Como é trabalhar na AstraZeneca?

Desafiadora, dinâmica, porém com excesso de trabalho.

Cotia, SP

Prós: É uma ótima empresa, oferece oportunidades de movimentação e crescimento, Job rotations e aproveitamento interno nas vagas é frequente. O ambiente, pelo menos na minha área é bastante colaborativo. Também oferece ótimos benefícios, como um bom plano de previdência e plano de saúde, 10 dias de férias coletivas no final do ano sem desconto das férias, short friday, horário flexível, home office... tem Fisioterapia, Dentista, Acupuntura e outros médicos a disposição no site da empresa, Grêmio recreativo, etc.

Contras: A carga de trabalho é alta e a maioria das pessoas leva trabalho pra casa. Não há uma iniciativa forte do RH para que isso seja minimizado e muitos gestores não veem esse desequilíbrio como um problema. Considero como um ponto de atenção pra quem valoriza a qualidade de vida.

Conselhos para presidência: Rever a carga de trabalho das pessoas e incentivar a manutenção de uma jornada de trabalho mais saudável.

Muito positiva. Pretendo ficar mais alguns anos e rever a trajetória de crescimento da AZB.

Propagandista Sênior

Prós: Uma empresa com cultura bastante sólida de inovação e liderança, é comum sentir-se desafiado a cada lançamento, projeto ou nova campanha. Ambiciosa, não mede esforços para ser referência em seu mercado. Uma mescla de orgulho e respeito pela corporação. As ferramentas de trabalho também são ótimas, e as raras que ainda não são excelentes, estão sendo desenvolvidas para ser. Em geral podemos dizer que temos um ambiente acima da média, um clima favorável. As convenções anuais costumam ser um show a parte, um carinho e valorização para todos os colaboradores.

Contras: Como toda grande corporação, as mudanças muitas vezes são lentas, e atrasadas frente a concorrência. O salário é bastante atrativo, porém faltam campanhas de premiação mais ambiciosas que realmente valorizem todos que apresentam resultados acima da média (atualmente mesmo que um funcionário de vendas apresente uma cobertura de cota de 130% no ano, se 15% da força de vendas apresentar 150%, o funcionário que fez 130% fica fora do seleto grupo de TOP15). Algumas ferramentas de gestão (HR Practices, por exemplo) se tornam mais uma burocracia que não tem tanta aplicabilidade no dia-a-dia e muitas vezes desvia o foco. Se a empresa se tornar mais ágil nestes aspectos e mais ousada em premiar tdos que apresentem desempenho acima da média, seria perfeita!

Conselhos para presidência: Para ser objetivo:

1) Temos um grande investimento em TI que não está surtindo o efeito pratico que precisávamos. O iPad é uma grande ferramenta que esta conosco a mais de 1 ano, porém sem um sistema que seja rápido, e nos dê a informação de venda (DDD, MDTR, Auditoria de receitas etc). Acredito que o ROAMBI seja a materialização deste sistema que tanto aguardamos. Deve-se observar de perto. Pois os nossos netbooks praticamente estão sem funcionar, e o ipad não permite todas as funcionalidades que precisamos. Acabamos por utilizar os computadores pessoais muitas vezes.
    2) OUSADIA para LIDERANÇA: Grandes meetings científicos podem ser muito úteis para nossos clientes, e seria legal flexibilizar mais vagas, ou permitir que o representante "compre" mais vagas com verba regional.
    3) INTEGRAÇÃO E COMUNICAÇÃO: Na minha visão a empresa não pode mais cometer erros de planejamento de estoque de produtos em drogarias.

O maior turn over da indústria farmacêutica de pesquisa.

Propagandista SêniorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Salarios e Beneficios. Produtos de boa qualidade e reconhecimento médico. Se vc der sorte de ter um gestor com bom senso, ele pode equilibrar a demanda excessiva de eventos, trabalho e burocracias desnecessarias. Se for um gestor incompetente, sinto muito.

Contras: Você pode ser contratado em Junho e desligado em Dezembro, graças ao "fim do projeto". Uma empresa com um código moral muito bem escrito, diz que se importa com pessoas, mas não faz questão de valoriza-las e descarta todos os anos, normalmente antes do Natal centenas d etrabalhadores. Depois de poucos meses, recria vagas com salarios inferiores a media de mercado. Se vc entrar como propagandista, se prepare para ter um gerente com vc durante o dia, e ter de organizar eventos semanais as noites. Diga Adeus a sua qualidade de vida e a uma boa noite de sono. A tensão e o clima de "reestruturação" constante vai sugar sua tranquilidade. Não era raro fazer de dois a três jantares por semana com clientes e ter um gerente as 7:00 do dia seguinte.

