Como é trabalhar na AstraZeneca?

Desafiadora, dinâmica, porém com excesso de trabalho.

Cotia, SP

Prós: É uma ótima empresa, oferece oportunidades de movimentação e crescimento, Job rotations e aproveitamento interno nas vagas é frequente. O ambiente, pelo menos na minha área é bastante colaborativo. Também oferece ótimos benefícios, como um bom plano de previdência e plano de saúde, 10 dias de férias coletivas no final do ano sem desconto das férias, short friday, horário flexível, home office... tem Fisioterapia, Dentista, Acupuntura e outros médicos a disposição no site da empresa, Grêmio recreativo, etc.

Contras: A carga de trabalho é alta e a maioria das pessoas leva trabalho pra casa. Não há uma iniciativa forte do RH para que isso seja minimizado e muitos gestores não veem esse desequilíbrio como um problema. Considero como um ponto de atenção pra quem valoriza a qualidade de vida.

Conselhos para presidência: Rever a carga de trabalho das pessoas e incentivar a manutenção de uma jornada de trabalho mais saudável.

Muito positiva. Pretendo ficar mais alguns anos e rever a trajetória de crescimento da AZB.

Propagandista Sênior

Prós: Uma empresa com cultura bastante sólida de inovação e liderança, é comum sentir-se desafiado a cada lançamento, projeto ou nova campanha. Ambiciosa, não mede esforços para ser referência em seu mercado. Uma mescla de orgulho e respeito pela corporação. As ferramentas de trabalho também são ótimas, e as raras que ainda não são excelentes, estão sendo desenvolvidas para ser. Em geral podemos dizer que temos um ambiente acima da média, um clima favorável. As convenções anuais costumam ser um show a parte, um carinho e valorização para todos os colaboradores.

Contras: Como toda grande corporação, as mudanças muitas vezes são lentas, e atrasadas frente a concorrência. O salário é bastante atrativo, porém faltam campanhas de premiação mais ambiciosas que realmente valorizem todos que apresentam resultados acima da média (atualmente mesmo que um funcionário de vendas apresente uma cobertura de cota de 130% no ano, se 15% da força de vendas apresentar 150%, o funcionário que fez 130% fica fora do seleto grupo de TOP15). Algumas ferramentas de gestão (HR Practices, por exemplo) se tornam mais uma burocracia que não tem tanta aplicabilidade no dia-a-dia e muitas vezes desvia o foco. Se a empresa se tornar mais ágil nestes aspectos e mais ousada em premiar tdos que apresentem desempenho acima da média, seria perfeita!

Conselhos para presidência: Para ser objetivo:

1) Temos um grande investimento em TI que não está surtindo o efeito pratico que precisávamos. O iPad é uma grande ferramenta que esta conosco a mais de 1 ano, porém sem um sistema que seja rápido, e nos dê a informação de venda (DDD, MDTR, Auditoria de receitas etc). Acredito que o ROAMBI seja a materialização deste sistema que tanto aguardamos. Deve-se observar de perto. Pois os nossos netbooks praticamente estão sem funcionar, e o ipad não permite todas as funcionalidades que precisamos. Acabamos por utilizar os computadores pessoais muitas vezes.
    2) OUSADIA para LIDERANÇA: Grandes meetings científicos podem ser muito úteis para nossos clientes, e seria legal flexibilizar mais vagas, ou permitir que o representante "compre" mais vagas com verba regional.
    3) INTEGRAÇÃO E COMUNICAÇÃO: Na minha visão a empresa não pode mais cometer erros de planejamento de estoque de produtos em drogarias.

Coordenador

Cotia, SP

Prós: Clima Organizacional, Oportunidades de carreira, benefícios, pensa-se no médio prazo. Apesar de ser em Cotia o site é bem localizado pois está no contra-fluxo para que vem de São Paulo

Contras: Excesso de processos, falta de transparência (promoções questionáveis é um exemplo), não ouvem os liderados apenas os líderes, muito do que é realizado é muito mais pelo relacionamento pessoal do que profissional

Avaliação objeriva e direta

Propagandista Vendedor

Prós: Treinamento. Ambiente de trabalho. Empresa investe muito em treinamenro na área. Reconhecimento é muito bom. Time gerencial da grande apoio aos profissionais.

Contras: Tem tido um prêmio baixo atualmente. Tem tido pouco tempo para família. Relação famicia e trabalho tem ficado um pouco desequilibrada. Teriamamos que ter mais tempo família.

Prós: Incentivo à desafios constante e autonomia para realização de projetos, respeito aos funcionários...

Contras: Pouca interação entre as áreas da empresa, melhorar a comunicação interna. A PLR poderia ser mais igualitária.

empresa atraente em constante transformação

Gerente de Pesquisa Clínica

Cotia, SP

Prós: ambiente de trabalho pacote de benefícios abertura para discutir sobre qualquer assunto com liderança

Contras: processos burocráticos grande carga de trabalho estrutura do escritório esta desatualizada falta de espaço

Prós: Plano de carreira, benefícios, suporte.

Contras: Férias "engessadas", favorecimento em promoções, plano de saúde ruim.

Conselhos para presidência: Aumentar os planos de carreira, oferecer mais benefícios em universidades e centros de atualização (MBA, Pós graduação, graduação), trocar o plano de saúde dos funcionários mais recentes pois é diferente dos demais e a qualidade deixa a desejar.

Prós: Salário, pipeline, benefícios, reconhecimento a família.

Contras: Protecionismo, favorecimento, férias engessadas.

Conselhos para presidência: Observar o processo de promoção das pessoas, pois muitas vezes o programa de desenvolvimento é deixado de lado em prol de um job rotation para os " amigos" sem processo seletivo ou divulgação para os interessados.

Prós: Transparência no nível gerencial. Ética e Compliance. Investir em novos produtos. Fazer a diferença na vida das pessoas.

Contras: Infelizmente a AZ não contempla a força de vendas com o pagamento da "Participação nos Lucros", o que faz somente para funcionários matriz. Na verdade para a força de vendas este dinheiro ( que deveria ser dividido de maneira igualitária) passa por um filtro chamado "corrida dos campeões" onde poucos recebem muito em detrimento de muitos que recebem pouco. Tenho certeza que um dia isto terá um fim.

Conselhos para presidência: Ouça de fato a força de vendas, deixe a matriz e venham para o campo em todas as regionais. Criem um canal de comunicação direto com os funcionários (anônimo). Por outro lado, gostaria de dizer que é muito bom trabalhar aqui é que tenho certeza que estas coisas ruins que ainda acontecem, irão um dia ter fim. Rogo ao Presidente que olhe bem ao seu lado e veja quantas AstraZeneca's existem neste Brasil afora.

Gerente

Cotia, SP

Prós: Cultura organizacional, etica

Contras: micromanagement, politicagem

AstraZeneca

Descrição:AstraZeneca PLC é um conglomerado farmacêutico criado em 1999 pela fusão da companhia sueca Astra AB e da britânica Zeneca Group. Tem mais de 60.000 empregados, dos quais 12 000 no setor da investigação e pesquisa. Hoje, no Brasil, tem cerca de 1.200 pessoas. O sede administrativa e fábrica estão instaladas no município paulista de Cotia, em uma área de aproximadamente 60 mil m2, onde é fabricada uma vasta linha de medicamentos, sob diferentes formas farmacêuticas (comprimidos não revestidos, líquidos, cremes e pomadas). Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como a vigésima terceira melhor empresa para se trabalhar no Brasil.