Como é trabalhar na Avanade?

Empresa em mudança para pior, infelizmente

System Analyst

Prós: Não tem mais nada de bom

Contras: Com as constantes mudanças, perdemos vários benefícios, como o carro para os consultores e tivemos a diminuição do plano de saúde.

Conselhos para presidência: Precisa ser mais claro em seus comunicados e pensar mais no seu funcionário. As pessoas são os principais ativos da empresa.

Bom ambiente para inicio de carreira, mas ruim para quando já se tem experiência

Senior Software EngineerEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Mostra se preocupar com o funcionário, investe em treinamentos e faz com que ele se sinta participativo. Bom local de aprendizagem boa para inicio de carreira.

Contras: Salário abaixo do mercado, não cumpre com o que promete, e não se preocupa com a satisfação ou não em suas ações internas. Dificil ser promovido quando se tem potencial, o sistema de avaliação prejudica os bons e prevalece a boa e velha "ajuda amiga".

Conselhos para presidência: Valorizar os profissionais e não prometer o que não se pode cumprir. Rever seu sistema de avaliação para 360o. ou para que os superiores, que não sejam imediatos, não participarem das avaliações. Muitos evitam ou prejudicam promover para não disputarem com ele no próximo ano.

Avaliação

Prós: Tem uns beneficios razoáveis. Geralmente voce nao fica desalocado por falta de projetos, mas depende bastantes da sua area... Salarios mais ou menos, pagam muito pouco fora de São Paulo.

Contras: É uma empresa politica. Para crescer voce tem q estar colado com as pessoas certas. Pregam uma avaliaçao por competencias, mas só privilegiam os politiqueiros e as mulheres (feministas).

Conselhos para presidência: Deveriam fazer na pratica o que pregam nas longas calls de RH. Deveriam respeitar os funcionarios que dão o sangue em projetos e não conseguem ter oportunidade de mostrar suas competencias. O sistema de mentor é tão ruim e omisso como a accenture.

Pura politicagem. Dê adeus a sua vida pessoal.

Senior Software EngineerEx-funcionário, saiu em 2014

Recife, PE

Prós: Ambiente moderno e confortável. Benefícios. Empresa global.

Contras: Politicagem demais. É muito frequente ver pessoas que criticam umas as outras no trabalho (pelas costas) almoçando juntas, saindo em final de semana (rapel, boliche, bike e tudo o mais), pra serem "lembradas" no processo de avaliação da empresa. Processo, a propósito, que não funciona. Injusto. Prometem funções e responsabilidades que não acontecem. Equipe técnica, em maior parte (em Recife, chuto uns 70% pelo menos) muito fraca. Não há tempo para vida pessoal. Em resumo: nada pior do que você fazer um trabalho honesto, justo e colaborativo, e ver pessoas no mesmo cargo que você lhe criticando pelas costas, inventando estórias para se sobressair no famoso processo seletivo.

Conselhos para presidência: Que tal começar dando o exemplo? Tirar os altos gestores que mais empurram este comportamento de politicagem pra equipe. Eles nao merecem estar onde estão. Em segundo, contratar as pessoas para os cargos certos, que elas realmente merecem. Em terceiro, melhorar o processo de avaliação anual (chega de politicagem desse jeito!). Em quarto, contratar pessoas realmente boas ou com potencial (para formá-las).

Nada é o que parece, essa empresa é péssima em ambiente de trabalho.

Recife, PE

Prós: A empresa possui um bom pacote de benefícios, principalmente para quem tem família, para quem está no início de carreira é uma empresa muito boa com o incentivo ao inglês e certificação.

Contras: A empresa tem muito marketing sobre seu plano de carreira e ambiente de trabalho, mas é maior parte mentira, na vida real o que se fala na apresentação não é o que se vê no dia-a-dia. Existe uma exigência formal de manter uma média boa no inglês e conseguir as certificações como um dos pre-requisitos para promoção, mas o que se vê é muito mais o nível de relacionamento que se tem com os líderes do que a competência em sim, por falar em competência, eles não ligam se você procura fazer um curso de pós-graduação, se você é antenado em tecnologia novas, pois a maior parte dos projetos são legados e pelo modelo muito estático de desenvolvimento, quase é impossível inovar, pois os líderes não valorizam mudanças, capaz até que por tentar fazer de uma forma melhor, você acabe sendo perseguido e demitido por qualquer besteira. A empresa valoriza o modelo "técnico-escravo" de trabalho, não querem pessoas pensantes, querem robôs que façam hora-extra sem receber e sem receber o adicional noturno para poder entregar as demandas no tempo, fazendo com que muitas pessoas técnicas razoáveis sejam promovidas para posições de liderança sem competência nenhuma para gerir pessoas e projetos, o que alguns gerentes chamam da filosofia "a bola tá contigo", o negócio não é satisfazero cliente, criar excelência na empresa ou qualidade da entrega. Como tem muito incompetente na empresa, se costuma fazer um jogo para saber quem é que vai levar a culpa no final se a fábrica da Avanade ou a consultoria da Accenture. Muitas pessoas por terem contas a pagar, acabam se curvando a esse tipo de cultura e se tornam profissionais de mau caráter e competência duvidosa, o máximo que vai ter é enfeite no currículo que trabalhou ou trabalha em uma multinacional, mas o que adianta trabalhar em uma multinacional se o vale-refeição que a empresa paga só dá para almoçar nos bares e botecos da região? Uma empresa muito de aparência e que sua cultura vertical acaba criando egos gigantes que estragam a empresa, pois não trabalham para o bem dela, mas para o bem de si mesmo e de seus baba ovos. Se você tiver muitas certificações, provavelmente não vai ser reconhecido por isso, só vai receber algum tipo de aumento salarial se for promovido e na promoção a competência vai concorrer com a puxação de saco.

