Como é trabalhar na Atlas Copco?

Great place to work! Mas sem gestão de RH.

Gerente

Barueri, SP

Prós: Possibilita o funcionário transitar entre diferentes departamentos, dando a oportunidade dele conhecer toda empresa.
    Autonomia é um ponto forte, sendo o funcionário responsável pela sua carreira.

Contras: A gestão do capital humano é nula. Não existe. Funcionários são perdidos devido a leniência da organização. A politicagem e a total falta de transparência nas contratações e movimentações internas são desmotivadoras e obriga o funcionário a se preocupar cada vez menos com o cliente. Não há treinamentos e falta organização e processos claros.
    Funcionários "preferidos" tem benefícios melhores que outros.

Conselhos para presidência: Implante uma gestão do capital humano! O que existe hoje deve ser banido e processos claros devem ser estabelecidos.

Empresa que vai melhorar bastante no futuro

Sorocaba, SP

Prós: É um grupo bastante grande que oferece muitas oportunidades internas antes de buscar externamente.
    Bastante incentivo para idiomas e pós-graduações
    Boa remuneração e benefícios
    Boa estabilidade

Contras: Os gerentes da minha planta são profissionais de longa carreira, 30, 40 anos na mesma empresa, isso faz com que a empresa ainda seja bastante convencional.

Ás vezes a empresa investe no profissional que não dá valor a isso, melhor dizendo, naquela "profissional que grita mais alto".

A competência o profissional parece não ser um dos primeiros quesitos que se leva em conta.

Conselhos para presidência: É necessário aplicar mais o que os japoneses nos ensinaram no que diz respeito a TPM.

Necessário compreender que o ser humano é ilógico e administrar isso.

Gerente ComercialEx-funcionário, saiu em 2017

Barueri, SP

Prós: Empresa líder em seu segmento, marca prime. Empresa cultiva o charme dos anos 90 privilegiando os empregados com mais tempo na empresa. Os empregados mais antigos exercem funções estratégicas dado a essa vivência.

Contras: Não existe oxigenação na gestão, não se busca novos conhecimentos, tendências de mercado, práticas atualizadas de recursos humanos. Se faz mais do mesmo por muito tempo, esperando resultados diferentes, com as mesmas pessoas.

Conselhos para presidência: Rever urgentemente as práticas de recursos humanos, incentivando o real "Talent Acquisiton" em detrimento a programas de recrutamento interno, com candidatos já previamente escolhidos, desacreditando uma ferramenta com potencial extraordinário.

Boa Empresa

Assistente de ImportaçãoEx-funcionário, saiu em 2017

Sorocaba, SP

Prós: Tem um bom ambiente para se trabalhar. Ja trabalheo em lugares que pareciam uma feira, ja nesta empresa o ambiente calmo ajuda e muito a realizar um bom trabalho.

Contras: Pessoas com "costas quentes" realizam um pessimo trabalho mas nada é feito. E enquanto alguns tem pouco trabalho outros trabalham, ou tentam trabalhar, com um volume impossivel. O diemsionamento das equipes é totalmente errado.

Equilíbrio é preciso

Analista Financeiro

Barueri, SP

Prós: Boa remuneração e Bins benefícios. É uma empresa sólida que está no Brasil há longa data e por isso transmite segurança a seus funcionários.

Contras: Falta de plano de carreira, ambiente ruim entre as diversas áreas. Falta de objetivo em comum entre as áreas de negócio. Modelos antigos de controles e gestão.

Conselhos para presidência: Melhorar administração de pessoal, modernizar controles internos e gestão de riscos.

Analista SêniorEx-funcionário, saiu em 2015

Barueri, SP

Prós: Empresa ética, com salários acima da média do mercado, excelentes benefícios. Restaurante com excelente alimentação. Produtos sustentáveis, o que evita um abalo muito intenso em épocas de crise.

Contras: Empresa não tem plano de carreira. As vagas internas que surgem, em sua maioria, são para áreas técnicas ou comercial, ou seja, se você é alheio a estas áreas você dificilmente consegue a vaga pois estas exigem conhecimento específicos do produto, e as vagas internas geralmente quando são abertas já tem a pessoa indicada para assumir, ou seja, muitas vezes a vaga é aberta para cumprir procedimento interno. Há muitas pessoas estagnadas em seus cargos há anos e que não buscam atualizar-se com novidades do mercado, e estas muitas vezes atuam em cargos de coordenação, o que muitas vezes faz o clima "pesado" por não saberem lidar com o novo, se abrirem à novas ideias. E pelo fato destas pessoas estarem há anos no mesmo cargo não gera rotatividade, crescimento na área, e automaticamente ficam todos estagnados, quem é coordenador permanece e não cresce, e os que estão abaixo também não conseguem avançar. Empresa tem processos internos morosos e extremamente burocráticos. Sistema ERP não atende as necessidades das áreas e vários processos são feitos manualmente.

Conselhos para presidência: O RH precisa se tornar um RH de verdade, com promoção de desenvolvimento humano para TODAS as áreas, e abrir oportunidades reais com plano de carreira. Empresa deve implementar um sistema ERP que funcione de verdade, que atenda as necessidades da empresa e com isso irá desburocratizar os processos e gerar menos estresse para as áreas.

Uma boa empresa para trabalhar

Vendedor Técnico

Barueri, SP

Prós: Autonomia, confiança nos funcionários, benefícios, salário, qualidade de vida e plano de carreira. É uma empresa no geral muito boa para trabalhar, com problemas pontuais

Contras: Possibilidades de melhoria na relação da matriz com as filiais e com os distribuidores. A fábrica também pode melhorar seus processos para oferecer prazos de entrega mais interessantes para o cliente

Ótima empresa

Gerente de Produtos

Barueri, SP

Prós: Empresa mundial com forte comunicação entre os países. Sempre inovando e buscando novas tecnologias para os produtos. Busca constante por novos segmentos no mercado.

Contras: Ultimamente estão mais preocupados com os números do que com produtos e pessoas. Necessário lembrar os pilares de fundamentos da empresa e não esquecer nenhum deles.

Conselhos para presidência: Voltar a cuidar melhor dos funcionários

Vale a pena

Prós: A Cia. prporciona liberdade, flexibilidade, projeção de carreira (internacional inclusive).

Contras: Vejo como ponto negativo o fato de que algumas pessoas que não são competentes para seus cargos estão lá por politicagem e não por competência.

Bem Mais ou Menos

Analista de Finanças

Barueri, SP

Prós: A empresa tem oportunidades, mas depende de diversos fatores.

Contras: Em grande parte não exerce de verdade as politicas que prega, a maior falha é Recursos Humanos, a empresa praticamente não tem RH, as coisas ficam muito a critério de cada gestor e ai você vê situações absurdas como pessoas com carro da empresa que pela politica não deveriam ter e outros sem carro quando na politica diz que deveria ter. Inconsistencias assim é uma rotina, as vezes chega a ser chocante.

Conselhos para presidência: Implementar um RH competente, seguir politicas e processos na prática.

Atlas Copco

Descrição:Somos um fornecedor líder mundial de soluções para produtividade sustentável. Os clientes se beneficiam de nossos inovadores compressores, soluções de vácuo e sistemas de tratamento de ar, equipamentos para construção e mineração, ferramentas elétricas e sistemas de montagem. Estamos organizados em 5 áreas de negócios: Compressor Technique, Construction Technique, Mining and Rock Excavation Technique, Industrial Technique e Vacuum Technique.