Como é trabalhar na Avenue Code?

Excelente ambiente, possibilidades de crescimento e uma pequena dose de picuinhas.

Consultor de TI

Prós: Pessoal gente boa, raramente ego é um problema, clima descontraído, cultura de compartilhamento de informações. Caso você seja contratado para um cliente específico e o contrato se encerre a empresa mantém você e busca outras oportunidades por períodos bem atípicos para o mercado. Escritório razoável e eventos de integração mensais.

Contras: Apesar de todos os pontos positivos é uma consultoria, o negócio gira em torno de contratar bons profissionais e alocá-los em clientes, algumas pessoas acabam se envolvendo demais no ambiente administrativo da consultoria e acabam tentando mudar coisas que estão além do que a empresa deseja, não seja uma dessas pessoas, foque no trabalho com o cliente final e fuja das picuinhas.

Conselhos para presidência: A comunicação estratégica durante o período que havia um CEO era muito melhor, talvez fosse o caso de considerar esse papel no futuro.

Descaso com os funcionários

Desenvolvedor

Prós: Empresa com funcionários muito bem qualificados, com muita experiência e em sua grande maioria, sempre dispostos a ajudar. Frutas e refrigerantes sempre disponíveis na cozinha.

Contras: A Avenue Code tem prezado a comunicação e transparência, mas sempre que tem a oportunidade de cancelar o standup semanal, que dura menos de 15 minutos, cancelam. Funcionários selecionados para aplicar pros vistos de trabalho no exterior, nem sempre são escolhidos por mérito. Muitos deles são escolhidos porque pediram demissão e só nessa hora, a empresa percebe que perderá um bom funcionário para outra empresa, aí decidem "valorizar" o funcionário. Valorização essa que pode demorar muito pra que o visto seja aplicado de fato. O importante aqui é segurar o funcionário, e geralmente essa forma é a que mais o agrada. E ultimamente, nem assim estão conseguindo segurar, porque a enrolação é tão grande, que os funcionários preferem tomar outro rumo. Existem muitos casos de funcionários que estão recebendo abaixo do que realmente merecem, mas o que é dito a esses funcionários, é que eles não souberam negociar o salário. Solução? Talvez seja pedir demissão e torcer pra que te ofereçam um salário melhor, ou quem sabe um visto para se mudar de país. A valorização raramente parte deles. Eu vejo isso como um plano de celular, onde quem ainda não é cliente, recebe a promoção, mas se voce já é cliente, tem que conviver com o preço que já paga. A AC acredita que tendo mais de 15 membros no Talent Acquisition da empresa, é a solução para o turnover altíssimo que ela se encontra, com média de um funcionário rescindindo contrato por semana. Outro fato importante em ressaltar que tem acontecido, é a criação de reviews falsos, que tentam promover que a empresa não tem defeitos, e que a satisfação dos funcionários é realmente essa nota alta que podemos ver por aqui, acima de 4 pontos. Reviews criados com basicamente o mesmo escrito em todos eles, alguns deles com palavras que somente a gerência usa. Mudança na maneira como funcionários são promovidos de buddy para managers, para que possam favorecer funcionário da panela. Antes um buddy com nota boa entre seus fellows, era motivo de promoção. Mudaram a regra para que pudesse promover pessoas que sempre fizeram parte do bottom 3. Houve exemplo de manager que deixou de exercer o cargo de manager há mais de um ano, por diversas reclamações de seus managees e até hoje não foi informado aos funcionários. Ginástica laboral foi retirada da lista de benefícios, e até hoje, não avisaram aos funcionários a respeito. Os únicos funcionários avisados, foram os que eles acreditam que estavam participando da laboral. Houve mudança no plano de carreira, onde o funcionário que atingisse pontuação x, seria automaticamente promovido. Caso a pontuação não fosse atingida, o funcionário não seria promovido. Houveram casos onde o funcionário atingiu a pontuação necessária, mas não foi promovido, e o caso contrário também, onde pessoas abaixo da pontuação necessária foram promovidas. Alguns meses atrás, foi oferecido a alguns funcionários, que quem tirasse uma certificação específica, que geralmente vale como 1 goal, valeria como os 3 goals, mas não foi a empresa inteira que ficou sabendo disso. Onde estava a transparência nessa hora? Quem tentasse tirar essa certificação e não conseguisse tirar, também receberia reembolso pela tentativa. Outra informação que não foi divulgada.