Precisa voltar a se diferenciar

Senior Systems Analyst

Prós: - Oportunidade de carreira; - Possiblidade de trabalhar em diferentes projetos em diferentes áreas; - Oportunidade de trabalhar com as últimas tecnologias disponíveis no mercado;

Contras: - Salário abaixo do mercado; - Perda de benefícios ocorridos nos últimos meses; Ao contrário do que ocorrria anteriormente, hoje a empresa já não oferece nenhum diferencial (salário/benefícios) frente às outras consultorias de tecnologia. Apesar da oportunidade de carreira ser considerada um ponto positivo para a maioria das pessoas de dentro da empresa, muitas vezes isso pode se converter em frustração. Na minha opinião existem níveis de carreira em excesso e o aumento de salário referente a uma eventual promoção pode não ser maior que um dissídio anual (dependendo do nível de carreira). Em outras palavras, tal aumento de salário pode não justificar o aumento no nível de responsabilidades.

Conselhos para presidência: Tornar os salários mais compatíveis com os praticados no mercado.

Não recomendo

Assistente de Vendas

Prós: Empresa em expansão Capacidade de aprendizado e Liberdade para desenvolver o seu trabalho Baixa Pressão Possibilidade de Home Office Escritório bem localizado

Contras: Programa de Trainee sem estrutura Ambiente de trabalho ruim com pouca colaboração Salário abaixo da média do mercado Muita burocracia no processo de vendas

Discurso melhor que a prática

Senior Systems Analyst

Prós: Tem mais benefícios que a média de mercado, a possibilidade de sempre falar com pessoas de fora promove crescimento e bom networking. Bônus anual e carro pra alguns cargos.

Contras: Contratam profissionais abaixo do cargo que estavam sem explicar corretamente o impacto. Panelinha em cargos mais altos. Falta de suporte para o profissional que as vezes trabalham em ambientes com alta insalubridade.

Conselhos para presidência: Identificar profissionais chave e dar mais suporte, atenção e por vezes poderes, independe da avaliação anual.

Empresa boa no papel, mais na prática não funciona como mostram na entrevista de emprego

Analista de Sistemas PlenoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente descontraido, frutas servidas diariamente,pontulidade nos pagamentos e beneficios,plano de carreira possivel de alcançar, possibilidade de viagens internacionais

Contras: Falta cumprimento das politicas de RH, como por exemplo ter um carreer manager que realmente se preocupe com o seu mentorado e que tenha perfil para esse tipo de função, falta de acompanhamento por parte dos gestores, o colaborador fica a maior parte do tempo procurando informações sem poder falar diretamente com o gestor direto. Existe muita retaliação a quem questiona algum metodo ou gestor.

Conselhos para presidência: Procure tentar ouvir os colaboradores para ter certeza se a politica esta sendo cumprida mesmo, principalmente na hora de lançamentos de horas trabalhadas, a politica é muito bem elaborada, mais falta colocar na prática, a maioria dos gestores não estão preparados para lidar com a equipe que possui, alguns beram a tirania.

System Analyst

Prós: - Processos bem estabelecidos de avaliação e feedback. - Possibilidade de trabalhar com diferentes tipos de industrias e tecnologias. - Bom plano de saúde. - Veículo da empresaapós os cargos de Sr. System Analyst. - Profissionais com ótimo conhecimento técnico.

Contras: - Péssima relação/balanço de vida profissional e pessoal (exige dedicação exclusiva para a empresa). - Salário inferior a média de mercado. - Existem projetos que não pagam overtime. - O crescimento profissional depende muito dos projetos em que será alocado. - Em geral o ambiente de trabalho é ruim.

Avanade

Descrição:A Avanade fornece soluções em tecnologia de negócios e serviços gerenciados para ajudar o cliente a alcançar melhores resultados para o seu negócio. Começam criando as soluções com base em nossa triunfante combinação de percepção, inovação e conhecimento profundo das tecnologias da Microsoft. E oferecem uma ótima combinação de habilidades: apoiadas por ferramentas, metodologias e práticas recomendadas que reduzam os custos e o risco de implantações.