Como é trabalhar na Avanade?

Uma ótima empresa para se trabalhar

Prós: Investimento em treinamentos profissionais, programas de engajamento com funcionários, proximidade com a liderança, perfil colaborativo, oportunidade de trabalho com equipe global, ambiente de trabalho positivo, flexibilidade no horário de trabalho (incluindo possibilidade de home office), benefícios atraentes, possibilidade de expressar opiniões e inovar.

Contras: Política salarial pouco atraente, dificuldade em administrar as necessidades de uma cultura global com a local.

Pura politicagem. Dê adeus a sua vida pessoal.

Senior Software EngineerEx-funcionário, saiu em 2014

Recife, PE

Prós: Ambiente moderno e confortável. Benefícios. Empresa global.

Contras: Politicagem demais. É muito frequente ver pessoas que criticam umas as outras no trabalho (pelas costas) almoçando juntas, saindo em final de semana (rapel, boliche, bike e tudo o mais), pra serem "lembradas" no processo de avaliação da empresa. Processo, a propósito, que não funciona. Injusto. Prometem funções e responsabilidades que não acontecem. Equipe técnica, em maior parte (em Recife, chuto uns 70% pelo menos) muito fraca. Não há tempo para vida pessoal. Em resumo: nada pior do que você fazer um trabalho honesto, justo e colaborativo, e ver pessoas no mesmo cargo que você lhe criticando pelas costas, inventando estórias para se sobressair no famoso processo seletivo.

Conselhos para presidência: Que tal começar dando o exemplo? Tirar os altos gestores que mais empurram este comportamento de politicagem pra equipe. Eles nao merecem estar onde estão. Em segundo, contratar as pessoas para os cargos certos, que elas realmente merecem. Em terceiro, melhorar o processo de avaliação anual (chega de politicagem desse jeito!). Em quarto, contratar pessoas realmente boas ou com potencial (para formá-las).

Depende do seu perfil profissional

Associate Software EngineerEx-funcionário, saiu em 2012

Recife, PE

Prós: Excelente estrutura
    Muito bons benefícios, principalmente quem tem filho (vale refeição poderia ser melhor).
    Organizada
    Boas metodologias

Contras: Tem plano de carreira mas é uma empresa que "a amizade" conta mais que conhecimento e comprometimento. E o que comentam é que nas avaliações, só promovem 10% do número de funcionários, ou seja, se existirem 100 funcionários e 11 pessoas que merece, apenas 10 serão promovidas. Vi gente não ser promovida pelo fato de um Analista Sr não gostar da pessoa.
    Salário MUITO abaixo do mercado. DEMAIS. Acham que por ter bons benefícios podem fugir do salário. Não estão nem na média do mercado.
    Empresa para primeiro emprego. Os projetos são fracos tecnicamente, são trabalhos muito repetitivos, robóticos. A equipe de SP faz e envia para Recife e a equipe de Recife fica ajustando e fazendo relatório. Muita atividade de montar relatório em determinado projeto. Em termos de aprendizado, uma pessoa que gosta de aprender, inovar, essa não é uma empresa indicada. Então, depende do estilo da pessoa. Eu recomendaria para algumas pessoas e não recomendaria para outras.
    Recentemente abriram 100 vagas, contrataram todo tipo de gente, de java, php para projetos de .NET e não deram treinamentos, uma prova de que os trabalhos são braçais. O nível técnico das equipes caiu drásticamente.
    E para entrar na empresa, raramente avaliam a pessoa como merecem, gostam de sempre colocar como Jr.
    Vale salientar que você trabalha MUITO. Hora extra é a coisa mais normal dentro da empresa. Tem projeto que paga em R$ e tem projeto que paga em banco de horas. Tem projeto que tem escala de hora extra, só pra ter noção! Ao meu ver, empresa que faz hora extra é porque não conseguiu cumprir suas atividades ou foi mal planejado (que é muito frequente).
    Depende do seu perfil, se tem perfil de que não gosta de programar, é um pouco acomodado, não gosta de mudanças e inovação, esse é o lugar, da pra fazer carreira.
    Se gosta de coisas novas, desafios, novas tecnologias Microsoft, não é o seu lugar.

Conselhos para presidência: Não adianta dizer que tem plano de carreira e avaliação 2-3x por ano se ela não funciona. Tem que ser promovido quem merece durante todo o período do ano trabalhado e não nos últimos projetos ou por ser amigo de Analista.
    Salário é MUITO baixo, não adianta ter bons benefícios e esquecer do salário, tem que ter um meio termo.

Bom ambiente para inicio de carreira, mas ruim para quando já se tem experiência

Senior Software EngineerEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Mostra se preocupar com o funcionário, investe em treinamentos e faz com que ele se sinta participativo. Bom local de aprendizagem boa para inicio de carreira.

Contras: Salário abaixo do mercado, não cumpre com o que promete, e não se preocupa com a satisfação ou não em suas ações internas. Dificil ser promovido quando se tem potencial, o sistema de avaliação prejudica os bons e prevalece a boa e velha "ajuda amiga".

Conselhos para presidência: Valorizar os profissionais e não prometer o que não se pode cumprir. Rever seu sistema de avaliação para 360o. ou para que os superiores, que não sejam imediatos, não participarem das avaliações. Muitos evitam ou prejudicam promover para não disputarem com ele no próximo ano.

Nada é o que parece, essa empresa é péssima em ambiente de trabalho.

Recife, PE

Prós: A empresa possui um bom pacote de benefícios, principalmente para quem tem família, para quem está no início de carreira é uma empresa muito boa com o incentivo ao inglês e certificação.