Conselhos para presidência: Pare de tentar mascarar a situação em que a empresa se encontra, e foque nos pontos negativos. Acredite no que os funcionários estão reclamando aqui. Se vocês continuarem com essas atitudes, só sobrará vocês dentro da AC. Se vocês não acordarem e fizerem algo logo, vai ficar irreversível.

Holly Vander Wall, Diretora de Marketing da Avenue Code respondeu:

Olá! Primeiramente, lamento profundamente que essa tenha sido sua experiência e percepção sobre a Avenue Code durante o seu tempo aqui. Cada um dos problemas que você abordou é o que os funcionários de longa data estão vivenciando momento, no entanto, sabemos que muitas mudanças estão acontecendo a fim de minimizar essas preocupações apresentadas. A empresa está definitivamente em um ponto de evolução e à medida que crescemos podemos perceber que não estamos mais categorizados no estilo de startup com algumas dezenas de pessoas, e sim estamos num patamar de uma empresa verdadeiramente global com localizações em todo o mundo e com um portfólio de clientes de primeira linha.

Embora lamentemos vê-lo partir, sabemos que os desafios que surgem com o crescimento rápido e a experiência de trabalhar com uma empresa maior não são para todos. De toda forma, sabemos que a cultura que você vê hoje é diferente daquela em que você se inscreveu há alguns anos e infelizmente talvez não seja o que você procura no ambiente profissional. Estamos sinceramente desejando o melhor para você e animados para vê-lo enfrentar novos desafios fora da Avenue Code.

Temos uma política de portas totalmente abertas. Os números de telefone de ambos os fundadores estão visíveis em cada escritório e abrimos um canal do Slack especificamente para que você possa falar diretamente com eles e com toda a equipe de liderança. A Avenue Code é nossa para moldar, por isso todas as perguntas e sugestões são bem vindas! Se você encontrar algo com o que não concorda, incentivamos você a se envolver no processo de tomada de decisões e expor suas próprias ideias.

Prós: No dress code, você tem liberdade para modificar o horario de trabalho às vezes, além de um ambiente muito agradável, sempre prezando pelo bem estar

Contras: Acredito que seja uma empresa ainda muito nova, e por isso as vezes peca em algumas ações, sendo impulsiva ao tomar decisões e muitas vezes voltando atrás, gerando retrabalho

Melhor empresa que já trabalhei

Analista Pleno

Prós: Empresa oferece as ferramentas para que o profissional busque o desenvolvimento. Excelente energia dos profissionais do escritório, todos muito amigáveis e aberto a ajudar, ambiente fléxivel de verdade. Ótima empresa para desenvolver a autonomia, o auto gerenciamento realmente faz da você aprende a ir atrás a informação, melhorar a comunicação, priorizar tarefas, gerenciar o tempo, a cobrança existe para performance e engajamento, não se preocupam em fazer micro gerenciamento.

Contras: Alguns pontos como a melhora da estrutura do escritório em SP já estão em andamento. Analisar com profundidade o turnover e criar ferramentas para manter profissionais por mais tempo na empresa.

Conselhos para presidência: Seguir no caminho da transparência, continuar dando oportunidades para profissionais que se dedicam e acreditam na missão da empresa, manter o nível de profissionais, que é excelente.

Empresa fantástica.

Prós: A empresa é fantástica em todos os pontos. De longe a melhor empresa em que trabalhei. A equipe do time de administração é incrível e realmente se importam com o funcionário, fazem de tudo para que o mesmo consiga sempre ser um melhor profissional, investindo em certificações, aulas de inglês, goals (uma iniciativa interna da empresa para você está sempre evoluindo em conhecimento de forma que auxilie no seu crescimento profissional). Além disso tudo, a empresa cria sempre eventos para tentar criar o máximo de interações, além do ambiente de trabalho ser excepcional.

