espaço para os pertences, comunicação feita com papel sulfite na parede e não há termostato nos ares condicionados. O ar condicionado é um ponto crítico de atenção, são vários aparelhos velhos e sem termostato, mas que funcionam muito bem, portanto não se pode regular a temperatura do ambiente. Isso faz com que o salão geral de trabalho pareça um frigorífico. Muitos devs reservam salas de reunião para fugir do frio ou simplesmente conseguir focar e trabalhar em paz, pois além da temperatura, por ser uma empresa com muitos colaboradores jovens e com muita liberdade, a bagunça rola solta. Gritaria/discussões técnicas, sessões de piadas, rockstars tocando suas guitarras/violões, video-games, competições de Yu-Gi-oh, guerras de Nerfs e devs ociosos no bench (quando se está sem projeto/cliente) não só tiram a concentração, como também inviabilizam conferências com o cliente. Esse alvoroço força a buscar por salas de reunião pra trabalhar, o que torna as salas disputadíssimas e quase impossíveis de agendar e, mesmo que você agende, há grandes chances de alguém estar usando a sala mesmo sem agendar... Quanto a carreira, até quando saí, a úncia coisa contabilizada "de verdade" para promoções era o seu trabalho extra (porém sem contabilizar hora extra) fazendo entrevistas e corrigindo provas de candidatos. No resto, o que dizem que contabilizam são questões de avaliações 360 graus sobre seu desempenho, feitas com pessoas que mal te conhecem e que não trabalham com você, só sentam perto, o trabalho de verdade mesmo acontece para o cliente externo, que não participa do processo de avaliação para promoções.

Conselhos para presidência: Adicionem ao menos onde sentar na sala de jogos e arrumem um lugar maior para esta finalidade, a atual mal comporta o Pebolin e os amplificadores, assim aqueles que querem se divertir irão para lá, ao invés de atrapalhar quem precisa trabalhar no salão. Instalem reguladores de temperatura nos ares condicionados. Incluam o cliente nas avaliações de performance. As aulas de inglês devem ter plano de aula, quem faltar que se vire e corra atrás do conteúdo que perdeu.

Olá,

Obrigado por compartilhar suas preocupações! Estamos profundamente empenhados em criar um local de trabalho positivo e respeitoso que promova o crescimento e o desenvolvimento contínuo dos nossos Avenue Coders para que seu feedback seja bem-vindo.

Em relação ao inglês - nós fornecemos aulas de inglês patrocinado, como você observou, e incentivamos os Avenue Coders a tomar conta do seu próprio desenvolvimento e trabalhar diretamente com os professores para garantir que as aulas sejam o mais produtivas possível. Também somos únicos a oferecer um ambiente em bilíngue, mas entendemos que em eventos sociais os funcionários podem se sentir mais confortáveis falando em português, então você pode esperar ouvir os dois idiomas falados em nossos escritórios.

Em relação ao ambiente de escritório e temperatura - nos dedicamos às melhores práticas ágeis de espaços de trabalho abertos e colaborativos, o que significa que o escritório não é um ambiente silencioso ou de portas fechadas. Nós nos esforçamos para criar um ambiente de trabalho confortável, mas reconhecemos que com mais de 49 de funcionários nem todos concordarão com a temperatura ideal, por isso confiamos na comunicação e colaboração para criar um ambiente que funcione para todos. Nossas melhorias no escritório estão em andamento e os funcionários são convidados a participar do comitê para planejar e priorizá-los!

Por último, em relação ao desempenho - embora pareça que o processo de revisão não atendeu às suas expectativas, confiamos em uma avaliação rigorosa com base no feedback de seu manager, pares de trabalho, colegas e, é claro, do feedback de seu cliente. Encorajamos qualquer um que sinta que sua revisão não foi abrangente ou que negligenciou fatores críticos para trabalhar diretamente com seu manager e discutir o fato.

Obrigado novamente por compartilhar sua experiência!

Era bom quando era menor

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente era agradável, uma área para relaxamento com video game, pebolim, frutas, sucos e refrigerantes. Possibilidade de viagens ao exterior se você participar de um projeto com um cliente estrangeiro. Horário flexível, auto gerenciamento e home office.

Contras: A medida que a empresa cresceu, perdeu sua identidade, deixou-se de falar inglês dentro do escritório, criou-se uma panela com pessoas da administração da empresa, que estão claramente despreparadas para tal. Instituiu-se uma política de diversidade fajuta, que busca uma "diversidade homogênea". Além disto, ultimamente se instalou uma política do disse me disse, ninguém mais é capaz de resolver seus problemas de relacionamento com seus colegas de trabalho, parece que só tem criança da 5ª série trabalhando. As pessoas não conseguem virar para o colega do lado e dizer que este fez algo que ele não gostou, ao invés disto já escala logo para o administrativo. Se alguém que faz parte da panela dizer para o Administrativo que alguém disse alguma coisa que o ofenda, aquilo é tido como verdade, nenhuma investigação é feita, o lado que foi acusado nem é ouvido e os funcionários punidos, se eles não souberem corretamente quem falou o que, vários são punidos por terem dito alguma coisa, e não se dão nem ao trabalho de informar a quem foi punido o que foi dito.