Contras: A empresa tem muito marketing sobre seu plano de carreira e ambiente de trabalho, mas é maior parte mentira, na vida real o que se fala na apresentação não é o que se vê no dia-a-dia. Existe uma exigência formal de manter uma média boa no inglês e conseguir as certificações como um dos pre-requisitos para promoção, mas o que se vê é muito mais o nível de relacionamento que se tem com os líderes do que a competência em sim, por falar em competência, eles não ligam se você procura fazer um curso de pós-graduação, se você é antenado em tecnologia novas, pois a maior parte dos projetos são legados e pelo modelo muito estático de desenvolvimento, quase é impossível inovar, pois os líderes não valorizam mudanças, capaz até que por tentar fazer de uma forma melhor, você acabe sendo perseguido e demitido por qualquer besteira. A empresa valoriza o modelo "técnico-escravo" de trabalho, não querem pessoas pensantes, querem robôs que façam hora-extra sem receber e sem receber o adicional noturno para poder entregar as demandas no tempo, fazendo com que muitas pessoas técnicas razoáveis sejam promovidas para posições de liderança sem competência nenhuma para gerir pessoas e projetos, o que alguns gerentes chamam da filosofia "a bola tá contigo", o negócio não é satisfazero cliente, criar excelência na empresa ou qualidade da entrega. Como tem muito incompetente na empresa, se costuma fazer um jogo para saber quem é que vai levar a culpa no final se a fábrica da Avanade ou a consultoria da Accenture. Muitas pessoas por terem contas a pagar, acabam se curvando a esse tipo de cultura e se tornam profissionais de mau caráter e competência duvidosa, o máximo que vai ter é enfeite no currículo que trabalhou ou trabalha em uma multinacional, mas o que adianta trabalhar em uma multinacional se o vale-refeição que a empresa paga só dá para almoçar nos bares e botecos da região? Uma empresa muito de aparência e que sua cultura vertical acaba criando egos gigantes que estragam a empresa, pois não trabalham para o bem dela, mas para o bem de si mesmo e de seus baba ovos. Se você tiver muitas certificações, provavelmente não vai ser reconhecido por isso, só vai receber algum tipo de aumento salarial se for promovido e na promoção a competência vai concorrer com a puxação de saco.

uma otima empresa de ti pra de trabalhar

Associate Software EngineerEx-funcionário, saiu em 2014

Recife, PE

Prós: Os valores que a empresa possui e o foco no desenvolvimento dos funcionários.

Contras: O plano de carreira existe, mas para subir de cargo o processo é nebuloso

Inconsistente com o marketing apregoado.

Prós: Infraestrutura do escritório, empresa global.

Contras: Oportunidades manipuláveis por panelas , plano de carreira incompatível com o tempo de vida humana, salário abaixo da média , excesso de liderança despreparada, excesso de horas extras e baixo reconhecimento profissional em decorrência da liderança.

Conselhos para presidência: Aumento de salário, destituir o sistema de avaliação top-down, investir periodicamente no preparo de líderes, focar mais na qualidade de vida dos funcionários.

Não atendeu às expectativas/recomendações

System Analyst

Prós: Bons benefícios / Home Office / Ambiente colaborativo

Contras: Muita burocracia e processos extremamente engessados / Falta de acompanhamento dos gestores na questão carreira (é esperado que o liderado procure o líder...) / Estrutura de carreira completamente diferente da Matriz (Impossível no Brasil continuar na carreira técnica, deve-se obrigatoriamente virar gerente depois do nível Analista Sênior, onde implicam-se tarefas de vendas e outras não habitualmente ligadas à carreira de gestão)

Conselhos para presidência: Ter no Brasil assim como no exterior, a possibilidade de se desenvolver na carreira técnica. Muitas vezes perde-se um ótimo profissional técnico forçando-o a se tornar um gestor, ainda mais na visão que a Avanade Brasil tem de gerente.

Precisa voltar a se diferenciar

Senior Systems Analyst

Prós: - Oportunidade de carreira; - Possiblidade de trabalhar em diferentes projetos em diferentes áreas; - Oportunidade de trabalhar com as últimas tecnologias disponíveis no mercado;

Contras: - Salário abaixo do mercado; - Perda de benefícios ocorridos nos últimos meses; Ao contrário do que ocorrria anteriormente, hoje a empresa já não oferece nenhum diferencial (salário/benefícios) frente às outras consultorias de tecnologia. Apesar da oportunidade de carreira ser considerada um ponto positivo para a maioria das pessoas de dentro da empresa, muitas vezes isso pode se converter em frustração. Na minha opinião existem níveis de carreira em excesso e o aumento de salário referente a uma eventual promoção pode não ser maior que um dissídio anual (dependendo do nível de carreira). Em outras palavras, tal aumento de salário pode não justificar o aumento no nível de responsabilidades.

Conselhos para presidência: Tornar os salários mais compatíveis com os praticados no mercado.

Boa para início de carreira

Analista de Recursos Humanos (RH)Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Possibilidade de crescimento na carreira, proximidade com executivos, flexibilidade de horário, homeoffice, interação com todas as áreas da companhia.

Contras: Nem todos os processos desenhados são seguidos pela liderança. Programa de avaliação, desempenho e promoção é muito lento. Meritocracia. Muita gente envolvida no processo.

Avanade

Descrição:A Avanade fornece soluções em tecnologia de negócios e serviços gerenciados para ajudar o cliente a alcançar melhores resultados para o seu negócio. Começam criando as soluções com base em nossa triunfante combinação de percepção, inovação e conhecimento profundo das tecnologias da Microsoft. E oferecem uma ótima combinação de habilidades: apoiadas por ferramentas, metodologias e práticas recomendadas que reduzam os custos e o risco de implantações.