Contras: Não tenho ponto negativo dentro da Avenue Code. Acredito que diversos funcionários podem ter problemas, mas tenho certeza que dentro da Avenue Code, não falta recursos para a resolução dos mesmos.

Ambiente Agradável em SP

Prós: Benefícios compatíveis com o mercado, plano de carreira, sala de descompressão, sucos e frutas a vontade para todos os funcionários, fundays, treinamentos recorrentes.

Contras: Falta de organização da alta gerência, visão estratégica defasada, alguns reconhecimentos são feitos por favoritismo e não por mérito, liderança preocupada com auto imagem.

Excelente Ambiente para Crescimento Profissional

Prós: A Avenue Code é uma empresa que não quer crescer sem que os seus consultores cresçam junto, por isso o desenvolvimento pessoal e profissional é constante. A cultura da empresa é divertida e ao mesmo tempo correta e faz com que o clima de trabalho seja desafiador e inspirador. A maioria dos colegas estão sempre dispostos a te ajudar caso seja necessário. Sinto que posso crescer profissionalmente e conquistar muitas coisas aqui.

Contras: Como o escritório de SP se encontra em expansão, alguns ambientes estão um pouco bagunçados ainda, mas tenho certeza que isso logo se arrumará. Somos um time formado por talentos e não é um obra que atrapalhará nossa garra de superar os desafios.

Excelente Ambiente para Crescimento Profissional

Prós:  A Avenue Code é uma empresa que não quer crescer sem que os seus consultores cresçam junto, por isso o desenvolvimento pessoal e profissional é constante. A cultura da empresa é divertida e ao mesmo tempo correta e faz com que o clima de trabalho seja desafiador e inspirador. A maioria dos colegas estão sempre dispostos a te ajudar caso seja necessário. Sinto que posso crescer profissionalmente e conquistar muitas coisas aqui.

Ótimo lugar para trabalhar

Prós: Ambiente acolhedor em SP, pessoas experientes e abertas a novas idéias, ótima localidade próximo ao metrô Consolação, flexibilidade no horário, pensamentos modernos e sem preconceito algum, um contato muito grande com diversas áreas da empresa.

Contras: Os processos internos poderiam ser um pouco mais transparentes e os prazos para divulgação respeitados. Por conta da reforma no escritório de São Paulo estamos com algumas dificuldades no espaço, mas essas mudanças são temporárias.

Ótima empresa para trabalhar e se desenvolver

Desenvolvedor Java Pleno

Prós: - Flexibilidade de horários. - A empresa oferece treinamentos internos para aprender novas tecnologias. - A empresa incentiva o colaborador a obter certificações, pagando o valor das mesmas. - Inglês como lingua oficial, possibilidade de contato direto com clientes dos Estados Unidos. - Dependendo do cliente, há a possibilidade de viajar para os EUA para trabalhar por um tempo. - Utilização de SCRUM nos projetos. - Possibilidade de participar de projetos internos e ações sociais. - Bons equipamentos para trabalhar, empresa oferece MacBook e monitor extra. - Excelência no código fonte e colegas de bom nível profissional.

Contras: - Ar condicionado muito frio no escritório. - Avaliação anual um pouco subjetiva por causa das avaliações serem realizadas por colegas. - Politica de trabalho remoto poderia ser um pouco mais flexível.

Conselhos para presidência: Melhorar a qualidade do ambiente, principalmente em relação ao ar condicionado. Deixar a política de trabalho remoto (WFH) mais flexível.

Avenue Code

Descrição:Avenue Code é uma empresa de entrega de software de ciclo completo formado por consultores de negócios e tecnologia. Ajudam as empresas a atingirem seu potencial pleno em qualquer fase de desenvolvimento de software.