Conselhos para presidência: Os funcionários devem ser incentivados a tentar resolver seus problemas de relacionamento entre eles, antes de escalar o problema, se eles não conseguem resolver este problema sozinhos, como vão resolver problemas de software? E depois de escalado, no mínimo investigue, ouça as duas partes. Tenha mais atenção com as pessoas que estão nos cargos mais altos no país, você pode descobrir coisas interessantes.

Holly Vander Wall, Diretora de Marketing da Avenue Code respondeu:

Obrigado por compartilhar conosco seus comentários. Nós encorajamos fortemente nossos funcionários a se apropriarem dos seus relacionamentos no local de trabalho e fazemos tudo o que podemos para capacitá-los, inclusive oferecemos treinamentos e cursos de comunicação e liderança. No entanto, também possuímos uma política rigorosa chamada "Zero Means Zero" que engloba os temas de assédio e discriminação com base em raça, religião, gênero, orientação sexual ou habilidade. A Avenue Code não tolera discriminação ou assédio, e no caso da ocorrência das mesmas, agimos com rapidez para proteger nossos funcionários

Pode ser interessante a curto prazo, mas definitivamente ruim a longo.

Desenvolvedor PlenoEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Oportunidade de ir para os estados unidos. Raramente se faz hora extra. Horários flexíveis. Oportunidade de trabalhar com tecnologias novas.

Contras: A empresa não possui cultura, tudo depende do cliente em que você entrou. Paga-se mal em geral muito por que o lucro da empresa é dependente de um salário baixo e não da produtividade.

Precisa de mais transparência

Software Developer

Prós: A empresa tem um clima muito positivo, tem bons benefícios, tem um espaço físico muito bom. As festas são interessantes e tentam engajar as pessoas a participarem de atividades internas.

Contras: A empresa muitas vezes utiliza da filosofia de se você não faz parte da panela, você nem merece ser reconhecido como uma pessoa importante para alguns cargos. Ela tambem favorece gerentes que os funcionários apontam como problemáticos e ainda faz um jeito de parecer que é uma perseguição dos funcionários. Está levando o que acha da pessoa no pessoal em vez de reconhecer o que a pessoa traz de real resultado ao clima da empresa. Tem sessões de feedback com frequência, mas não se preocupa com a criação de planos de ações e deixam problemas se resolverem sozinhos.

Conselhos para presidência: Motive as pessoas pelos motivos certos e seja claro nas decisões da empresa. Não espere o problema estourar pra tomar uma decisão.

Holly Vander Wall, Diretora de Marketing da Avenue Code respondeu:

Obrigado por ter disponibilizado o seu tempo para compartilhar seu feedback. Nosso objetivo como empresa é melhorar continuamente a experiência para todos os nossos funcionários - o que não poderíamos fazer sem a sua ajuda!
    Como você sabe, avaliamos regularmente nossos gerentes e buddies, fazendo com que os resultados das avaliações estejam sempre de acordo com as decisões que tomamos. Dito isto, ao que diz respeito ao fato de você ter experimentado um gerenciamento controverso, nós o encorajamos a agendar um horário com seu buddy ou outro gerente para discutir suas preocupações, se você se sentir confortável com isso, no intuito de abordá-las diretamente.
    Obrigado novamente por compartilhar sua experiência e estamos ansiosos para trabalhar imediatamente com você a fim de enfrentar esses desafios.

Empresa moderna

Analista de Sistemas Sênior

Prós: Homeoffice e flexibilidade de horario

Contras: Pouco contato com a empresa, falta de suporte

Ótimo lugar para trabalhar, mas precisa de reestruturação urgente

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Clima descontraído, flexibilidade de horário, política zero para qualquer tipo de discriminação e estímulo ao uso do inglês no dia a dia fazem da empresa um lugar bastante atraente para se trabalhar.

Contras: A inexistência de processos definidos internamente ocasionam retrabalho e ruído na comunicação. Além disso, é nítida a diferença entre as sedes da empresa (BH e SP).

Avenue Code

Descrição:Avenue Code é uma empresa de entrega de software de ciclo completo formado por consultores de negócios e tecnologia. Ajudam as empresas a atingirem seu potencial pleno em qualquer fase de desenvolvimento de software.