Como é trabalhar na Arrow ECS?

Ambiente monótono, não desafiante e frustante

Gerente de Produtos Júnior

Prós: Benefícios são satisfatórios (VR, VT, VA, possibilidade de Gympass, plano de saúdo e odontológico), as pessoas na maioria também são boas para se conviver. Caso seja sua primeira experiência, o salário é satisfatório. A empresa fica localizada perto dos shoppings Morumbi e Market Place, é possível acessar a empresa através de transporte público ou privado.

Contras: A empresa está em um momento de transição de liderança e ajustes internos de processo, que destacam um futuro promissor mas analisando a situação atual, existem diversos. O cargo de gerente de produto no passado tinha responsabilidade de tudo (cuidar de importação, marketing, processos, propostas, negociação, relacionamento com cliente e fabricante) e isso era insano, muita responsabilidade, pouco tempo para realizar. As pessoas, muitas vezes, estão preocupadas em simplesmente jogar o trabalho delas para você, mesmo que não seja sua área (por exemplo, por que um gerente de produtos precisa tomar conta da importação de um produto, quando temos um setor de importação pra isso?). O cargo não oferece desafios diários e se chega em um ponto onde o seu aprendizado simplesmente congela, fazendo com que o dia-a-dia seja apenas uma manutenção de conhecimentos e repetição de processos, como um robô, é desanimador. As metas, muitas vezes, não são atingíveis e isso faz com que a desmotivação seja cada vez mais constante. Na teoria o meu salário é de R$4000,00 aproximadamente, mas eu recebo efetivamente R$2600,00 (R$3000,00 de fixo mais R$1000,00 de variável, que raramente chega). Desses R$3000,00 temos os descontos, que deixa o salário fixo em R$2600,00.

Conselhos para presidência: A empresa está em uma troca de presidência, como disse, o futuro parece promissor. Terei prazer em reescrever minha análise quando as coisas melhorarem, espero.

Tem potencial mas precisa entender que ainda nao é uma multinacional e focar em processos

Gerente

Prós: Multinacional, potencial de crescimento em decorrência disso, ambiente descontraído, ainda possui pessoas motivadas a ver o crescimento da empresa.

Contras: Desorganização, RH pouco atuante para os funcionários (funciona muito no compliance / corporativo mas não no dia a dia), líderes não preparados para a função, funcionários sem preocupam em apontar erros e não em resolver os problemas

Conselhos para presidência: Não foque apenas nos gestores, infelizmente boa parte deles não tem garra suficiente para resolver um problema. Necessidade urgente de implementação de processos com visão geral e sistêmica.

Empresa ótima para começar.

Gerente de Contas JúniorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Uma empresa para quem está iniciando a sua carreira, é ótima. Aprende muitas coisas novas, geralmente é dado treinamento das marcas o que é fundamental para quem está iniciando. Tem muitos eventos internos. Ambiente descontraído. Dispõe de beneficios bons.

Contras: Não incentivam quem está na empresa por anos. Não aumentam salário, não tem chance de crescimento profissional. Até tem um programa interno de recrutar funcionários para vagas internas. Porém, é muito dificil conseguir. Trabelhei por quase 5 anos na empresa, e não tive oportunidade de crescimento e muito menos incentivo financeiro. Nunca aumentaram meu salário.

Conselhos para presidência: O funcionário deveria ser melhor avaliado, avaliar o tempo que está na empresa e estudar uma maneira de utilizar o serviço do funcionário para recrutar para vagas internas e incentivar financeiramente também.

Estrutura organizacional em construção

Coordenador de LogísticaEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Salário e benefícios, seu grande potencial de crescimento no Brasil , possibilidade de integração com colaboradores da Arrow em outras nacionalidades e eventualmente uma oportunidade para trabalhar em outro país.

Contras: Clima organizacional e equipe de gestão imatura, falta de definição de processos e procedimentos, falta de conhecimento e integração entre as áreas e de maneira geral falta de maturidade para tratar assuntos pertinentes ao dia a dia.

Conselhos para presidência: Criar indicadores das principais atividades da CIA, para que os gestores possam ser mais acertivos em suas tomadas de decisões , evitando que tais decisões sejam tomadas com base no achismo.

Honesta

Vice-Presidente

Prós: Tem plano de carreira, empresa de quase 100 anos que valoriza muito talentos e pessoas, faz planos de 5 anos para frente, esta entre as empresas mais bem avaliadas para se trabalhar no mundo.

Contras: No Brasil ainda esta se profissionalizando, necessitando ainda rever muitos processos, garantindo maior alinhamento com a matriz. Faz se importante planos de carreira que viabilize o intercâmbio de pessoas pelas varias filiais no mundo. Intercambio intercultural.

Conselhos para presidência: Remuneração somente por meritocracia

Uma empresa com um ótimo futuro mas que ainda peca na organização interna.

Pré-VendasEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ambiente descontraído e agradavel tendo funcionarios no geral mais abertos a interaçao. A area de pré-vendas incentiva o aprendizado de mais de uma tecnologia

Contras: Existe um problema muito grande com a gerencia de algumas áreas e a presidencia não consegue visualizar os problemas. Os feedbacks nunca chegam nela.

Conselhos para presidência: Confiar menos na gerencia direta e escutar quem esta fazendo o trabalho.

Ótima empresa para trabalhar

Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Empresa com ótimo clima para trabalhar, espaço amplo, ótimos benefícios. Por ser uma empresa multinacional, existem diversas oportunidades de trabalho em outras unidades, inclusive no exterior.

Contras: Infelizmente assim como várias outras empresas, a Arrow também possui algumas questões inerentes a chefia, no que tange algumas questões relacionadas a "caça as bruxas" e pouco reconhecimento dos colaboradores. Lembrando que não é a maioria!

Conselhos para presidência: Acredito que o ideal é continuar investindo nos funcionários, pois os mesmos são o ativo mais valioso da empresa. Acredito que algumas práticas de RH não estejam sendo aplicadas corretamente, o que gera falta de confiança e descredito.

Boa.

Assistente de MarketingEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Se tornou uma empresa multinacional e melhorou muito os benefícios, além de ser um dos melhores distribuidores de tecnologia, o espaço físico também está muito agradável.

Contras: Difícil plano de carreira aos funcionários, na época que trabalhei fui contratada para uma função e não exerci a mesma, fiquei bem decepcionada.

Uma ótima empresa para se trabalhar.

Supervisor de VendasEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Uma empresa de grande porte no brasil que tem muito a melhorar. O RH é ótimo e olha realmente para o lado humano. Uma empresa que preza pelo ambiente de trabalho e companheirismo.

Contras: Nem todas as areas tem bonus por vendas. Não há PLR. As metas são inatingíveis. Aparentemente a diretoria desenvolve metas que voce nunca conseguirá alcançar.

Conselhos para presidência: Olhe por seus funcionários. Não fique apenas em seu mundinho.

Tem que ter o perfil

Gerente FinanceiroEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Agressividade para crescer. Muito bom, a gana para investir e crescer mesmo num cenário como o atual do país. Empresa em busca de estruturar o plano de desenvolvimento de carreira.

Contras: Tudo é parra ontem. Compreensível pois a competição é muito grande, ou seja tem que trocar os pneus com o carro andando, isso torna a vida dos colaboradores muito estressante.

Conselhos para presidência: Dê atenção ao pessoal de todas as áreas de empresa.

Arrow ECS