Conselhos para presidência: Uma empresa deste porte precisa ter um minimo de planejamento a médio e longo prazo. Que tal começar a fazer?

Uma grande escola que já foi a melhor farmaceutica para se trabalhar.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Remuneração, benefícios e todas as facilidades que a estrutura da companhia proporciona. Oportunidades de carreira e o clima agradável!!! Processos estruturados e investimento em recursos tecnológicos!!!

Contras: A partir de 2016 a empresa passou por uma grande transformação em seu corpo diretivo. O baixo nível de senioridade trouxe um grande ruído dentro da companhia o que contribuiu para muitos desligamentos. O novo RH comandado por uma Diretora Jurídica não transmiti confiança aos colaboradores!!!

Conselhos para presidência: Numa transição tão significativa como ocorreu com a astrazeneca é importante se preservar o que deu muito certo em vários outros anos. Mudar por mudar não faz sentido!!!

Empresa ótima mas com graves erros de gestão.

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Benefícios, estrutura de trabalho, salário, organização de alguns setores da empresa.

Contras: Muitas mudanças em pouco tempo. Há gestor sem capacidade de ocupar o cargo que ocupa. RH sem plano concreto de carreira.

Conselhos para presidência: Faça uma análise mais criteriosa dos subordinados, precisa ter um acompanhamento mais de perto de todas as ações que estão sendo tomadas pelas diretorias e gerências.

Avaliação objeriva e direta

Propagandista Vendedor

Prós: Treinamento. Ambiente de trabalho. Empresa investe muito em treinamenro na área. Reconhecimento é muito bom. Time gerencial da grande apoio aos profissionais.

Contras: Tem tido um prêmio baixo atualmente. Tem tido pouco tempo para família. Relação famicia e trabalho tem ficado um pouco desequilibrada. Teriamamos que ter mais tempo família.

Coordenador

Cotia, SP

Prós: Clima Organizacional, Oportunidades de carreira, benefícios, pensa-se no médio prazo. Apesar de ser em Cotia o site é bem localizado pois está no contra-fluxo para que vem de São Paulo

Contras: Excesso de processos, falta de transparência (promoções questionáveis é um exemplo), não ouvem os liderados apenas os líderes, muito do que é realizado é muito mais pelo relacionamento pessoal do que profissional

Msl az

Medical Science Liaison (MSL)

Cotia, SP

Prós: Empresa etica e com estimulo a um ambiente saudavel para trabalhar. Bons beneficios e oportunidades de crescimento. Respeita o profissional.

Contras: Empresa com muitos processos desnecessários. Burocracia em excesso. Sem plano de carreira estabelecido e então poucas oportunidades de ascensão.

Considero uma boa empresa para trabalhar

Propagandista VendedorEx-funcionário, saiu em 2017

Cotia, SP

Prós: A empresa tem salário compatível com o mercado com benefícios muito bons, Na minha função eu tinha muita autonomia e entendia que minhas opiniões eram respeitadas por meus gestores. O ambiente de trabalho também é muito bom

Contras: O tipo de premiação de PLR que até então existia era de curva forçada e a maioria da força de vendas não concordava. difícil concordar com o sistema de cotas e não é transparente, isso também leva a insatisfação

Prós: Incentivo à desafios constante e autonomia para realização de projetos, respeito aos funcionários...

Contras: Pouca interação entre as áreas da empresa, melhorar a comunicação interna. A PLR poderia ser mais igualitária.

AstraZeneca

Descrição:AstraZeneca PLC é um conglomerado farmacêutico criado em 1999 pela fusão da companhia sueca Astra AB e da britânica Zeneca Group. Tem mais de 60.000 empregados, dos quais 12 000 no setor da investigação e pesquisa. Hoje, no Brasil, tem cerca de 1.200 pessoas. O sede administrativa e fábrica estão instaladas no município paulista de Cotia, em uma área de aproximadamente 60 mil m2, onde é fabricada uma vasta linha de medicamentos, sob diferentes formas farmacêuticas (comprimidos não revestidos, líquidos, cremes e pomadas). Foi eleita pelo Great Place to Work Institute (GPTW) como a vigésima terceira melhor empresa para se trabalhar no Brasil.